Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Componentes do Jornalismo Online
2
Nomenclaturas do jornalismo na internet
Jornalismo eletrônico Ciberjornalismo Webjornalismo Jornalismo digital Jornalismo Online
3
Por que digital ? Produção, transmissão e recepção da informação na web Meios, veículos, dispositivos e formatos. Newsletters Rádios, TV on-line, podcasts, SMS, Whatsapp, blogs, revistas e jornais on-line. Internet como meio/ computador como mediador/ ambiente comunicacional/incubadora de meios...
4
Por que Jornalismo Digital ?
Digitalização das informações Tradução digital Múltiplas Texturas (mídias) Independência das plataformas Convergência / transmídia / novas narrativas independência do suporte
5
Informação + Software Conteúdo Digital é Conteúdo + software
Publicação em Bancos de dados Acesso, busca, recuperação, processamento, arquivamento Memória e atualização contínua Interatividade liberação do pólo de emissão (Lúcia Santaella)
6
Por que Dinâmico? Digitalização traz o conteúdo dinâmico Atualizável
Móvel (animado) Acionável (interativo) Integrado com outras mídias Participativo e colaborativo
7
Como identificar este jornalismo?
O que não fica impresso? Os elementos dinâmicos (os que se movem e os que se modificam – banner digital) Acesso a outros blocos de informação – infográficos/ slide de fotos.
8
Como identificar ? O que une todas estas diferentes opções de publicação? O documento hipertextual.
9
Características do Jornalismo On-line
10
1 - Hipertextualidade Construção modular.
Links internos, externos, documentação, fontes, “saiba mais” etc. Diversas possibilidades de entrada e trajeto. Mecanismos de busca Ligações para áudio, vídeo, galerias de fotos, etc. Integração com mídias sociais
11
2 - Multimídia Disponibilização para download.
Compartilhamento com outras redes Questões de Direitos Autorais.
12
3 - Interatividade Telas sensíveis ao toque Alertas Feedback:
“índices” automáticos; Comentários; contatos com o profissional. Jornalismo Participativo Público como produtor de conteúdo e o jornalista como curador de notícias
13
4 - Personalização Navegação individual x leitura linear.
Planejamento - Projeção de perfis e segmentos de público/nicho Comunidades Grupos
14
5 – Atualização Contínua
Tempo real Periodicidade e fechamento da edição.
15
6 – Memória Viva Automatização das coberturas.
Onde termina a cobertura e começa o arquivo?
16
Competências exigidas
17
Uma boa notícia na web ? Parte de uma rede hipertextual de blocos de informação, interativa, em diversas mídias, atualizada continuamente, unindo desenvolvimentos atuais a elementos de arquivo, segundo as escolhas do usuário.
18
O que é comunicar bem online?
Compreender e utilizar os potenciais do meio e do formato adotado. Compreender a relação estabelecida com o público e as necessidade e exigências deste. Dominar o código de construção das mensagens.
19
O que é a boa notícia online?
Produzindo uma rede hipertextual coerente, interativa de verdade, registrando e considerando as escolhas do usuário, utilizando a mídia mais adequada a cada conteúdo, atualizando continuamente o conteúdo e, ao mesmo tempo, incorporando a memória na prática cotidiana de produção.
20
Como aprender? Analisando os bons e maus exemplos do jornalismo online no Brasil e no mundo (benchmarking) Mantendo um blog pessoal de conteúdo livre. Aprendendo a encontrar e selecionar fatos e fontes jornalísticas utilizando as ferramentas on-line. Produzindo textos jornalísticos especificamente para a web. Participando das discussões sobre as pautas mais promissoras, métodos e estratégias de trabalho. Produzindo e incorporando conteúdo em várias mídias. Heavy user de internet
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.