A ORGANIZAÇÃO MILITAR Equipe: Paloma Oliveira, Thays Barbosa, Mariana Gomes, Rafaela Barros e Flávia Ferreira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA O TERMO ESTRATEGIA:
Advertisements

Princípios de Organização Unidade IV
Abordagem Sistêmica da Administração
FACULDADES SANTA CRUZ COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Sistema de Informação Gerencial
Estratégia 1 Universidade de Brasília
Delegação, centralização e descentralização
Estruturas Tradicionais
Estrutura organizacional do S.E.
TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DE PESSOAS
O que é uma estrutura ?.
Teoria Clássica Henry Fayol e a escola do processo de administração
Qualidade em Serviços de Informação
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
Técnicas de Negociação
DISCIPLINA: Introdução à Administração
FACULDADE PITÁGORAS Legislação Aplicada a informática
Estratégia Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
A tomada de decisão pode ser centralizada ou descentralizada.
Teorias da Administração I
Estrutura Formal Representada formalmente pelo organograma Planejada
Cap 02 - Antecedentes Históricos da Administração
ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL
TIAL -Tecnologia da Informação Aplicada à Logística
Decorrências da Abordagem Neoclássica: Tipos de Organizações
Preparação e Planejamento.
Teoria Básica da Administração Professor: Roberto César
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Funções de administração
ESTRUTURA É o arranjo dos elementos constitutivos de uma organização, ou seja, é a forma mediante a qual estão integrados e se apresentam os elementos.
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
Danielle Karst Riccardi – 2008/1
Teoria Geral da Administração
Atribuições das Unidades Organizacionais
DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
Teoria Geral da Administração
Disfunções da Burocracia segundo outros autores
Poder e política nas organizações
Prof. Esp. Wagner Andrade ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
Tipos de organização Prof. Paulo Barreto.
Administração e Organização Industrial
Estrutura Organizacional
Estruturas de Administração de Projetos
Estruturas Organizacionais
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO
Delegação, Centralização e Descentralização
Estrutura Organizacional
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO. Capital intelectual - ativos que devem ser considerados: Conhecimento: técnico, especializado e domínio da informação; Afetividade:
Professor Marcus Soeiro
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
Introdução à Administração
Centralização e Descentralização
FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS - FUNORTE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Fundamentos Psico-social Professor: Leila Academicos:
“ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E OS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM”
ORGANIZAÇÃO LINEAR Por Carlos Reis.
Tipos de organização Organização linear Organização funcional
Estratégias e Políticas Empresariais
Disciplina: Disciplina: Direção Estratégica Prof a. Prof a. Gabriela Gonçalves Silveira Fiates.
Introdução à Administração
GESTÃO EMPRESARIAL.
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
ESTRATÉGIA DE EMPRESAS NEC BRASIL fev/2005 Prof. Ms. Delmário
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 6 Organização.
Transcrição da apresentação:

A ORGANIZAÇÃO MILITAR Equipe: Paloma Oliveira, Thays Barbosa, Mariana Gomes, Rafaela Barros e Flávia Ferreira.

O QUE É MILITARISMO? É derivado do substantivo latino miles, plural, militis (soldado, soldados), que é combinado com o sufixo grego  “ismo”. É a expansão das práticas militares para a vida política e social de uma nação. O militarismo hoje está presente em diversas nações, como Coréia do Norte, Israel, Rússia, Estados Unidos, Alemanha, Japão, Índia, Venezuela, entre outros.

INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO MILITAR NA ADMINISTRAÇÃO. ORGANIZAÇÃO LINEAR ESCALA HIERÁRQUICA ― Níveis de comando de acordo com o grau de autoridade e responsabilidade. UNIDADE DE COMANDO ― Cada subordinado possui somente um superior. CENTRALIZAÇÃO DO COMANDO DESCENTRALIZAÇÃO DA EXECUÇÃO PRINCÍPIO DA DIREÇÃO ― Todo soltado deve saber o que se espera que faça.

INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO MILITAR NA ADMINISTRAÇÃO INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO MILITAR NA ADMINISTRAÇÃO. (CONTEXTO HISTÓRICO) NAPOLEÃO BONAPARTE ― Dava as ordens, explicava o objetivo e se certificava da compreensão; para ele a obediência cega não levaria à uma execução inteligente.

INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO MILITAR NA ADMINISTRAÇÃO INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO MILITAR NA ADMINISTRAÇÃO. (CONTEXTO HISTÓRICO) CARL VON CLAUSEWITZ ― A organização precisa de planejamento, as decisões devem ser científicas e não intuitivas, a disciplina é um requisito básico para a organização. O administrador deve lidar com incertezas.

INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO MILITAR NA ADMINISTRAÇÃO INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO MILITAR NA ADMINISTRAÇÃO. (CONTEXTO HISTÓRICO) SUN TZU ― Estrategista de guerra, general do Rei Hu Lu e filósofo chinês. Deixou um tratado militar escrito durante o século IV a.C. com o título “A Arte da Guerra”.

INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO MILITAR NA ADMINISTRAÇÃO INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO MILITAR NA ADMINISTRAÇÃO. (CONTEXTO HISTÓRICO) A ARTE DA GUERRA Foi publicado em 1919 contendo 13 capítulos de estratégias militares; é um dos clássicos mais influentes do pensamento oriental. Vários de seus princípios podem ser aplicados em inúmeras situações da vida moderna. Política e administração de empresas são duas áreas em que os preceitos do livro têm sido utilizados com afinco. “A estratégia sem tática é o caminho mais lento Para a vitória.Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota.” ― Sun Tzu.

INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO MILITAR NA ADMINISTRAÇÃO INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO MILITAR NA ADMINISTRAÇÃO. (CONTEXTO HISTÓRICO) A ARTE DA GUERRA Além de fornecer um panorama clássico das "leis da guerra", também se apresenta como uma obra que exalta a liderança e a capacidade de superar obstáculos.

INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO MILITAR NA ADMINISTRAÇÃO INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO MILITAR NA ADMINISTRAÇÃO. (CONTEXTO HISTÓRICO) A ARTE DA GUERRA Muitos dos ensinamentos de Sun Tzu podem ser levados em consideração quando o assunto é administração de empresas. Afinal, em um mundo globalizado e competitivo como o que vivemos hoje, onde a cada dia tem se exigido cada vez mais dos administradores, que precisam de uma postura proativa, competitiva, estrategista e inovadora, os ensinamentos desse general chinês podem ser utilizados como grandes ferramentas para enfrentar as exigências no mundo dos negócios. “Conheça o seu inimigo e conheça a si mesmo e em 100 batalhas, você nunca correrá perigo.” ― Sun Tzu.

INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO MILITAR NA ADMINISTRAÇÃO INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO MILITAR NA ADMINISTRAÇÃO. (CONTEXTO HISTÓRICO) A ARTE DA GUERRA Para os administradores é preciso ser um bom estrategista se quiser que sua empresa sobreviva no mercado dinâmico hoje em dia. Para Sun Tzu, aquele líder que considera, analisa e planeja tendo o entendimento desses fatores, tem uma maior chance de vitória do que aquele que não os leva em consideração tais fatores. “Lutar e vencer todas as batalhas não é a glória suprema. A glória suprema consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar.” ― Sun Tzu.

ORGANIZAÇÃO LINEAR A organização do tipo linear constitui a forma estrutural mais simples e mais antiga.  A denominação linear se deve ao fato de que, entre o superior e os subordinados, existem linhas diretas e únicas de autoridade e de responsabilidade. É uma organização simples e de conformação piramidal, onde cada chefe recebe e transmite tudo o que se passa na sua área, uma vez que as linhas de comunicação são rigidamente estabelecidas. 

ORGANIZAÇÃO LINEAR A organização do tipo linear constitui a forma estrutural mais simples e mais antiga.  A denominação linear se deve ao fato de que, entre o superior e os subordinados, existem linhas diretas e únicas de autoridade e de responsabilidade. É uma organização simples e de conformação piramidal, onde cada chefe recebe e transmite tudo o que se passa na sua área, uma vez que as linhas de comunicação são rigidamente estabelecidas. 

Características da Organização Linear Autoridade linear ou única: é a autoridade única e absoluta do superior sobre seus subordinados, típica das organizações militares. Linhas formais de comunicação: são feitas unicamente através das linhas existentes no organograma. Centralização das decisões: existe uma autoridade máxima que centraliza todas as decisões e o controle da organização. Aspecto piramidal: à medida que se sobe na escala hierárquica, diminui o número de cargos ou órgãos.

Vantagens e desvantagens da Organização Linear Estrutura simples e de fácil compreensão Clara delimitação das responsabilidades. Facilidade de implantação. É bastante estável. É o tipo de organização indicada para pequenas empresas. Estabilidade e constância das relações formais. Autoridade linear baseada no comando único e direto. Exagera a função de chefia e de comando. A unidade de comando torna o chefe um generalista. À medida que a empresa cresce, maior congestionamento na linha formal de comunicação. As comunicações, por serem lineares, tornam-se demoradas.

ORGANIZAÇÃO LINEAR