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Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2011. Carlos Freire - 2014.

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1 Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2011. Carlos Freire

2 Pesquisa Quantitativa
PESQUISA DE MERCADO Pesquisa Quantitativa Carlos Freire – 2014

3 PESQUISA DE MERCADO Cálculo da amostra Carlos Freire – 2014

4 . Teoria dos Grandes Números, Pequenos Erros
PESQUISA DE MERCADO Cálculo da Amostra . Teoria dos Grandes Números, Pequenos Erros Vamos supor que para uma população com mais de 10 mil elementos, considerando-se coeficiente de confiança de 95,5% e margem de erro de mais ou menos 3%, tenhamos uma amostra de elementos. Se a população for elevada para 100 mil e considerando os mesmos parâmetros a amostra deverá ser de algo em torno de entrevistas. Carlos Freire – 2014

5 Finita: n= ∂².p.q .N e².(N-1)+ ∂².p.q Onde: PESQUISA DE MERCADO
Fórmula para o Cálculo da Amostra Finita: n= ∂².p.q .N e².(N-1)+ ∂².p.q Onde: Carlos Freire – 2014

6 N = Universo. Número total de indivíduos que podem ser entrevistados
PESQUISA DE MERCADO Fórmula para o Cálculo da Amostra Finita: n= ∂².p.q .N e².(N-1)+ ∂².p.q Resumindo: n = Tamanho da Amostra ∂ = Grau de confiança. Percentual de respostas que se encontra dentro do Erro Amostral. Definido pelo cliente e pesquisador. Utiliza fator constante de Tabela de Equivalência. p e q= probabilidade de ocorrência de cada uma das variáveis. Soma sempre é = 100. N = Universo. Número total de indivíduos que podem ser entrevistados e = Erro Amostral. Variação em pontos percentuais para mais ou menos. Definido por cliente e pesquisador. Carlos Freire – 2014

7 PESQUISA DE MERCADO Fórmula para o Cálculo da Amostra ERRO AMOSTRAL e o TAMANHO DA AMOSTRA seguem sentidos contrários. Quanto maior o tamanho da amostra, menor o erro cometido e vice-versa. e Carlos Freire – 2014

8 PESQUISA DE MERCADO Fórmula para o Cálculo da Amostra GRAU DE CONFIANÇA Ele estabelece um limite para interpretação dos resultados, ou seja, significa que há uma probabilidade do resultado obtido no levantamento estar correto.   α 95% é um número aceito e mais usado de nível de confiança. Carlos Freire – 2014

9 Tabela de equivalência
PESQUISA DE MERCADO Fórmula para o Cálculo da Amostra GRAU DE CONFIANÇA Tabela de equivalência Percentual Equivalência 68% 90% ,645 95% ,96 95,5% 99% ,575 99,7% Carlos Freire – 2014

10 Porcentagem pela qual o fenômeno se verifica
PESQUISA DE MERCADO Fórmula para o Cálculo da Amostra Porcentagem pela qual o fenômeno se verifica É um cálculo estimativo, em que percebe-se dois números. 1º Proporção populacional de indivíduos que pertence a categoria que estamos interessados em estudar = p 2º Proporção populacional de indivíduos que NÃO pertence à categoria que estamos interessados em estudar= q Teremos então -> p.q Sempre p+q=100 Carlos Freire – 2014

11 Finita: n= ∂².p.q .N e².(N-1)+ ∂².p.q PESQUISA DE MERCADO
Fórmula para o Cálculo da Amostra Finita: n= ∂².p.q .N e².(N-1)+ ∂².p.q A UNINORTE deverá fazer uma pesquisa com alunos da Cidade Nova que totalizam pessoas. A intenção é quantificar a opinião dos alunos em relação aos cursos que oferece. Deseja que se obtenha: Erro=5 e Margem de Confiança de 95,5% Carlos Freire – 2014

12 Deseja que se obtenha: Erro=5 e Margem de Confiança de 95,5% N = 3.000
PESQUISA DE MERCADO Fórmula para o Cálculo da Amostra A UNINORTE deverá fazer uma pesquisa com alunos da Cidade Nova que totalizam pessoas. A intenção é quantificar a opinião dos alunos em relação aos cursos que oferece. Deseja que se obtenha: Erro=5 e Margem de Confiança de 95,5% N = 3.000 e = 5% ∂ = 95,5% p x q = 50 x 50 Tabela de equivalência Percentual Equivalência 68% 90% ,645 95% ,96 95,5% 99% ,575 99,7% Carlos Freire – 2014

13 PESQUISA DE MERCADO Fórmula para o Cálculo da Amostra Finita: n = ∂².p.q .N e².(N-1)+ ∂².p.q (2)2*50*50*3000 (5)2*(3000-1)+(2)2*50*50 n = 353,04 Carlos Freire – 2014

14 Finita: n = ∂².p.q .N e².(N-1)+ ∂².p.q PESQUISA DE MERCADO
Fórmula para o Cálculo da Amostra Finita: n = ∂².p.q .N e².(N-1)+ ∂².p.q Pesquisa de intenção de voto. Universo: número de eleitores na cidade de Manaus. Pesquisar TSE q = 50 q = 50 Deseja que se obtenha: Erro=5 e Margem de Confiança de 95,5% Carlos Freire – 2014

15 PESQUISA DE MERCADO Fórmula para o Cálculo da Amostra Finita: n = ∂².p.q .N e².(N-1)+ ∂².p.q (2)2*50*50* (5)2*( )+(2)2*50*50 n = 401,43 Carlos Freire – 2014

16 1 entrevista / 8,5 indivíduos Caso 2: N = 1.142.785 indivíduos
PESQUISA DE MERCADO Fórmula para o Cálculo da Amostra Caso 1: N = indivíduos n = 353,04 entrevistas 1 entrevista / 8,5 indivíduos Caso 2: N = indivíduos n = 401,43 entrevistas 1 entrevista / indivíduos Carlos Freire – 2014

17 É a consolidação das informações levantadas no campo.
PESQUISA DE MERCADO Pesquisa Quantitativa - Tabulação É a consolidação das informações levantadas no campo. Pode ser feita manualmente ou com o auxílio de softwares específicos; Pesquisas pequenas não compensam a utilização de softwares; Carlos Freire – 2014

18 Pergunta: O que você achou desta mala?
PESQUISA DE MERCADO Pesquisa Quantitativa – Tabulação/ Tipo de pergunta Perguntas abertas devem ser pré-codificadas por tabuladores experientes; Pergunta: O que você achou desta mala? É muito boa, resisitente, fácil de carregar, prática, de qualidade, forte etc Respostas: É muito boa/ de qualidade… A Resitente/ forte… B Fácil de Carregar/ prática C Após agrupar, tabular como pergunta fechada simples. Carlos Freire – 2014

19 PESQUISA DE MERCADO Pesquisa Quantitativa – Tabulação/ Tipo de pergunta Questões fechadas simples. Soma das menções por item; total; percentual. Pergunta: Dentre as cores de automóvel, qual destas é de sua preferência? Item Menções % Amarelo 134 13,2 Vermelho 233 22,9 Verde 146 14,4 Azul 504 49,6 Total 1017 100,0 Carlos Freire – 2014

20 Coluna do número de respostas, última linha (somatória)
PESQUISA DE MERCADO Pesquisa Quantitativa – Tabulação/ Tipo de pergunta No Excel: Coluna do número de respostas, última linha (somatória) Célula do número de menções / célula do total de menções F4 X 100 Reduz casas depois da vírgula a uma; Seleciona e arrasta. Conferência: somatória dos percentuais deve ser igual a 100. Carlos Freire – 2014

21 PESQUISA DE MERCADO Pesquisa Quantitativa – Tabulação/ Tipo de pergunta Questões fechadas simples. Soma das menções por item; total; percentual. Pergunta: Na escolha de um automóvel qual é o principal item de avaliação? Item Menções % Velocidade 87 Segurança 315 Consumo 214 Revenda 401 Total Carlos Freire – 2014

22 Pergunta: Você consome frutas frescas diariamente?
PESQUISA DE MERCADO Pesquisa Quantitativa – Tabulação/ Tipo de pergunta Cruzamentos são seleções específicas estabelecidas no plano de tabulação Pergunta: Você consome frutas frescas diariamente? Sexo % Idade % Local % Desc Itens Total Masc Fem 15/19 20/25 mais de 30 SP RJ MG AM SIM 100 15 85 13 47 40 25 20 35 Cruzamentos SIM x Masc x 20/25 x MG = 0,15 x 0,47 x 0,20 x 100 = 1,41% SIM x Fem x 15/19 x AM = Carlos Freire – 2014

23 Tabulação de questões de avaliação
PESQUISA DE MERCADO Pesquisa Quantitativa – Tabulação/ Tipo de pergunta Tabulação de questões de avaliação Quando você vai escolher um trabalho, qual é sua prioridade? Entregar cartela. (Salário; Realização Profissional; Realização Pessoal e Prazer) 1a Resposta E a segunda prioridade? 2ª Resposta E a terceira? 3ª Resposta E a quarta/ 4ª Resposta Carlos Freire – 2014

24 Realização Profissional 8 Realização Pessoal 10 Prazer Total 23
PESQUISA DE MERCADO Pesquisa Quantitativa – Tabulação/ Tipo de pergunta Quadro de Respostas 1 2 3 4 Salário 6 5 Realização Profissional 8 Realização Pessoal 10 Prazer Total 23 Carlos Freire – 2014

25 Realização Profissional 8 Realização Pessoal 10 Prazer Total 23
PESQUISA DE MERCADO 1 2 3 4 Salário 6 5 Realização Profissional 8 Realização Pessoal 10 Prazer Total 23 Ponderado 4 3 2 1 Total % Salário Realização Profissional Realização Pessoal Prazer Carlos Freire – 2014

26 Realização Profissional 8 Realização Pessoal 10 Prazer Total 23
PESQUISA DE MERCADO 1 2 3 4 Salário 6 5 Realização Profissional 8 Realização Pessoal 10 Prazer Total 23 Ponderado 4 3 2 1 Total % Salário 16 18 8 5 47 20,4 Realização Profissional 32 24 6 66 28,7 Realização Pessoal 12 15 20 55 23,9 Prazer 62 27,0 230 100 Carlos Freire – 2014

27 1 2 3 4 Velocidade 14 6 27 45 Segurança 26 38 Consumo 34 15 33 10
PESQUISA DE MERCADO Pesquisa Quantitativa – Tabulação/ Tipo de pergunta Quadro de Respostas Quesitos avaliados na compra de automóvel. 1 2 3 4 Velocidade 14 6 27 45 Segurança 26 38 Consumo 34 15 33 10 Revenda 18 23 Total 92 Carlos Freire – 2014

28 1 2 3 4 Velocidade 14 6 27 45 Segurança 26 38 Consumo 34 15 33 10
PESQUISA DE MERCADO 1 2 3 4 Velocidade 14 6 27 45 Segurança 26 38 Consumo 34 15 33 10 Revenda 18 23 Total 92 Ponderado 4 3 2 1 Total % Velocidade Segurança Consumo Revenda Carlos Freire – 2014

29 1 2 3 4 Velocidade 14 6 27 45 Segurança 26 38 Consumo 34 15 33 10
PESQUISA DE MERCADO 1 2 3 4 Velocidade 14 6 27 45 Segurança 26 38 Consumo 34 15 33 10 Revenda 18 23 Total 92 Ponderado 4 3 2 1 Total % Velocidade 56 18 54 45 173 19,7 Segurança 104 76 42 14 236 26,9 Consumo 136 66 23 270 30,8 Revenda 72 36 197 22,4 876 99,8 Carlos Freire – 2014

30 Relatório e da apresentação
PESQUISA DE MERCADO Relatório e da apresentação O relatório e sua apresentação são produtos tangíveis do esforço de pesquisa. O relatório serve como registro histórico do projeto. Se essa etapa não receber a atenção adequada, o valor do projeto será muito diminuído perante a administração. O envolvimento de muitos gerentes de marketing no projeto é limitado ao relatório escrito e à apresentação oral. Avaliam a qualidade do projeto todo com base na qualidade do relatório e na apresentação. Influencia decisões futuras sobre pesquisa e fornecedores.

31 Processo de preparação e apresentação do relatório
PESQUISA DE MERCADO Processo de preparação e apresentação do relatório Antes de escrever o relatório, o pesquisador deve discutir os resultados, as conclusões e as recomendações mais importantes com os tomadores de decisão dos clientes. O pesquisador deve se resumir a apresentar os resultados estatísticos, deixando as conclusões para os tomadores de decisão. Em sendo pertinente o pesquisador pode apresentar análises sobre determinados resultados.

32 PESQUISA DE MERCADO Formato do relatório Capa Índice Sumário executivo
Principais conclusões Recomendações Definição do problema Histórico do problema Declaração do problema Temas de abordagem Modelo de pesquisa Tipo de metodologia da pesquisa Necessidades de informação c. Coleta de dados de fontes secundárias Coleta de dados de fontes primárias Elaboração e pré-teste do questionário Técnicas de amostragem Trabalho de campo Resultados Conclusões e recomendações Anexos Questionários e formulários Tabelas

33 PESQUISA DE MERCADO Formato do relatório
Capa: deve incluir o título do relatório, as informações (nome, endereço e número de telefone) sobre pesquisador ou a organização que realizou a pesquisa, o nome do cliente para quem o relatório foi preparado e a data do comunicado. Índice: deve listar os tópicos analisados e os números apropriados das páginas. Sumário executivo: é uma parte extremamente importante do relatório, uma vez que muitas vezes essa é a parque que os executivos lêem. Deve descrever concisamente o problema, a abordagem, o modelo de pesquisa, os principais resultados, as conclusões e as recomendações.

34 PESQUISA DE MERCADO Formato do relatório Definição do problema: essa seção do relatório apresenta o histórico do problema, discute a análise dos dados secundários – quando houver – e os fatores que foram considerados. Deve mostrar claramente qual é o problema investigado. Temas de abordagem / objetivos específicos: mostra, em forma de itens, todos os temas e subtemas estudados e abordados pelo estudo realizado.

35 PESQUISA DE MERCADO Formato do relatório Modelo de pesquisa: a seção sobre o modelo de pesquisa deve especificar os detalhes sobre como a pesquisa foi realizada. Isso inclui o método de pesquisa, o público-alvo, a amostra, a margem de erro, o tipo de coleta de dados e a data da realização do trabalho de campo.

36 PESQUISA DE MERCADO Formato do relatório Resultados. Esta seção normalmente é a parte mais longa do relatório e pode ser composta de vários capítulos. Muitas vezes, os resultados são apresentados não apenas no nível agregado, mas também no nível do subgrupo/clusters (segmentos de mercado, área geográfica, idade, sexo, renda, classe socioeconômica etc.). Os resultados devem ser organizados de forma coerente e lógica. A apresentação deve ser direcionada aos componentes do problema da pesquisa de marketing e às necessidades de informação que foram identificadas.

37 Momento em que são tratadas quaisquer perguntas da gerência.
PESQUISA DE MERCADO Formato do relatório A apresentação ajudará a gerência a compreender e a aceitar o relatório escrito. Momento em que são tratadas quaisquer perguntas da gerência. Muitos executivos formam sua primeira e duradoura impressão sobre o projeto com base na apresentação. Chave para a apresentação eficaz: preparação. Roteiro Direcionada para o espectador Deve ser treinada várias vezes Auxílios visuais – tabelas e gráficos Manter contato visual e interagir com a platéia Deve ser interessante e convincente Não usar: né, sabe, certo

38 PESQUISA DE MERCADO Formato do relatório O trabalho do pesquisador não termina com a apresentação oral. Ele deve ajudar o cliente a compreender e implementar os resultados e tomar quaisquer medidas necessárias de follow-up. Deve avaliar todo o projeto de pesquisa de marketing enquanto ele ainda estiver nítido em sua mente.

39 PESQUISA DE MERCADO Formato do relatório Vídeo

40 PESQUISA DE MERCADO Formato do relatório Dúvidas ?


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