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Os desafios da violência, da inversão de valores e suas consequências na Educação Luiza Elena L. Ribeiro do Valle www.ribeirodovalle.com.br.

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1 Os desafios da violência, da inversão de valores e suas consequências na Educação Luiza Elena L. Ribeiro do Valle www.ribeirodovalle.com.br

2 A Violência acontece com insistência à nossa volta, causando indignação dentro das escolas, nos protestos de rua, nos esportes, dentro de casa ou em disputas por terra ou por negócios ou até, aparentemente, sem razões.

3  A ação dos educadores em relação aos jovens e à violência na atualidade é tema que não pode ser ignorado ou descuidado.  As mudanças de práticas de professores, fundamentadas em conhecimentos atualizados, podem contribuir para uma construção coletiva na elaboração de estratégias de ensino, produzindo novas possibilidades de compreensão da sociedade pelo diálogo e dinâmica reflexiva.

4  O objetivo desta discussão é refletir sobre a violência, as transformações culturais e a importância dos valores sociais, considerando suas consequências no convívio em sociedade.

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7  Que novos dados empíricos podem levar para a avançar na compreensão do estresse na atividade do professor?  É possível associar o estresse aos distúrbios do sono? Jornal Folha de São Paulo

8  Estresse e sono estão relacionados. Ambos estão presentes na prática educacional e interferem no desempenho do trabalho do professor.

9  O estresse ocupacional é definido como um desequilíbrio que provoca reações físicas, cognitivas, emocionais e comportamentais quando as exigências excedem as capacidades, os recursos ou as necessidades do trabalhador  (INOCENTE, 2007)

10 Os estímulos são processados no córtex, onde há a ativação dos aferentes, de origens externa e proprioceptivo, que atravessam o Mesencéfalo e o Sistema Límbico e são recebidos pelo tálamo. O tálamo envia as informações para o Hipotálamo, que sintetiza os hormônios responsáveis pela liberação e inibição de outras secreções.

11 O estresse ocorre quando se rompe o equilíbrio do organismo:  Alerta ou alarme – aumento da pressão arterial, liberação de glicose pelo fígado, aumento da freqüência respiratória e dilatação das pupilas.  Resistência – tentativa de se adaptar  Quase-exaustão - ansiedade e vulnerabilidade a doenças (enfraquecimento)  Exaustão (Burnout) aparecimento da doença ou a morte. (Lipp & Malagris, 1995) Estresse ocupacional: motivo de preocupação

12  ansiedade,  pânico,  tensão,  angústia,  alienação,  tédio,  dificuldades interpessoais,  dúvidas quanto a si próprio,  preocupação excessiva,  inabilidade para relaxar,  irritabilidade crônica,  inquietação,  depressão,  raiva,  hipersensibilidade emotiva,  descontrole com comida e bebida e transtornos do sono

13  O sono do professor não tem sido alvo de programas preventivos, como se não merecesse tal atenção. O desconhecimento desse processo cria uma lacuna que pode trazer consequências muito prejudiciais.

14  Deterioração da memória e aprendizagem.  Alterações nas funções executivas (tomadas de decisões ).  Lentificação no desenvolvimento raciocínio matemático..  Rebaixamento da atenção, concentração. Aumento do tempo de reação.  Tarefas Psicomotoras sofrem um déficit significativo.  Mudanças na atividade metabólica cerebral, na regulação da temperatura e do sistema imunológico e aumento na sensibilidade à dor.  Transtornos psiquiátricos, neurológicos e cognitivos.  Há um declínio gradual da força muscular.  Alterações no sistema nervoso autônomo (temperatura corporal, pressão arterial, frequência cardíaca, resistência elétrica da pele, etc.).  Sinais de irritabilidade, fadiga e irritação. Alterações na visão.  Disfunções nas habilidades psicossociais.

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16  Sintomas de Estresse e DS Pittsburgh n% Mau dormidor 7746,7 Bom dormidor 8853,3 Variáveln% Estresse Não6841,2 Resist.6438,8 Quase exausto10,6 Exaustão3219,4 Fisico Não12978,2 Sim3621,8 Psico Não9658,2 Sim6941,8 Total165100

17  Intervenções e os procedimentos adotados devem estar ancorados em pesquisas  Coerência nos aspectos: cultural e conceitual em relação ao indivíduo, grupo, organização e sociedade.

18 Coping Estressor potencial Evento Irrelevante Evento benigno Avaliação Primária Qual é o significado desse evento? Como afetará meu bem estar? Evento Estressante PrejuízoDesafio Recursos sociológicos de Coping Avaliação Secundária O que eu posso fazer? Quanto irá custar? Qual é o resultado que espero? Resultado Estou me sentindo melhor? Ameaça Recursos pessoais de Coping Estratégias de Coping Focado no problema Focado na emoção

19  Manter horários regulares para dormir.  Evitar ingerir bebidas cafeinadas.  Praticar atividades físicas, exceto próximo ao horário de dormir.  Evitar bebidas alcoolicas  Evitar o tabagismo.  Manter um local tranquilo e confortável para dormir.  Ambiente só para dormir.

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21  O conhecimento sobre resolução de conflitos em sala de aula mostra-se essencial para os educadores, conforme apontam pesquisas empíricas e a realidade diária, que não oferece a segurança dos valores éticos e dos limites educacionais necessários para a formação de pessoas conscientes, ajustadas, autonômicas e felizes.  Obrigada!


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