Profª Juliana Schivani TABELAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
Advertisements

Criando um gráfico no Excel
Informática Aplicada.
Estatística Básica Utilizando o Excel
Tutorial de exercícios Estatística Básica Utilizando o Excel Delamaro e Marins 2a. Aula - Estatística Descritiva.
Métodos Quantitativos
Aula 01 de Excel Profa Jiani Cardoso.
Personalizando Tabelas
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
ESTATÍSTICA.
Estatística e Probabilidade
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
Microsoft Office Excel
Aula – Introdução ao Excel. Nesta aula serão apresentados os conceitos básicos sobre o Microsoft Excel.
Estatística Professor: Carlos Alberto de Albuquerque
b)geográficas: varia o local; exemplo: produção de celulose em 1981:
VISÃO GERAL DO APLICATIVO.
PROF. BRENO RICARDO 2º ANO – W.S.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Para escolher uma AAS Em uma célula de uma coluna buscamos em fx o
ESTATÍSTICA DECRITIVA
Uma ação muito comum em relação ao tratamento de uma distribuição de dados é agrupamento, que consiste em agrupar conjuntos grandes de dados antes de efetuar.
SÉRIES ESTATÍSTICAS TABELA: É um quadro que resume um conjunto de dados dispostos segundo linhas e colunas de maneira sistemática. De acordo com a Resolução.
Microsoft Excel Folha de cálculo
Simulador de Antecipação de Recebíveis Visa/MasterCard
Aula 05 Distribuição de freguência Prof. Diovani Milhorim
Planilha Eletrônica - Excel
Criando uma formatação
Construindo tabelas NTE-ESTRELA.
Matemática Financeira
Medidas de localização
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia de Produção ENG 1004 – Linguagem de Programação para.
CONFIGURANDO O FORMATO GERAL DO SEU JORNAL ESCOLAR
Série Geográfica (espaço).
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Grupo: “B”. Exercício 01: a)Arrumar a planilha para que todos os dados das células fiquem visíveis. b)Organizar a planilha de acordo com o volume decrescente.
Definição de Estatística
Séries Estatísticas FAPAN - Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte Disciplina: Estatística Aplicada.
Distribuição de Frequências
Informática Básica Jackson Eduardo da Silva Fórmulas É comum ouvirmos falar nas fórmulas do Excel. São ferramentas poderosas que podem ser usadas para.
Usando Excel Prof. Rosemberg Trindade. Parte 1 Representação tabular de distribuição com variáveis discretas e contínuas.
APRESENTANDO O BROFFICE CALC
ESTASTÍSTICA APLICADA
Análise Descritiva de Dados
TABELAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE
Prof: Wildson Cruz Blog:
Matemática Financeira
Profª Dalila Borges Justino Lins
Freqüências simples ou absoluta:
ESTATÍSTICA.
Professor: Jerry A. Domingos
MEDIDAS DE POSIÇÃO Representam uma série de dados orientando-nos quanto à posição da distribuição em relação ao eixo horizontal. As medidas de posições.
JERRY ADRIANE DOMINGOS Formado em Mecânica – UFES / 2001 Formado em Matemática – FANAN / 2012 Inspetor credenciado em automotiva – INMETRO / 2006 Auditor.
Distribuição de Freqüências
onde xi são os valores da variável e n o número de valores.
Passos para contagem de palavras no excel Professor: Wilson.
Distribuição. de freqüência
Profª Juliana Schivani Calculadora.
Profª Juliana Schivani MÉTODO ESTATÍSTIC O.
O Método Estatístico: Da amostragem ao tratamento dos dados.
Distribuição de freqüências
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
Gráficos e Tabelas – Competência 6 de Matemática
Profª Juliana Schivani GRÁFICOS.
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
Noções básicas de editores de texto Profª Juliana Schivani MÍDIAS EDUCACIONAIS.
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
TIPOS DE AMOSTRAGEM Profª Juliana Schivani TIPOS DE
Prof. João Saturnino GRÁFICOS.
Transcrição da apresentação:

Profª Juliana Schivani TABELAS

Profª Juliana Schivani Tabelas ORGANIZAR OS DADOS TABEL AS GRÁFICOS frequênc ia simples frequênc ia em classes linhas colunas barras setores histograma pictogramas

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELAS De acordo com essa Resolução do Conselho Nacional de Estatística, nas casas ou células da tabela deve-se colocar: Título e fonte; um traço horizontal ( - ) quando o valor é zero; três pontos (... ) quando não se tem os dados; zero ( 0 ) quando o valor é muito pequeno para ser expresso pela unidade utilizada; um ponto de interrogação (?) quando se tem dúvida quanto à exatidão de determinado valor; Não fechar as laterais direita e esquerda das tabelas.

Profª Juliana Schivani Tabelas SÉRIES ESTATÍSTICAS É toda tabela que apresenta a distribuição de um conjunto de dados estatísticos em função da época, do local ou da espécie. Podem ser: Temporal, histórica ou cronológica

Profª Juliana Schivani Tabelas SÉRIES ESTATÍSTICAS É toda tabela que apresenta a distribuição de um conjunto de dados estatísticos em função da época, do local ou da espécie. Podem ser: Geográfica

Profª Juliana Schivani Tabelas SÉRIES ESTATÍSTICAS É toda tabela que apresenta a distribuição de um conjunto de dados estatísticos em função da época, do local ou da espécie. Podem ser: Categórica

Profª Juliana Schivani Tabelas SÉRIES ESTATÍSTICAS É toda tabela que apresenta a distribuição de um conjunto de dados estatísticos em função da época, do local ou da espécie. Podem ser: Conjugada

Profª Juliana Schivani Todos os dados, da forma como foram coletados, são chamados de DADOS BRUTOS. Ao organizá-los em uma ordem crescente, denomina-se de ROL. OBS: Não existe ROL com dados qualitativos. Tabelas

Profª Juliana Schivani Massa corporal (kg) de 48 alunos de uma turma: DADOS BRUTOS: ROL: Tabelas

Profª Juliana Schivani ROL no EXCEL No Excel, insira os dados brutos numa coluna, com cabeçalho. Clique na primeira célula dessa coluna, referente ao cabeçalho. Na barra de ferramentas, clique em “dados” e depois em “filtro”. Surgirá uma seta no canto inferior direito da célula. Clicando nela, aparecerá várias opções de ordem dos dados, dentre elas, a crescente. Tabelas

Profª Juliana Schivani FREQUÊNCIA Um ROL possui inúmeros valores que, ora se repetem, ora não. Cada conjunto de valores iguais representa uma frequência absoluta (f a ). Ao calcular a porcentagem dessa f a, temos a frequência percentual (f % ) ou frequência relativa (f r ). Tabelas

Profª Juliana Schivani FREQUÊNCIA ABSOLUTA RELATIVA f a é a quantidade de vezes que cada valor distinto aparece no ROL f r é o percentual de vezes que cada f a aparece em relação ao total da amostra n. Tabelas

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA SIMPLES Primeira coluna: variáveis distintas do ROL Segunda coluna: frequência absoluta de cada variável Terceira coluna: frequência relativa de cada variável

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA SIMPLES 3,1 % dos adolescentes entrevistados acessam a internet durante 20 horas por dia. 4 adolescentes acessam a internet durante 12 horas diárias

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA SIMPLES NO EXCEL Após inserir o ROL e construir a tabela inserindo todos as variáveis distintas que aparecem no ROL (sem repetição), obteremos as frequências relativas de cada variável. Clica na célula do primeiro fa e digita =cont.se( Seleciona todos os dados do ROL, clica em ponto-e-vírgula e clica na variável que se deseja obter a fa. Pressiona ENTER.

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA SIMPLES NO EXCEL Para não ter que repetir o mesmo processo nas células abaixo, fixa o intervalo do ROL acrescentando $ entre a letra e o número, na fórmula. Em seguida, clica e puxa para baixo o quadradinho branco que aparece no canto inferior direito da primeira fa.

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA SIMPLES NO EXCEL Para não ter que repetir o mesmo processo nas células abaixo, fixa o intervalo do ROL acrescentando $ entre a letra e o número, na fórmula. Em seguida, clica e puxa para baixo o quadradinho branco que aparece no canto inferior direito da primeira fa.

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA SIMPLES NO EXCEL Para obter a soma total clique na célula correspondente, depois clique em “auto soma” na barra de ferramentas e pressione ENTER. Outra forma é digitar na célula a fórmula =SOMA(selecionar o intervalo a ser somado) e pressiona ENTER.

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA SIMPLES NO EXCEL Na primeira célula da frequência relativa, digita- se a fórmula =(fa*100)/n fa é a célula onde se encontra o fa em que se deseja o percentual e n é o total de entrevistados que se somou anteriormente.

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA SIMPLES NO EXCEL Para não repetir o processo nas células abaixo, fixa o “n” com um cifrão, clica e puxa o quadradinho branco no canto inferior direito da primeira fr.

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA SIMPLES NO EXCEL Para variáveis qualitativas, seguem as mesmas fórmulas e procedimentos.

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES Quando o ROL é muito extenso e existem muitos valores distintos, com pouca repetição, para evitar uma tabela comprida, agrupa-se as variáveis em INTERVALOS DE CLASSES.

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES Em uma tabela de frequência simples, haveriam 17 linhas de variáveis, o que tornaria a tabela muito extensa.

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES Intervalo de cada classe Limite superior (o maior valor do ROL) Limite inferior (o menor valor do ROL) Tamanho da amostra (total de variáveis do ROL)

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 2 – Agrupar as variáveis na primeira coluna da tabela

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas A fórmula =CONT.SES encontra a quantidade de variáveis dentro de um intervalo definido.

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas Ao inserir a fórmula, fixando o intervalo do ROL, clica e puxa para baixo o quadradinho branco na parte inferior direita da célula. Como os valores 1 e 4 também estão fixos, devemos mudar, em cada célula para os valores correspondentes.

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas Existe outro modo de contagem, em que não precisa mudar, na fórmula, o intervalo de cada classe, pois ela mudará automaticamente quando arrastar a fórmula para as células abaixo. Coloque a variável em três colunas. 1ª coluna – limite inferior de cada classe; 2ª coluna – símbolo do intervalo; 3ª coluna – limite superior de cada classe.

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas Existe outro modo de contagem, em que não precisa mudar, na fórmula, o intervalo de cada classe, pois ela mudará automaticamente quando arrastar a fórmula para as células abaixo. Não esqueça de apagar as linhas de modo que só se observe uma coluna com os dados. Em “bordas” use a opção

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas A fórmula a ser inserida na primeira célula é = CONT.SE( intervalo FIXADO em que se encontra o ROL ; “>=”& célula onde se encontra o primeiro limite inferior ; novamente o intervalo do ROL ; “<”& célula onde se encontra o primeiro limite superior )

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas Após a primeira fórmula inserida, é só clicar no quadradinho inferior direito e arrastar às demais sem precisar de mais nenhuma mudança.

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas Neste modo de construir, também é possível inserir uma fórmula para obter os limites inferiores e superiores de cada célula sem ter que digitá-los um a um. Insira o valor do primeiro limite inferior. Na célula do primeiro limite superior digite: =( célula do primeiro limite inferior + valor do intervalo estabelecido )

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas Neste modo de construir, também é possível inserir uma fórmula para obter os limites inferiores e superiores de cada célula sem ter que digitá-los um a um. Pressione ENTER. No segundo limite inferior, digite: =( célula onde se encontra o primeiro limite superior ) e pressione ENTER.

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas Neste modo de construir, também é possível inserir uma fórmula para obter os limites inferiores e superiores de cada célula sem ter que digitá-los um a um. Agora é só arrastar as células do primeiro limite superior e do segundo limite inferior para baixo.

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 4 – Encontrar o ponto médio de cada classe Ponto médio de cada classe Limite inferior da classe Limite superior da classe Na segunda célula, some a célula anterior com o valor do intervalo. Depois arraste até a última classe.

Profª Juliana Schivani Tabelas

Profª Juliana Schivani Tabelas

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 5 – Encontrar as frequências acumuladas A frequência acumulada pode ser: “abaixo de” (F ↓ ) – nos diz quantos dados estão abaixo de um determinado limite da tabela. Calcula-se somando-se as frequências absolutas anteriores à classe em questão. “acima de” (F ↑ ) – nos diz quantos dados estão acima de um determinado limite da tabela. Calcula-se subtraindo as frequências absolutas anteriores à classe em questão.

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 5 – Encontrar as frequências acumuladas

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 6 – Encontrar os percentuais das frequências acumuladas

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 23 adolescentes passam menos que 4 horas na internet, diariamente.

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 14 adolescentes passam igual ou acima de 7 horas na internet, diariamente.

Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 23 alunos (47,9%) passam, em média, 2,5 horas diárias na internet