A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saltos São quatro os tipos de saltos: distância, triplo altura,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saltos São quatro os tipos de saltos: distância, triplo altura,"— Transcrição da apresentação:

1 Saltos São quatro os tipos de saltos: distância, triplo altura,
Todos os saltos consistem num movimento cíclico (a corrida) e num movimento acíclico(o salto propriamente dito); e distinguem-se essencialmente pelas características da trajetóriaaérea. Desta forma os saltos visam alcançar uma altura, ou cair a uma máxima distância. São quatro os tipos de saltos: distância, triplo altura, salto com vara.

2 Salto em Distância Técnica do Salto em Distância corrida juntamente com a impulsão são so fatores de maior importância para a realização de um bom salto. Mas são muitos os saltadores em potencial que confiaam apenas nessas duas qualidades, mas não progrediram porque não sededicaram à assimilação dos movimentos técnicos do salto. No salto em distância podemos observar quatro fases que são as seguintes: a) Corrida de aproximação (o mais veloz até 3 passadas) b) Impulsão (para cima e para frente) c) Vôo (braços para cima) d) Queda (evitar nadegas no chão)

3

4 Salto em Distância TÉCNICA

5 Salto Triplo Este salto se compõe de três partes bem definidas com características próprias. Consiste em executar, após uma corrida de impulsão de 35 a 42 metros parecida com a do salto em distância, três saltos sucessivos impulsionando-se nos dois primeiros com a mesma perna e no terceiro com aoutra perna. Assim pode ser: Esquerda, esquerda e direita ou direita, direita e esquerda 18,29 metros - Jonathan Edwards (Reino Unido) em Gotemburgo no dia 7 de agosto de 1995 Feminino: 15,50 metros - Inessa Kravets (Ucrania) em Gothenburg no dia 10 de agosto de 1995

6 Salto Triplo Para estudar o salto triplo dividiremos em fases, sendo:
- A corrida; - Os saltos: primeiro, segundo e terceiro; - A queda.

7 A CORRIDA A IMPULSÃO O PRIMEIRO SALTO
É muito parecida com a corrida do salto em extensão. A diferença principal está na execução dos passos, que se caracteriza pelo menor tamanho do penúltimo passo comparando como salto em extensão. Isto evita perda de velocidade durante a impulsão. O salto em distância necessita desta velocidade mas ela pode ser obtida durante o último passo, o que não seria indicado no salto triplo (preocupação do equilíbrio após o primeiro salto). A IMPULSÃO Esta fase é muito parecida com a do salto em distância. A diferença está na posição do corpo, mais erguida. A inclinação do corpo para trás no momento de apoiar o pé de impulsão não é tão acentuada. O PRIMEIRO SALTO A perna de impulsão se flexiona com o calcanhar junto com as nádegas, em seguida é levada à frente e se estende para tomar contato com o solo. - O tronco permanece na vertical, com os braços fazendo movimento de equilíbrio. - O pé toca o solo de “chapa” e a perna se flexiona para amortecer o impacto.

8 O SEGUNDO SALTO O TERCEIRO SALTO
O que especificamos para o primeiro salto, serve também basicamente para o segundo. É o mais curto, dos três realizados, sob condições de maiores dificuldades, já que uma mesma perna tem que absorver o impacto do peso do atleta e lhe imprimir uma nova aceleração (a pressão em saltos de mais de 16 metros é seis vezes superior ao peso do atleta). Em linhas gerais é uma grande passada este segundo salto. O TERCEIRO SALTO É um verdadeiro salto em extensão. A movimentação é parecida com a de um salto em extensão, geralmente grupado. A execução deste salto é feita em condições muito precárias, pois a velocidade foi em muito anulada devido aos saltos anteriores. O ângulo de impulsão é muito elevado já que o atleta utiliza neste salto quase que exclusivamente a sua potência. Normalmente, o terceiro salto é o segundo em tamanho, o menor é sempre o segundo salto. Quanto ao ângulo de saída, existe uma progressividade. Para os iniciantes, há quem sugira como relação de máxima economia, a seguinte proporção: 35% - 30% - 35%. Com o aumento das aptidões e a melhoria da forma física, a relação poderá ficar assim: 37% - 28% - 35%, uma vez que não exige um padrão geral para esta relação.

9 Salto em Altura

10 Evolução da técnica do salto em altura
1- Salto de tesoura ( 1,97m 1898 ) 2- Salto Cortado ( 1,99.5m 1908 )  3- Rolamento Californiano ( 2,02m 1914 )  4- Variante do Rolamento Californiano ( 2,04m 1933 ) 5- Variante do Rolamento Californiano ( 2,07m 1936 )  6- Rolamento Ventral ( 2,07m 1936 )  7- Variante do Rolamento Ventral ( 2,22m 1960 ) 8- Variante do Rolamento Ventral ( 2,28m 1963 )  9- Flop ( 2,32m 1976 ) 

11 Salto em Altura A TÉCNICA DO SALTO « FLOP »
O chamado « Fosbury-Flop » não se diferencia substancialmente da técnica do « flop » padrão. É caracterizado por quatro fases importantes : a corrida de balanço, a impulsão, o voo e transposição da fasquia e a queda. A primeira parte da corrida de balanço ( fase de aceleração ) abrange sete a onze passadas de balanço.

12 A TÉCNICA DO ROLAMENTO VENTRAL
Salto em Altura A TÉCNICA DO ROLAMENTO VENTRAL

13 Salto com Vara 1º- Corrida de balanço e impulsão com movimento de encaixe 2º-Flexão da vara e fase de enrolamento ( pêndulo ) 3º-Extensão e rotações 4º-Fase da perda de contacto com a vara e transposição da fasquia 5º-Queda

14                                     

15


Carregar ppt "Saltos São quatro os tipos de saltos: distância, triplo altura,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google