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Projeto de monografia Etapas de elaboração. Monografia Sentido etimológico Monos – um só Graphus – escrever A escrita de um único assunto Academicamente,

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1 Projeto de monografia Etapas de elaboração

2 Monografia Sentido etimológico Monos – um só Graphus – escrever A escrita de um único assunto Academicamente, podemos dizer: Tratamento escrito e aprofundado de um só assunto Tratamento escrito e aprofundado de um só assunto, de maneira descritiva e analítica, em que a reflexão é a essência Sistematiza o resultados das leituras, observações, críticas e reflexões feitas pelo acadêmico

3 Planejamento da Pesquisa Fase decisória escolha do tema, definição e delimitação do problema da pesquisa Fase construtiva Construção de um plano de pesquisa Fase redacional Organização das idéias de forma sistematizada visando a elaboração do projeto

4 Fase decisória Escolhendo o objeto de estudo Motivações pessoais Meu interesse Meu tempo Meu domínio teórico do assunto Motivações institucionais Relevância para a Corporação Não esta ligada a aplicabilidade prática Pode ser um estudo de dilemas teóricos vivenciados Análise das possibilidades Informação acerca do tema escolhido Disponibilidade de material de pesquisa Valor científico Valorização do trabalho Originalidade Novidade Importância

5 Formulando o Problema Construção de um questionamento que interroga o objeto dimensões crítica da realidade dilema teórico Forma de construção do texto Identificar o problema Contextualizar o problema Demonstrar a necessidade do estudo Destacar o que se pretende com a pesquisa

6 Formulando o Problema Exemplo Contextualizar o problema Na visão de Quandt (2005) as organizações estão cada vez mais dependentes de informações previamente tratadas, que garantam um posicionamento estratégico no mercado. Desta sorte, a utilização de unidade de inteligência desponta, do ponto de vista teórico, como uma nova metodologia e uma nova forma de abordagem ao planejamento e à administração estratégica das organizações, no que concerne o seu processo tomada de decisão. Identificar o problema Mas, como uma área emergente de conhecimento, a inteligência enfrenta muitas questões sobre o seu efetivo papel no processo de tomada de decisão, bem como, a sua implementação eficaz nas organizações de diversos setores da economia.

7 Formulando o Problema Exemplo Demonstrar a necessidade do estudo O processo decisório das organizações atua com um imenso volume de informações disponíveis, originárias dos fluxos informacionais, formais e informais, que ocorrem tanto no ambiente interno quanto externo da organização. Tal volume torna o trabalho de estruturação da informação altamente complexo e, muitas vezes, demasiadamente longo e disperso na organização se confrontado com sua necessidade premente em estabelecer estratégias de curto, médio e longo prazo que a torne competitiva e apta a atuar em um mercado globalizado. O que se pretendo com a pesquisa Com base na perspectiva acima narrada, para fins deste estudo, questiona-se: como se dá o processo de controle dos fluxos informacionais dentro de uma unidade de inteligência, considerando esta como uma unidade de informação que suporta o processo decisório?

8 Justificando a relevância da pesquisa Prisma: pessoal, profissional,organizacional e social Exemplo: pessoal O projeto de pesquisa se justifica antes de tudo pela grande relevância e perfeita integração de sua temática quando contraposto a direção, já estabelecida, das pesquisas do Núcleo de inteligência Competitiva da Unisul. profissional A IC, embora reconhecida como uma área emergente de conhecimento, carece de pesquisas científicas que versem sobre processos de IC voltados ao ambiente empresarial brasileiro, fato que, em si, já é suficiente para remeter os estudiosos desse assunto ao trabalho de pesquisa.

9 Justificando a relevância da pesquisa Prisma: pessoal, profissional, organizacional e social. Exemplo: organizacional Além disso, é importante destacar o crescimento significativo do volume de investimentos de empresas brasileiras na montagem de sistemas de IC. Contudo, há ainda pouca pesquisa consistente em IC sendo realizada pelas universidades brasileiras. social Destaca-se, ainda que, pesquisas em IC, além do alcance multidisciplinar, que favorece o desenvolvimento de várias áreas de conhecimento, aproximam os ambientes acadêmico e empresarial, criando demandas de ensino qualificado através da experimentação e da aplicação das pesquisas de IC.

10 Formulando a hipótese antes O que o autor visualiza, antes de realizar a pesquisa. Resolve provisoriamente o problema Formas de construção: Lógica: desenvolvimento de argumentos baseados em conceitos e teorias. Empírica: desenvolvimento baseado em outras pesquisas.

11 Formulando a hipótese Exemplo A IC constitui, do ponto de vista teórico, uma nova metodologia e uma nova abordagem de apoio ao planejamento e à administração estratégica das organizações e para a sua tomada de decisão. Partindo do presente pressuposto, são listadas abaixo as hipóteses levantadas para o presente trabalho: Hipótese um Não se chega à Inteligência pelo acesso passivo à informação ou, ainda, pelos conhecimentos apenas transmitidos nas escolas e nas universidades. A criação da Inteligência exige o desenvolvimento de novas metodologias, novas contribuições do pensamento e, de fato, novos modelos mentais. Hipótese dois A sistematização de métodos de coleta e monitoramento das informações contribuirá para maior precisão e confiabilidade do conhecimento produzido, garantido uma maior eficiência das decisões.

12 Identificando os objetivos Objetivo Geral: Expressa a ação a ser empregada para alcançar a resolução do problema, perspectiva geral. Objetivos específicos: Ações intermediárias e instrumentais que permitem atingir, concretamente, o objetivo geral, são os passos percorridos. Obs.: Verbos comumente utilizados para formulação de objetivos: demonstrar, verificar, identificar, descrever, analisar, propor...

13 Identificando os objetivos Exemplo Objetivo Geral Analisar a construção e os processo de utilização das estruturas de inteligência como gestoras do fluxo informacional necessário ao processo decisório das organizações.

14 Identificando os objetivos Exemplo Objetivos específicos Descrever o fluxo informacional existente em uma unidade de informação/inteligência. Identificar as dificuldades gerenciais concernentes à administração do fluxo de informações. Analisar processos de utilização de unidades de informação como gestoras do fluxo informacional no processo decisório. Descrever experiências práticas de unidades de informação como gestoras do fluxo de informações. Destacar as melhores práticas de gestão do fluxo informacional por unidade de informação.

15 Elaborando a revisão preliminar da literatura sustentação teórica e/ou empírica A revisão de literatura fornece a sustentação teórica e/ou empírica, para a formulação das hipóteses. Estabelece breve discussão teórica do problema. Indica o modelo teórico que suporta a hipótese. Obs.: O uso das citações deve obedecer aos padrões estabelecidos pela NBR 10520:02, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

16 Elaborando a revisão preliminar da literatura Estrutura para elaboração Introdução (uma a duas laudas) Ambientação do trabalho –contexto sócio político econômico Histórico Desenvolvimento (três a cinco laudas) Identificação dos principais conceitos que serão utilizados Descrição do modelo teórico que suportará a pesquisa –Autores –pesquisas Conclusão (uma a duas laudas) Fundamentar, brevemente, as hipóteses Referenciar e destacar a importância da pesquisa

17 Indicando a metodologia Descrever os procedimentos que serão utilizados no desenvolvimento do estudo Alguns passos a serem observados: Método de abordagem Tipo de pesquisa Técnicas de pesquisa

18 Método de abordagem Dedutivo O raciocínio parte do geral para chegar ao particular (LAKATOS,2000,p.257) Indutivo O Raciocínio vai do particular para o geral (LAKATOS,2000,p.255)

19 Tipo de pesquisa Quanto a sua natureza Pesquisa básica Gera novos conhecimentos. Não há aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses (UFCS/PPGEP/LED,2003, p. 20) Pesquisa Aplicada Gera conhecimentos de aplicação pratica. Apresenta soluções de problemas específicos. Envolve verdades locais e interesses locais (UFCS/PPGEP/LED,2003, p. 20)

20 Tipo de pesquisa Quanto ao objetivo Exploratória Torna explicito o problema o a hipótese Envolve levantamento bibliográfico, entrevistas, analise de exemplos Assume a forma de pesquisa bibliográfica e estudo de caso Descritiva Descreve características de determinada população Envolve coleta padronizada de dados: questionários e observação sistemática Assume a forma de levantamento (UFCS/PPGEP/LED,2003, p. 21)

21 Técnicas de pesquisa Pesquisa bibliográfica busca explicar o problema a partir de referências teóricas publicadas em livros ou congêneres Abrange toda a bibliografia já publicada em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, livros, revistas, monografias, radio, vídeo, internet, etc. Não se confunde com a mera reprodução do que já foi escrito, mas seu estudo propicia um enfoque ou abordagens novas, com conclusões inovadoras Pesquisa documental Elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico Estudo de caso Estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos Permite amplo detalhamento do conhecimento Levantamento Quando a pesquisa envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer

22 Cronograma Deve ser Realista

23 Referências Listar a bibliografia utilizada citada Com base nas NBR 6023:02, da Associação Brasileira de Normas Técnicas –ABNT.

24 Linguagem Regras Ser objetivo Ser impessoal Dicas Ser simples e direto evita erros Frases curtas evitam erros de concordância Palavras estrangeiras devem ser evitadas, quando necessário devem ser grifadas em itálico Linguagem “difícil” não é sinônimo de erudição Anote todas as idéias que surgirem durante uma leitura Empilhar xerox sem comentar aumenta a probabilidade de não saber mais o que leu A monografia bem escrita é aquela faz um leigo compreender o assunto tratado

25 Apresentação gráfica Papel branco formato A4 Digitação Espaço 1,5 para o texto e simples para citações longas Alinhamento justificado, exceto: nota de rodapé e referências Todos os títulos precedidos de numeração devem ser alinhados à esquerda Fonte Arial ou Times New Roman Tamanho 12 para o texto e 10 para citações longas Margens Superior 3,0 cm Inferior 2,0 cm Esquerda 3,0 cm Direita 2,0 cm Parágrafo 2,0 cm, recuo da primeira linha a partir da margem esquerda Citação longa, 4,0 cm a partir da margem esquerda Paginação Numeradas seqüencialmente no canto superior direito Páginas contadas a partir da capa Numeradas a partir do primeiro título numerado, in casu: tema

26 Normas para citações NBR 105:20

27 Citações Citação Direta São as informações, idéias e sugestões extraídas de outras fontes e mencionada no texto do trabalho. Transcrição literal das palavras do autor consultado respeitar a grafia e a pontuação original; Usada para enriquecer e dar crédito ao trabalho, fornecer exemplos de pontos de vistas semelhantes ou divergentes.

28 Citação Direta de até 4 linhas Inserir no texto sem recuo Texto citado entre “aspas” Formas de citação: Fields e Kolb (2000, p. 81) afirmam “aqueles familiarizados com HTML e XML reconhecerão que esta é a sintaxe de comentário padrão para aquelas duas linguagens de marcação”. “Aqueles familiarizados com HTML e XML reconhecerão que esta é a sintaxe de comentário padrão para aquelas duas linguagens de marcação”.(FIELDS;KOLB, 2000, p. 81) Citações

29 Citação Direta com mais de 4 linhas Recuo de 4cm da margem esquerda digitadas em espaço simples mesma fonte do texto, em tamanho 10 sem aspas Exemplo Nas informações obtidas sobre a Comutação bibliográfica apresentamos o alerta de Gil (2002, p.76) a respeito dos direitos autorais: O comut permite às comunidades acadêmica e de pesquisa o acesso a documentos em todas as áreas do conhecimento (mediante cópias de arquivos de revistas técnico-científicas, teses e anais de congressos), exclusivamente para fins acadêmicos e de pesquisa, respeitando-se rigorosamente a Lei dos Direitos Autorais. Ou, O comut permite às comunidades acadêmica e de pesquisa o acesso a documentos em todas as áreas do conhecimento (mediante cópias de arquivos de revistas técnico-científicas, teses e anais de congressos), exclusivamente para fins acadêmicos e de pesquisa, respeitando-se rigorosamente a Lei dos Direitos Autorais. (GIL, 2002, p. 76) Citações

30 Citação indireta Interpretação das palavras do autor, não existe a transcrição literal do texto apresentando o conteúdo em outras palavras, sem perder a conexão com a obra citada. Exemplo Segundo GOMES e BRAGA (2002) é necessário verificar constantemente o produto de Inteligência Competitiva disseminado, visando mantê-lo adequado com as reais necessidades de informação da organização. É necessário verificar constantemente o produto de Inteligência Competitiva disseminado, visando mantê-lo adequado com as reais necessidades de informação da organização. (GOMES e BRAGA, 2002) Citações

31 Citação de citação Quando não é possível ter acesso direto a fonte original apud usa-se a expressão latina apud. Expressões em outro idioma devem estar em itálico Observar o número de linhas para efetuar, ou não, recuo Exemplo No entanto MEDEIROS (2003, apud FIORIN 1990, p. 241) comenta que “para entender com mais eficácia o sentido de um texto é preciso verificar as concepções correntes na época e na sociedade em que foi produzido”. Lê-se: Medeiros citado por Fiorin “Para entender com mais eficácia o sentido de um texto é preciso verificar as concepções correntes na época e na sociedade em que foi produzido”. (FIORIN 1990, p. 241 apud MEDEIROS, 2003, p.70). Lê-se: Fiorin citando Medeiros Citações

32 Particularidades Aspas simples ´ xxxx ´ - Usada em citações que já contém palavras ou frases entre aspas duplas “ xxx “ “Se você for esperto perceberá que aquela ‘senhora’ não é quem ela diz ser” Colchetes [ xxx ] – Usado para acrescentar um comentário ou explicação necessária no texto que está transcrito. “Se você for esperto perceberá que aquela ‘senhora’ [que costuma comprar jornal todos os dias] não é quem ela diz ser” Reticências [...] – Usada quando somente algumas partes do parágrafo interessam na citação direta. “O Sistema de Bibliotecas Universitárias de Santa Catarina estará disponível a comunidade [...] dependendo ainda de ajustes técnicos”. Citações

33 Referências NBR 6023:02

34 Referência Bibliográfica Livro impresso PARRA FILHO, Domingos; SANTOS, João Almeida. Apresentação de trabalhos científicos: monografia, TCC, teses, dissertações. 3. ed. São Paulo: Futura, 2000. Livro em meio eletrônico AZEVEDO, Aluísio de. Casa de pensão. 5. ed. São Paulo: Ática, 1989. Disponível em:. Acesso em: 10 jan. 2002.

35 Periódicos REVISTA BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. São Paulo. v.2 n. 4, set. 2005. 24 p. Artigo de periódicos em meio eletrônico PESSOA, Maurício. Eles estão aí, tensos e nervosos. Estado de Minas, Belo Horizonte, 15 mar. 2000. Economia. Disponível em:. Acesso em 16 mar. 2000. Referência Bibliográfica

36 Artigo de Jornal MINOSSO, Ana. Oposição questionada em laboratórios. Diário Catarinense, Florianópolis, 25 mar. 2004. Política, p. 11. Impressos Ferreira, Marisa Auxiliadora Mayrink Santos. As influências da vida escolar na escolha da profissão e na formação docente. 2003. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba, Uberaba. Sites UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA. Disponível em. Acesso em: 22 set. 2005. Referência Bibliográfica


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