Campanha de Promoção de Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Advertisements

Saúde e Prevenção nas Escolas
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão Ministério Público Federal 04 de dezembro de 2008 Experiências da Fundação Orsa na Promoção da Nutrição na.
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
PROJETO: SAÚDE EM EXERCICIO (Trabalhando a Mente e o Corpo)
1.
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
SÉCULO XX.
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Informe ENCONTRO PARA ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE Junho de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas Superintendência de Vigilância a Saúde Diretoria.
A(R)MANDO A TRAMA Breve trajetória da implementação do trabalho de uma equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF em Garopaba/SC Grupo de Caminhada.
Cléria Bittar Bueno Vice Coordenadora do PPG/PS da Universidade de
SECRETÁRIO DO ESPORTE EVANDRO ROGÉRIO ROMAN. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é considerada epidêmica. Nos Estados Unidos estima-se.
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
Política Nacional de Saúde do Idoso
I Conferência Livre Uberlândia – MG Articulação e mobilização social em defesa do ensino público de qualidade e democratização do acesso à educação.
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Como funcionam as unidades de saúde da familia
Desafio da Gestão Intersetorial na Segurança Alimentar e Nutricional
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Alexandre de Araújo Pereira
Introdução Em Campo Grande/MS, foi implementado a Equipe Móvel de Prevenção (EMP). O atendimento móvel proporciona a assistência e a realização de atividades.
Política de Formação Continuada com Foco na Qualidade Social da Educação.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
ESF Integralidade da assistência
Comportamento Saudável
Diretoria de Atenção à Saúde
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS EM CRECHE FILANTRÓPICA DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS FERNANDES, L.1 GUIMÃRAES, M.P.S.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Psicopedagogo clínico
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
Curso: Administração com Marketing Apresentação 4 Terceiro Setor
Programa de Atenção Comunitária a meninos, meninas e adolescentes com sofrimento mental Direção Adjunta de Saúde Mental Governo da Cidade de Buenos Aires.
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Pesquisa e Inovação Margareth Crisóstomo Portela Vice-Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento.
Estratégia de Saúde da Família
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
OFICINA DE PLANEJAMENTO
PROGRAMA SP EDUCAÇÃO COM SAÚDE
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA RELUZ
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
GOVERNO DO ESTADO O DA PARAÍBA Planejamento das Atividades de Capacitação de Recursos Humanos em Vigilância Sanitária AGÊNCIA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO “PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE”
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
NUTRIÇÃO E SAUDE PUBLICA PAULA CAMPOS
II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FLORIANÓPOLIS - 17 DE OUTUBRO DE 2007 Prof. Luiz Henrique Costa – ABENFAR DESAFIOS PARA O.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE
São realizadas, predominantemente, atividades de saúde seguindo conteúdos de programas do Ministério da Saúde, e não baseadas no conhecimento dos indivíduos.
O que são Transtornos Alimentares?
CRIAÇÃO DO NASF.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET/Saúde II SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
A DIMENSÃO CLÍNICA E PEDAGÓGICA DO APOIO MATRICIAL NA ATENÇÃO BÁSICA: Considerações sobre a experiência no NASF Massaranduba.
Outubro de 2015 SITUAÇÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA – PBF NA BAHIA: Condicionalidades de Saúde
Coordenadoria de Atenção Básica Secretaria de Estado de Saúde Diretoria-Geral de Atenção à Saúde 1° Seminário Estadual Intersetorial.
REABILITAÇÃO Processo de desenvolvimento e/ou recuperacão de capacidades, habilidades, recursos pessoais e comunitários que contribuem com a independência.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
Transcrição da apresentação:

Campanha de Promoção de Saúde Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. 

A educação é a razão da estratégia de combate à pobreza e para a melhoria das condições de alimentação e nutrição. E isto está alinhada ao engajamento que governos e representantes dos diversos segmentos da sociedade associam como essencial para a superação das desigualdades sociais que caracterizam o Brasil.

É necessário a união de vários profissionais da área da saúde e professores para que haja sucesso no projeto saúde na escola.

Equipe pedagógica Nutricionistas Fonoaudiólogas Psicólogos Médicos Enfermeiros Dentistas Assistentes Sociais

Compete ao Nutricionista, no exercício de suas atribuições na Alimentação Escolar, planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição. Realizar assistência e educação nutricional a coletividade ou indivíduos sadios ou enfermos em instituições públicas e privadas.

A importância do professor é: primeiro no ambiente de trabalho com educação e em seguida à interface com nutrição e outros profissionais da áreas da saúde.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Acadêmicos: Amanda do Amaral Pinheiro Danielle Damazio Marins Fabiane Guimarães Vasconcellos Joana Miranda e Silva Siqueira Letícia Pereira da Costa Míriã Marçal Rocha dos Santos Raquel Camilo Silva

Obrigada!