Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho realizado por: Nuno Moita, nº13 Samuel Vieira nº16
Advertisements

PREPARO DO SOLO Prof. Paulo Ney.
Alimentos Transgénicos
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS
Unifev Introdução à Ecologia Profa. Marisa Dionísio.
Meio ambiente.
AGRICULTURA E PECUÁRIA E SISTEMAS AGRÁRIOS
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
GEOGRAFIA.
A Biodiversidade Escola Ensino Básico 2 e 3 Professor Amaro Arantes
ENGENHARIA AGRICOLA E AMBIENTAL x ENG. AGRONOMICA
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
Alimentos Trânsgênicos
Promoção do Desenvolvimento rural e agrícola sustentável.
PESTICIDAS Definição, tipos, inseticidas, características químicas
Ambiente e sociedade.
Agroecossistemas: Conceitos de agroecossistemas
Sustentabilidade CST em Agronegócio.
EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM ARBORIZAÇÃO URBANA
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
MATRIZ DE CONHECIMENTO PROFISSIONAL
                                                                                                
Biotecnologia Clube de Ciência e Arte
Perfil Profissional do Técnico em Fruticultura
Serviços aos ecossistemas, com ênfase nos polinizadores e polinização As abelhas, os serviços ecossistêmicos e o Código Florestal Brasileiro Vera Lucia.
Agricultura Biológica
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Profª: Cristiane M. Zanini
A Questão Ambiental.
SOLO, O ALICERCE DA VIDA.
Manejo Integrado de Pragas e Agroecologia
Transgênicos O que são? Aspectos Positivos Aspectos Negativos
Ciências Biológicas.
Restauração de Habitats
AGRICULTURA PRODUTOS QUÍMICOS TÓXICOS Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Genética e Questões Socioambientais Professor(a):
Sua importância na agricultura !
Desenvolvimento sustentável
Grupo 1 Empreendimento Imobiliário Definições consideradas “Causa, mecanismo ou restrição que explica um padrão (arranjo de entidades ou eventos no tempo.
Transgênicos Universidade Federal do ABC Analívia Ramos
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
UMA RELAÇÃO DO HOMEM COM A TERRA
FUNDAMENTOS DA AGROECOLOGIA
Prof. Alan Alencar Biotecnologia.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DOM PEDRITO
Transgênicos Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza.
Agricultura Alternativa (anos 70)
Degradação de Pesticidas
Ciências Naturais – 8.º ano
Engenheiro agrônomo.
AGRICULTURA ORGANO BIOLÓGICA
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
POLUIÇÃODOSSOLOSPOLUIÇÃODOSSOLOS Trabalho Realizado Por: Ana Oliveira Turma: 11ºH – Curso técnico de comunicação – marketing, relações públicas e publicidade.
Introdução à Biologia.
Professora: Ivaneide Alves de Araujo
IMPORTÂNCIA PARA AGRICULTURA
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Acadêmica: Adriane F. Bido 3º Semestre PET Biologia.
Década de 90 Ênfase na integração de fatores biológicos nos sistemas de produção; bases do segundo paradigma da fertilidade do solo. Novo paradigma alcançar.
Escola E.B. 2,3 Dr. António João Eusébio
Aula 5. Diversidade e Agrobiodiveridade
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Fundamentos em Agronomia
Diversidade Biológica
Meio Ambiente Pontifícia Universidade Católica de Campinas Curso de Ciências Biológicas PET Biologia.
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Controlo de PRAGAS Uma praga é a abundância de indivíduos de uma espécie indesejável que, invadindo as culturas ou explorações, competem com o.
Introdução ao Curso de Fisiologia Vegetal
Alimentos transgénicos
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
São organismos vivos com modificações transgênicas. Também chamados de organismos geneticamente modificados, são organismos nos quais foram introduzidos.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET João Paulo Sardin Nasário 5º semestre – Ciências Biológicas O Biólogo nas Ciências Agrárias

O que é Ciências Agrárias? Ciências Agrárias compõem uma área multidisciplinar de estudos envolvendo campos como Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Veterinária, Zootecnia e Biologia e que visa a busca do aprimoramento técnico, o aumento produtivo e melhorias no manejo e preservação dos recursos naturais. Ciências Agrárias compõem uma área multidisciplinar de estudos envolvendo campos como Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Veterinária, Zootecnia e Biologia e que visa a busca do aprimoramento técnico, o aumento produtivo e melhorias no manejo e preservação dos recursos naturais.

As Ciências Agrárias englobam, atualmente, alguns dos campos mais promissores em termos de pesquisas tecnológicas, dentre os quais a engenharia genética, ou biocombustíveis. Além disso, a crescente demanda por alimentos aliada à necessidade de preservação e reaproveitamento de recursos naturais coloca esse campo entre os mais importantes no âmbito das pesquisas científicas atuais, gerando uma crescente demanda por profissionais atuantes nessa área. As Ciências Agrárias englobam, atualmente, alguns dos campos mais promissores em termos de pesquisas tecnológicas, dentre os quais a engenharia genética, ou biocombustíveis. Além disso, a crescente demanda por alimentos aliada à necessidade de preservação e reaproveitamento de recursos naturais coloca esse campo entre os mais importantes no âmbito das pesquisas científicas atuais, gerando uma crescente demanda por profissionais atuantes nessa área.

Agricultura afinal o que é isto? afinal o que é isto? Cultivo de plantas construções alimentos vestuários medicamentos

Política Agrícola Higiene alimentar; Higiene alimentar; Segurança alimentar; Segurança alimentar; Qualidade alimentar. Qualidade alimentar. Livres de contaminação Valor nutricional Quantidade necessária

Economia Agrícola e Ecologia pela ótica sistêmica, a agricultura é vista como um processo que sofre e exerce pressões sobre os seus integrantes. Existe a preocupação com o fluxo de energia, de onde vem e para onde vai. São considerados aspectos muitas vezes de difícil mensuração. pela ótica sistêmica, a agricultura é vista como um processo que sofre e exerce pressões sobre os seus integrantes. Existe a preocupação com o fluxo de energia, de onde vem e para onde vai. São considerados aspectos muitas vezes de difícil mensuração.

tais como: o valor da fertilidade do solo, o valor da fertilidade do solo, o tempo de produção, o tempo de produção, os aspectos culturais que envolvem os atores inseridos dentro do sistema de produção, os aspectos culturais que envolvem os atores inseridos dentro do sistema de produção, a poluição das águas superficiais com resíduos de fertilizantes e pesticidas (herbicidas, inseticidas e fungicidas), a poluição das águas superficiais com resíduos de fertilizantes e pesticidas (herbicidas, inseticidas e fungicidas), a alteração genética de plantas e animais, a destruição de habitats (com a conseqüente extinção de espécies animais, vegetais e de microrganismos), a alteração genética de plantas e animais, a destruição de habitats (com a conseqüente extinção de espécies animais, vegetais e de microrganismos), Criação de um movimento ecológico que prega a necessidade de métodos alternativos de produção (como a agricultura orgânica). Criação de um movimento ecológico que prega a necessidade de métodos alternativos de produção (como a agricultura orgânica).

Problemas Ambientais Efeitos nocivos de herbicidas, fungicidas, pesticidas e outros biocidas para o ambiente. Efeitos nocivos de herbicidas, fungicidas, pesticidas e outros biocidas para o ambiente. Conversão de ecossistemas naturais em terra arável. Conversão de ecossistemas naturais em terra arável. Degradação da biodiversidade. Degradação da biodiversidade. Erosão. Erosão. Ervas daninhas. Ervas daninhas. Lixiviação de nitrogênio para rios e lagos. Lixiviação de nitrogênio para rios e lagos.

Devemos muito à agricultura, mas até que ponto podemos ir?

Agricultura Sustentável Conservação do meio ambiente Unidades agrícolas lucrativas Comunidades agrícolas prósperas

O Biólogo atuando na agricultura As atividades do Biólogo, na Área de Agricultura, são desenvolvidas nas Secretarias Estaduais e Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, em Empresas de direito público, privado ou misto vinculadas à Agropecuária, sendo denominados: Biólogo, Biologista, Zoólogo, Botânico, Geneticista, Biotecnólogo, Pesquisador, Técnico, Laboratorista, Assessor, Consultor, entre outros mais específicos. As atividades do Biólogo, na Área de Agricultura, são desenvolvidas nas Secretarias Estaduais e Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, em Empresas de direito público, privado ou misto vinculadas à Agropecuária, sendo denominados: Biólogo, Biologista, Zoólogo, Botânico, Geneticista, Biotecnólogo, Pesquisador, Técnico, Laboratorista, Assessor, Consultor, entre outros mais específicos.... A nossa vez ! HAHA 8D...ou seja trabalha pra caramba e é pau pra toda obra!

Nesta área, os Biólogos estudam a composição, estrutura e funcionamento das comunidades biológicas relacionadas direta ou indiretamente ao meio agropecuário; desenvolvem técnicas de pesquisas e investigações científicas de biologia, comportamento e métodos de controle biológico de animais vetores ou pragas de qualquer natureza; executam pesquisas sobre introdução, seleção, melhoria e multiplicação de matrizes e de conservação de sementes e frutos; efetuam pesquisas de floricultura e fruticultura; desenvolvem estudos e pesquisas sobre a agricultura biológica; executam pesquisas biotecnológicas para obtenção de raças resistentes e produtivas. Nesta área, os Biólogos estudam a composição, estrutura e funcionamento das comunidades biológicas relacionadas direta ou indiretamente ao meio agropecuário; desenvolvem técnicas de pesquisas e investigações científicas de biologia, comportamento e métodos de controle biológico de animais vetores ou pragas de qualquer natureza; executam pesquisas sobre introdução, seleção, melhoria e multiplicação de matrizes e de conservação de sementes e frutos; efetuam pesquisas de floricultura e fruticultura; desenvolvem estudos e pesquisas sobre a agricultura biológica; executam pesquisas biotecnológicas para obtenção de raças resistentes e produtivas.

Zoologia (insetos) Polinizadores Polinizadores Produção Mel Produção Mel Seda Seda Deposição da matéria orgânica do solo Deposição da matéria orgânica do solo Reciclagem de carbono Reciclagem de carbono Predadores Predadores Parasitóides Parasitóides Pragas Agrícolas, Urbanas Pragas Agrícolas, Urbanas

Botânica Polinização Polinização Fisiologia Fisiologia Anatomia Anatomia Morfologia Morfologia Fitopatologia Fitopatologia Diferentes cultivares Diferentes cultivares Genótipos Genótipos Variedades Variedades Fruticultura Fruticultura Olericultura Olericultura Fitotecnia Fitotecnia Melhoramento genético Melhoramento genético

Microbiologia Bactérias, Fungos, e Vírus, que afetem o solo e plantas. Bactérias, Fungos, e Vírus, que afetem o solo e plantas. Interações de agrotóxicos e microorganismos Interações de agrotóxicos e microorganismos Patologias Patologias

Genética e Bioquímica Melhoramento genético Melhoramento genético Agrotóxicos Agrotóxicos