A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRISE FINANCEIRA E ECONÔMICA MUNDIAL RECENTE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRISE FINANCEIRA E ECONÔMICA MUNDIAL RECENTE"— Transcrição da apresentação:

1 CRISE FINANCEIRA E ECONÔMICA MUNDIAL RECENTE

2 SETOR DE SURGIMENTO E O QUE OCORREU COM OS ATIVOS DE JAN/08 A SET/08
Início na área de hipoteca nos EUA. Desvalorização de ativos de jan/08 a set/08 de US$ 14 trilhões e em 12 meses de US$ 27 trilhões (± 2 x PIB dos EUA).

3 ÁREAS AFETADAS DE IMEDIATO E CONSEQUÊNCIAS PARA A ECONOMIA DOS PAÍSES
Comércio internacional (afetando os fluxos comerciais entre os países). Áreas dependentes de crédito e financiamento (praticamente todas). Mercado de commodities. Expectativa de redução significativa das taxas de crescimento econômico em vários países e recessão.

4 MECANISMOS DE TRANSMISSÃO DA CRISE PARA OUTROS SETORES
Com a aquisição de um imóvel, o novo proprietário poderia obter crédito junto ao sistema financeiro usando o imóvel como garantia, como o valor dos imóveis subiam permanentemente, maior era o volume de crédito obtido junto ao sistema financeiro, pois os proprietários podiam renovar a hipoteca, conseguindo um crédito maior.

5 COMO A EXPANSÃO DO CRÉDITO NOS EUA CONTRIBUIU PARA A EXPANSÃO ECONÔMICA MUNDIAL
Expansão do consumo nos EUA foi boa parte financiada pelo mecanismo de expansão do crédito, com os EUA se transformando no “consumidor de última instância” para o qual eram destinados os produtos de muitos países.

6 COMO A EXPANSÃO ECONÔMICA SE MANIFESTOU NO MERCADO FINANCEIRO DOS EUA E DO RESTO DO MUNDO
As instituições financeiras que concediam créditos passaram a financiar os que se endividavam no mercado de imóveis com empréstimos “sub prime” (com poucas garantias) e auferiam lucros extraordinários. Esses lucros foram socializados para o resto do mundo, pois o mercado financeiro dos EUA é aberto.

7 COMO A CRISE SURGE NO MERCADO FINANCEIRO DOS EUA E DO RESTO DO MUNDO
Surge quando o preço dos imóveis começa a cair e o crédito imobiliário se contrai rapidamente. Os agentes financeiros se livram dos possíveis inadimplentes (papéis podres). Esses papéis difundidos globalmente perdem valor e enfrentam dificuldades de serem negociados.

8 CAUSAS IMEDIATAS DA ECLOSÃO DA CRISE
Encarecimento no pagamento das hipotecas que embutiam pagamento de juros crescentes no tempo ou flutuantes e entre 2004 e 2007 os juros básicos nos EUA subiram de 1,25 para 5,25%, provocando aumento no pagamento das hipotecas.

9 Baixas taxas de juros nos EUA. Inovações no mercado financeiro.
FATORES QUE CARACTERIZARAM O MODELO LIBERAL DE FUNCIONAMENTO DA ECONOMIA MUNDIAL NOS ÚLTIMOS ANOS Baixas taxas de juros nos EUA. Inovações no mercado financeiro. Liberalização de movimentações financeiras em escala mundial.

10 MANADA DE TOUROS Comportamento do mercado financeiro apostando permanentemente na possibilidade de crescimento contínuo e acelerado do mercado financeiro.

11 TERMOS RURAIS NO MERCADO DE ATIVOS
O termo rural invadiu o mercado e figura desde o início na linguagem dos investidores. Hoje, quatro animais são muito mencionados em Wall Street: touros (bulls), ursos (bears), porcos (hogs) e carneiros (sheeps). E como são vistos pelo mercado? Sempre que o mercado está aberto, os touros compram, os ursos vendem e os porcos e os carneiros são pisoteados pela manada, enquanto investidores indecisos ficam esperando fora da arena.

12 TERMOS RURAIS NO MERCADO DE ATIVOS – TOUROS E URSOS
Touro – Arremessa o adversário para o alto com os chifres, num movimento de baixo para cima. É aquele investidor que compra ações na baixa, apostando em uma alta do mercado, e tem lucro com a alta dos preços. Urso – Luta derrubando os adversários com as patas, fazendo o movimento de cima para baixo. Esse é aquele investidor que aposta na baixa do mercado para lucrar: o vendedor.

13 TERMOS RURAIS NO MERCADO DE ATIVOS – PORCOS E CARNEIROS
 Porcos – Já os porcos compram ou vendem posições grandes demais para eles e são massacrados por uma mudança adversa. Esses aguardam que o lucro aumente mesmo depois de uma reversão de tendência. Carneiro – Finalmente os carneiros, ou melhor, a maioria das pessoas que opera no mercado de renda variável. São medrosos e passivos e seguem as tendências, adoram dicas e gurus.

14 CARACTERÍSTICAS DO FIM DO PADRÃO DE FUNCIONAMENTO DA ECONOMIA MUNDIAL
Falta de confiança no sistema financeiro fazendo com que os agentes passem a ter preferência pela liquidez. EUA deixam de ser o motor de multiplicação da riqueza financeira e mercado financeiro para o mundo. Capitalismo financeiro requer regulação.


Carregar ppt "CRISE FINANCEIRA E ECONÔMICA MUNDIAL RECENTE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google