Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Processamento de Informação
Universidade Castelo Branco – Três Rios Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges
2
Visual Auditivo Peso – gravidade Espaço – tempo Cognição = emoção
Memória Motor Sensorial Arquivo Motor Visual Auditivo Peso – gravidade Espaço – tempo
3
Estímulos proporcionados
Habilidades Motoras básicas – cognitivo – emotivo Aprendizagem Movimento Estamos aprendendo o tempo todo. Quanto mais rico motoramente for, mais inteligente será (ou melhor preparado para selecionar as respostas adequadas) e consequentemente mais preparado emocionalmente (respostas às experiências vividas). Ex: Aprender um movimento novo depois da maturidade; respostas erradas no período de formação; estímulos repetitivos – respostas condicionadas; Bambolê = Einstein; atletas de alto rendimento; profissionais de sucesso com descontrole emocional;
4
Experiência Motora Cognição (Memória – emoção….)
Responsabilidade do Profissional de Educação Física Professor é o mediador da aprendizagem – identifica as falhas e insuficiências – para trabalhar com nelas e com elas – Processo de INFORMAÇÃO
5
PROCESSO DE INFORMAÇÃO
Durante a aprendizagem, o aprendiz é basicamente um processador de informações. APRENDIZAGEM = ESTÍMULO - RESPOSTA Processamento de Informações
6
S R Órgão do Sentido e Mecanismos de Percepção
Memória – Atenção – Percepção – Concentração S Órgão do Sentido e Mecanismos de Percepção Mecanismo central de Processa-mento Mecanismo gerador de resposta R Feedback = Retro informação
7
“É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR APRENDA A ANALIZAR AS RESPOSTAS MOTORAS DE SEUS ALUNOS PARA ADEQUAR FATORES COMO: INSTRUÇÃO, COMPLEXIDADE DAS TAREFAS, QUANTIDADE DE PRÁTICA E ESTRATÉGIAS. DEIXANDO DE ORIENTAR SEUS PROCEDIMENTOS DO ENSINO UNICAMENTE POR UM PLANO RÍGIDO E PRÉ-ESTRUTURADO DE ATIVIDADES.”
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.