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CÓDIGOS DE BARRAS. INÍCIO  O sistema de foi criado nos Estados Unidos em 1973 e na Europa após três anos.  Os americanos usavam uma sequência numérica.

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1 CÓDIGOS DE BARRAS

2 INÍCIO  O sistema de foi criado nos Estados Unidos em 1973 e na Europa após três anos.  Os americanos usavam uma sequência numérica de 12 dígitos, os europeus optaram por um padrão com 13, em seguida foi adotado no resto do mundo.  em 2005 os dois sistemas foram unificados  foi criada em 1977 a "European Article Numbering Association" (EAN).  Iniciou no Brasil o código de barras na década de 80

3 ESPECIFICAÇÕES - EAN13 e EAN 08  Em 1983 a EAN Brasil foi fundada com a incumbência de disseminar e coordenar a codificação destes produtos. Cada empresa cadastrada recebe um código e cada produto que for colocado na gôndola, tem um número diferente. Para atender este mercado, foi criado o código de barras padrão EAN13 e EAN8.

4 LINGUAGEM  As barras são uma representação gráfica do código binário. Cada traço preto ou branco equivale a um bit (1 ou 0, respectivamente) e cada algarismo é sempre representado por sete bits.  As três primeiras barras mais compridas (uma branca no meio de duas pretas) são uma sinalização, indicando que a seguir vem o código do produto.

5 REGISTRO NACIONAL  Esses três primeiros números (789) indicam que o produto foi cadastrado no Brasil. Cada país tem uma combinação própria.  Para poder utilizar o Código de Barras no Brasil, a única maneira legal/Correta, será obter um prefixo numérico exclusivo para sua empresa. Assim, nenhuma empresa no Brasil ou no Mundo poderá utilizar um prefixo igual.

6 FABRICANTE  A segunda seqüência de números, que pode variar de quatro a sete algarismos, é a identificação da empresa fabricante. Esse número é fornecido por uma organização internacional, a EAN, que faz o controle para que não sejam distribuídos números iguais PRODUTO  A terceira seqüência identifica o produto em si. A numeração varia conforme o tipo, o tamanho, a quantidade, o peso e a embalagem do produto mesmo código de fabricante, ou seja, que foram feitos pela mesma empresa.

7 CHECAGEM FINAL  O último número é um dígito verificador. Ao ler todo o código do produto, o computador faz um cálculo complexo, somando, dividindo e multiplicando os dígitos anteriores. Se a leitura estiver correta, o resultado desse cálculo é igual ao do dígito verificador.  O último dígito serve apenas para confirmar a leitura correta do scanner. Se o resultado não bater com o esperado a leitura não é realizada.

8 SIGNIFICADO  O código é a representação gráfica da seqüência de algarismos que vem impressa logo abaixo dele.  As barras podem ser identificadas rapidamente, e sem risco de erros, por aparelhos de leitura óptica, mais usada pelos caixas de supermercado.  O que importa para identificar o produto é sua seqüência numérica, que também pode ser digitada manualmente pelos caixas.

9 CÓDIGO DE BARRAS PADRÃO EAN UTILIZADO NO BRASIL  EAN-13  EAN 08  EAN/UCC-14  EAN/ISBN  EAN/ISSN  UCC/EAN-128

10 OBJETIVO  O objetivo da adoção ao código EAN é proporcionar uma linguagem comum entre parceiros comerciais.  Cada produto terá um único código de identificação e pode ser utilizado por todos os estabelecimentos comerciais e dentro da própria indústria, contribuindo para a eficácia no processo de comercialização dos produtos, inclusive melhor gerenciamento para tomada de decisão.

11 ÓRGÃO REGULADOR  O Sistema é administrado em quase todo o mundo pela EAN Internacional, entidade presente em 141 países e à qual o Brasil está associado.  No Brasil, o sistema é gerido pela EAN BRASIL, mais conhecida como ABAC (Associação Brasileira de Automação Comercial), que tem a responsabilidade de disseminar as ferramentas do sistema EAN e administrar a numeração do Código Nacional de Produtos (Código de Barras EAN) em todo o Brasil. O Código Nacional de Produtos segue o padrão da EAN International.

12 BENEFICIO  Um número exclusivo é alocado para cada unidade. O número EAN em si mesmo é a chave para acessar uma base de dados que contém informações precisas sobre a unidade. Sua não-significação permite seu uso e sua exclusividade permite seu uso através das fronteiras.  São seguros os números EAN incluem um dígito de controle que garante a captura segura dos dados.

13 ABRANGÊNCIA  A abrangência é uma invenção que atende pelo nome de Radio Frequency Identification (RFID) o que significa "Identificação por Radiofreqüência".  Seu início teve durante a II Guerra Mundial quando os aliados utilizaram aparelhos deste tipo para distinguir seus próprios aviões dos inimigos.  Essa invenção acabou mudando do setor militar para o industrial na década de 90, quando o Massachussets Institute of Technology aperfeiçoou e fez com que as informações fossem armazenadas em chips

14 SEM CÓDIGO DE BARRAS COMO SERIA.  Nos anos 90 no Brasil nos supermercados, por exemplo, o funcionário do caixa procurava a etiqueta de preço de cada item e digitava o valor em sua máquina registradora, o controle era praticamente todo manual.  Com a entrada dos microcomputadores no Brasil, houve uma revolução na administração de varejo. O funcionário do caixa, ao invés de simplesmente somar preços, passou a entrar com o código dos produtos, e o sistema informatizado fazia o resto, com a tecnologia melhorou e muito esses processos mais mesmo assim ainda é possível melhorar.

15 CONCLUSÃO.  Os sistemas de informação estão transformando a maneira como o trabalho é conduzido e como os produtos e serviços são produzidos através da Automação Comercial. Independentemente do tamanho, cada vez mais as organizações necessitam dos sistemas de informação para reagir aos problemas e oportunidades do ambiente de negócios globais de hoje.  Com todos esses processos de automatização através dos códigos de barras as empresas poderão contar com um atendimento mais rápido a seus clientes, evitar erros de digitação involuntária e maior confiabilidade em relação ao seu estoque.


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