A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Situação Jurídica do Estrangeiro no Brasil Milena Barbosa de Melo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Situação Jurídica do Estrangeiro no Brasil Milena Barbosa de Melo."— Transcrição da apresentação:

1 Situação Jurídica do Estrangeiro no Brasil Milena Barbosa de Melo

2 Direitos, passaportes e tipos de vistos:  Os indivíduos que estejam no território de um Estado do qual não sejam nacionais são estrangeiros.  Os Estados não são obrigados a admitir estrangeiros em seu território, quer provisoriamente, quer em caráter definitivo, por força da sua soberania e independência.

3  A admissão de estrangeiros configura-se ato discricionário do Estado, que pode estabelecer as condições que entender convenientes para a admissão de estrangeiros em seu território.  Contudo, o Estado não pode negar o ingresso de estrangeiros em seu território com base em motivos discriminatórios (raça, nacionalidade).

4  O passaporte é o documento que possibilita aos Estados o controle da entrada e saída dos estrangeiros em seu território.  O passaporte é, via de regra, expedido pela polícia de cada Estado (no Brasil, Polícia Federal).  Além de permitir o ingresso de um estrangeiro em outro Estado, o passaporte serve como documento de identificação pessoal.

5 No Brasil:  O passaporte pode ser classificado em quatro categorias: comum, oficial, diplomático e para estrangeiro.  No território nacional, os passaportes comuns e para estrangeiros são expedidos pelo Departamento de Polícia Federal, e os passaportes oficiais e diplomáticos são expedidos pelo Ministério das Relações Exteriores.

6 Passaporte Comum  É concedido a todo brasileiro que pretenda sair do território nacional ou a ele retornar.

7 Passaporte para estrangeiro  Ao apátrida e ao de nacionalidade indefinida;  Ao asilado e ao refugiado, devidamente reconhecidos nessa condição;  Ao nacional de País que não tenha representação no território nacional, nem que seja representado por outro país, ouvido, nesse caso, o Ministério das Relações Exteriores;  Ao estrangeiro comprovadamente desprovido de qualquer documento de identidade ou de viagem, e que não tenha como comprovar a sua nacionalidade;

8 Passaporte Oficial  Aos servidores da administração direta ou das autarquias, que viajem em missão oficial ou a serviço dos Governos Federal, Estadual e do Distrito Federal;  Às pessoas que viajem em missão relevante para o País, a critério do Ministério das Relações Exteriores;  Aos funcionários do Ministério das Relações Exteriores.

9 Passaporte Diplomático  Concedido ao Presidente da República, ao Vice Presidente e aos ex-Presidentes da República;  Ao Ministro de Estado, aos ocupantes de cargos de natureza especial e aos titulares de Secretarias vinculadas à Presidência da República;  Aos Governadores dos Estados e do Distrito Federal;  Aos funcionários da Carreira Diplomática, em atividade ou aposentados, e aos Vice- Cônsules em exercício;

10  Aos correios diplomáticos;  Aos Adidos das Forças Armadas;  Aos chefes de missões diplomáticas especiais;  Aos membros do Congresso Nacional no exercício do seu mandato;  Aos Ministros do STF e dos Tribunais Superiores da União;  Ao Procurador Geral da República;  Subprocuradores Gerais do MPF, pelo prazo de sua missão oficial no Exterior.

11 Laissez-passer  Documento de viagem diverso do passaporte;  Concedido pelo Departamento de Polícia Federal, no território nacional, e pelas missões diplomáticas ou repartições consulares brasileiras no Exterior, ao estrangeiro portador de documento de viagem não reconhecido pelo Governo Brasileiro, ou que não seja válido para o Brasil.

12  Em que pese a não-obrigatoriedade em admitir estrangeiros, não se tem notícia de Estado que se utilize dessa prerrogativa para fechar suas portas, sobreturo nos tempos atuais.  Contudo, a partir do momento em que o Estado admite o estrangeiro em seu território, passa a ter, em relação a ele, deveres.

13  Os direitos reconhecidos aos estrangeiros são os direitos humanos e os direitos civis e de família.  O estrangeiro goza da liberdade individual, da inviolabilidade pessoal, da liberdade de consciência, e outros correlatos.  O estrangeiro não tem, entretanto, direitos políticos, não podendo votar nem ser votado, tampouco habilitar-se a carreira estatutária no serviço público.

14  A entrada do estrangeiro no Brasil pode ocorrer sob diversos títulos.  Em linhas gerais, distingue-se o imigrante do forasteiro temporário.

15 Imigrante  É aquele estrangeiro que se instala em Estado que não o da sua nacionalidade com ânimo de permanência definitiva;

16 Forasteiro  É o indivíduo que ingressa no Estado estrangeiro a título temporário, como os turistas, estudantes e missionários.

17 Atividade

18  Tendo os portugueses sido os colonizadores do Brasil, deixaram aqui profundas marcas culturais. Há entre brasileiros e portugueses laços históricos e culturais múltiplos e profundos, que estão bem presentes na língua comum e constituem patrimônio insubstituível dos dois países. Nos termos das Considerandas do Tratado de Amizade e Consulta entre o Brasil e Portugal, celebrado em 1953, "afinidades espirituais, morais, étnicas e linguísticas, após mais de três séculos de história comum, continuam a ligar a Nação Brasileira e a Nação Portuguesa, do que resulta uma situação especialíssima para os interesses recíprocos dos dois povos".


Carregar ppt "Situação Jurídica do Estrangeiro no Brasil Milena Barbosa de Melo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google