A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Glóbulos Vermelhos A principal função dos glóbulos vermelhos, também conhecidos como eritrócitos é transportar a hemoglobina. A hemoglobina por sua vez.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Glóbulos Vermelhos A principal função dos glóbulos vermelhos, também conhecidos como eritrócitos é transportar a hemoglobina. A hemoglobina por sua vez."— Transcrição da apresentação:

1 Glóbulos Vermelhos A principal função dos glóbulos vermelhos, também conhecidos como eritrócitos é transportar a hemoglobina. A hemoglobina por sua vez transporta oxigênio dos pulmões para os tecidos. A hemoglobina também é um excelente tampão ácido-básico. No homem normal o nº médio de glóbulos vermelhos por milímetro cúbico é de aproximadamente e na mulher de

2 Glóbulos Vermelhos – Produção de hemácias
As hemácias (eritrócitos) possuem a capacidade de concentrar hemoglobina no seu líquido citoplasmático. As hemácias são produzidas nas 1ª semanas da vida embrionárias no saco vitelino. Durante o 2º trimestre da gestação o fígado é o principal órgão de produção de hemácias. Durante o último mês de gestação e após o nascimento, as hemácias serão produzidas pela medula óssea.

3 Glóbulos Vermelhos – Produção de hemácias
A medula óssea de todos os ossos produz hemácias até os cinco anos de idade. A partir dos 20 anos de idade a medula dos ossos longos torna-se gordurosa e não produz mais hemácias. Acima dos 21 anos, as células vermelhas são produzidas na medula dos ossos membranosos, tais como as vértebras, o esterno, as costelas e o ilíaco. Mesmo nesses ossos, a medula torna-se menos produtiva com o avançar da idade.

4 Maturação das hemácias – necessidade de vitamina B12 e Ácido Fólico
As duas vitaminas são importantes para a maturação final das hemácias. Anemia perniciosa: Insuficiência da maturação devido à absorção reduzida da vitamina B12, devido a má absorção pelo trato grastrintestinal. O ácido fólico é um constituinte normal dos vegetais verdes, algumas frutas, fígado e outras carnes. Entretanto é destruído facilmente durante o cozimento, ou seja, prejudicando mais ainda pessoas com doenças do trato gastrointestinal.

5 Hemácias - 1 Hemácias também são chamadas glóbulos vermelhos ou eritrócitos. Apresentam-se na corrente circulatória, onde sua principal função é o transporte de oxigênio. Isto só pode ser realizado por meio de ligação fraca e reversível deste gás com a hemoglobina. A hemoglobina por sua vez é sintetizada nos eritrócitos jovens, e é constituída por quatro grupos heme e pela globina .

6 Hemácias - 2 Anemia É qualquer fator que leve a diminuição da capacidade de transporte de O2 pelo sangue, como a diminuição do nº de hemácias. O principal estímulo para a produção de hemácias é a hipóxia, isto é, a diminuição do oxigênio circulante.

7 ANEMIAS As anemias abaixam a viscosidade do sangue, o que diminui a resistência do fluxo sangüíneo nos vasos periféricos. Desta forma, o sangue retorna ao coração em quantidade maiores, sobrecarregando o seu trabalho. A hipoxia produz vasodilatação, aumentando ainda mais o volume de sangue que chega ao coração. Taquicardias, hiperpnéia, fraqueza e palidez são sintomas comuns nas anemias

8 Anemia por perda de Sangue
Perda Aguda de sangue: Traumatismo Aneurisma Lesões ulcerosas Período menstrual Perda Crônica de sangue: Neoplasias digestivas Verminoses Úlcera péptica

9 Anemia Perniciosa Anemia bastante grave que pode provocar a morte e é de difícil cura. A sua causa é a diminuição orgânica da vitamina B12 ou ácido fólico. Para que se dê a divisão e a maturação da hemácia, é necessária a presença desta vitamina em tx normais. A diminuição de vitamina B12, leva a uma diminuição na síntese de DNA, diminuindo o nº de mitoses.

10 Anemia Aplástica É um tipo de anemia na qual a medula óssea deixa de funcionar, paralisando sua produção de hemácias. Ocorre após exposição de raios gamas provenientes de contaminação nuclear e raio-X. Alguns agentes químicos também são causadores: DDT, tolbutamida, benzeno.

11 Anemia Falciforme Nesta forma de anemia, as hemácias apresentam, além da hemoglobina A (que é normal), uma hemoglobina S, que é uma má formação genética. Quando este tipo de hemoglobina é exposto a baixas concentração de O2, forma cristais no interior das hemácias, dando à célula uma formato de foice. Estas células obstruem a microcirculação, provocando destruição de tecidos, necroses e dor lancinante.

12 Anemia Talassêmica Também de fundo hereditário ligada à má formação da cadeia da hemoglobina. Neste caso as hemácias são finas, pequenas e frágeis e se rompem com facilidade quando circulam pelos capilares através dos tecidos.

13 Eritroblastose Fetal Esta anemia é determinada pela ação hemolítica de anticorpos da mãe Rh negativa desenvolvendo contra o fator Rh positivo do feto. A reação antígeno-anticorpo aglutina as hemácias, que se rompem.

14 Anemia Ferropriva Trata-se do tipo mais comum de anemia.
Instala-se pela deficiência de ferro, que é fator importante na formação da hemoglobina.

15 Conseqüências clínicas – 2
A policitemia é condição em que há uma produção exagerada de glóbulos vermelhos. O hematócrito dessas pessoas ultrapassa o valor normal de 50%. Os fumantes apresentam um certo grau de policitemia devido à menor captação de O2 pela hemoglobina e ao aumento do CO2 circulante.

16 Metabolismo do Ferro -1 Devido à importância do ferro para a formação da hemoglobina, é essencial entender a maneira pela qual o Fe é utilizado pelo organismo. Quando o ferro é absorvido do intestino delgado, combina-se rapidamente com uma betaglobulina. Pequenas quantidades de ferro do reservatório de estoque são armazenadas sob forma insolúvel camada hemossiderina, que depois ira se transformar em transferrina. O ferro então esta ligada levemente com uma molécula globina e, pode ser liberado para qualquer célula em qualquer ponto do organismo.

17 Metabolismo do Ferro -2 As pessoas que não possuem quantidades adequadas de transferrina no sangue têm deficiência no transporte de Fe para os eritoblastos. Desse modo causando grave anemia hipocrômica . Isto é, diminuição no número de hemácias que contêm menos hemoglobina do que o normal.

18 Metabolismo do Ferro - 3

19 Fatores de Coagulação Quando um vaso sangüíneo é lesado ou traumatizado, três processos acontecem: Constrição e Agregação Mecanismos da coagulação

20 Constrição e agregação
Imediatamente, os vasos afetados pela lesão contraem-se (constrição), reduzindo o fluxo sanguíneo. Também, as plaquetas, estimulados pelo colágeno exposto das células danificadas começam a agrupar-se (agregação). A agregação proporcionam um selo temporário a um ambiente para a coagulação acontecer. As plaquetas liberam uma série de substancias, que promovem a constrição e a agregação.

21 Mecanismos da coagulação
A coagulação – transformação do sangue em estado sólido – pode ser iniciada por meio de mecanismos diferentes, um intrínseco e outro extrínseco. O mecanismo intrínseco é ativado quando o plasma entra em contato com as superfícies do vaso danificado. O mecanismo extrínseco é ativado quando a tromboplastina tissular entra em contato com um dos fatores de coagulação

22


Carregar ppt "Glóbulos Vermelhos A principal função dos glóbulos vermelhos, também conhecidos como eritrócitos é transportar a hemoglobina. A hemoglobina por sua vez."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google