COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (2) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins - 2016.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA Introdução
Advertisements

INTRODUÇÃO À ECONOMIA.
CONCEITOS PRELIMINARES
Teoria Econômica do Turismo Aspectos Microeconômicos
MICROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Cleber Archanjo de Souza AULA 4 – 23/11/06 ENGENHARIA ECONÔMICA I.
Fundamentos de Economia
Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Pensando como um Economista
INTRODUÇÃO O Problema da escassez
O Modelo da Procura e Oferta
O que é um Mercado? Um mercado diz respeito a um conjunto de compradores e vendedores que interagem e à possibilidade de compras e vendas resultantes dessa.
Análise Microeconômica III
CRÍTICA À ECONOMIA CLÁSSICA
Microeconomia A III Prof. Edson Domingues Aula 9
Microeconomia A III Prof
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Microeconomia AULA 3 Profª Karine R. de Souza.
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Jornalismo Econômico Micro e Macroeconomia
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO A Escassez: O Problema Econômico
Introdução à Microeconomia
Economia e Mercado 4ª AULA.
Introdução a Microeconomia
MARSHALL( ) Escola de Cambridge
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS MERCADO: PROBLEMAS ECONÔMICOS Prof.. José Stênio Sousa.
MICROECONOMIA.
CIÊNCIAS CONTÁBEIS ECONOMIA - REVISÃO Profa. Me. Zélia Halicki.
Fundamentos de Economia
Economia e Mercados Profa. Patrícia Rodrigues Costa de Sá.
O inicio da Ciência Econômica
FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS
Noções gerais de Economia
Fundamentos de economia
CONCORRÊNCIA E MUDANÇA TECNOLÓGICA
Conceitos Básicos Necessidade Humana Bens e Serviços
Introdução à Economia A CIÊNCIA ECONÓMICA “Ciência da administração dos recursos raros.” Barre, R. (1969) “Ciência que estuda o comportamento humano em.
A Restrição Orçamentária
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 3 Professores: Márcio Gomes Pinto Garcia Dionísio Dias Carneiro 08/03/2004.
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia Emiliane Januário Andreia Tonani Revisão 1.
ECONOMIA Aula 1 – António Albano Baptista Moreira.
FUNDAMENTOS NEOCLÁSSICOS PARA A LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira Carmen Freitas 25/9/2003.
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira. Apresentação da Cadeira.
Prof. João Carlos Bragança
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
Conceito de Economia A escassez é o problema econômico central de qualquer sociedade. Do confronto entre as necessidades ilimitadas e a limitação de recursos.
Macroeconomia Introd. Macro. Medidas de Atividade Econômica
Assuntos preliminares
ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA
Economia e Análise de Mercado
Princípios de Microeconomia
Economia Empresarial Fichamento das aulas.
MICROECONOMIA.
Economia e Análise de Mercado
FUNDAMENTOS/CONCEITOS BÁSICOS
Economia Conceitos Básicos.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA IN: Fundamentos de Economia, de Marco Antonio S
Introdução à Microeconomia
2 Raciocínio Econômico. Copyright © 2004 South-Western/Thomson Learning Raciocínio Econômico Toda área de conhecimento tem o seu jargão. Matemática integral.
COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (1) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Utilidade Utilidade.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Formação de Preços Fatores de influência  Aspectos Econômicos -Elasticidades (preço e renda) -Oferta X Demanda.
Universidade Federal de Itajubá Uma introdução à Economia Fred Leite Siqueira Campos.
Transcrição da apresentação:

COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (2) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins

A abordagem MicroEconomica Na MicroEconomia as análises são elaboradas a partir das escolhas e decisões realizadas por famílias, firmas e governos. Na MicroEconomia as análises são elaboradas a partir das escolhas e decisões realizadas por famílias, firmas e governos.

A MicroEconomia estrutura-se como um corpo teórico integrado, que procura descrever quatro fenômenos fundamentais (1/4): 1) A forma como os indivíduos (famílias) determinam a sua procura de bens e serviços (Teoria da Demanda). A MicroEconomia estrutura-se como um corpo teórico integrado, que procura descrever quatro fenômenos fundamentais (1/4): 1) A forma como os indivíduos (famílias) determinam a sua procura de bens e serviços (Teoria da Demanda).

A MicroEconomia estrutura-se como um corpo teórico integrado, que procura descrever quatro fenômenos fundamentais (2/4): 2) A forma como as empresas decidem o que e quantos bens e serviços produzirão e qual a combinação de fatores de produção a ser utilizada. Resulta na elaboração de uma Teoria da Oferta que abrange a Teoria da Produção....a Teoria da Produção estuda o processo da produção em uma perspectiva econômica,...a Teoria dos Custos de Produção, que classifica e analisa os custos e tomada de decisões de produzir baseada em princípios de maximização de lucros. A MicroEconomia estrutura-se como um corpo teórico integrado, que procura descrever quatro fenômenos fundamentais (2/4): 2) A forma como as empresas decidem o que e quantos bens e serviços produzirão e qual a combinação de fatores de produção a ser utilizada. Resulta na elaboração de uma Teoria da Oferta que abrange a Teoria da Produção....a Teoria da Produção estuda o processo da produção em uma perspectiva econômica,...a Teoria dos Custos de Produção, que classifica e analisa os custos e tomada de decisões de produzir baseada em princípios de maximização de lucros.

A MicroEconomia estrutura-se como um corpo teórico integrado, que procura descrever quatro fenômenos fundamentais (3/4): 3) A forma como os Mercados determinam o preço e quantidades de Equilíbrio, a partir da interação entre oferta e procura. A MicroEconomia estrutura-se como um corpo teórico integrado, que procura descrever quatro fenômenos fundamentais (3/4): 3) A forma como os Mercados determinam o preço e quantidades de Equilíbrio, a partir da interação entre oferta e procura.

A MicroEconomia estrutura-se como um corpo teórico integrado, que procura descrever quatro fenômenos fundamentais (4/4): 4) A forma como as articulação existentes entre diferentes mercados influenciam o processo de alocações de recursos, resultando na elaboração de uma Teoria do Equilíbrio Geral e do Bem-Estar, responsável pelo estudo de interações de todos os mercados e seu impacto em todos os agentes. A MicroEconomia estrutura-se como um corpo teórico integrado, que procura descrever quatro fenômenos fundamentais (4/4): 4) A forma como as articulação existentes entre diferentes mercados influenciam o processo de alocações de recursos, resultando na elaboração de uma Teoria do Equilíbrio Geral e do Bem-Estar, responsável pelo estudo de interações de todos os mercados e seu impacto em todos os agentes.

Problema Básico analisado pela Microeconomia Análise da Escassez associado à dotação de recursos disponíveis em cada sociedade. Problema Básico analisado pela Microeconomia Análise da Escassez associado à dotação de recursos disponíveis em cada sociedade. O desenvolvimento da Microeconomia implicou no desenvolvimento de um método particular que trata do problema da alocação de recursos em um contexto de escassez.

Esse método é desenvolvido a partir da concepção utilitarista da ciência econômica. De modo a atingir esses objetivo, a Microeconomia desenvolve suas análises a partir de um método lógico-dedutivo, tratando da complexidade e interelacionamento dos fatores que influenciam estes estudos. Alocação de recursos em um contexto de escassez

Muitas das variáveis consideradas pela Microeconomia não podem ser mensuradas, por exemplo o grau de utilidade dos consumidores referentes a bens e serviços. O modelo lógico infere conclusões neste modelo de estudos para permitir o tratamento das complexidades do mundo real e conclusões de natureza abstrata. Alocação de recursos em um contexto de escassez

Os indivíduos e sociedade devem fazer escolhas difíceis, que implicam privilegiar uma necessidade e a alocação de recursos a ela vinculada, em detrimento de outras. O Conceito de Custo de Oportunidade é designado para representar esta escolha de alternativas. Escassez