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TAC RESÍDUOS SÓLIDOS 2015 MUNICÍPIO DA SERRA ESTADO DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AÇÕES SEDU/SERRA.

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1 TAC RESÍDUOS SÓLIDOS 2015 MUNICÍPIO DA SERRA ESTADO DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AÇÕES SEDU/SERRA

2 Audifax Charles Pimentel Barcelos Prefeito Municipal da Serra Lourência Riani Vice-prefeita Municipal da Serra Vera Lúcia Baptista Castiglioni Secretária Municipal de Educação Lêda Landuete Rodrigues de Souza Calente Subsecretária Pedagógica Munira Masruha Bortolini Subsecretária Administrativa

3 Leda Landuete Rodrigues de Souza Calente – Subsecretária Pedagógica Cynthia da Guia Segundo – Coordenação Projetos e Programas Cláudia Bernardo – Assessora - Programa Mais Educação, Educação em Tempo Integral Elizabeth Lyrio Lozer – Fonoaudióloga, assessora técnica, Grêmio Escolar Gracilene Cristina Borges Torres Bretas - Fonoaudióloga Educacional – Fonaudiologia Educacional, Programa Saúde na Escola Karine de Abreu Melo – Assessora - Programa Mais Educação, Educação em Tempo Integral, Bandas Escolares. Marcela Fraga Gonçalves Campos – Assessora - Programa Saúde na Escola, TAC/Resíduos Sólidos, Desfile Cívico, Recriando Cotidianos. Marcio Becali Tononi – Assessor - Jogos Escolares da Serra, Relação Escola Comunidade, TAC/Resíduos Sólidos. Marcio Alessandro F. Caniçali – Assessor - Programa Saúde na Escola, TAC/Resíduos Sólidos, Educação Ambiental, Grêmio estudantil. Marcio Santos da Silva – Assessor – Programa Saúde na Escola, Jogos Escolares da Serra, Grêmio Estudantil. Luiz Paulo Costa Giuberti - Assessor - Jogos Escolares da Serra, Recriando Cotidianos, Relação Escola Comunidade, Desfile Cívico, Grêmio Estudantil. EQUIPE PROJETOS E PROGRAMAS

4 EDUCAÇÃO EM NÚMEROS São 62.475 alunos matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental, e Educação de Jovens e Adultos. Totalizando 127 Unidades de Ensino.

5 O Termo de Ajustamento de Conduta – Resíduos Sólidos, celebrado entre o Ministério Público do Estado do Espírito Santo, Ministério Público do Trabalho e a Prefeitura Municipal da Serra, objetiva a gestão integrada de resíduos sólidos a fim de que sejam adotadas ações destinadas a adequar, corrigir, minimizar, neutralizar e prevenir eventuais impactos e degradações ambientais, por meio das secretarias municipais da Serra: Serviços, Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, Ação Social, Educação e Trabalho, Emprego e Renda. Umas das ações previstas no TAC/Resíduos sólidos consiste no acompanhamento dos alunos dependentes dos catadores de materiais recicláveis, sendo realizada por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação/SEDU e a Secretaria Municipal de Assistência Social/SEMAS. A SEMAS encaminha listagem contendo a relação dos catadores de materiais recicláveis e seus dependentes, com a devida comprovação de inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, competindo à SEDU realizar a identificação, acompanhamento da frequência e inclusão em programas escolares dos referidos alunos. TAC – RESÍDUOS SÓLIDOS

6 A Secretaria Municipal de Educação, após identificar a localização dos alunos, realiza o acompanhamento da frequência através da interlocução com as Unidades de Ensino e promove uma série de ações educativas por meio do desenvolvimento de Projetos e Programas, contemplando não só os alunos dependentes de catadores de matérias recicláveis, mas todos os alunos regularmente matriculados na Rede de Ensino Municipal da Serra. Desta forma, apresentamos a seguir informações sobre as ações desenvolvidas pela SEDU no ano de 2015, bem como os números de atendimento e acompanhamento referentes especificamente ao TAC/Resíduos Sólidos. AÇÕES DA SEDU NO TAC – RESÍDUOS SÓLIDOS

7  PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO  PROGRAMA RELAÇÃO ESCOLA COMUNIDADE  ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL  PROGRAMA VALORES HUMANOS  PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA  PROJETOS JOGOS ESCOLARES DA SERRA  PROGRAMA JUNTOS PELA VIDA  PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DAS ÁREAS PROTEGIDAS  PROJETOS SAÚDE DA COMUNICAÇÃO COM ÊNFASE NA AUDIÇÃO  MOSTRA ARTÍSTICA, CIENTÍFICA E CULTURAL  PROJETOS RECRIANDO COTIDIANOS  PROJETOS GRÊMIO ESTUDANTIL  PRO-JOVEM URBANO  PROGRAMA ADOLESCENTE CIDADÃO  OFICINAS PEDAGÓGICAS  SERRA CIDADÃ  PLANO MUNICAIPAL DE EDUCAÇÃO  PROJETOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL AÇÕES SEDU – foco nas ações de fortalecimento da educação nas Unidades de Ensino

8 Programa de origem Federal, parceria entre o Ministério de Educação e Cultura, UNESCO, desenvolvido desde 2009 no município da Serra. Objetivo: Contribuir para uma interação entre escola/ comunidade, visando a melhoria da qualidade da educação, as oportunidades de acesso, à cidadania, a diminuição da violência e da vulnerabilidade sócio econômica através de oficinas formativas a serem desenvolvidas na escola no período do contraturno. Público alvo: 45 escolas, totalizando atendimento a 6.521 alunos. PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

9 RELAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE O município da Serra desenvolve esta ação desde 2004, ofertando, em 19 escolas aos fins de semana, atividades de lazer, esporte, cultura, geração de renda, iniciação para o mercado de trabalho e complementação educacional à comunidade escolar. Ações Desenvolvidas: atendimento a uma média de 760 pessoas, no sistema de rodízio de oficinas; assessoria nas escolas, encontros mensais de formação e reuniões de trabalho com os supervisores. Ações CULTURA E ARTE ESPORTE, LAZER E RECREAÇÃO QUALIFICAÇÃO PARA O TRABALHO GERAÇÃO DE RENDA FORMAÇÃO EDUCATIVA COMPLEMENTAR

10 ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL O Programa Mais Educação implantou em 2014, o Projeto Piloto Escola de Tempo Integral, na EMEF Profª Eulália Falquetto Gusmann, com o intuito de promover o acesso, a permanência do aluno na escola, assistindo-o integralmente em suas necessidades básicas e educacionais, reforçando o aproveitamento escolar, a auto-estima, garantindo assim a qualidade do processo educacional e o desenvolvimento da competência cidadã. A escola de tempo integral pretende ser um espaço de produção de conhecimento que visa complementar a atividade escolar, estimulando o aprendizado e a pesquisa, formando o indivíduo na sua totalidade. Público Alvo: Alunos matriculados nos 2º, 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental que apresentarem vulnerabilidade sócioeconomica, baixo rendimento escolar, interesse dos alunos e da família em participar do projeto e inserção no programa bolsa família.

11 PROGRAMA VALORES HUMANOS No dia 23 de setembro de 2013, foi aprovada pela Câmara Municipal da Serra, a Lei 4.108/13 que determina a implantação do “Programa Educação em Valores Humanos” – PEVH, na Rede Municipal de Educação da Serra. O Programa Educação em Valores Humanos, nessa nova versão, fomenta discussões sobre o papel da escola nas questões curriculares, relacionando- as aos Direitos Humanos e dinamizando práticas sustentáveis nas vivências escolares. Para tal, suscitaremos a participação de todos de modo que se percebam atores desse processo e assumam lógicas de aprendizagem que respeitem e valorizem as diversidades sócio-culturais, em específico as vivenciadas na escola tais como: etnocultura, gênero, orientação sexual, religião, geracional (relação criança-adolescente-idoso), e de pessoas com deficiência, no com o intuito de provocar reflexões sobre as temáticas oriundas dessas relações, minimizar preconceitos, discriminações e intolerâncias frente às diferenças.

12 PSE – PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA Programa proposto pelo Governo Federal, cuja adesão foi feita por meio da parceria entre secretarias municipais de educação e saúde. foi feita pelo Município da Serra em 31 de julho de 2013 e a repactuação ocorre anualmente. Objetivo: contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Público alvo: 2.835 estudantes e 249 professores. Realização: anual: pactuação é renovada todo mês de julho.

13 Os jogos escolares consistem em competições/festivais entre os alunos das unidades do sistema de ensino da Serra. Eles acontecem, no município, desde 1996. Os JES conta com o apoio institucional das Secretarias de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer; Saúde; Comunicação; Serviços e Obras e da Coordenadoria de Governo (Cerimonial). Objetivo: oportunizar o intercâmbio social e desportivo entre alunos do município da Serra, permitindo vivências corporais, artísticas e culturais, contribuindo para a melhoria do relacionamento e de conduta cidadã em grupo, tornando-se um instrumento importante para a formação da personalidade do aluno. Público Alvo - Alunos do ensino fundamental das escolas municipais, estaduais e particulares do município da Serra. Período: da aprovação dos insumos necessários até dezembro. Modalidades: atletismo, basquete, handebol, xadrez, futsal e voleibol.

14 PROGRAMA BOAS ENERGIAS NA ESCOLA Projeto desenvolvido em parceria com a EDP Escelsa, visa promover a eficiência energética e a melhoria das condições de vida das populações atendidas pela EDP Escelsa. Na rede municipal de Ensino da Serra aderiram ao projeto todas as 65 Unidades de Ensino Fundamental. Objetivo: Estimular realização de ações pedagógicas, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientações Curriculares do Município, visando à sensibilização das pessoas bem como desenvolver atividades educativas complementares, que busquem mudanças dos hábitos de consumo da comunidade escolar.

15 PROJETO “JUNTOS PELA VIDA” O Projeto “Juntos pela Vida” é desenvolvido em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo e busca desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes nos alunos sobre o trânsito contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e solidária, assim como a preservação ambiental, evitando a poluição do ar e sonora. Atendimento a 65 unidades de ensino que atendem do 1º ao 9º ano.

16 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ÁREAS PROTEGIDAS Parceria com a empresa Vale para a realização de formações, com professores e alunos, sobre a temática educação ambiental. O programa tem duração prevista de 1 ano, atendendo 4 turmas distintas de ensino fundamental (7 a 14 anos) a cada ano. Objetivo: Fomentar, acompanhar e monitorar a formação dos professores das escolas pactuadas em 2015.Sensibilizar os participantes para as questões ambientais, tendo como princípio promover o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental. Público alvo: Unidades de ensino. Realização: anual – de abril à dezembro. -São realizados encontros por escola em que são abordados os seguintes temas: Água, Biodiversidade, Ar, Energia e Resíduos.

17 SAÚDE DA COMUNICAÇÃO COM ÊNFASE NA AUDIÇÃO Desenvolvimento do Projeto “Saúde da Comunicação com Ênfase na Audição” nas Unidades de Ensino atendendo os educandos do CMEI. Objetivo: A ação objetiva promover a saúde da comunicação e prevenir os distúrbios da audição. Público alvo: Grupo 5 de CMEIs Realização: anual – de abril à dezembro Atendimento à 670 alunos, 47 professores, 287 familiares e 25 sondagens.

18 A MACC é uma ação desenvolvida nas Unidades de Ensino por meio de vários projetos que utilizam abordagens conceitual e metodológica baseada na sustentabilidade e valores humanos. Se configura com a exposição e apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante o ano nas Unidades de Ensino, visando a integração de todos no ambiente escolar, por meio de vivências e construção de conhecimentos. MOSTRA ARTÍSTICA, CULTURAL E CIENTÍFICA/MACC

19 PLANO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL – SERRA ATITUDES DA PAZ Participação no Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGI - M, assim como na Câmara Técnica de Prevenção do GGI-M; Construção, monitoramento e avaliação do Projeto: Prevenção das violências no ambiente escolar, através da realização de oficinas lúdicas de Resolução Pacífica de Conflitos e de fotografia, visando estimular a prática da resolução pacífica de conflitos, a promoção da cultura de paz e a construção de um novo olhar sobre a realidade local, voltadas diretamente a 220 estudantes de 10 escolas. Fomentar a criação de Núcleos de Resolução Pacífica de Conflitos nas escolas selecionadas e provocar novos olhares e atitudes diante das situações de violências vivenciadas nas realidades locais e nos ambientes escolares. Problematizar nas escolas envolvidas o Plano Político Pedagógico, com olhar sobre a questão da segurança pública, assim como de Valores Humanos; Planejar em parceria com a escola os calendários para a realização das oficinas e demais ações previstas no projeto “ Recriando cotidianos”; Reunir periodicamente com os assessores pedagógicos destas escolas, juntamente com equipe técnica para garantir a realização e acompanhamento das ações. Para aferição e mensuração dos indicadores da violência intra escolar do Projeto Recriando Cotidianos ao longo de sua execução, bem como, seus impactos, além dos indicadores supracitados serão elaborados RELATÓRIOS MENSAIS DE ATIVIDADES E RELATÓRIO FINAL.

20 Objetivo: Prevenção das violências no ambiente escolar, através da realização de oficinas lúdicas de Resolução Pacífica de Conflitos e de fotografia, visando estimular a prática da resolução pacífica de conflitos, a promoção da cultura de paz e a construção de um novo olhar sobre a realidade local. Público alvo: 220 estudantes, pertencentes às 10 Unidades de Ensino, presentes nos bairros com maiores índices de violência social - Profª Maria Istela Modenesi, EMEF Irmã Cleuza Carolina Rody Coelho, EMEF Feu Rosa, EMEF João Paulo II, EMEF Altair Siqueira Costa, EMEF Prof. Luiz Baptista, EMEF Jonas Farias, EMEF Aureníria Correa Pimentel, EMEF João Calmon, EMEF Profª Valéria Maria Miranda Realização: anual – de abril a dezembro Observação: devido ao não repasse da verba do governo federal para realização do projeto, somaram-se á esta ação outras atividades para a realização e o fortalecimento das ações previstas no Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social. PROJETO RECRIANDO COTIDIANOS

21 GRÊMIO ESTUDANTIL Este projeto visa a implementação de Grêmios Estudantis nas Unidades de Ensino da Rede Municipal da Serra, tendo como base a Democracia Participativa e a Gestão Democrática. Entendemos que o Grêmio é um dos principais espaços instituídos por nossa sociedade para permitir aos jovens efetivamente participar e se posicionar de forma consciente nas discussões e ações desenvolvidas na nossa sociedade e na própria escola. EMEFs : Jonas Farias, Feu Rosa, Prof. Luiz Baptista, João Paulo II, João Calmon, Aureníria C. Pimentel, Irmã Dulce, Irmã Cleuza C. R. Coelho

22 O município fez uma nova adesão ao Projovem Urbano, no ano de 2013 e tem a finalidade de atender aos jovens de 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental. Atualmente, atendendo 350 jovens frequentes, com uma infraestrutura com Laboratório de Informática e uma Sala de Acolhimento específica para atender as crianças, filhos dos jovens, com idade entre 0 a 8 anos. Os núcleos funcionam nas seguintes Unidades Municipais de Ensino: EMEF Feu Rosa – Bairro Feu Rosa, EMEF Hélio Ferraz – Bairro Hélio Ferraz, EMEF Manoel Carlos de Miranda – Bairro José de Anchieta.

23 É um programa intersetorial do governo municipal que busca articular e potencializar as ações de atendimento ao adolescente já existente no município, bem como ampliar a atenção dispensada a esse público, considerando sua vulnerabilidade social e a necessidade de auxiliá-lo no processo de construção da sua identidade e de inserção digna e exitosa em nossa sociedade. O objetivo geral do programa é minimizar a vulnerabilidade social a que estão sujeitos os adolescentes de 10 a 19 anos, por meio de ações preventivas e inclusivas nas áreas de educação, saúde, esporte e cultura que potencializem a sua formação pessoal e vivência em sociedade. O programa trabalha 4 eixos estratégicos: Esporte, Saúde, Educação e Cultura e Inclusão em rede produtiva, que são desenvolvidos por meio de cursos e rodas de ação, ministradas por educadores sociais das áreas de educação e saúde ou áreas afins. Temas transversais como: Sexualidade e gênero; Prevenção ao uso de drogas; Relações interpessoais e intergrupais; Ética e cidadania; Saúde e prevenção; Vida escolar e orientação vocacional; Preparação profissional; Conhecimento do município e do bairro; Direitos do adolescente; Políticas sociais; Sociedade política, Sociedade civil e Sustentabilidade também são trabalhados com os alunos envolvidos no PAC. PROGRAMA ADOLESCENTE CIDADÃO

24 OFICINAS PEDAGÓGICAS Ação: Contribuir com a formação dos técnicos e docentes incumbidos de promover na escola reflexões e ações educativas acerca do tema em evidência, com vistas a estimular a autonomia e a responsabilidade dos adolescentes na vivência de sua sexualidade, métodos de prevenção, bem como divulgação das ações específicas voltadas para os adolescentes. ADOLESCÊNCIA, SEXUALIDADE E GRAVIDEZ: IMPACTOS E DESAFIOS OFICINA DE AFETO Ação: Desenvolver com os professores o exercício da atenção e da escuta afetiva na resolução de conflitos, realçando a importância da vivencia dos valores humanos, levando os estudantes a refletirem sobre suas atitudes e posturas na relação com o outro contribuindo, assim, para o desenvolvimento do potencial humano.

25 OFICINAS PEDAGÓGICAS Ação: A revitalização dos espaços de leitura nas Escolas municipais vem contribuindo para o desenvolvimento dos estudantes, se constituindo um espaço artístico formativo que favoreça o exercício do ser, conviver, conhecer e fazer. QUE HISTÓRIA É ESSA? JOGOS E BRINCADEIRAS NA SALA DE AULA Ação: Práticas pedagógicas por meio da ludicidade, trabalhando com concentração e estratégia, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes.

26 PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO O Plano Municipal de Educação é um documento muito importante, que definirá os rumos da educação para os próximos 10 anos, nas esferas pública e privada, da educação infantil à pós-graduação. Ou seja, o Plano estabelecerá metas e estratégias para a política educacional no município da Serra. Também já foram realizados Audiências com a comunidade escolar (alunos, servidores da educação e pais de estudantes) e com a participação da sociedade civil. Após a coleta de todas essas contribuições, as propostas foram sistematizadas para a elaboração da Minuta do PME, sempre em consonância com as diretrizes e Planos Nacional e Estadual de Educação. Participação, discussão, sistematização e conclusão do PME. Movimento bastante positivo, fortalecendo a educação municipal. Documento aprovado, entrando em vigor em 05 de novembro, deste ano, publicado no Diário Oficial do Município, edição 379/05.11.15

27 SERRA CIDADÃ O evento, de caráter mensal, envolve várias as Secretarias municipais. Quem que for ao local terá acesso e orientação sobre serviços, como: emissão de documentos – Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), entre outros –; orientações para emissão de Cartão do Idoso (onde e como solicitar e para que serve); cadastro para vagas de emprego; inscrições em cursos de qualificação e profissionalizantes; promoção à saúde; oficinas; atividades culturais; educativas e esportivas. E para a criançada são realizadas atrações especiais, como exposições, biblioteca móvel, brincadeiras e distribuição de pipoca, picolé e algodão doce. O objetivo é oportunizar a inclusão social e o resgate da cidadania, além de fortalecer vínculos familiares e comunitários, reforçando o acesso a políticas públicas essenciais.

28 EDUCAÇÃO AMBIENTAL Entende-se por educação ambiental, os processos permanentes e contínuos de ação, reflexão e formação, individual e coletiva, desenvolvida em todos os níveis e modalidades de ensino da educação formal e não formal, que de forma participativa constroem, compartilham e privilegiam saberes, conceitos, valores socioculturais, atitudes, práticas, experiências e conhecimentos voltados ao exercício de uma cidadania comprometida com a preservação, conservação, recuperação, melhoria do ambiente e da qualidade de vida e relação sustentável entre todos os seres vivos e os elementos que compõem o ambiente, de caráter essencial, com vistas à garantia do bem comum. Objetivo: A educação ambiental tem como finalidade a formação de indivíduos críticos, participativos e transformadores, para atuarem em prol de uma sociedade justa, igualitária e sustentável. Público alvo: Unidades de ensino, por adesão. Realização: anual – de fevereiro à dezembro

29 MINUTA DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DA SERRA O Prefeito Audifax Barcelos assinou no dia 16 de outubro a mensagem que encaminha para a Câmara de Vereadores da Serra o Projeto de Lei que institui a "Política Municipal de Educação Ambiental da Serra (PMEAS)", instrumento importante e voltado ao exercício de uma cidadania comprometida com a preservação, conservação, recuperação, melhoria do ambiente e da qualidade de vida e relação sustentável entre todos os seres vivos e os elementos que compõem o ambiente.

30 Notícia veiculada no site institucional de Serra sobre a Elaboração da Minuta da Política de Educação Ambiental do Município.

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32 SEMINÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL O Município de Serra, buscando ampliar o diálogo e socializar práticas de educação ambiental no âmbito de Estado e município, as Secretarias de Educação e de Meio Ambiente da Prefeitura de Serra promoveu Seminário Municipal de Educação Ambiental, sob a temática “Políticas Públicas de Educação Ambiental: Tecendo Diálogos, Fortalecendo Direitos”, no dia 07/10, quarta-feira, na sede da área de Proteção Ambiental – APA, da Lagoa Jacuném, em Barcelona. Subtemáticas discutidas: Educação Ambiental Não Escolar, Formação de Agente Multiplicadores e Informações de Educação Ambiental; Políticas Públicas de Educação Ambiental no ES e no município de Serra; – Palestra “Educação Ambiental Consumo e Produção”; – “A Educação Ambiental na Educação Básica: Desafios e perspectivas”

33 PARTICIPAÇÃO DA SEDU EM ATIVIDADES ENVOLVENDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL Realizado no dia 25 de agosto de 2015, Auditório da Procuradoria Geral de Justiça, visando a troca experiências entre as promotorias, técnicos MP, gestores e técnicos dos municípios que estão implantando a legislação de Educação Ambiental. 1º Encontro Estadual de Educação Ambiental 1º Encontro “Café com Sabor Ambiental” Realizado no dia 25 de setembro de 2015, às 13h, na Promotoria do MPES visando socializar as ações desenvolvidas pelos técnicos e gestores das secretarias de educação e meio ambiente dos municípios que compõem a região Metropolitana da Grande Vitória.

34 Realizado nos dias 29 e 30 de setembro, no Prédio Titanic em Vila Velha, visando a trocas de experiências exitosas desenvolvidas pelas escolas no município. PARTICIPAÇÃO DA SEDU EM ATIVIDADES ENVOLVENDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL Os desafios na construção de uma sociedade sustentável, cenários prováveis para os próximos anos e exemplos de práticas e modelos de gestão capazes de ajudar empresas e profissionais nas tomadas de decisões Seminário de Educação Ambiental de Vila Velha Seminário A TRIBUNA - SUSTENTABILIDADE

35 Programa educacional itinerante com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes, futuros cidadãos brasileiros, sobre os benefícios do uso consciente da energia elétrica, a importância de se preservar o meio ambiente e os perigos de realizar queimadas sob torres e linhas de transmissão de energia elétrica. O projeto aconteceu em todas as escolas, com a execução de atividades, brincadeiras e jogos que remetiam ao consumo consciente da energia elétrica e seus perigos. Atendimento a cerca de 1400 estudantes com a ação. FURNAS EDUCA - EDUCAÇÃO AMBIENTAL

36 A Prefeitura da Serra, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Educação, realizou a "Oficina de Educação Ambiental", que contribuirá para elaboração do “Programa Estadual de Educação Ambiental”, instrumento importante para a implementação da Política Estadual de Educação Ambiental – PMEEA, a ser realizada no dia 06/11/2015 (sexta-feira), das 8h às 12h, no auditório da Sede da Área de Proteção Ambiental – APA da Lagoa Jacuném (Rua Dourados, s/n, Barcelona, Serra/ES). PROGRAMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL "OFICINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL"

37 O Comitê Regional de Educação Ambiental é composto pelos Municípios de Santa Teresa, Fundão, Vitória e Serra com representantes do Estado (IEMA e SEDU) na coordenação, representantes das Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente e Agricultura. O comitê de Educação ambiental visa discutir as questões relacionadas aos processos da educação ambiental regional, além de estruturar ações que possibilitem a promoção da Educação Ambiental nas regiões onde atuam. As reuniões acontecem na SRE carapina (Situada na Praia do Canto) na primeira quarta-feira do mês, no período da manhã. REPRESENTAÇÃO NO COMITÊ DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

38 Objetivo: realizar formações sobre resíduos sólidos nas Unidades de Ensino, coleta Seletiva Porta a Porta e a ampliação os Pontos de Entrega Voluntária – PEVs para a entrega de materiais recicláveis. Público alvo: alunos e profissionais das unidades de ensino públicos municipais da serra (EMEFs e CMEIs) relacionados no TAC. Ações realizadas: - Formação de Diretores sobre a temática Coleta Seletiva e Projeto Recicla Escola, realizada no dia 05/03/15, no Centro de Formação Pedro Valadão Perez, de 8h às 11h. Palestrante: Vergínia Rocha (Engª Sanitarista SESE) - Formações em 36 Unidades de Ensino sobre o Projeto Recicla Escola (Parceria SESE e SEDU); - Período: anual (fevereiro à dezembro) - Representação em 03 Encontros e Formações com o Tema em Gestão de Resíduos Sólidos. PROJETO RECICLA SERRA E RECICLAESCOLA

39 PARTICIPAÇÃO SEDU NAS AÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Realizado das 13h30 às 18h, realizado pela parceria Instituto Sindimicro, a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo – ADERES e o Governo Federal, objetivando o fortalecimento dos Catadores de Materiais Recicláveis do Estado do Espírito Santo. I Encontro Regional de Catadores/as, Realizada pela parceria Instituto Sindimicro, a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo – ADERES e o Governo Federal, objetivando o fortalecimento dos Catadores de Materiais Recicláveis do Estado do Espírito Santo. A oficina foi realizada no dia 13/05, das 13h30 às 18h, no auditório da Escola Ismênio Vidigal/Planalto Serrano. “Oficina De Capacitação”

40 PARTICIPAÇÃO SEDU NAS AÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Realizada no dia 26/03, na EMEF Luiz Baptista, e contou com a participação de professores da unidade de ensino. A palestrante da Secretaria de Serviços, Lorena Miossi, apresentou a Política Municipal de Resíduos Sólidos e realizou roda de conversa com os participantes. Formação sobre “Resíduos Sólidos” Realizado no dia 21 de março de 2015, de 8 às 12h, no Bairro Planalto Serrano, no evento Serra Cidadã, por meio de distribuição de panfletos, folder e calendário informativo. Este evento tem o objetivo de oportunizar a inclusão social e o resgate da cidadania, além de fortalecer vínculos familiares e comunitários, reforçando o acesso a políticas públicas essenciais e orientações sobre ações e serviços desenvolvidos na região. Divulgação da Abrasol

41 A Secretaria de Educação da Prefeitura da Serra, em parceria com o Instituto Terra, realizou no dia 14/05, no Centro de Educação Ambiental Jacuhy, o curso de formação do Projeto Êxodos para professores da rede municipal da Serra. O Projeto Êxodos tem como objetivo possibilitar que alunos e professores, de 13 unidades de ensino, desenvolvam um olhar crítico a partir de imagens fotográficas captadas pelas lentes de Sebastião Salgado, que retrata populações itinerantes do Brasil e do mundo, e desta forma façam uma conexão com a realidade de cada comunidade nas quais as unidades escolares estão inseridas, inclusive com um olhar sobre as questões ambientais, histórico-sociais, econômicos e culturais. PARTICIPAÇÃO SEDU NAS AÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

42 TAC - GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO - Acompanhamento dos dependentes de Catadores de Materiais Recicláveis - Identificação, acompanhamento de frequência e inclusão em programas escolares, dos alunos dependentes dos catadores de materiais recicláveis. Unidades de ensino envolvidas 1. CMEI Jocila Pereira Amorim 2. CMEI Profª Mª Angela Teixeira Simões 3. CMEI Vila Nova de Colares 4. EMEF Aureníria Correa Pimentel 5. EMEF Dinorah P. Barcelos 6. EMEF Dom Helder Pessoa 7. EMEF Espaço Alternativo Jardim Carapina 8. EMEF Herbert de Souza 9. EMEF Irma Cleusa Carolina R. Coelho 10. EMEF João Calmon 11. EMEF João Paulo II 12. EMEF Jorge Amado 13. EMEF Julite Miranda Freitas 14. EMEF Lacy Zuleica Nunes 15. EMEF Leonel de Moura Brizola 16. EMEF Manoel Carlos de Miranda 17. EMEF Manoel Vieira Lessa 18. EMEF Ministro Petrônio Portela 19. EMEF Neusa Maria Peyneau 20. EMEF Novo Horizonte 21. EMEF Olivina Siqueira 22. EMEF Prof. Luiz Baptista 23. EMEF Naly da Encarnação Miranda 24. EMEF Profª Amelia Barroso 25. EMEF Profª Iolanda Schineider 26. EMEF Sonia Regina Gomes

43 nº Unidade de Ensino Data de NascimentoSérie/ Ano 2015 Nº Faltas 01/04 a 30/10/2015 Atendimento em Programas Educacionais (legenda) 1CMEI Jocila Pereira Amorim10/04/2009G V E Vesp14--- 2 CMEI Profª Mª Angela Teixeira Simões 15/11/2009G V H Vesp8 BF 3CMEI Vila Nova de Colares21/01/2011G IV C Mat.45--- 4EMEF Aureníria Correa Pimentel03/04/1997Conclusiva B--- BF, PME 5EMEF Dinorah P Barcelos20/10/20045º Ano D4--- MODELO DE TABELA DO ACOMPANHAMENTO REALIZADO – TOTAL DE 156 DEPENDENTES IDENTIFICADOS O Nome dos alunos e de seus responsáveis foram suprimidos da tabela, seguindo a orientação do MPES para garantir a preservação da identidade/integridade dos mesmos.


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