MONITORAMENTO ATMOSFÉRICO DOCENTE: MSc. SAMANTHA SOUSA GARCIA CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL 8º SEMESTRE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração de Marketing 1
Advertisements

Administração de Operações Semestre 2011/2
Poluição do ar CEN 0212 Poluição dos Ecossistemas Terrestres, Aquáticos e Atmosféricos 28/09/2012 Regina T.R. Monteiro
Ecotoxicologia Poluição Atmosférica 17/09/2012
Reações químicas.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Código
PROBLEMAS AMBIENTAIS.
ACESSO: 1. AUTORIA 2.AVALIAÇÕES.
Metodologia científica
Química da Madeira.
Palestrante: José Eustáquio Viola
Tratamento de Águas de Abastecimento
Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Prof.: Vinícius Quintas Souto Maior
Contrato Pedagógico – 2013/02
QUÍMICA NO COTIDIANO: ambiente I
Origem dos seres vivos.
MONITORAMENTO ATMOSFÉRICO
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte - FATERN Bioquímica Prof. Msc Brunno Macedo.
INFORMATIVO AOS ALUNOS 2007/2
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Planejamento Operacional da Produção
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais
Introdução a Engenharia de Alimentos
Sistemas Operacionais
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1 SI
Gerência de Centro de Informática Prof. Fabiano Sabha.
Contrato pedagógico Linguagem verbal midiática Segundo Semestre 2009
Sistemas Operacionais
O aquecimento global O aquecimento global é fenômeno caracterizado pelas alterações climáticas e o aumento da temperatura média do planeta, por fatores.
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
Sistemas de Informações Gerenciais
Segurança e Auditoria de Sistemas
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Contrato pedagógico Comunicação verbal midiática Segundo semestre 2010 Professora Doutora Míriam Cristina Carlos Silva.
Plano de Ensino AHP 2011.
Química ambiental – Problemas ambientais
Química Ambiental Atmosférica
USJT – Universidade São Judas Tadeu
Organização Normas e Qualidade
Identificação da atividade e do aluno
Professora Doutora Míriam Cristina Carlos Silva
IF672 cc Algoritmos e Estruturas de Dados
Banco de Dados Contrato Pedagógico.
Igor Steinmacher, MSc. EA31B - Computação I Engenharia Ambiental.
Banco de Dados - ADS Contrato Pedagógico.
Parabéns pela aprovação no
ELEMENTOS DE ELETROTÉCNICA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba-
Cálculo Diferencial e Integral I Aula de apresentação Profª Adriana Tozzi Primeiro Semestre 2014.
TRABALHO FINAL - ANÁLISE AMBIENTAL DE PRODUTOS E DE SUAS RESPECTIVAS CADEIAS PRODUTIVAS E CICLOS DE VIDA Professora: Cinthia Versiani Scott Varella Disciplina:
Física Geral e Experimental 3
Física Geral e Experimental 3
PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.
MONITORAMENTO QUALIDADE DO AR
CONDUÇÃO DA DISCIPLINA. INTERNET Todas as atividades relativas à disciplina encontram-se reunidas no “site” do Professor / docentes LOCAL/HORÁRIO.
Gustavo Camargo da Silva Igor Raineri Nunes João Pedro Cabral
Engenharia de Software Ludimila Monjardim Casagrande 2º Semestre Plano da Disciplina.
Gestão da Qualidade Aula 0 - Apresentação Aula 1
Filosofia da ciência.
Departamento de Engenharia de Materiais - DEMAR Tratamento de Minérios
1 MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS Prof a. Valdnéa Santos
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Química de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi Introdução a Engenharia de Alimentos.
E.E Dona Consuelo Muller Geografia – Professor Gilvano 1º Ano Noturno – Junho de 2013 Problemas Atmosféricos Urbanos.
Transcrição da apresentação:

MONITORAMENTO ATMOSFÉRICO DOCENTE: MSc. SAMANTHA SOUSA GARCIA CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL 8º SEMESTRE

EMENTA A evolução atmosférica. Fundamentos da composição e estrutura da atmosfera. Principais poluentes e seus efeitos na atmosfera. Padrões de qualidade do ar.

EMENTA Métodos de controle da poluição atmosférica; equipamentos de controle. Poluição e dispersão atmosférica. Estabilidade do ar. Transporte e dispersão de poluentes atmosféricos. Monitoramento de poluentes atmosféricos.

Justificativa da Disciplina Apresentar os fundamentos necessários para a compreensão da composição e estrutura atmosférica, seu funcionamento, manutenção; bem como a intervenção do homem sobre a mesma ao longo na história. Mostrar a evolução do estudo de monitoramento atmosférico para as diversas áreas da sociedade e como isso tem afetado a manutenção da vida na Terra. Investigar as consequências da poluição atmosférica sobre o Meio Ambiente e o Ambiente Construído, formas de medição e controle desenvolvidas para a mitigação de seus impactos negativos. Levar à reflexão quanto a importância da correta manutenção da atmosfera e de sua funcionalidade no que concerne ao controle de emissão de poluentes.

Objetivo da Disciplina  Fornecer aos alunos as condições para aprender os conceitos relacionados aos estudos atmosféricos, reações e intervenções na atmosfera.  Discutir sobre os impactos da poluição atmosférica nas atividades humanas, na vegetação, nos animais e materiais e como tudo isso interfere nas interações sobre a Terra.  Apresentar as evoluções do monitoramento atmosférico (formas de medição, cálculos e análises, aparelhos e métodos inteligentes) que tem interferido num planejamento correto das ações ambientais.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO FREQUÊNCIA: 75%; curso presencial. Atestado só é válido acima de 7 (sete) dias para abono de falta (NÃO DE NOTA); e deve ser entregue no SAA, e não para o Professor. Fora disso, a falta contará no limite dos 25%.FREQUÊNCIA: 75%; curso presencial. Atestado só é válido acima de 7 (sete) dias para abono de falta (NÃO DE NOTA); e deve ser entregue no SAA, e não para o Professor. Fora disso, a falta contará no limite dos 25%.

Abono de faltas: O abono de faltas desta disciplina só será realizado mediante apresentação de atestado médico (até 48h após o problema) ao SAA, sendo que este entrará em contato direto com o professor.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: os prazos para entrega de trabalhos/apresentação de seminários e outros devem ser respeitados. Contam como Avaliação Parcial.AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: os prazos para entrega de trabalhos/apresentação de seminários e outros devem ser respeitados. Contam como Avaliação Parcial. Os trabalhos deverão ser feitos de acordo com as normas da ABNT (Metodologia Científica)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Duas notas bimestraisDuas notas bimestrais Uma avaliação de segunda chamada (substituirá apenas uma Uma avaliação de segunda chamada (substituirá apenas uma Avaliação Oficial). Exame finalExame final

Avaliação de Segunda Chamada O aluno tem direito a realizar a Avaliação de Segunda Chamada na perda de uma das Avaliações Oficiais (I ou II), onde apenas uma nota será atribuída. TODO Nesta Avaliação, TODO o conteúdo será cobrado.

Não EXISTE AVALIAÇÃO DE SEGUNDA CHAMADA PARA AVALIAÇÃO PARCIAL.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Nota Bimestral Composta de: Avaliação Oficial: avaliação teórica com calendário definido (70%) Avaliação Parcial: atividade(s) variada(s): provas práticas, provas teórico - práticas, trabalhos, relatórios, etc. (30%)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Cálculo da Nota Bimestral B1: B1: avaliação oficial x 0,7 + avaliação parcial x 0,3 B2: avaliação oficial x 0,7 + avaliação parcial x 0,3

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Cálculo da Média M= B1+B2 2

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DIRETO (sem exame final): Média (M) ≥ 7,0. Se: 7,0 < Média ≥ 4,0 – Exame Final (E) Média Final: M + E 2 Aprovação: MF ≥ 6,0

IMPORTANTÍSSIMO: Média (M) = 6,9 NÃO é 7,0...PORTANTO (E). Média (M) = 3,9 NÃO é 4,0... Portanto, fique atento as suas notas!!!!

Nos dias de Avaliação: Calculadora científica; Pontualidade; Não será permito empréstimo de material; Atenção: Cola = Zero. Vista de Prova- Obrigatório.

Uso de aparelho celular: É proibido o uso destes dentro da sala de aula. Favor manter seus aparelhos no modo silencioso. Não atenda ligações dentro da sala de aula. Nos dias de avaliação, será extremamente proibido o uso do mesmo, lembrando que, se o professor abordar o aluno em contato com o celular, sua prova será imediatamente recolhida e dada nota zero.

Para uma boa convivência : 1)Dedicar-se ao curso, tanto em sala como fora dela; 2)Ser disciplinado; 3)Resolver as listas de exercícios e estudar pelo livro texto; 4)Deixar o celular desligado durante a aula; 5)Não consumir alimentos durante a aula 6)Não usar MP3, celulares, notebook, câmera etc. 7)Evitar ausentar-se da aula e Provas;

Para uma boa convivência : 9) Durante a prova é extremamente proibido ausenta- se da sala; 10) A interpretação da prova também faz parte da avaliação, evite ficar chamando o professor; 11) Tempo de prova é de 2 horas; 13) Horário do início da prova 8:00h.

2º Horário nos dias de Avaliação: O limite máximo para a entrada do aluno para realizar a avaliação serão de 20 minutos, passado este tempo será proibida a entrada. O tempo mínimo para a realização da prova são de 20 minutos, antes deste tempo, o aluno não poderá sair.

Conteúdo Programático AulaDataConteúdo/Atividade 101/08 Aula 208/08 Aula 315/08 Aula 422/08 Aula 529/08 Aula 605/09 Aula 712/09 Avaliação 819/09 Avaliação 926/09 Aula 1003/10 Aula 1110/10 Aula 1217/10 Aula 1324/10 Aula 1431/10 Aula 1507/11 Aula 1614/11 Aula 1721/11 Avaliação 1828/11 Avaliação 1905/ /12 Avaliação 2ª chamada 2119/12 Avaliação Exame Final

Bibliografia BENN F. R. & MC AULIFFE C. A. Química e poluição. Editora da USP, CETESB. Apostilas do curso de Tecnologia de Controle de Poluição por Material Particulado. São Paulo, CETESB. Apostilas do curso de seleção de equipamentos de controle da poluição do ar. São Paulo, LISBOA, H. M. Apostilas do curso de Controle da Poluição Atmosférica. Edição eletrônica. Disponível na Internet. ( LOVELOCK, JAMES. Gaia: cura para um planeta doente. ed. Cultrix, São Paulo, pg 187, MARGULIUS, S. Meio ambiente: aspectos técnicos e econômicos. Rio de Janeiro, IPEA/PNUD, 246p

Bibliografia complementar FRONDIZI, Carlos Alberto Título: Monitoramento da qualidade do ar: teoria e pratica. Rio de Janeiro: E-Papers, GOMES, João Título: Poluição atmosférica: um manual universitário. Edição: 2.ed. Porto: Publindústria, DERISIO, Jose Carlos Título: Introdução ao controle de poluição ambiental Edição: 3.ed. São Paulo: Signus, SPIRO, Thomas G; STIGLIANI, William M Título: Química ambiental Edição: 2.ed. São Paulo: Pearson, (importantes para a disciplina e estão disponíveis na Biblioteca)

EVOLUÇÃO ATMOSFÉRICA 3,5 bilhões de anos metano, amônia, vapor de água e neon, menos O 2 organismos unicelulares O 2 Mudança da composição atmosférica

EVOLUÇÃO ATMOSFÉRICA CH4 H CO 2

EVOLUÇÃO ATMOSFÉRICA GásVênusMarteTerraTerra* CO 2 96,5950,03598 N2N2 3,52,7791,9 O2O2 traços0,1321traços Argôniotraços1,61,00,1 Quadro 1: Composição química e termodinâmica da atmosfera de alguns planetas do Sistema Solar (%). (Jardim, 2001) * Composição provável antes do aparecimento da vida no planeta.

EVOLUÇÃO ATMOSFÉRICA Atualmente a atmosfera é composta por: 78% de nitrogênio 21% de oxigênio 0,9% de argônio 0,03% de dióxido de carbono O oxigênio que hoje compõe a atmosfera é quase todo produto da FOTOSSÍNTESE

EVOLUÇÃO ATMOSFÉRICA E A INFLUÊNCIA DO HOMEM???

EVOLUÇÃO ATMOSFÉRICA Cientistas acreditam que ela começou com a Revolução Agrícola Aumento da concentração de CO 2 produzido pelas queimadas para limpeza da terra

EVOLUÇÃO ATMOSFÉRICA Nos últimos 150 anos houve uma mudança bastante apreciável na concentração de alguns gases minoritários presentes na nossa atmosfera. O dióxido de carbono vem crescendo a uma taxa de 0,4% ao ano e o metano a 1% ao ano, enquanto os CFC's (clorofluor carbonetos) crescem a uma assustadora taxa de 5% ao ano, quadruplicando sua concentração média na atmosfera nas últimas quatro décadas

EVOLUÇÃO ATMOSFÉRICA Todos estes gases, ainda que minoritários, têm uma função muito importante na química da atmosfera, pois alguns são gases causadores do efeito estufa, outros destroem a camada de ozônio e alguns dos CFCs apresentam ambas propriedades com altíssima intensidade.