A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Enfª Adriana Cristina Hillesheim

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Enfª Adriana Cristina Hillesheim"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Enfª Adriana Cristina Hillesheim adrianah@unochapeco.edu.br
ACREDITAÇÃO HOSPITALAR Profª Enfª Adriana Cristina Hillesheim

2 O que é Acreditação? Aurélio: “Acreditar significa: ...dar crédito, crer, ter como verdadeiro, dar ou estabelecer crédito.”

3 O que é Acreditação? Segundo a Organização Nacional de Acreditação:
“É um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, voluntário, periódico e reservado. Nas experiências, brasileira e internacional, é uma ação coordenada por uma organização ou agência não governamental encarregada do desenvolvimento e implantação da sua metodologia. Em seus princípios tem um caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial, não devendo ser confundido com os procedimentos de licenciamento e ações típicas de Estado.”

4 Programas Pioneiros 1951 – Joint Commission on Hospital Accreditation – JCAHO – EUA, atua em mais de 40 países; JCI – Joint Commission International - criada em 1999 com objetivo de melhorar a qualidade da assistencia à saúde internacionalmente; No Brasil é representada pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação – CBA; 1958 – Canadian Council on Health Services Accreditation – Canadá; Austrália: 1959 e 1987: ACHS e QIC;

5 Reino Unido: 1986 e 1989, dois programas: Hospital Accreditation Programme (HAP) King’s Fund (KFHQS); Nova Zelândia: 1987, The New Zealand Council on Healthcare Standards; 1990: Inglaterra 1995: Finlândia 1996: Espanha (Catalunha) 1997: República Checa e Lituânia 1997: França 1998: Polônia e Suíça 1999: Letônia e Holanda 1999: Brasil 2000: Portugal 2001: Alemanha, Bulgária 2002: Dinamarca, Irlanda e Bósnia 2003: Índia, Tailândia

6 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
A avaliação de conformidade com os padrões estabelecidos é conduzida por avaliadores sem vínculo com as organizações; Reforça a lealdade das pessoas da organização; O padrão tem que ser totalmente cumprido; Todas as áreas devem satisfazer um determinado nível; A organização é que decide se vai participar ou não;

7 O processo tem sofrido alterações de modo que atenda as exigências que se modificam a todo instante;
A gestão de riscos, gestão dos pacientes e da segurança foram incluídos no processo e passaram a ser fator preponderante como critério e avaliação.

8 Principais Vantagens Segurança para os pacientes e profissionais;
Qualidade da assistência; Construção de equipe e melhoria contínua; Útil instrumento de gerenciamento; Critérios e objetivos concretos adaptados à realidade brasileira; O caminho para a melhoria contínua.

9 Principais Interessados pelo processo
Líderes e administradores; Profissionais de saúde; Organizações de saúde; Sistemas compradores; Governo; Cidadão.

10 Dificuldades na implantação no Brasil
Foco excessivo na padronização e certificação proposta pela International Organization for Standardization (ISO); Falta de compreensão da essência do método; Cópia de processos de outras instituições de sucesso; Deficiência no uso das ferramentas da qualidade; Utilizar o título apenas como estratégia competitiva.

11 Avaliação e Certificação
Realizadas por Instituições Acreditadoras Credenciadas pela ONA; Tem como referência: Normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e Manual Brasileiro de Acreditação; O interesse pela avaliação é da organizações.

12 Inscrição no Processo e solicitação de informações
A Organização Prestadora de Serviçoes em Saúde (OPSS) manifesta interesse para ser avaliada junto à Instituição Acreditadora; A Instituição Acreditadora coleta as informações necessárias da OPSS para formular a proposta; A Instituição Acreditadora encaminha proposta à OPSS; A OPSS analisa as propostas recebidas.

13 Inscrição no Processo e contratação da Instituição
A OPSS seleciona uma Instituição Acreditadora; A Instituição Acreditadora envia um questionário preliminar à OPSS e solicita os seguintes documentos: Alvará de funcionamento; Licença sanitária; Registro do responsável técnico no conselho Regional de Medicina (CRM); A OPSS encaminha a solicitação.

14 Documentos são analisados; enviado contrato OPSS;
A Instituição Acreditadora encaminha à ONA cópia do contrato assinado; A OPSS recolhe taxa de inscrição junto a ONA – 10% valor do contrato com IA contratada; Confirmado o recolhimento: agenda visita e realiza a visita propriamente dita; Custos da visita são por conta da OPSS.

15 Preparação para Acreditação
Sensibilização da comunidade hospitalar] Criação de um grupo coordenador do processo; Capacitação: desenvolvimento de multiplicadores internos; Elaboração de Diagnóstico Institucional, focalizando não conformidades e traçando plano de melhoria; Definir prioridades de implantação; Criar grupos de trabalho para os ajustes das não conformidades; Reuniões sistemáticas para o monitoramento da execução dos planos de melhoria e avaliação setorial e global da Organização; Avaliação interna.

16 Acreditação ONA Existem dois tipos de certificação:
ACREDITAÇÃO - Destinado às Organizações Prestadoras de Serviços para a Saúde, aos Serviços Odontológicos e aos Programas da Saúde e Prevenção de Riscos. SELO DE QUALIFICAÇÃO ONA - Destinado aos Serviços para a Saúde. (áreas de apoio às Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde – OPSS). Geralmente terceirizadas.

17 CONFORME DESCRITO PELA ONA:

18 NÍVEIS DE ACREDITAÇÃO

19 Gerenciamento de Riscos
Nível 1 - Segurança Gerenciamento de Riscos Medidas de prevenção ou controle que devem ser adotados, para eliminar, prevenir ou minimizar um ou vários pontos críticos ou de risco.

20

21

22 Nível 2 – Gestão Integrada
Combinação de processos, procedimentos e práticas adotadas para implementar suas políticas e atingir de forma eficiente o seu objetivo.

23 Nível 3 – excelência em Gestão
Agrega aos níveis anteriores, requisitos relativos a excelência, ao bom desempenho, à gestão e a qualidade dos serviços.

24 Resultado Acreditado – Conformidade com os Padrões de Nível 1 (validade 2 anos); Acreditado Pleno – Conformidade com os Padrões de Nível 1 e 2 (validade 2 anos); Acreditado com Excelência – Conformidade com os Padrões de Nível 1, 2 e 3 (validade 3 anos); Selo de Qualificação – (validade 1 ano). (visita de manutenção – 6 meses)

25 Hospitais Acreditados por Nível
ACREDITAÇÃO NO BRASIL BRASIL Hospitais Acreditados por Nível Certificação Acreditado 78 Acreditado Pleno 119 Acreditado com excelência 122 Selo de Qualificação 6 Total 325 Fonte: (23/02/2013)

26

27 Hospitais Acreditados por Nível
BRASIL Hospitais Acreditados por Nível Certificação Acreditado 78 Acreditado Pleno 119 Acreditado com excelência 122 Selo de Qualificação 6 Total 325 Fonte: (23/02/2013)

28

29

30 Instituições Acreditadoras – IAC’s
Entidades de direito privado, que são credenciadas pela ONA para desenvolverem o processo de avaliação nas Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde.

31 Instituições Acreditadoras – IAC’s

32 Diagnóstico Organizacional
Atividade facultada às Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde e que antecede o processo de avaliação para a Acreditação. Técnica gerencial.

33 Atribuições e Competências
Avaliar a qualidade dos serviços de saúde; Certificar as organizações; Capacitar os avaliadores; Realizar diagnóstico organizacional (não pode prestar serviços de consultoria ou assessoria).

34 Importância Apuração do potencial ou as dificuldades da organização;
Permite uma análise mais detalhada da empresa; Identifica forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, o que ajuda a tomar decisões; Permite ao gestor ter uma visão clara do negócio; Permite minimizar os riscos; Criar oportunidades.

35 Ferramentas para diagnóstico
Questionários; Coleta de dados; Grau de satisfação; Preferências Entrevistas: Padronizadas; Despadronizadas.

36 Hospitais acreditados em SC
Nome Cidade/UF Certificação Validade ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE HOSPITALAR PERITIBA SÃO MIGUEL DO OESTE/SC Acreditado Pleno 27/08/2015 CENTRO HOSPITALAR UNIMED JOINVILLE/SC Acreditado com Excelência 06/11/2016 FUSAVI RIO DO SUL/SC Acreditado 20/12/2015 HOSPITAL SANTA CATARINA BLUMENAU BLUMENAU/SC 09/12/2015 HOSPITAL SANTO ANTÔNIO 20/02/2015 HOSPITAL UNIMED CHAPECÓ/SC 25/11/2015 HOSPITAL UNIMED CRICIÚMA CRICIÚMA/SC 30/05/2015 HOSPITAL UNIMED LITORAL BALNEÁRIO CAMBURIÚ/SC 11/04/2014

37 Ambulatórios acreditados em SC
Nome Cidade/UF Certificação Validade CARDIOPRIME CENTRO DE CARDIOLOGIA BLUMENAU/SC Acreditado 22/05/2015 INSTITUTO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA SC JOINVILLE/SC Acreditado Pleno 09/12/2015

38 Diagnóstico por imagem acreditado em SC
Nome Cidade/UF Certificação Validade CLÍNICA IMAGEM FLORIANÓPOLIS/SC Acreditado Pleno 26/12/2015 IMAGEM MULHER - CENTRO DE DIAGNÓSTICO

39 Nefrologia acreditado em SC
Nome Cidade/UF Certificação Validade FUNDAÇÃO PRÓ-RIM JOINVILLE/SC Acreditado com Excelência 11/12/2014

40 Laboratório acreditado em SC
Nome Cidade/UF Certificação Validade CEDAP JOINVILLE/SC Acreditado com Excelência 27/08/2016

41 Referências ONA. Organização Nacional de Acreditação. Disponível em: < Acessado em: 19 de fevereiro de 2013. Disponível em: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar/Secretaria de Assistência à Saúde,- 3. ed.rev. E atual. – Brasília: Ministério da Saúde, p. Série A. Normas e Manuais Técnicos; n Disponível em: bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acreditação_hospitalar.pdf. Acesso em 26 de fevereiro de 2013.


Carregar ppt "Profª Enfª Adriana Cristina Hillesheim"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google