A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A IDEOLOGIA A IDEOLOGIA: APROXIMAÇÃO CONCEITUAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A IDEOLOGIA A IDEOLOGIA: APROXIMAÇÃO CONCEITUAL"— Transcrição da apresentação:

1 A IDEOLOGIA A IDEOLOGIA: APROXIMAÇÃO CONCEITUAL
Sentido teórico: A ideologia pode ser considerada um conjunto de ideias, concepções ou opiniões sobre um tema sujeito a discussão. Exemplo: ideologia da “raça pura”. Sentido prático: Ideologia significa o conjunto de ideias sistematizadas que orientam determinadas formas de agir. Exemplo: a ideologia de um partido político, de uma religião.

2 Antônio Gramsci: (sentido positivo) - As ideologias “organizam as massas humanas, formam o terreno sobre o qual os homens se movimentam, adquirem consciências de sua posição, lutam etc.” Conceito de ideologia = “O significado mais amplo de uma concepção de mundo que se manifesta implicitamente na arte, no direito, na atividade econômica, em todas as manifestações de vida individuais e coletivas e que tem por função conservar a unidade de todo bloco social”.

3 O SENTIDO NEGATIVO DE IDEOLOGIA
Indica um conhecimento não-crítico que máscara as formas de dominação existentes na sociedade. A ideologia é o conjunto de representações e ideias, bem como de normas de conduta, por meio das quais o indivíduo é levado a pensar, sentir e agir da maneira que convém à classe que detém o poder. Essa consciência da realidade é uma falsa consciência, porque camufla a divisão existente dentro da sociedade, apresentando-a como una e harmônica, como se todos partilhassem dos mesmos objetivos e ideais.

4 Para Karl Marx, a palavra ideologia deve ser compreendida em dois sentidos:
Sentido crítico: Conjunto de ideias que elaboram uma compreensão da realidade. Sentido negativo: Conjunto de ideias que dissimulam a realidade, porque mostram as coisas de forma apenas parcial ou distorcida em relação ao que realmente são.

5 Momento: Exemplo: o domínio de uma classe sobre outra.
Aprofundando o sentido negativo de ideologia em Marx: Momento: Exemplo: o domínio de uma classe sobre outra. Função: preservar a dominação de classes apresentando uma explicação apaziguadora para as diferenças sociais. Objetivo: seria evitar um conflito aberto entre opressores e oprimidos. Conclusão: ideologia seria, portanto, uma forma de consciência parcial e ilusória, que se baseia na criação de conceitos e preconceitos como instrumentos de dominação.

6 A IDEOLOGIA: TRAÇOS GERAIS
A) Anterioridade: A ideologia funciona como um conjunto de ideias, normas e valores destinado a prescrever, de antemão, os modos de pensar, sentir e agir das pessoas. Em razão de sua anterioridade, a ideologia predetermina o pensamento e a ação, desprezando a história e a prática na qual cada pessoa se insere, vive e produz.

7 B) Generalização: A ideologia tem como finalidade produzir um consenso coletivo, um senso comum (aceitação geral) em torno de certas teses e valores. O “bem de alguns” é difundido como se fosse “o bem comum”. Além disso, a generalização visa ocultar a origem dos interesses sociais e específicos que nascem da divisão da sociedade em classes.

8 C) Lacuna: A ideologia desenvolve-se sobre uma lógica construída na base de lacunas, de omissões e de silêncios. Uma lógica montada para ocultar em vez de revelar, falsear em vez de esclarecer, esconder em vez de descobrir. A eficiência de uma ideologia depende de sua capacidade para ocultar sua origem, sua lacuna e sua finalidade. Suas “verdades” devem parecer naturais, plenamente justificadas, válidas para todos os homens e para todo o sempre.

9 4. A CONTRA-IDEOLOGIA TESE: A contra ideologia é possível porque nada atua de forma mecânica de modo a impedir qualquer reação; caso contrário, não se poderia falar propriamente em liberdade humana! A esse respeito o dramaturgo alemão Bertold Brecht se expressa dizendo: “Nós pedimos com insistência: não diga nunca: isso é natural! Diante dos acontecimentos de cada dia. Numa época em que reina a confusão. Em que corre sangue, em que se ordena a desordem, em que o arbitrário tem força de lei, em que a humanidade se desumaniza. Não digam nunca isso é natural!”

10 A ação humana e o pensamento humano nunca se acham totalmente determinados pela ideologia.
Sempre haverá espaços de crítica e fendas que possibilitam a elaboração do discurso contra- ideológico. Não é simples, no entanto, o trabalho de desvelamento do real é algo útil e necessário. É exatamente através desse trabalho que se inicia o processo da conscientização da realidade.

11 A IDEOLOGIA NO COTIDIANO
“Na cozinha, a mulher do seu Messias estava fritando bolinhos para a gente comer com café. Outras mulheres já estavam depenando frangos e galinhas. A Lúcia ficou com a vovó e a Dona Elza para ajudar na cozinha.” (Maria de Lurdes Nosella) DITADOS POPULARES “Deus ajuda a quem cedo madruga”; “Pau que nasce torto morre torto”; “Tudo é da vontade de Deus”.

12 SUGESTÕES DE MÚSICAS SOBRE O TEMA:
A) Ideologia (Cazuza); B) Matemorfose ambulante (Raul Seixas); C) Brasil (Cazuza). SUGESTÕES DE FILME SOBRE O TEMA: A) Olga; B) Cruzada; C) Lutero; D) A vida é bela; E) A fuga das galinhas.


Carregar ppt "A IDEOLOGIA A IDEOLOGIA: APROXIMAÇÃO CONCEITUAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google