A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Situação de aprendizagem 3 Estudo da formação territorial do brasil por meio de mapas Ilustração de aula baseada no material de apoio ao currículo do Estado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Situação de aprendizagem 3 Estudo da formação territorial do brasil por meio de mapas Ilustração de aula baseada no material de apoio ao currículo do Estado."— Transcrição da apresentação:

1 Situação de aprendizagem 3 Estudo da formação territorial do brasil por meio de mapas
Ilustração de aula baseada no material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo Caderno do professor GEOGRAFIA Ensino Fundamental – anos finais – 6ª série/7º ano – volume 1 – nova edição Governo do Estado de São Paulo Secretaria da educação Professora Selma Prezotto Diretoria de Ensino de São João da Boa Vista

2 selmaprezotto@hotmail.com www.geoambiental6.webnode.com
O que é cartografia?

3 A grande história dos mapas parte 1

4 A grande história dos Mapas parte 2

5 selmaprezotto@hotmail.com www.geoambiental6.webnode.com
Terra Brasilis, 1519 Os mapas mais antigos da América do Sul revelam a forma de ocupação do território durante os primeiros séculos de dominação portuguesa: o interior da colônia, ainda desconhecido, “enfeitado” com ilustrações de indígenas, plantas e animais “exóticos”; e o litoral, que estava sendo explorado, ocupado e nomeado. Durante muito tempo, as atividades econômicas mais importantes do Brasil colonial – relacionadas à produção de mercadorias extrativas e agrícolas para a comercialização nos mercados europeus – permaneceram nas proximidades do litoral e dos portos marítimos.

6 selmaprezotto@hotmail.com www.geoambiental6.webnode.com
Mapa da América do Sul Os mapas da América portuguesa do século XVIII revelam uma mudança muito importante: as cartas náuticas foram substituídas pelas cartas topográficas, transformando os conhecimentos da Cartografia em importantes instrumentos para o registro das informações obtidas do território na ocupação do interior do continente. Esse detalhamento dos mapas das terras brasileiras foi um recurso técnico fundamental para o sucesso das negociações diplomáticas que garantiram a posse portuguesa do atual Rio Grande do Sul e uma parcela considerável da Bacia Amazônica, conforme ficou estabelecido no tratado de Madri (1750).

7 Etapa 1 – Introdução à comparação de cartas seiscentistas

8 Leitura e análise de mapa
Cláudio Ptolomeu foi um geógrafo, astrônomo e matemático alexandrino que viveu no século II. Ele escreveu duas grandes obras: Composição matemática, estudo sobre Astronomia e Geografia, um manual com instruções para a elaboração de mapas e uso de projeções. Como a obra de Ptolomeu foi conservada pelo árabes e mantida nas bibliotecas europeias, era a principal fonte de consulta para o estudo do mundo conhecido antes das grandes navegações.

9 Planisfério de Ptolomeu, 1486

10 selmaprezotto@hotmail.com www.geoambiental6.webnode.com
ATIVIDADES Com uma caneta ou um lápis preto, faça o contorno nos continentes do mapa de Ptolomeu, na sua versão impressa na Europa em 1486, apresentado na página 20. Quais eram os continentes conhecidos pelos europeus? Com relação as ornamentações da moldura do mapa, que figura se repete? O que você acha que ela representa? Que outros elementos do mapa podem ser identificados?

11 Planisfério de Wytfliet, 1597
Considerado o primeiro atlas americano, é rico em detalhes, principalmente ao se considerar o traçado de alguns rios. Seu autor foi um belga que simplesmente inseriu na base cartográfica de Ptolomeu as terras recém descobertas.

12 selmaprezotto@hotmail.com www.geoambiental6.webnode.com
2) Consulte um atlas geográfico escolar para identificar as formas de relevo da América do Sul e os principais rios das bacias hidrográficas brasileiras. Observe o mapa abaixo, publicado em 1597, e responda: Que elementos geográficos da América do Sul estão presentes na representação desse mapa? Quais são as duas principais bacias hidrográficas representadas no mapa?

13 selmaprezotto@hotmail.com www.geoambiental6.webnode.com
Etapa 2 Preparação da leitura e comparação de cartas seiscentistas

14 Leitura e análise de mapa
Muitos rios foram utilizados como porta de entrada das incursões ao continente sul-americano, Você saberia indicar o percurso desses rios, desde a foz até a nascente? Utilize um lápis ou uma caneta preta para desenhar uma seta com o percurso dos rios brasileiros indicados por seu professor: Rio São Francisco Rio Araguaia Rio Tocantins

15 selmaprezotto@hotmail.com www.geoambiental6.webnode.com

16 selmaprezotto@hotmail.com www.geoambiental6.webnode.com
Observe os mapas das próximas páginas e, para responder às questões a seguir, converse sobre eles com seus colegas e seu professor. Quais eram as informações que os portugueses tinham sobre as novas terras (América) no curto intervalo entre o registro no Planisfério de Cantino, 1502 e no Terra Brasilis, 1519 de Lopo Homem? Quais ilustrações ornamentais desses dois mapas, tecnicamente chamadas de iluminuras, podem ser destacadas? Quais foram os pontos extremos do avanço português, tanto para o norte como para o sul?

17 selmaprezotto@hotmail.com www.geoambiental6.webnode.com

18 selmaprezotto@hotmail.com www.geoambiental6.webnode.com

19 selmaprezotto@hotmail.com www.geoambiental6.webnode.com
Desafio! As iluminuras são desenhos decorativos com figuras humanas, plantas e animais exóticos. Imagine que você é um viajante português do início do século XVI e, com base nos elementos expressos no Planisfério de Cantino, 1502 e no mapa Terra Brasilis, 1519, resolveu escrever uma carta para um amigo de Portugal. Para isso, considere o seguinte roteiro: Defina quais são os personagens envolvidos na situação contada; Narre alguns acontecimentos que ocorrem na viagem; Descreva as paisagens observadas ou o ambiente onde ocorreu a situação; Acrescente iluminuras dessas personagens e paisagens. Escreva sua carta em uma folha avulsa.

20 Roteiro de análise da carta do colega
Qual é o assunto da carta? Descreva sucintamente o que foi narrado, destacando os personagens envolvidos e os lugares citados. O que mais lhe chamou a atenção? Foram retratadas iluminuras?

21 Leitura e análise de texto
Além dos mapas, muitas bibliotecas, arquivos e museus do Brasil e de Portugal possuem documentos, como cartas e diários de bordo, importantíssimos para o estudo da História e da Geografia de nosso país. Esse é o caso do material existente no Arquivo Nacional, que, a exemplo da Biblioteca Nacional, possui um site muito interessante, de onde foi extraída a carta a seguir, ela retrata as condições sob as quais os Portugueses viviam nas localidades distantes do litoral no começo do século XIX. Identifique alguns elementos da narrativa, de acordo com o roteiro a seguir:

22 selmaprezotto@hotmail.com www.geoambiental6.webnode.com

23 selmaprezotto@hotmail.com www.geoambiental6.webnode.com
Contato entre brancos e índios [...] Conjunto documental: Coleção de memórias e outros documentos sobre vários objetos Notação: Códice 807, vol. 11 Data-limite: Data do documento: 18 de dezembro de 1820 Local: Quartel-general de Cuiabá

24 selmaprezotto@hotmail.com www.geoambiental6.webnode.com
Ilustríssimo e Excelentíssimo Senhor, Pela carta inclusa, que tenho a honra de levar à presença de V. Excelência e que me remeteu o Padre Lopes, verá V. Excelência o acontecimento, que teve com os índios Tapanhonas, por cujo motivo retrocedeu, e tentou ir ao Juruína em busca da prata; porém um homem, que foi n a mesma Bandeira, e que veio aqui falar-me [...] diz, que o padre não quisera ficar ali, por se temer dos índios Tapanhonas, porque [...] mandando ele uma porção de gente na aldeia dos Tapanhonas com foices e machados, para os brindar, e também com algumas miçangas, que daqui se lhe haviam mandado, não encontraram na dita aldeia senão mulheres, as quais fugiram imediatamente [que] os viram; e eles vendo, que elas se retiravam, deixaram dependurados os donativos que levarão, para lhes fazer ver que iam de paz e não para os ofender, porém isso de nada serviu, porque no outro dia apareceram mais de quinhentos e muito bem armados, todos cobertos de penas magníficas, homens de grande estatura, [...] e pensando eles, que vinham agradecer os donativos, foi pelo contrário, porque imediatamente fizeram um grande círculo e entraram a disparar flechas, chegando a distância delas passos, pelo que se viram obrigados a pegar nas armas, e fazer-lhes algum fogo, em que morrerão alguns índios; e pelo que muito que se aproximavam vieram no conhecimento que eles não conheciam ainda armas de fogo. [...] Arquivo Nacional. História luso-brasileira. Disponível em :

25 selmaprezotto@hotmail.com www.geoambiental6.webnode.com
Quais são os personagens envolvidos na situação? O que ocorreu no episódio? Onde e quando ocorreu o fato?

26 selmaprezotto@hotmail.com www.geoambiental6.webnode.com
Etapa 4 Cartografia do século XVIII: demarcações a serviço da diplomacia

27 selmaprezotto@hotmail.com www.geoambiental6.webnode.com
Lição de casa Como síntese do estudo do Mapa das Cortes, 1749, e do Mapa geográfico da América Meridional, 1775, elabore um texto em seu caderno sobre a formação territorial do Brasil, explorando os seguintes aspectos: A importância dos mapas para a consolidação das posses portuguesas; Os principais caminhos adotados na exploração do interior do continente; Exemplos de acidentes geográficos utilizados para a demarcação do território brasileiro.

28 selmaprezotto@hotmail.com www.geoambiental6.webnode.com
Mapa das Cortes, 1749 De Alexandre Gusmão Fonte: Original da Fundação Biblioteca Nacional

29 Mapa geográfico da América Meridional, 1775
Produzido em Madrid em 1775, por Juan de La Cruz Cano y Olmedilla, é um trabalho bastante detalhado e atrativo da América do Sul, mostrando toda essa área continental, com a marcação das cidades. No topo, à direita e à esquerda, detalhes dos portos de Callao (Peru) e La Angostura (Guiana). São vistos ainda símbolos de León e Castela, dos Habsburgos e cotas de arma de importantes famílias das colônias espanholas, além de detalhes da flora local, frutos do cacau, tomate e flores-da- paixão. O título é contido em um cartucho clássico mostrando um obelisco flanqueado por personificações da Fé, Pomona (abundância) e da América montando um jacaré. Fonte:

30 selmaprezotto@hotmail.com www.geoambiental6.webnode.com
Você aprendeu? Leia o texto: [...] de maneira que, quando o batel chegou à boca do rio, já lá estavam dezoito ou vinte [homens]. Pardos, nus [...]. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixar de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. [...] Parece-me gente de tal inocência que, se nós entendêssemos a sua fala e eles a nossa, seriam logo cristãos, visto que não têm nem entendem crença alguma, segundo as aparências. [...] Vocabulário Batel: antiga embarcação pequena Vergonhas: os órgãos sexuais humanos Após a análise do documento acima, que descreve o encontro entre os primeiros habitantes do Brasil e o colonizador europeu, é correto afirmar que: O europeu concordava que o índio seguisse a sua própria religião. O europeu considerava-se culturalmente superior ao índio. Os povos indígenas e os europeus tinham a mesma cultura. O primeiro encontro entre as culturas indígena e europeia foi hostil.


Carregar ppt "Situação de aprendizagem 3 Estudo da formação territorial do brasil por meio de mapas Ilustração de aula baseada no material de apoio ao currículo do Estado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google