UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Subdesenvolvimento.
Advertisements

Capítulo 02 – A Regionalização do Mundo
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
O Brasil rural. Estrutura fundiária Estrutura que persiste desde o período colonial com as plantations de cana-de-açucar. Plantation: Latifúndios, mão.
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA DO BRASIL MÓDULO 01.
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 2015/2016 Os obstáculos ao desenvolvimento Filipe Botelho.
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
Brasil Polo Regional de Resseguros Abril Conceito do Brasil como Polo Regional de Resseguros A atração de prêmios de fora de sua jurisdição para.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO Crescimento da população: Até 1930 – aumento com a contribuição dos imigrantes; 1934 – “Lei de Cotas” – limitações à entrada de.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
TRABALHO 2º ano Questionário Livro de Sociologia pg. 41 a 44.
Revolução Industrial História da Revolução Industrial, pioneirismo inglês, invenções de máquinas, passagem da manufatura para a maquinofatura, a vida.
Desenvolvendo Estratégias e Planos de Marketing Mercadologia I Introdução;
Regionalização Brasileira Educador: Luiz Lourenço.
TRANSIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
World Café A consciência coletiva em crescimento, as relações de associação destas conversas e a importância da aprendizagem coletiva e do conhecimento.
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
Em Resumo  AS CARACTERÍSTICAS DA PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO.
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Alunos: Peterson Jean Lucas Jonathan Profª: Cris.
João- Nº5 Nikhil – Nº13 Núria – Nº15 Sérgio – Nº20 9ºC.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
Aula 3 – Oferta e Demanda.
Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220.
AS CAUSAS E OS OBSTÁCULOS AO DESENVOLVIMENTO
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
Atividades industriais nos eua. Prof: Carlindomar.
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Apresentar os conceitos de oferta, demanda, processo de formação de preços e a noção de equilíbrio.  Compreender.
Desenvolvimento X Subdesenvolvimento.    Dividindo o mundo Norte X Sul.  Comparando os países entre si a partir do PIB.  Analisando a realidade.
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
Trabalho próxima aula Artigo 21 da Lei Antitruste 10 equipes escolherão dois incisos ou unicamente o XXIV Incisos não disponíveis II – XIV – XVII – XIX.
Capitalista Socialista Misto
Trabalho de História. Cartel Cartel é uma organização de comercialização em conjunto criado por empresas do mesmo ramo, que fixam o preço de venda e as.
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos
Czar Nobres Clero Burguesia Operários......Camponeses.
1 Energia Elétrica Alguns comentários Energia Elétrica Alguns comentários Reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e social 4 de agosto de 2004.
Revisão 2º ano. Composição étnica brasileira Brasil - uma nação muito miscigenada Raiz essencial da composição étnica brasileira modelada por: índios,
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
SUBDESENVOLVIMENTO. Problemas sociais: Baixos índices de qualidade de vida, de consumo. Elevadas taxas de miséria e mortalidade infantil. Concentração.
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
N.P.I.(Novos Países Industrializados)
- Orçamento de Produção
1. 2 O que são blocos econômicos
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
O AVANÇO DA AGROPECUÁRIA NO BRASIL
TEMA III: Mundo Fragmentado Fluxos de bens e serviços Por: Inês Gomes.
A indústria contemporânea brasileira
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
Migrações 2º EM – 2015 Jeferson. Migração Deslocamento populacional representativo que possui diversas causas. Problemas Políticos;  Curdos, Palestinos.
Automação Industrial Prof. Dennis Brandão Universidade de São Paulo
Estrutura da População 2º EM – 2015 Jeferson. Composição por faixa etária da população brasileira % idosos 25,6% jovens 64,4% adultos.
O setor externo Aula 11.
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
AULA 5 O CAPITALISMO INDUSTRIAL E A PROBLEMÁTICA URBANA Gustavo Rodrigues Lemos – EPUFABC 2016.
Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 9º ano Filipe Miguel Botelho.
A Formação sindical sobre Normas Internacionais do Trabalho Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa (DECLARAÇÃO DA JUSTIÇA.
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
Revolução Verde – Complexos Agroindustriais
INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Transcrição da apresentação:

UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM

Observe Angeli

Atividade Na sua opinião, por que na primeira charge, as crianças acham que as pessoas retratadas no outdoor são de outro planeta? O que o comentário delas revela em relação à realidade social do país? Em sua opinião, a situação mostrada na primeira charge corresponde a que “metade” do mundo representada na segunda charge? Qual é a diferença de abordagem entre as duas ilustrações?

Em relação à segunda charge: A charge mostra que as atividades econômicas praticadas em cada um dos países dos hemisférios da Terra são bastante diferenciados. No hemisfério Sul, todos os países dependem basicamente da produção de gêneros da agropecuária e do extrativismo?

A divisão internacional do trabalho Início séculos XV e XVI Delineação do papel das metrópoles e das colônias no contexto da produção e do comércio internacional A América, a África e a Ásia (com exceção do Japão) Passaram a organizar suas economias segundo as necessidades de suas metrópoles

Final do século XVIII A Revolução Industrial desencadeou A desestruturação do sistema colonial A industrialização exigia maiores quantidades de matérias-primas e mais consumidores para suas mercadorias Produção em larga escala Gradativamente os interesses comerciais de algumas metrópoles passaram a exigir que as transações econômicas fossem realizadas com mais liberdade

Entre o final do século XVIII e o início do século XIX Inicia-se o processo de independência de várias colônias A independência política não trouxe a independência econômica e tampouco modificou a realidade social das antigas colônias. Os países industrializados ampliaram a capacidade produtiva, a margem de lucro e as diferenças econômicas e sociais em relação aos países exportadores de matérias-primas.

A nova divisão internacional do trabalho Os países subdesenvolvidos, além de produzir e exportar matérias-primas agrícolas e minerais, transformam-se em produtores e exportadores de produtos industrializados. Principalmente a partir de 1950, alguns países da América Latina, África e Ásia se industrializaram Industrialização tardia A industrialização dos países subdesenvolvidos acabou atendendo interesses específicos das indústrias multinacionais, que instalaram filiais, particularmente nesses países, em virtude de: matérias-primas, mercado consumidor, mão-de-obra e impostos baratos.

O desenvolvimento dos meios de transportes e das telecomunicações acrescentou novas características à nova divisão internacional do trabalho. Organizadas em redes de produção Contratam empresas de diversas partes do mundo para realizar a atividade produtiva ou a distribuição e comercialização de seus produtos Os países centrais concentram: A fabricação de produtos de tecnologia mais sofisticada O desenvolvimento de novos produtos O setor de marketing A gerência administrativa das grandes empresas Multinacionais

Características do desenvolvimento e do subdesenvolvimento PAÍSES DESENVOLVIDOS Grandes pólos financeiros e tecnológicos mundiais Dominam As grandes decisões políticas e econômicas internacionais Predominam atividades econômicas industriais, de serviços e comerciais Pequena parcela da população dedica-se ao setor primário O grupo internacional que reúne os países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo é denominado G-8

A população dos países desenvolvidos Apresenta Em geral: boas condições de vida saúde educação moradia alimentação elevada expectativa de vida reduzidos índices de mortalidade infantil analfabetismo praticamente inexistente Apesar das diferenças sociais, há nesses países melhor distribuição de renda, o que melhora a qualidade de vida, eleva o poder de compra e dinamiza o mercado interno.

Nos países subdesenvolvidos a situação é bem diferente Países subdesenvolvidos Principais atividades: agropecuária e extrativismo. De modo geral, desenvolvidas de modo rudimentar, e com baixa produtividade. Apesar da diversidade de condições, algumas características são comuns a diversos países Os Elevados índices de analfabetismo e escolarização deficiente de grande parte da população compromete o desenvolvimento socioeconômico futuro. Elevado índice de mortalidade infantil, que ocorre em função da desnutrição das mães e dos recém-nascidos e das péssimas condições de saúde de boa parte da população.

Atividade industrial amplamente diversificada Restrita a poucos países que se industrializaram na segunda metade do século XX Poucos setores de tecnologia mais avançada e, mesmo assim, dependente dos países desenvolvidos Esse grupo de países tem dificuldade para realizar investimentos em infraestrutura para a manutenção das taxas de crescimento econômico Minoria da população desfruta de boas condições de vida Grande parte da população: alimenta-se de forma insuficiente; mora em habitações precárias; não dispõe de condições adequadas de saúde. Baixa expectativa de vida.