A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bolsista: Giovana Tavares Lopes 1°ano D. O que se entende por migração? Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bolsista: Giovana Tavares Lopes 1°ano D. O que se entende por migração? Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma."— Transcrição da apresentação:

1 Bolsista: Giovana Tavares Lopes 1°ano D

2 O que se entende por migração? Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma temporária ou permanente. Econômicos Catástrofes ambientais ReligiososCulturaisPolíticos

3 Emigração: Quando as pessoas estão saindo de um determinado local, Imigração: Quando as pessoas chegam em um determinado lugar. Migração externa: quando essa migração ocorre entre países diferentes, Migração interna: quando a migração ocorre em um mesmo país.

4 Tipos de migração Migração pendular: é aquela que as pessoas realizam todos os dias, quando vão de casa para o trabalho ou para a escola. Funciona como um pêndulo, que vai e volta para o local de onde veio. Migração sazonal ou transumância: é quando a migração dura um determinado período do ano ou alguns meses. É uma migração temporária. Por exemplo: uma pessoa que se muda para outra região do país para estudar e retorna seis meses depois.

5 Migração permanente: é quando há o deslocamento e ele dura vários anos ou um tempo indeterminado. Êxodo rural ou migração campo-cidade: é a migração em massa dos trabalhadores do campo para as cidades. Migração cidade-cidade: é quando ocorre um fluxo de pessoas migrando entre as diferentes cidades em um mesmo território. Nomadismo: é quando as pessoas se deslocam entre diferentes pontos, não tendo um local fixo de moradia.

6 Migrações no Brasil No Brasil, os aspectos econômicos sempre impulsionaram as migrações internas. Durante os séculos XVII e XVIII, a intensa busca por metais preciosos desencadeou grandes fluxos migratórios com destino a Goiás, Mato Grosso e, principalmente, Minas Gerais. Em seguida, a expansão do café nas cidades do interior paulista atraiu milhares de migrantes, em especial mineiros e nordestinos. No século XX, o modelo de produção capitalista criou espaços privilegiados para a instalação de indústrias no território brasileiro, fato que promoveu a centralização das atividades industriais na Região Sudeste. Como consequência desse processo, milhares de brasileiros de todas as regiões se deslocaram para as cidades do Sudeste, principalmente para São Paulo.

7 Outra consequência do atual modelo de produção é a migração da população rural para as cidades, fenômeno denominado êxodo rural. Essa modalidade de migração se intensificou nas últimas cinco décadas, pois as políticas econômicas favorecem os grandes latifundiários (empréstimos bancários), além da mecanização das atividades agrícolas em substituição da mão de obra. A Região Sudeste que, historicamente, recebeu o maior número de migrantes, tem apresentado declínio na migração, consequência da estagnação econômica e do aumento do desemprego na região. Nesse sentido, ocorreu uma mudança no cenário nacional dos fluxos migratórios, onde a Região Centro-Oeste passou a ser o principal destino.

8 Referências http://www.escolakids.com/migracoes.htm http://www.mundoeducacao.com/geografia/migracoe s-no-brasil.htm


Carregar ppt "Bolsista: Giovana Tavares Lopes 1°ano D. O que se entende por migração? Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google