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Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

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Apresentação em tema: "Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES"— Transcrição da apresentação:

1 Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
3ª REUNIÃO TÉCNICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

2 Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Formação de Professores - uma política de Estado

3 “O desafio moderno é sobretudo este: conseguir que todos os homens adquiram a disciplina intelectual de pensamento e estudo que, no passado, conseguimos dar aos poucos especialistas dotados para essa vida intelectual. O conhecimento e a vida adquiriram complexidade tamanha que só uma autêntica disciplina mental poderá ajudá-lo a se servir da ciência, a compreender a vida em sua moderna complexidade e amplitude e a dominá-la e submetê-la a uma ordem humana.” Anísio Teixeira

4 Formação de Professores: uma política de Estado
Excelência e equidade na formação Conexão entre teoria e prática Integração entre escola básica e instituição formadora Articulação entre ensino, pesquisa e extensão Equilíbrio entre conhecimento, competências, atitudes e ética

5 Para a DEB, a formação continuada responde à necessidade contemporânea de pensar a formação profissional em um continuum que se estende ao longo da vida e parte de uma concepção de desenvolvimento profissional do professor que leva em conta: os problemas e os desafios da escola e do contexto onde ela está inserida; a necessidade de acompanhar a inovação e a evolução associadas ao conhecimento, à ciência e à tecnologia; o respeito ao protagonismo do professor e a um espaço-tempo que lhe permita refletir criticamente e aperfeiçoar sua prática o diálogo e a parceria com atores e instituições competentes, capazes de contribuir para alavancar novos patamares de qualidade à gestão da sala de aula e da escola.

6 ENSINO+PESQUISA+EXTENSÃO
Formação de Professores: uma política de Estado ENSINO+PESQUISA+EXTENSÃO Parfor Pibid UAB Prodocência Formação Inicial Mestrados Profissionais Novos Talentos Residência Docente Cooperação Internacional para a Educação Básica Formação dos Professores das Olimpíadas de Matemática e Química Formação Continuada e Extensão Observatório da Educação Feiras de Ciências e Mostras Científicas Olimpíadas Científicas Rede Nacional de Educação e Ciências Formação em Pesquisa e Divulgação Científica L I F E

7 Capes - Formação de Professores: 2009-2014

8 Formação de Professores da Educação Básica: Projetos Especiais
Capes - Formação de Professores: Apoio a Olimpíadas Científicas Feiras de Ciências e Mostras Científicas Olimpíadas de Química: formação Olimpíadas de Matemática: formação

9 DEB: Formação inicial de professores da Educação Básica
PIBID IES 284 (29 Pibid Diversidade) *Campi 855 Subprojetos 2.998 Bolsistas 90.254 PARFOR Professores matriculados Professores cursando Professores formados 70.220 57.741 2.189 IES 96 Turmas 2.145 *Municípios de origem dos professores 2.344

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11 Ciências e Educação Infantil
Professores Inglês Alemão Francês Física Matemática Ciências e Educação Infantil Total Reino Unido Estados Unidos Alemanha França Suíça Portugal 99 1.675 25 32 95 26 167 2.119

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15 DED: Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB
Alunos cursando Professores cursando 49.556 Professores em exercício - inicial 48,5% Professores em exercício - continuada 46,1% IES 91 Cursos 718 *Polos 675 84,1% dos cursos e 89,6% do alunado estão relacionados com o objetivo prioritário da UAB: formar profissionais em nível superior para a educação básica.

16 DED: Mestrados Profissionais
ProfMat : com alunos cadastrados e 917 já formados; ProLetras (área de Português), com 848 alunos cadastrados; ProFis (na área de Física), com 315 alunos cadastrados; e ProfBio (na área de Biologia), ainda em fase piloto. Em 2014, foram lançados mestrados nas áreas de Artes, História e Administração Pública.

17 Partir do saber que os educandos tenham não significa ficar girando em torno deste saber.
Partir significa pôr-se a caminho, ir-se, deslocar-se de um ponto a outro e não ficar, permanecer. Jamais disse como às vezes sugerem ou dizem que eu disse que deveríamos girar embevecidos, em torno do saber dos educandos, como mariposas em volta da luz. Partir do “saber de experiência feito” para superá-lo, não é ficar nele. (Paulo Freire: Pedagogia da Esperança, p. 70)

18 DEB: formação de professores para a educação escolar indígena e do campo
PARFOR: Até 2013: professores matriculados ,oriundos de escolas localizadas em terra indígena dos estados AC, AM, BA, CE, MA, MT, PA, RR, RS, SC e TO. Turmas em curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Oriximiná e Santarém, pela UEPA; e em São Gabriel da Cachoeira pela UFAM, com a Licenciatura Indígena Baniwa, Tukano, Nheengatu. Para 2014, está sendo ofertado um total de 290 novas vagas em cursos de Licenciatura Intercultura Indígena na UEPA, Unemat e UEA. PIBID: Apoio a projetos de 28 IES; 2.648 bolsas a estudantes matriculados em cursos de licenciatura nas áreas Intercultural Indígena e Educação do Campo e 498 bolsas a professores supervisores e coordenadores (para o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas em escolas de educação básica indígenas e do campo (incluídas as escolas quilombolas, extrativistas e ribeirinhas) localizadas nos estados AM, BA, CE, DF, GO, MA, MG, MT, MS, PA, PB, PE e PI. Observatório da Educação: De 2009 a 2011 foram apoiados 17 projetos, que articularam 23 Instituições de Ensino Superior - IES, com a concessão de 260 bolsas em diferentes modalidades: coordenador (21); mestrado (49); doutorado (12); graduação (116) e professor da educação básica (62). Em 2012 foram aprovados seis projetos, reunindo 9 IES, com a concessão de 141 bolsas: coordenador (9); mestrado (24); doutorado (7); graduação (51) e professor da educação básica (50). Por meio do Observatório da Educação, a Capes financia também a produção de material escolar específico.

19 Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB
Carmen Moreira de Castro Neves Diretora


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