TEMAS E DILEMAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL DESAFIOS E CAMINHOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Área do conhecimento: Biologia
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
Secretaria da Educação e Cultura
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Informática na Educação
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Educação no contexto do Trabalho
Avaliação Educacional
MOTIVAÇÃO. MOTIVAÇÃO COMO OS PROFESSORES TENTAM MOTIVAR Atribuição de pontos extras aos alunos. Professor passa uma atividade e anota quem fez Coloca.
IDENTIDADE VIRTUAL.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
Educação básica de qualidade para todos
Projeto Educação Virtual para o Município Instituto Edumed Campinas EduVirt.
Novos Modelos de Empresa Graduação através do ensino pela Internet para as classes C e D da cidade de Belém (PA) Alexandre Rodrigues Duarte Angélico Erika.
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Reunião de Alunos Escola de Educação Básica São Ludgero
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
/ / Década de SAIR.
PROJETO SALA DE PROFESSOR
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
ENCONTRO NACIONAL DO ENSINO PARTICULAR E COOPERATIVO SPGL-FENPROF, LISBOA, 4 DE JULHO DE 2015 SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE MANUELA ESTEVES INSTITUTO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Novos Modelos de Empresa
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Education at a Glance 2015 Brasil Camila de Moraes Corinne Heckmann
O computador como Meio e como Fim...
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
ROTEIRO DE AULA MÓDULO 12 POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR.
Programa da Presidenta Dilma Roussef Mais Mudanças Mais Futuro 1.
Desafios do financiamento à Educação no Brasil Vitória-ES, 06 de maio de Secretaria de Estado da Fazenda.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Novas Tecnologias para Educação Superior e os Procedimentos de Ensino Apuena Vieira Gomes Secretaria de Educação a Distância – SEDIS Universidade Federal.
II SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SC CUSTO ALUNO X QUALIDADE E AS POSSIBILIDADES DE FINANCIMENTO Criciúma, 02 de Julho.
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES – Julho 2013 EIXO I O Plano Nacional de Educa ç ão e o Sistema Nacional de Educa ç ão: notas acerca.
Transcrição da apresentação:

TEMAS E DILEMAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL DESAFIOS E CAMINHOS Profa. Tania Zagury

DÉCADA DA EDUCAÇÃO PRETENDIA Todos os alunos do Ensino Fundamental em horário integral Todos os professores com carreira e salários dignificados Todos os docentes com formação em nível superior e trabalhando em sua área de formação Todas as escolas com infraestrutura básica e além... 27/04/2017 www.taniazagury.com.br

RETRATO DAS ESCOLAS BRASILEIRAS EM 2006 27/04/2017 75% não tinham biblioteca 91% não tinham laboratório de ciências 80% não tinham sala de vídeo 62% não tinham computadores 83% não tinham laboratório de informática 80% não tinham acesso à Internet 2011 ! www.taniazagury.com.br

2010 – Ranking ONU Brasil = Zimbábue (que tem o menor IDH do mundo) IDH (de 0 a 1) Escolaridade média de maiores de 25 anos = 7,2 (ideal 13,2) Análise com 169 países Brasil = 73º. lugar IDH = 0,699 27/04/2017 www.taniazagury.com.br Brasil = Zimbábue (que tem o menor IDH do mundo) 16% crianças de 9 anos já têm defasagem ano/série

IDEB 2013 27/04/2017 www.taniazagury.com.br

SOBRE EDUCAÇÃO NA FINLÂNDIA 40 NOS SEM MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO COMEÇAM A IMPLEMENTAR A INTERDISCIPLINARIEDADE (IMPLANTAÇÃO SOMENTE EM 2016) DOCENTES QUE ACEITAREM TESTAR, RECEBERÃO INCENTIVOS FINANCEIROS PROFESSOR É AUTÔNOMO EM SALA DE AULA NÃO HÁ ESCOLAS PRIVADAS (EXCEÇÃO: ENSINO DIFERENCIADO, MAS ALUNOS NADA PAGAM... SÓ HÁ ESCOLAS PÚBLICAS: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE É PARA TODOS, INDEPENDENTEMENTE DA SITUAÇÃO ECONÔMICA PROFESSORES SÃO OUVIDOS SEMPRE QUE SE PRETENDE INTRODUZIR MUDANÇA TODA AÇÃO DE MUDANÇA PASSA PRIMEIRAMENTE POR SÉRIO TREINAMENTO DOCENTE (ANTES DA IMPLANTAÇÃO).

SOBRE EDUCAÇÃO NO BRASIL Entre 2010 e 2014 alunos do 1º. ano do ensino médio e docentes de escolas públicas de vários municípios receberam tablets do governo. Um ano depois, a maioria os havia trocado por roupas, tênis e até drogas. Outros venderam ou inutilizaram pelo uso inadequado... O material entregue não veio formatado, os professores não haviam sido treinados para uso didático. Não houve um projeto prévio, nem orientação sobre o uso. E assim...

SABEMOS PARA ONDE ESTAMOS INDO? E EM 2014 ? SABEMOS PARA ONDE ESTAMOS INDO? www.taniazagury.com.br

DESAFIOS 27/04/2017 www.taniazagury.com.br

DESAFIOS PRINCIPAL - REDESCOBRIR IDENTIDADE DA ESCOLA Somos DE FATO o que as mídias QUEREM QUE SEJAMOS? (Showmen? Aulaespetáculo? Cantores? Músicos? Acróbatas?) Somos os que tratam problemas pessoais? (dos alunos, da sociedade e da família?) - OU somos os construtores do futuro e do saber? (que instrumentalizam para vida profissional ?) OUTROS IMPORTANTES DESAFIOS Continuidade de metas, projetos e métodos Propostas novas – discutidas por quem executa (DOCENTE NA SALA DE AULA), do ponto de vista de necessidades de infraestrutura, capacitação e exequibilidade Liberdade de ação docente em sala de aula Formação docente de alto gabarito e treinamento permanente em serviço www.taniazagury.com.br

Projeto MEC 2021 Brasil c/ Média 6,0 (OCDE HOJE) Por que somente em 2021? O Brasil pode esperar? 27/04/2017 100% COM biblioteca física e/ou virtual 100% COM laboratório de ciências 100% COM infraestrutura básica (água encanada, luz, sem goteiras etc.) 100% COM sala de vídeo 100% COM computadores p/ uso burocrático e de dados c/ internet BL 100% COM laboratório de informática 100% COM USO de recursos financeiros programado em função de objetivos www.taniazagury.com.br

ALGUNS CAMINHOS(*)... Fazer da educação, ciência Medidas ou mudanças Só após avaliadas as reais necessidades, possibilidades de aplicação e resultados ( em projetos-piloto) Desvincular educação e política partidária Investir em Educação Básica o que se investe no Ensino Superior (1/3) – inverter tendência atual Atualização docente intensiva Docentes em exercício (cursos compactos - conteúdo, metodologias e avaliação) Docentes com remuneração igual a dos demais profissionais de MESMO nível Exigência de desempenho com base em avaliação nacional. (*) in O professor refém, porque fracassa o ensino no Brasil Zagury,T., Record, RJ, 2006 27/04/201727/04/2017 www.taniazagury.com.br

MAS, ATENÇÃO! Devemos estar abertos a novas ideias, projetos métodos e técnicas – sem eliminar o pensar, estudar e analisar com independência, sem “achismos”, mas também sem pré-julgamentos. O professor precisa agir e se apresentar como especialista embasado (que DEVE ser) agir e argumentar como tal. 27/04/2017 www.taniazagury.com.br

Obrigada! 27/04/2017 www.taniazagury.com.br

twitter.com/#!/taniazagury 27/04/2017 CONTATOS Tel 21 2236-3302 E-mail: tania@taniazagury.com.br Site e twitter www.taniazagury.com.br twitter.com/#!/taniazagury www.taniazagury.com.br