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Redação Oficial Redação técnica usada na elaboração das comunicações e atos normativos provenientes do Serviço público.

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Apresentação em tema: "Redação Oficial Redação técnica usada na elaboração das comunicações e atos normativos provenientes do Serviço público."— Transcrição da apresentação:

1 Redação Oficial Redação técnica usada na elaboração das comunicações e atos normativos provenientes do Serviço público.

2 Características da linguagem na Redação Oficial A) Impessoalidade A ausência de impressões individuais de quem comunica. A impessoalidade de quem recebe a comunicação. O caráter impessoal do próprio assunto tratado.

3 B) Uso do nível culto da linguagem. obedecer às regras gramaticais; utilizar vocabulário comum aos usuários; eliminar gírias e regionalismo; restringir o uso da linguagem técnica a situações especiais; buscar simplicidade de expressão.

4 C) Formalidade Primar pela polidez e cortesia.

5 D) Padronização Estrutura predefinida pelo orgão que regulamenta sua feitura.

6 E) Concisão Máximo de informações com o mínimo de palavras, sem,no entanto, ser excessiva, a ponto de comprometer o entendimento do texto.

7 F) Clareza Organize mentalmente suas ideias; Dirija-se diretamente ao receptor; Escolha cuidadosamente o vocabulário; Evite sinônimos pelo simples prazer de variar; Use somente as palavras necessárias; Prefira os períodos curto aos longos; Evite modismo, termos afetivos ou mesmo populares.

8 É indispensável a releitura de todo o texto, ocasião em que podem ser observados os trechos obscuros, os erros gramaticais, as repetições.

9 EVITE “ Tenho a mais alta honra de submeter à apreciação de Vossa excelência...” “ Temos a satisfação de comunicar a Vossa Senhoria...” “ Aproveitamos o ensejo para expressar a Vossa Excelência os protestos de estima.” “Permanecendo sempre ao seu inteiro dispor, aproveitamos a oportunidade para enviar a Vossa Excelência protestos da mais alta estima e profundo respeito.”

10 “ Aproveitamos para apresentar a Vossa Senhoria a nossa estima, consideração e apreço.” “ Sendo o que se propõe...” “ Sem mais para o momento...” “ Sendo apenas isso o que tínhamos a informar...”

11 USE “ Submeto à apreciação de Vossa Excelência...” “ Informamos a Vossas Excelências que...” Comunicamos a Vossa senhoria que...” Respeitosamente, para autoridades superiores. ou

12 Atenciosamente, para autoridades da mesma hierarquia ou de menor escalão e para particulares. Obs.: Na dúvida poderá ser usado atenciosamente para todos.


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