Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
O desafio de ensinar rompe barreiras, a educação a distância busca empregar o máximo de recursos para que a informação chegue aos seus participantes. O emprego das tecnologias existentes proporciona a facilidade nas atividades propostas. “Romper Barreiras”
Desenvolvimento e utilização de AVEA Desenvolvimento do AVEA: Tipo de formação desejada; Propósito institucional; Disponilização da certificação. Construção do AVEA: Definição de um modelo pedagógico que considere: Tecnologias a serem empregadas Qualidade ergonômica das interfaces.
Desenvolvimento e utilização de AVEA Funcionalidades: Administração ; Gerenciamento acadêmico; Avaliação; Acompanhamento e monitoramento da aprendizagem; Suporte Bibliotecário. Necessidades: Equipe multidisciplinar que atua com o professor no planejamento e na preparação dos materiais; Estabelecimento de critérios e indicadores avaliativos que meçam o desempenho da ferramenta AVEA.
Princípios Fundamentais no Processo de Comunicação Multiplicidade – Relaciona-se à possibilidade de utilização simultânea de diversas linguagens de comunicar/informar; Acessibilidade – Universalização da distribuição do acesso;
Princípios Fundamentais no Processo de Comunicação Conectividade – comunicação interligada entre diferentes sistemas; Interatividade – sistemas onde usuários possam interagir, interferindo nos documentos e recodificando as informações;
Disponibilizar Para que ocorra a interação dos sujeitos dentro da modalidade de aprendizagem a distância é preciso que seja estabelecidas formas de comunicação, sejam elas síncronas e assíncronas possibilitando a todos o inter-relacionamento.
AVEA Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Sustenta a mediação no EAD Ambiente que estimula a criatividade Alternam os modelos pedagógicos Construtivista e Instrucionista Amplia o espaço de aprendizagem Embasamento em um plano pedagógico de ação e gestão Congrega comunicação produção e compartilhamento AVEA Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem
OBRIGADO. Caxias do Sul, novembro de 2014 OBRIGADO! Caxias do Sul, novembro de 2014. Disciplina: Tecnologia e Educação Prof. Neiva Lariane Kuyven Alunos: André, Alexandre, Agenor, Cleber e Silvio