A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO."— Transcrição da apresentação:

1 COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DO ÓRGÃOS (UNIFESO) CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA Creche Oscar Lobato Supervisora: Ana Cláudia Ribeiro Gomes Bolsista: Alana de Carvalho Resende Sistema Solar Portfólio

2 2. DESENVOLVIMENTO Escolha do Tema: 2.1 Escolha do tema: O tema da pesquisa da turma surgiu após a professora Glauce passar um Vídeo sobre o “ Sistema Solar”. Como resultado deste vídeo, o interesse das crianças sobre os planetas se intensificou dando origem ao tema. 2.2 Questões problematizadora: Após a escolha do tema os alunos levantaram algumas questões, a saber: Existe vida em outros planetas? Porque o Astronauta pula na lua? Porque Saturno Têm anéis? Como o foguete decola? Porque a lua ficou vermelha? 1. INTRODUÇÃO O Programa de iniciação a Docência (PIBID) possibilita aos alunos dos cursos de Graduação em Pedagogia e Ciências Biológicas a articulação entre teoria e prática. O projeto foi desenvolvido na Creche Oscar Lobato na turma Pré 1 D, e é intitulado “ Sistema Solar”.

3 2.3 Hipóteses: Estudos de Astrônomos comprovam que existe vida em outros planetas. Pois, existem outros planetas além da terra que possuem uma superfície rochosa, e água em estado liquido. Possuindo assim, os quesitos necessários para que haja vida. Os astronautas pulam na lua porque a força da gravidade faz com que nossos corpos e todos os objetos fiquem no solo sem flutuar. Os anéis de Saturno são o resultado dos restos de uma lua destruída que se aglomerarão ao redor do planeta. Quando o piloto liga o foguete, o álcool passa do tanque de combustível para o motor e a bomba de pistão bombeia o oxigênio liquido para dentro do motor. Com os dois motores em funcionamento são necessários 20 segundos e 1.650 pés de pista para decolar. A lua ficou vermelha porque os raios do sol que foram filtrados pela atmosfera da terra, chegaram a lua com menos luz azul e mais luz vermelha. 2.4 Pesquisa: Após a definição das hipóteses, iniciei o processo de pesquisa a partir do tema. Propus aos alunos que pesquisassem soluções para as questões.

4 3. SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM Foram trabalhados durante o período de atividades em torno da temática, alguns conteúdos curriculares, tais como: Português: Oralidade e formação de frases. Matemática: Quantidade, tamanho e formas geométricas. História: A influência do Sistema Solar na vida dos seres humanos nos tempos antigos.

5 Geografia: Localização dos Planetas. 4. CONCLUSÃO:. Com este trabalho, o tema não só foi trabalhado de maneira interdisciplinar, como também foram feitas diversas descobertas sobre o mesmo, intensificando o conhecimento das crianças a respeito do tema.


Carregar ppt "COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google