Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientandos Christiano Lima Santos Frederico Santos do Vale Orientador
Advertisements

Ferramentas Virtuais Profª. Msc. Marta Ouchar de Brito
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Margarete Lazzaris Kleis Delinea – Tecnologia Educacional
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Pontifícia Universidade Católica
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD no Moodle-Moot 2007.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Contexto de Educação a Distância
Interação com os Alunos
O Cenário Virtual.
Conceitos de Educação a Distância
Aprimoramento dos servidores do Judiciário através do ensino à distância 1º Congresso de Política Judiciária e Administração da Justiça.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Produção do conhecimento em EAD
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
Ivoti.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Escolhendo o nosso Futuro
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
SABERES E PRÁTICAS EM EAD: FORMANDO PROFISSIONAIS ATUANTES Verônica D. L. Araújo FUNDAJ Rita Melo UFPE.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Formação de Tutores a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
Pedagogia Específica. A educação online exige o desenvolvimento de um modelo pedagógico específico... Esse tipo de comunidade comtempla três Critérios.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
“Pesquisando sobre o trabalho por projeto” “Pesquisando sobre o trabalho por projeto” “DIVULGANDO A PESQUISA”
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
Eixo Temático: Tecnologia Assistiva promovendo o processo ensino- aprendizagem das Pessoas com Deficiência Intelectual. USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Conhecendo o Ambiente de Curso. O Moodle É um software livre de apoio à aprendizagem (páginas de disciplinas e grupos colaborativos). Sistema para gerenciar.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Transcrição da apresentação:

Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD

O desafio de ensinar rompe barreiras, a educação a distância busca empregar o máximo de recursos para que a informação chegue aos seus participantes. O emprego das tecnologias existentes proporciona a facilidade nas atividades propostas. “Romper Barreiras”

Desenvolvimento e utilização de AVEA Desenvolvimento do AVEA: Tipo de formação desejada; Propósito institucional; Disponilização da certificação. Construção do AVEA: Definição de um modelo pedagógico que considere: Tecnologias a serem empregadas Qualidade ergonômica das interfaces.

Desenvolvimento e utilização de AVEA Funcionalidades: Administração ; Gerenciamento acadêmico; Avaliação; Acompanhamento e monitoramento da aprendizagem; Suporte Bibliotecário. Necessidades: Equipe multidisciplinar que atua com o professor no planejamento e na preparação dos materiais; Estabelecimento de critérios e indicadores avaliativos que meçam o desempenho da ferramenta AVEA.

Princípios Fundamentais no Processo de Comunicação Multiplicidade – Relaciona-se à possibilidade de utilização simultânea de diversas linguagens de comunicar/informar; Acessibilidade – Universalização da distribuição do acesso;

Princípios Fundamentais no Processo de Comunicação Conectividade – comunicação interligada entre diferentes sistemas; Interatividade – sistemas onde usuários possam interagir, interferindo nos documentos e recodificando as informações;

Disponibilizar Para que ocorra a interação dos sujeitos dentro da modalidade de aprendizagem a distância é preciso que seja estabelecidas formas de comunicação, sejam elas síncronas e assíncronas possibilitando a todos o inter-relacionamento.

AVEA Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Sustenta a mediação no EAD Ambiente que estimula a criatividade Alternam os modelos pedagógicos Construtivista e Instrucionista Amplia o espaço de aprendizagem Embasamento em um plano pedagógico de ação e gestão Congrega comunicação produção e compartilhamento AVEA Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem

OBRIGADO. Caxias do Sul, novembro de 2014 OBRIGADO! Caxias do Sul, novembro de 2014. Disciplina: Tecnologia e Educação Prof. Neiva Lariane Kuyven Alunos: André, Alexandre, Agenor, Cleber e Silvio