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PublicouBaltazar Osório de Sousa Alterado mais de 8 anos atrás
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V Gestão de Marketing Prof. Hélia Pereira Lisboa, 15 de Março de 2011 Lisboa, 15 de Março de 2011 Margarida Padinha | Miguel Pinto | Soraia do Vale Margarida Padinha | Miguel Pinto | Soraia do Vale
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Introdução STP e Marketing-Mix da Concorrência Concorrência Testes efectuados sobre o conceito conceito Mapa perceptual Marketing-Mix Produto Produto Preço Preço Distribuição Distribuição Comunicação Comunicação Evidências Físicas Evidências Físicas Pessoal Pessoal Processo Processo Introdução STP e Marketing-Mix da Concorrência Concorrência Testes efectuados sobre o conceito conceito Mapa perceptual Marketing-Mix Produto Produto Preço Preço Distribuição Distribuição Comunicação Comunicação Evidências Físicas Evidências Físicas Pessoal Pessoal Processo Processo Recomendações Finais
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INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO
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Maior grupo privado de gestão e prestação de cuidados de saúde na Península Ibérica 15 hospitais/clínicas em Portugal Participação (38%) no Grupo Hospitalario Quirón Parceria estratégica com a ANF Inserida no Programa de Parcerias Público-Privado
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1945 1995 2001 2006 1945 1995 2001 2006 hospitalcuf infante santo Hospital Fernando Fonseca hospitalcuf belém hospitalcuf descobertas Campos Costa VALAB Instituto Médico Cascais Grupo Hospitalário Quirón
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2007 2008 2009 2010 2007 2008 2009 2010 institutocuf diagnóstico e tratamento clínicacuf torres vedras clínicacuf cascais Hospital de Braga hospitalcuf porto Hospital Fernando Fonseca
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ANÁLISE EXTERNA ANÁLISE EXTERNA CONCORRÊNCIA CONCORRÊNCIA
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STP E MARKETING-MIX - CONCORRÊNCIA COMUNICAÇÃOCOMUNICAÇÃO PREÇOPREÇOPROCESSOPROCESSO DIFERENÇASDIFERENÇAS
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TESTES EFECTUADOS TESTES EFECTUADOS SOBRE O CONCEITO SOBRE O CONCEITO
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12345 Qualidade dos serviços Condições das instalações Competência dos Profissionais
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Divulgação da empresa cufsaúde Preço dos serviços prestados 12345
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ANÁLISE STP ANÁLISE STP POSICIONAMENTO POSICIONAMENTO
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MAPA PERCEPTUAL Atendimento Personalizado Qualidade do Serviço
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MARKETING-MIX MARKETING-MIX
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CARACTERÍSTICAS INTRÍNSECAS CARACTERÍSTICAS INTRÍNSECAS Respeito pela dignidade e bem-estar Desenvolvimento humano Competência Compromisso com a qualidade Sustentabilidade MARCA Diferenciar a imagem Diferenciar os serviços Diferenciar os recursos humanosPRODUTO
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CICLO DE VIDA INOVAÇÃO Relançamento da imagem corporativa Rentabilização dos sistemas de informação (ou SIG) (ou SIG) Integração e partilha transversal de informação informação Aposta nas facilidades de recepção do cliente – sistemas de checkins cliente – sistemas de checkins Apoio ao crescimento orgânico da José de Mello Saúde Mello Saúde A nível interno A nível exterior MaturidadeMaturidade CrescimentoCrescimento
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GAMAS/LINHAS DO PRODUTO
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PREÇO MARGEM 100,00€ - 83,00€ = 17,00€ CUSTO 83,00€ - 17,00€ = 66,00 € PROCURA 100,00 € CONCORRÊNCIA 80,00€ NON-PRICE COMPETITION
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DISTRIBUIÇÃO CANAL DE DISTRIBUIÇÃO ESTRATÉGIA DE DISTRIBUIÇÃO Directo Selectivo Selectivo DISTRIBUIÇÃO COMERCIAL Grandes áreas populacionais
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COMUNICAÇÃO Comunicação evasiva ESTRATÉGIAS RECENTES: Campanhas de divulgação de produtos e serviços Eventos para discussão de temas sobre a saúde Outdoors Mascote “Subterfúgios” DISCURSO: Referente ao serviço e características, dando valor ao marketing relacionalDISCURSO:
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EVIDÊNCIAS FÍSICAS Unidades de prestação de cuidados de saúde: 3 Hospitais 4 Unidades de Ambulatório 1 Unidade de Diagnóstico e Tratamento 6 Unidades de Imagiologia 1 Parceria Público-Privado (Hospital Braga) 38% das Unidades do Grupo Hospitalário Quirón (Espanha)
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PESSOAL
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PROCESSO Os consumidores expõem os seus problemas e necessidades, que são posteriormente satisfeitas Telefone Clínicas On-line
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RECOMENDAÇÕES RECOMENDAÇÕESFINAIS
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Aposta nas parcerias público-privadas Aproximação preço cliente com e sem seguradora Estratégias marketing Slogan Cufsaúde, a qualidade compensa
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“Packs” para crianças e idosos Parques de Estacionamento Actuação em creches e jardins-escola
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