A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HEMOPROTEÍNAS. *Hemoglobina é uma metaloproteína, que contém ferro e que transporta oxigênio nas células sangüíneas vermelhas de vertebrados e outros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HEMOPROTEÍNAS. *Hemoglobina é uma metaloproteína, que contém ferro e que transporta oxigênio nas células sangüíneas vermelhas de vertebrados e outros."— Transcrição da apresentação:

1 HEMOPROTEÍNAS

2

3 *Hemoglobina é uma metaloproteína, que contém ferro e que transporta oxigênio nas células sangüíneas vermelhas de vertebrados e outros animais. *Mioglobina é uma metaloproteína, que contém ferro e que armazena oxigênio no músculo. HEMOPROTEÍNAS

4 Mioglobina: 1 cadeia com 153 aminoácidos Hemoglobina: 4 cadeias com ~ 150 aminoáciidos HEMOPROTEÍNAS

5 HEMOGLOBINA - ESTRUTURA É um tetrâmero composto de dois tipos de cadeias de globina. Existem duas cadeias de cada tipo, sendo que um deles contém 141 aminoácidos e o outro contém 146 aminoácidos. Cada cadeia proteica está ligada a um grupo heme; estes possuem um íon de ferro no seu centro, que forma seis ligações coordenadas: quatro com átomos de N do grupo planar de porfirina, uma a um átomo de N da proteína e outras a uma molécula de O2.

6 HEMOGLOBINA - ESTRUTURA É uma proteína alostérica, pois a ligação e a liberação do oxigênio é regulada por mudanças na estrutura provocadas pela própria ligação do oxigénio ao grupo heme. Esta proteína é quase esférica, tendo aproximadamente 55 Å de diâmetro e massa molecular de aproximadamente 64000

7 HEMOGLOBINA - ESTRUTURA

8 Tipos de Hemoglobina Embrionária: Gower 1 (ξ2ε2) Gower 2 (α2ε2) Hemoglobina de Portland (ζ2γ2) Fetal: Hemoglobin F (α2γ2) Adultos: Hemoglobina A (α2β2) - O tipo mais comum. Hemaglobina A2 (α2δ2) - cadeias δ são sintetizadas no último trimestre após o parto, seu nível normal é de aproximadamente 2.5% Hemoglobina F (α2γ2) - No adultos a Hemoglobina F é restrita a uma população de células vermelhas (hemácias) chamadas células F.

9 Distribuição do Oxigênio A distribuição é feita através da interação da hemoglobina com o oxigênio do ar (que pode ser inspirado ou absorvido, como na respiração cutânea). Devido a isto, forma-se o complexo oxi- hemoglobina, representado pela notação HbO2. Chegando às células do organismo, o oxigênio é liberado e o sangue arterial (vermelho) transforma- se em venoso (vermelho arroxeado). A hemoglobina livre pode ser reutilizada no transporte do oxigênio. A hemoglobina distribui o oxigênio para as todas as partes do corpo irrigadas por vasos sanguíneos.

10 Hemoglobinopatias mais comuns Talassemia é um distúrbio no qual não são produzidas cadeias de hemoglobina. HbS HbC HbE HbD-Punjab HbO-Arab HbM Hb Lepore

11 HEMOGLOBINAS

12

13

14


Carregar ppt "HEMOPROTEÍNAS. *Hemoglobina é uma metaloproteína, que contém ferro e que transporta oxigênio nas células sangüíneas vermelhas de vertebrados e outros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google