Organização e desenvolvimento do HTPC “A escola é, ainda, espaço em que se abrigam desencontros de expectativas, mas também acordos solidários, norteados por princípios e valores educativos, pactuados por meio do projeto político-pedagógico, concebido segundo as demandas sociais e aprovado pela comunidade educativa” (MEC, 1994)
Atividade 1 Qual é o retrato que me retrata ? Observe as imagens a seguir e reflita qual delas poderia representar a sua atuação na Unidade Escolar e por quê
Qual é o retrato que me retrata ?
“ Quando falamos em identidade, nos referimos a características que especificam algo ou alguém. A identidade, no entanto, não é estática. Ao contrário, ela está em permanente elaboração, no contexto social de interação de indivíduos e grupos, implicando reconhecimento recíproco”. Terezinha A. Rios
Atividade 2 Leitura dos textos da Revista Nova Escola/Gestão Escolar A diferença entre formar e informar; Como detecto as fragilidades dos professores; Como elaborar boas pautas para as reuniões pedagógicas; Algumas possibilidades de estratégias formativas; Ler, ressaltar os trechos mais relevantes e socializar
Organização e condução do HTPC Planejamento Pauta formativa Registro Avaliação Melhoria da aprendizagem Observação e reflexão da ação Definidas conforme a demanda da equipe Como ?
Organização e condução do HTPC É importante: Organizar as ações de formação continuada com conteúdos voltados às metas da escola e à melhoria do desempenho dos alunos. Elaborar previamente a pauta de cada reunião, definida a partir das contribuições/necessidades dos participantes; Dividir entre os participantes as tarefas inerentes às reuniões (registro, escolha de textos, organização dos estudos);
É importante: 4. Planejar formas de avaliação das reuniões pelo coletivo dos participantes; 5. Prever formas de registro (ata, caderno, diário de bordo, relatos etc) das discussões, avanços, dificuldades detectadas, ações e intervenções propostas e decisões tomadas; 6. Realizar a formação docente baseada em referencial teórico.
Analise as duas pautas indicadas de acordo com as questões norteadoras A pauta deixa explícito o objetivo do HTPC? Qual a importância para o professor conhecer o objetivo do encontro em que participa? Há relação entre o objetivo, conteúdo e encaminhamento nos registros? É possível antecipar como será a participação dos professores durante o encontro? Quais encaminhamentos serão realizados pelo PC? Quais as estratégias utilizadas para ensinar o que se quer?
Exemplos de pauta
Pauta formativa Uma pauta bem planejada Explicita os objetivos e conteúdos do encontro; Define estratégias a partir dos objetivos de modo que haja coerência entre os conteúdos e as estratégias; Permite dimensionar e gerenciar o tempo da reunião, que possibilita ao grupo a corresponsabilidade pela sua gestão.
Os Coordenadores Pedagógicos precisam ter consciência de que necessitam de formação permanente, acompanhamento e apoio pedagógico. É somente desta maneira que podem ganhar condições de conscientizar a equipe de professores a respeito da importância de estudo e reflexão e de auxiliá-los na tarefa de ensinar. Telma Weisz
Referências bibliográficas MORELI. Silvana. Ensinar & Aprender. Disponível em http://professorasilmoreli.blogspot.com.br/p/pautas-reunioes-de-atpc.html Acesso em 07 03 15 Observação e Registro. Trabalhando com educação de jovens e adultos. Brasília 2006. Que conceito – um novo conceito de dicionário. Ata. Disponível em http://queconceito.com.br/ata Registro. Disponível em: http://pt.slideshare.net/telasnorte1/registro-2010-rp-3437744?related=1 RIOS. Terezinha A. Identidade na Escola. Disponível em http://gestaoescolar.abril.com.br/comunidade/identidade-escola-autonomia-etica-valores-gestao-participativa-democratica-trabalho-equipe-escolar-515765.shtml RUIZ. Helena Cristina. Algumas Possibilidades de Estratégia Formativas . Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/pdf/possibilidades-estrategias-formativas.pdf São Paulo . Secretaria de Estado de Educação .Pauta de Formação –agosto de 2010- LER e Escrever: Prioridade na Escola, 5º encontro – Professor Coordenador.