Cone invertido Pichon-Riviére.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INTERVENÇÃO EM REDE Fonte: DABAS, E.N. Revista Nova Perspectiva Sistêmica, junho 1995, ano IV, nº 6, p. 5 – 17.
Advertisements

A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Para abrir as ciências sociais:
NOÇÕES DE PSICOPATOLOGIA Prof. Calvino Camargo
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Teoria em Dinâmica de Grupo
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Preconceito.
COMPROMETIMENTO E TRABALHO EM EQUIPE
TAP lll Professora: Camila
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
Estudando a Dinâmica dos Grupos...
QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA?
ANÁLISE ADMINISTRATIVA
  ORGANIZAÇÕES.
Trabalho em Equipe O trabalho em equipe é um processo baseado em princípios e valores que estão claramente definidos e entendidos. O verdadeiro trabalho.
Abordagem individual/grupal centrada na pessoa
PSICOPEDAGOGIA INSTINTUCIONAL
Quando falamos em aprender...
Formação de Equipe e Comunicação
Escola Comum e Inclusão
Maria L. S. de Ocampo Maria E. Garcia Arzeno
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Aprender a aprender na Universidade
ENRIQUE PICHON-RIVIÈRE ( )
INTELIGÊNCIA RACIONAL
Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Conceitos básicos para a compreensão da vida social
Competências e Habilidades
Gestão por Competências
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Uma Análise Autopoética das Comunidades Virtuais
5 CHAVES PARA LEVAR A EQUIPE À VITÓRIA
DOMINIO CURSOS ONLINE Capacitação a Distância. Conceito  É o processo de agrupar e facilitar uma rede de conceitos e teorias de forma a organizar a experiência.
GRUPOS NA PERSONALIDADE
OS GRUPOS LAPASSADE, Georges. Grupos, organizações e instituições. 3. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989, p. 65 – 86.
Software Social na Educação. A utilização de softwares social no cotidiano escolar é indicado para vários níveis de conhecimento, compreensão, aplicação,
DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA
Dinâmicas de Grupo.
Prof. Ms. Hely Aparecida Zavattaro
Gestão Estratégica de Pessoas
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
Avaliação de Desempenho Treinamento dos Avaliadores
Universidade Federal do Rio Grande Curso: Psicologia Disciplina: Diagnóstico Clínico e Intervenção Professora: Marilene Zimmer Abordagens de Grupo Hartur.
Lições de Psicodrama J. L. Moreno
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Fundamentos do Comportamento em Grupo
Grupos: Teoria e Técnica
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS.
Liderança e Comportamento Organizacional
Negociação Para o Trabalho em Equipe
Cultura Organizacional
O GRUPO Interdependente Interação Unidade Reconhecível
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Coordenador de grupo.
A Liderança transformacional
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Junho Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
Habilidades e características do líder
Como avaliar uma oficina?
Projeto Psicopedagógico Institucional
EQUIPE MULTIDISPLINAR OU CONJUNTO DE PESSOAS COM ATIVIDADES JUSTAPOSTAS ?
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Liderança e Relacionamento.
Teoria das Relações Humanas
Transcrição da apresentação:

Cone invertido Pichon-Riviére

PICHÓN-RIVIÈRE ESTRUTUROU UM ESQUEMA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE INTERAÇÃO GRUPAL, QUE PODE ESTAR FLUENTE OU PARALISADO, POR MEIO DE VETORES, CONHECIDO COMO CONE INVERTIDO.   SEIS VETORES: AFILIAÇÃO E PERTENÇA, COOPERAÇÃO, PERTINÊNCIA, COMUNICAÇÃO, APRENDIZAGEM E TELE. Pichon-Riviére

AFILIAÇÃO E PERTENÇA: INDICA O GRAU DE ENVOLVIMENTO DO SUJEITO COM A TAREFA E COM OS DEMAIS INTEGRANTES DO GRUPO, QUE TENDE A TRANSPOR-SE DE UM NÍVEL MAIS BÁSICO (AFILIAÇÃO) PARA UM DE MAIOR ENVOLVIMENTO E PROFUNDIDADE (PERTENÇA).   COOPERAÇÃO: CAPACIDADE QUE CADA INTEGRANTE POSSUI PARA COLABORAR COM OS OUTROS MEMBROS, COM O COORDENADOR NA EXECUÇÃO DA TAREFA DO GRUPO, EM UMA RELAÇÃO DE COMPLEMENTARIDADE E DE ACORDO COM SUAS POSSIBILIDADES NO MOMENTO. Pichon-Riviére

PERTINÊNCIA: CONSISTE NO CENTRAMENTO DO GRUPO NA TAREFA PROPOSTA, ROMPENDO ESTEREÓTIPOS, ANSIEDADES, VENCENDO A RESISTÊNCIA À MUDANÇA E OUTROS TANTOS MOVIMENTOS RECORRENTES NO “AQUI E AGORA” DO GRUPO. Pichon-Riviére

COMUNICAÇÃO: POSSIBILITA OBSERVAR OS VÍNCULOS ESTABELECIDOS ENTRE OS INTEGRANTES, SENDO ASSIM, A BASE DO GRUPO. HÁ DIVERSAS MANEIRAS DE SE ESTABELECER A COMUNICAÇÃO ENTRE OS MEMBROS: DE UM PARA TODOS (LÍDER); DE TODOS PARA UM (BODE EXPIATÓRIO); ENTRE DOIS OU MAIS ENTRE SI EXCLUINDO OS DEMAIS (SUBGRUPOS); ENTRE TODOS MUTUAMENTE, SEM SE ESCUTAREM (CAOS); ENTRE TODOS, MAS SE ESCUTANDO E RESPEITANDO AS INTERVENÇÕES DE CADA UM (BOA COMUNICAÇÃO). Pichon-Riviére

APRENDIZAGEM: ESTÁ SENDO ALCANÇADO QUANDO SE SOMAM AS CONTRIBUIÇÕES DE CADA INTEGRANTE EM DIREÇÃO À TAREFA, POSSIBILITANDO A MUDANÇA DE ATITUDE. É A ADAPTAÇÃO DO INTEGRANTE DE MANEIRA ATIVA À REALIDADE, QUE MODIFICA O SUJEITO E O MEIO, FAZENDO COM QUE O INDIVÍDUO E O GRUPO POSSAM DESENVOLVER SUAS CAPACIDADES DE CONDUTAS ALTERNATIVAS DIANTE DE POSSÍVEIS OBSTÁCULOS, NÃO SE DEIXANDO CRISTALIZAR EM COMPORTAMENTOS JÁ CONHECIDOS E ESTEREOTIPADOS. A APRENDIZAGEM SE DESENVOLVE A PARTIR DA COMUNICAÇÃO, EM SALTOS DE QUALIDADE QUE INCLUEM TESE, ANTÍTESE E SÍNTESE. IMPLICA EM CRIATIVIDADE, EM ELABORAÇÃO DAS ANSIEDADES E EM ADAPTAÇÃO ATIVA À REALIDADE. Pichon-Riviére

TELE: REFERE-SE À DISPOSIÇÃO POSITIVA OU NEGATIVA PARA TRABALHAR A TAREFA GRUPAL E ESTAR EM INTERAÇÃO OU NÃO COM O GRUPO. CONSISTE NO SENTIMENTO DESPERTO DE ATRAÇÃO OU REJEIÇÃO DOS PARTICIPANTES ENTRE SI DE MANEIRA ESPONTÂNEA E DE ACORDO COM A DRAMÁTICA OU TEMAS DO GRUPO. É, ENFIM, O “CLIMA” DO GRUPO, E OS VETORES GUARDAM ENTRE SI UMA INTER-RELAÇÃO, SENDO QUE A ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO PODE SER INDICATIVA DE COMO ESTÃO OS DEMAIS VETORES. Pichon-Riviére

      A IDÉIA DO CONE INVERTIDO ELUCIDA A DINÂMICA EXISTENTE ENTRE O EXPLÍCITO (MANIFESTO) E O IMPLÍCITO (LATENTE). Pichon-Riviére