MODELO DE ATENÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO SUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Novos Rumos da Auditoria
Advertisements

APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Outubro 2009 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMSA/SUSBH PREFEITURA DE BELO HORIZONTE.
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO EXECUTIVA DE PROJETOS Incorporação Tecnológica em Hospitais Públicos Dr. M ARCOS V INÍCIUS L UCATELLI.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
ALAGOINHAS Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Departamento de Regulação, Auditoria, Controle e Avaliação/SUS
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretário: Celso Brito Miranda
MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE RESPONSÁBILIDADE DE TODOS
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
SAÚDE Compromissos de Governo.
Decreto nº 7.508/11 - Regulamentação da Lei nº 8.080/90
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
Avaliação da implantação das ações de Controle,
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
Enf. Lícia Maria Oliveira Pinho
REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA ESTADO DO PARANÁ
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
LINHA DO CUIDADO DO TRAUMA NA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS DO
Paulo de Tarso Monteiro Abrahão
Complexo Regulador Regional SUL - Itumbiara
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Angelo Augusto Paula do Nascimento
Regionalização Solidária.
Reunião Ordinária COSEMS/MG 20/08/2014. FUNDAMENTOS LEGAIS Portaria n.º 424 de 19 de março de 2013 – que redefine as diretrizes para a organização da.
DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE BELO HORIZONTE - OUT.2000 PBH/SMSA/DEPLAR/SISINF-NEPI.
TIPOS DE UNIDADE Reginalda Maciel.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
CONTEXTO HISTÓRITO DA IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DOS CONSÓRCIOS DE SAÚDE Primazia dos municípios Constituição Federal de 1988 Descentralização, atribuições.
MARIA AUXILIADORA ZANIN
Gestão da Saúde Pública
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
A Rede Mãe Paranaense Em 2011 a SESA iniciou o processo de implantação da Rede Mãe Paranaense com a introdução da estratificação de Risco das gestantes.
08/04/2015 Porto Alegre/RS Encontro com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do RS Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes,
ABRIL/2015 DADOS SAÚDE Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul.
A Saúde chegando até você
Princípio da Isonomia Lei 8.666/93.
PERFIL E REGULAÇÃO DO ACESSO
NOAS.
PRESTAÇÃO DE CONTAS 4º TRIMESTRE de 2004 SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Outubro – Dezembro 2004.
Enfermagem em Trauma e Emergência
A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO NA POLÍTICA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL DR. IVAN CASTELLI Brasília, 22 de agosto de 2014.
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
Secretaria Municipal de Saúde Conselheiro Lafaiete - MG
PROFESSOR: JORGE GUSTAVO DE OLIVEIRA DA SILVA. PERGUNTA QUANDO SURGIU A OBRIGAÇÃO DE FAZER LICITAÇÃO?
LICITAÇÃO.
Associação Brasileira
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
Componentes - Carlos - Carlota - Gabriely - Gerson - Luiz Eduardo.
PROPOSTA PARA IMPLANTAÇÃO DE AMBULATÓRIOS INTERMEDIÁRIOS NO ÂMBITO DA LINHA DO CUIDADO DA OBESIDADE E SOBREPESO
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
A GARANTIA DA ATENÇÃO A GARANTIA DA ATENÇÃO ESPECIALIZADA AMBULATORIAL ESPECIALIZADA AMBULATORIAL E HOSPITALAR PARA E HOSPITALAR PARA CONSOLIDAÇÃO DAS.
Belo Horizonte, 11 de novembro de A proximidade territorial da Gestão e Prestador como fator de avanço na garantia da Atenção à Saúde Mesa 2 :Relação.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Lei Orçamentária Anual – LOA Conceito:  A Lei Orçamentária Anual (LOA) é o orçamento propriamente dito, ou seja, a previsão de todas as receitas e autorização.
RELATÓRIO DE GESTÃO AUDIÊNCIA PÚBLICA 1º QUADRIMESTRE 2012.
DESAFIOS DA GESTÃO NA MACRO CARIRI. MACRORREGIÃO CARIRI População = hab REGIÕESPOPULAÇÃO Número de Municípios45 Icó Iguatu Brejo.
ATENÇÃO DOMICILIAR. População: habitantes, 3ª maior população do estado. Localização: Nordeste de SC no Médio Vale do Itajaí a 150 km da capital.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SAS DIRETORIA DE ATENÇÃO DE REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE Rede de Urgência e Emergência Princípios organizativos.
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
Projeto de Lei de Orçamento Anual da União - PLOA - Exercício 2015.
Transcrição da apresentação:

MODELO DE ATENÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO SUS

GOVERNADOR VALADARES Município: Gestão Plena de Sistema População: 261.981 (censo 2008) Localização Regional: Macrorregião Leste Condição: Pólo Macro assistencial Número de municípios de referência em saúde: 51 municípios 

ESTRUTURA BÁSICA COMO INSTRUMENTOS DE REGULAÇÃO

AVANÇOS

Aumento de Cobertura SB e NASF

REFORMA E AMPLIAÇÃO 21 ESF- Estratégias de Saúde da Família 05 Construções sendo: 03 obras iniciadas

100% DAS UNIDADES DE SAÚDE INFORMATIZADAS 09 FARMÁCIAS REGIONAIS DESCENTRALIZADAS COM FARMACÊUTICO 08 HORAS/DIA 09 FARMÁCIAS INFORMATIZADAS

AVALIAÇÃO DO PMAQ X RESULTADOS CICLOS QUANTIDADE DE EQUIPES AVALIAÇÃO 2 CICLO 41 DESTAS: 83% MUITO ACIMA DA MÉDIA 17% ACIMA DA MÉDIA

EQUIPAMENTOS DA ATENÇÃO SECUNDÁRIA CRASE CREDEMPES CROS CEREST LABORATÓRIO CENTRAL E POLICLÍNICA MUNICIPAL

PRESTADORES DE SERVIÇO COMO COMPLEMENTAÇÃO A REDE ASSISTENCIAL MÉDIA COMPLEXIDADE 13 Laboratórios de Patologia Clínica 02 Laboratórios de Anatomo e Citopatologia 05 Clínicas de Fisioterapia 01 Clínica de Ultrassonografia 02 Clínica Radiodiagnóstico 02 Serviços de Tomografia 01 Serviço de Ressonância Magnética 01 Serviço de Medicina Nuclear 01 Ambulatório de Lesões com tratamento com coberturas especiais.

REGULAÇÃO EFETIVA Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria De acordo com os parâmetros assistenciais definidos na Portaria 1101/2002. Recursos recebidos via pactuações regionais; Utilização do SUSFÁCIL; REALIZAÇÃO DE 8.000 Cirurgias Eletivas/ R$ 11.800.000,00 (onze milhões e oitocentos mil reais)

PRESTADORES DE SERVIÇO COMO COMPLEMENTAÇÃO A REDE ASSISTENCIAL HOSPITALAR DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE 04 HOSPITAIS CREDENCIADOS; SERVIÇOS DE ALTA COMPLEXIDADE CREDENCIADOS Assistência Hospitalar (Clínica Médica/ Clínica Cirúrgica/ Obstetrícia e pediatria) Oncologia Cirurgia Bariátrica Implante Coclear Banco de Córnea

18 Leitos de UTI Adulto 20 Leitos de UTI Neonatal Leitos para Internação Psicossocial Referência para atendimento a pacientes com HIV/AIDS Realização de Cirurgias sob sedação (CEO) Internações de URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Residência Médica nos cursos de Cirurgia Geral, Pediatria, Obstetrícia, Medicina em Saúde de Família

02 Serviços de Terapia Renal Substitutiva 01 Hospital Referência para Cirurgia Cardíaca (Cardiovascular) Serviço de Traumato Ortopedia Referência para Gestante de Alto Risco 01 UPA

PERFIL DOS MEDICAMENTOS 2014 e 2015

ENTÃO VEJAMOS: Lei 8666/90 onde se lê: Art. 1o  Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Art. 3o  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

MANDADOS PERSONALÍSSIMOS 1 - Custeio do aluguel Flat   Decisão nos autos 105.13.026.496-0, ajuizado por ----------- , em trâmite perante a l Vara Cível desta Comarca, na qual foi determinado a Município de Governador Valadares e ao Estado Minas Gerais, solidariamente, que providenciem estadia a Sra.------ -------------- e acompanhante na cidade de São Paulo desde a realização da cirurgia até a realização do parto e recuperação do recém-nascido, sob pena de R$ 5.000,00 por dia.   Advogada da autora comunica,  que o esposo da mesma alugou um flat na cidade de São Paulo, perto do Hospital onde fora realizada a cirurgia na última terça-feira, dia 06/08. 

I . forneça imediatamente    tratamento médico  especializado em NEUROLOGIA,  concernente ao transporte, internação e  custeio do tratamento cirúrgico — DESCOMPRESSÃO E ARTRODESE OCCIPITO-CERVICA bem como de todo o período de do internação do Senhor------ até o Hospital Madre Teresa, localizado na  Avenida  Raja Gabaglia,  n o 1002 , bairro Gutierrez, Belo Horizonte, CEP: 30430—142, por ser este hospital, quem possui médico especializado para realização de tal tratamento, mais especificamente o Dr. -------.  

3- Custeio de fraldas 300 fraldas /mês.    Ante o exposto requer:  a concessão de tutela antecipada, para determinar que os réus forneçam ou custeiem do tratamento de saúde necessário ao jovem, 10 fraldas descartáveis, tipo infantil, tamanho extragrande, ao dia, sob pena de fixação de multa diária, pelo descumprimento do preceito judicial e até mesmo o bloqueio de contas dos entes públicos;   4- Custeio fraldas( direcionando marca PAMPERS ou HUGGIES) e medicamentos importados não aprovados pela ANVISA.  

DESAFIOS Revisão dos Valores da Tabela SUS para a garantia de maiores interessados na oferta de serviços pelo SUS- Sistema Único de Saúde; Preenchimento dos vazios assistenciais; Maiores investimentos e incentivos para a qualificação da assistência; Fortalecimento das Políticas Públicas de Saúde; Melhoria do Sistema de Regulação Inter hospitalar- SUSFÁCIL; Qualificar o Acesso;

www.cosemsmg.org.br info@cosemsmg.org.br TODA CONQUISTA COMEÇA COM A DECISÃO DE TENTAR. Gal Devers www.cosemsmg.org.br info@cosemsmg.org.br