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Aula: Tomás de Aquino.  Período da escolástica  Características: Surgimento das primeiras universidades – abertura do acesso ao conhecimento Revalorização.
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Transcrição da apresentação:

 Contexto:  Desenvolvimento tecnológico Influência da rev. Industrial Perspectiva otimista Ex: positivismo; Hegel  Críticas ao racionalismo exacerbado do iluminismo Ex: Romantismo; Schopenhauer

 Teorias:  Evolucionismo (Darwin)  Psicanálise (Freud) Ataques à centralidade e à noção de essência imutável do ser humano

 Correntes:  Romantismo  Idealismo  Marxismo  Positivismo  Utilitarismo e pragmatismo

 Perspectiva histórica  História como desenvolvimento da razão (ou espírito “geist”)  História com sentido

 Razão como algo que se desenvolve em processo (e não como estrutura dada e permanente) Consciência individual só é possibilitada pelo reconhecimento do outro e nas relações com a natureza. Na história é possível apontar diferentes estágios no desenvolvimento dessas relações e da consciência. Ex: Dialética do senhor e do escravo

 Movimento dialético Tese / Antítese / síntese (sucessivamente)

 Momentos do espírito: Indivíduo, sociedade, Deus  Graus do espírito subjetivo Consciência, autoconsciência, Razão  Graus do espírito objetivo (concretizações sociais): Direito, moralidade, eticidade Estado: Desenvolvimento mais completo (racional)

Ex:. Do “cada um por si” até a noção de igualdade e fraternidade. Das determinações hierárquicas que não reconhecem os direitos dos subordinados, dos sistemas escravocratas, das moralidades restritas a cada comunidade até os direitos universais. Das famílias, passando pelas tribos, Pólis, impérios, feudos até os Estados Nacionais. Da compreensão dos primeiros seres humanos até a nossa. Analogia com o crescimento de cada indivíduo, e comparação com outras espécies

 A história culminaria no desenvolvimento da consciência do espírito absoluto, que seria justamente a obra de Hegel.  A sua obra seria a revelação consciente de todo esse processo, com a autocompreensão do espírito absoluto.  Sendo assim, seria o fim da história

 Tem a ver com:  Futuro, desenvolvimento técnico, otimismo e pessimismo  Romantismo: razão x sentimentos; crítica ao tecnicismo  Movimento dialético em diversas situações  Questão do reconhecimento do outro (ex: minorias, questão racial e de classes)  Razão como processo (Hegel e Freud) – maioridade penal, educação

 Para acessar o arquivo da aula e conteúdos relacionados: