Diretrizes para Ead na Educação Superior CONTEE Luiz Dourado Sào Paulo, 04/03/2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IX Seminário Nacional dos Centros Universitários ANACEU | CESUMAR
Advertisements

Minuta de Decreto para Regulamentação da Educação a Distância
Novo cenário da EAD nos cursos superiores
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Universidade – Tecnologias – Articulação
Educação Superior a Distância Forgrad – maio/2005 Questões, tendências e políticas no âmbito do Ministério da Educação Prof. Rubens Martins
A Educação a Distância na perspectiva
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
FORMAL NO BRASIL: Outros Desafios Contemporâneos
Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva
SINAES: Concepções e Diretrizes
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Fundamentos Legais da Avaliação
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Aprova o Plano Nacional da Educação-PNE
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
NOVOS INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES, CURSOS E PÓLOS E OS REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EaD Profa Dra Rita Borges.
Sistema Universidade Aberta do Brasil
CONAE 2010 Formação de Profissionais do Magistério e Educação a Distância Carlos Bielschowsky (substituindo o Prof. Celso Costa, diretor da Capes) Ministério.
Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO APROVADOS PELO.
Prof. Dr. David Lopes Neto
Reunião SINPRO - RS Porto Alegre, 24 de novembro de 2005 Prof. Hélio Chaves Filho Diretor do Depto. de Políticas em EAD – SEED –
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Pró-Reitoria de Planejamento
PAINEL REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E SUPERVISÃO NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: ONDE ESTAMOS, PARA ONDE VAMOS. PALESTRANTE: Jorge Rodrigo Araújo Messias DEBATEDORES:
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
PNE: como tornar realidade Uma abordagem sobre o investimento Senador José Pimentel 31/7/2014 CXXXIII Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes.
Fórum Nacional de Educação
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
CURRÍCULO REFERÊNCIA Prof. Araci Hack Catapan
Participação do Segmento de Ensino Superior Particular O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Giolo, J. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p , out.-dez
Rio de Janeiro, 28 de Outubro de III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo.
Centro de Artes e Educação Física da UFRGS
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
“A A VALIAÇÃO E XTERNA DA E DUCAÇÃO S UPERIOR A D ISTÂNCIA ” S UZANA S CHWERZ F UNGHETTO Coordenadora – CGACGIES/DAES/INEP Rio de Janeiro | 09/Junho/2015.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Direito Educacional e Gestão Escolar
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO V ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE GESTORES A GESTÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA IES TEMA: O ESTADO DA ARTE DOS.
Antonio Heronaldo de Sousa Universidade do Estado de Santa Catrina.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
AVALIAÇÃO, GESTÃO E QUALIDADE
Antes de decidir, pense no estudante. Coordenação-Geral de Regulação da Educação Superior a Distância COREAD/DIREG.
Práticas de EaD nas Universidades Estaduais e Municipais do Brasil: cenários, experiências e reflexões.
Fórum EAD UFRGS Auditório do Polo de Apoio Presencial à EAD 12/08/2010 Sérgio Roberto Kieling Franco Secretário de Educação a Distância Silvestre Novak.
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
3ª Audiência Pública na Comissão de Educação do Senado da República IRIA BRZEZINSKI Brasília, 19 de agosto de.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
Marcos Regulatórios nas políticas de formação e valorização docente pós-LDB MAUÉS e CAMARGO¹.
Associação Universidade em Rede Profª Nara Maria Pimentel Universidade de Brasília - UnB Diretora de EaD/UnB Comitê de Coordenação Política da UniRede.
Senado Federal Comissão de Educação Cultura e Esporte Audiência Pública Marco Regulatório da Educação a Distância Prof. Dr. Luciano Sathler Associação.
EAD em Rede Universidades Associadas Estaduais e Municipais da ABRUEM.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

Diretrizes para Ead na Educação Superior CONTEE Luiz Dourado Sào Paulo, 04/03/2015

Comissão: Luiz Roberto Liza Curi (Presidente); Luiz Fernandes Dourado (Relator); Gilberto Gonçalves Garcia; Márcia Ângela da Silva Aguiar, Sérgio Roberto Kieling Franco e Yugo Okida. Reunião ampliada: Comissão e convidados: Mec, Inep, Capes, Conaes, entidades (Abed, Abruem, Anec, Andifes, Anfope,Anpae, Anped, Cedes, Cnte, Contee, Forumdir, SBF, SBPC, Unirede); Audiências públicas: CNE, Câmara dos Deputados, Senado. Discussões externas: Contee, Abruem, Abed, Andifes, Unirede, entre outros;

Bases Legais Estrutura: histórico, legislação e diretrizes; CF / LDB / DCNs; Sinaes – Lei /2004; Decreto 5.622/2005 – regulamenta ead no Brasil; Decreto 5.733/2006 – Regulação, supervisão e avaliação IES; PNE: Lei /14, aprovado e sancionado em junho 2014;

PNE Diretrizes, metas e estratégias; Metas: educação básica e superior; Formação de profissionais da educação;

Políticas e Gestão da Educação Superior Política e gestão complexa: múltiplos atores; diversificação e diferenciação institucional; Mercantilização e financeirização: fusões, aquisições; PDI/PPI/PPC > avaliação e regulação > organicidade projeto IES

Projeto de Resolução Projeto de Resolução Diretrizes Nacionais para a oferta de Cursos e Programas de Educação a Distância na Educação Superior Capítulo I Das Disposições Gerais; Capítulo II Do material didático, avaliação e acompanhamento da aprendizagem; Capítulo III Da Sede e dos Polos na Modalidade de Educação a Distância

Projeto de Resolução Capítulo IV Dos Profissionais do Magistério: Professor, Tutor e Gestor Capítulo V Dos Processos de Avaliação e Regulação de Educação a Distância CAPÍTULO VI Das Disposições Gerais e Transitórias

Políticas e gestão da educação superior Políticas de educação superior : expansão, interiorização e internacionalização; Ead como modalidade > Tripé metodologia, gestão e avaliação; múltiplas metodologias (didático-pedagógico explicitado > PPI > mediações pedagógicas...);

Políticas e Gestão da Educação Superior Política e gestão complexa: múltiplos atores/avaliação e regulação > organicidade; Equivalência cursos e programas > PP, tempo integralização, estágio supervisionado; Sede e pólo, parcerias> institucionalização;

Obrigado!