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MONOGRAFIA: conceitos, estrutura e tipos

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Apresentação em tema: "MONOGRAFIA: conceitos, estrutura e tipos"— Transcrição da apresentação:

1 MONOGRAFIA: conceitos, estrutura e tipos
Profª. Msc, Tânia Maria Santana Botêlho

2 Unidade V TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
5.1 Escolha de tema, normas da ABNT, estruturação e redação do conteúdo, referências e apresentação à Banca Examinadora

3 MONOGRAFIA: CONCEITOS
ASTI VERA (1979,P,164) define monografia como sendo o “tratamento escrito de um tema específico”. SALOMON(1972, P. 207) como tratamento escrito de um tema específico que resulte de interpretação científica com escopo de apresentar uma contribuição relevante ou original e pessoal à ciência. FARINA (apud: SALVADOR,1980, p.32) considera a monografia com um estudo científico de uma questão bem determinada e limitada, realizado com profundidade e de forma exaustiva. Alonso(apud: SALVADOR, 1980, p.32) define como descrição ou tratado especial de determinada parte de uma ciência ou de um assunto particular. A AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION dá o seguinte conceito: “é um tratado sistemático e completo sobre um assunto particular, usualmente pormenorizado no tratamento mas não extenso no alcance”

4 Características: Trabalho escrito, sistemático e complexo;
tema específico ou particular de uma ciência ou parte dela; Estudo pormenorizado e exaustivo, abordando vários aspectos e ângulos de caso; Tratamento extenso em profundidade, mas não em alcance (nesse caso é limitado); Metodologia científica; Contribuição importante, original e pessoal para a ciência. A característica essencial é mas o caráter do trabalho (tratamento de um tema delimitado e atualidade, isto é, o nível da pesquisa que está intimamente ligado aos objetivos propostos para a sua elaboração.

5 BARQUERO (1979, p.16-25) analisa a monografia sob os seguintes aspectos:
Repetir o que já foi dito por outro, sem se apresentar nada de novo ou sem relação ao enfoque, ao desenvolvimento ou as conclusões; Responder a uma espécie de questionário; não é executar um trabalho semelhante ao que se faz em um exame ou deveres escolares; Manifestar meras opiniões pessoais, sem fundamentá-las com dados comprobatórios logicamente correlacionados e embasados em raciocínio; Expor idéias demasiado abstratas , alheias tanto aos pensamentos, preocupações, conhecimentos ou desejos pessoais do autor da monografia como de sua particular psicológica e intelectual; Manifestar uma erudição livresca, citando frases irrelevantes, não pertinentes e mal-assimiladas, ou desenvolver paráfrase sem conteúdo ou distanciadas da particular experiência de cada caso. A) A MONOGRAFIA NÃO É:

6 um trabalho que observa e acumula observações;
B) A MONOGRAFIA É: um trabalho que observa e acumula observações; organiza essas informações e observações; procura as relações e regularidades que podem haver entre elas; indaga sobre os seus porquês; utiliza de forma inteligente as leituras e experiências para comprovação; comunica aos demais seus resultados.

7 c) A finalidade da monografia:
Descobrir e redescobrir a verdade; Esclarecer fatos ou teorias obscuras ou não plenamente conhecidos; Enriquecer e aprofundar o rol de noções científicas por intermédio de um trabalho metódico e rigoroso; Ordenar e hierarquizar conhecimentos e experiências; Comunicar as descobertas.

8 d) As afirmações científicas componentes da monografia:
Expressam uma descoberta verdadeira; Apresentam provas. Para muitos, é a comprovação que distingue o científico daquele que não o é. Em conseqüência, pode afirmar que a maior arte de uma investigação consiste na procura de provas conclusivas. Pretendem ser objetivas, ou seja, independentes do pesquisador que as apresenta: qualquer outro investigador deve poder encontrar o mesmo resultado, isto é, verificar as afirmações ou, com o seu trabalho, refutá-las ou modificá-las; Possuem uma formulação geral. A ciência procura, classifica e relaciona fatos ou fenômenos com a intenção de encontrar os princípios gerais que o governam; São, geralmente, sistemáticos, portanto, ordenadas segundo princípios lógicos; Expõem interpretações e relações entre os fatos-fenômenos assim como suas regularidades.

9 OBJETIVOS A monografia corresponde a dois objetivos: externos e internos: Externo, quando visa satisfazer um requisito para obtenção de grau, título ou avaliação escolar. Interno, tendo em vista a satisfação interior.

10 Barquero (1979, p. 27-28) relaciona alguns aspectos:
A) Manifestar a própria personalidade: Relevando os gostos e as tendências; Exteriorizando o espírito de iniciativa e criatividade; Demonstrando a amplitude de juízos; Relevando a capacidade de seleção em função e metas determinadas; Revelando progressiva liberdade no trabalho científico. B) Expor A própria cultura, a experiência adquirida das leituras, vivência, conhecimento etc.; A capacidade analítica e valorativa em relação a princípios objetivos e critérios próprios; Capacidade de distinguir os fatos das opiniões, as diferentes relações entre os fatos e os fenômenos; As próprias opiniões, deduções, realizações, etc; C) Comunicar por escrito o resultado de uma descoberta pessoal.

11 Tipos de monografia SALOMON (1972, P. 219) classifica a monografia em dois sentidos: A) LATO. Todo trabalho científico de “primeira mão” que resulte da investigação científica. Inclui nesse item as dissertações, certos relatórios de pesquisa, informes científicos ou técnicos e as memórias científicas. B) “ESCRITO. Quando se identifica com tese.” Há os que apresentam outra divisão: C) Monografias escolares ou trabalhos de caráter didático, apresentados ao final de um curso específico, elaborados por alunos iniciando na autentica monografia ou de “iniciação à pesquisa e como preparação de seminários”(SALVADOR, 1980, p. 32) D) monografia científica. Trabalhos científicos apresentados ao final de curso de mestrado.

12 ESTRUTURA DA MONOGRAFIA
Os trabalhos científicos, em geral, apresentam a mesma estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão. Pode haver diferença quanto ao enfoque dado, a utilização desse ou daquele método, dessa ou daquela técnica, mas não em relação à forma e a estrutura. Pode ser ainda, mais ou menos profundo.

13 A) INTRODUÇÃO. Formulação clara e simples do tema de investigação; é a apresentação sintética da questão, sua justificativa, objeto e objetivos, importância da metodologia utilizada e rápida referência a trabalhos anteriores realizados sobre o mesmo assunto.

14 B) DESENVOLVIMENTO. Fundamentação lógica do trabalho de pesquisa, cuja finalidade é expor e demonstrar as principais idéias. No desenvolvimento, podem-se levar em consideração três fases ou estágios: explicação, discussão e demonstração. Explicação. “ é o ato pelo qual se faz explícito o implícito, claro o escuro, simples o complexo” (ASTI VERA, 1979, p. 169) Explicar é apresentar sentido de uma noção, é analisar e compreender, procurando suprimir o ambíguo e obscuro. Discussão. É o exame, a argumentação e a explicação da pesquisa; explica, discute, fundamenta e enuncia as proposições. Demonstração. É a dedução lógica do trabalho; implica o exercício do raciocínio. Demonstra que as preposições, para atingirem o objetivo formal do trabalho e não se afastarem do tema, devem obedecer a uma sequência lógica.

15 C) CONCLUSÃO. Fase final do trabalho de pesquisa que, assim como a introdução e o desenvolvimento, possui uma estrutura própria. Consiste no resumo completo, mas sintetizado, da argumentação dos dados e dos exemplos constantes das duas primeiras partes do trabalho. Da conclusão devem constar a relação existentes entre as diferentes partes da argumentação e a união das idéias e, ainda conter o desfecho da introdução ou síntese de toda a reflexão.

16 MONOGRAFIA DE ANÁLISE TEÓRICA
TACHIZAWA, Takeshy; MENDES,Gildásio.

17 MONOGRAFIA DE ANÁLISE TEÓRICA
Segundo Tachizawara, nesta categoria a monografia pode ser:

18 Uma simples organização coerente de idéias originadas de bibliografia de alto nível, em torno de um tema específico; Uma análise crítica ou comparativa de uma obra, teoria ou modelo já existente, a partir de um esquema conceitual bem definido; O desenvolvimento de uma monografia realmente inovadora, a partir de fontes exclusivamente bibliográficas.

19 Monografia de análise teórica
Evidencia uma simples organização coerente de idéias, originadas de bibliografia de autores consagrados que escreveram sobre o tema escolhido pelo aluno. Este tipo de monografia pode ser desenvolvido como uma análise crítica ou comparativa de uma teoria ou modelo já existente, a partir de um esquema conceitual bem definido.

20 A sugestão é que o aluno evite temas muito ambiciosos e se preocupe
em desenvolver um trabalho Acadêmico simples, no caso de não está trabalhando ou ter dificuldade de acesso a uma determinada organização; ou um trabalho relacionado a um tema profissional, voltado para a aplicação prática do dia-a-dia da organização à qual pertença.

21 Como não é o objetivo dos cursos de graduação, nem de pós graduação em nível lato sensu ou MBA, exigir trabalhos científicos, não é necessário, e tampouco há tempo disponível para isso, desenvolver uma monografia inovadora, a partir de fontes exclusivamente bibliográficas, e que avance o atual estado de arte no assunto.

22 A monografia também pode ser desenvolvida como uma análise crítica ou comparativa de uma teoria ou modelo já existente, a partir de um esquema conceitual bem definido. Ou um trabalho que seja resultado de uma revisão de literatura criticamente articulada. A revisão de literatura não tem, um caráter aditivo e sim de integração de estudos sobre o tema abordado. Enfim, a monografia pode ter como proposta a formulação de quadros de referência e estudos de teorias.

23 MODELO METODOLÓGICO DE MONOGRAFIA DE ANÁLISE TEÓRICA
Escolha do assunto/ Delimitação do tema Levantamento de dados específicos da área sob estudo Bibliografia pertinente ao tema (área específica sob estudo) Fundamentação teórica Metodologia e modelos aplicáveis Conclusões e resultados

24 Elaboração do anteprojeto do trabalho
Neste estágio, têm-se os elementos indispensáveis à elaboração de um anteprojeto do trabalho (ou pesquisa), o qual pode observar a seguinte estrutura: Enunciar o assunto/tema Delimitar o assunto a ser estudado; Definir os objetivos do trabalho

25 Como anteprojeto ou projeto definitivo do
Trabalho, pode-se adotar uma estruturação que é próprio arcabouço a ser adotado na monografia final.

26 Como proceder a investigação
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. a) b) c) d) Objetivos extrínsecos ESCOLHA DO ASSUNTO Critérios de seleção TÉCNICAS DE DELIMITAÇÃO Decomposição em partes Circunstâncias de tempo e espaço Definição dos termos

27 ESTUDO EXPLORATÓRIO Após formulado o problema inicial, investigam-se suas possíveis respostas. Esta etapa do trabalho auxilia o aluno/autor a elaborar o anteprojeto da mo­nografia, que consiste basicamente nas seguintes tarefas: levantamento bibliográfico do assunto; leitura da bibliografia e seleção/anotação de conceitos aplicáveis ao tema; coleta de dados e informações complementares sobre o assunto junto a entidades, instituições ou pessoas ligadas ao mesmo; pesquisa e levantamento de dados na Internet, se houver.

28 A realização de estudo exploratório permite ao pesquisador reunir elementos capazes de subsidiar a escolha do objeto e a definição do tema, além das justificativas teóricas do mesmo. Com isso, o aluno estará confirmando, ou revendo, o plano da monografia.

29 Referência Bibliográfica
TACHIZAWA, Takeshy; MENDES, Gildásio. Como fazer monografia na Prática.10 ed. Ver. Ampl. Rio de janeiro:Editora FGV,2005. SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer monografia. 9ª ed. ver. – São Paulo: Martins Fontes, 1999.


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