Professor– Alison Pereira Batista “Conhecimento sobre o Corpo”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Advertisements

CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2011 METAS
ORIGEM E EVOLUÇÃO DA PSICOLOGIA
Máscaras Africanas.
O Plano de Ação Curricular na Escola
Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
LUIZ CARLOS SOARES ESPECIALISTA EM ARTE CULTURA
LINGUAGEM Filosofia.
CORPO, CULTURA e LINGUAGEM CORPORAL
Prof. Dr. Evilázio Teixeira
Aristóteles e o mundo sensível
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
As concepções de espaço
Aula 7 Descartes e o Racionalismo
CORPOREIDADE: EDUCAR PARA NÃO REEDUCAR
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região.
Geografia: A Paisagem, o espaço e lugar
Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
Ou quem e o que o constitui
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
DIDÁTICA Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Campos Belos
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
Introdução a Psicologia Jurídica
A Psicologia ou as Psicologias
Thomas Kesselring (Rev. Episteme nº 11) PHYSIS x TÈCNE (Grécia Antiga) COSMO – UNIVERSO – TUDO (A NATUREZA TEM SURGIMENTO DO ESPONTÂNEO) MUNDO INFINITO.
FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Sumário da Discussão Introdução – Cenas dos últimos capítulos!
Trabalho realizado por:
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Immanuel Kant.
Profa. Dra. Renata Medici Metodologia Científica e Tecnológica (Eng. 2510)
Diretoria de Ensino – Região de Andradina
FILOSOFIA O QUE É FILOSOFIA ?.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
A dúvida e as quatro regras do método em René Descartes.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Lógica e Filosofia da Ciência Professor Ulisses Mauro Lima
CURSINHO POPULAR PAULO FREIRE Sociologia. Pontos de enfoque: O homem é um animal diferente dos outros porque não age instintivamente mas necessita de.
A filosofia Moderna Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO
PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
Atividade complementar 04
A História da Psicologia e a Educação
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
Conseqüências revolucionárias do mecanicismo. “Conseqüências revolucionárias do mecanicismo” O modo de pensar ‘substancialista’ cai definitivamente por.
O que é Sociologia?.
Filosofia Medieval e Moderna
BASES FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO
Estética.
Comunidade (Direitos humanos e alteridade) l Psicologia e Comunidade 1 Luciana Souza Borges.
Filosofia Moderna.
A prática pedagógica e a construção do conhecimento científico
Componente Curricular – Educação Física Professor– Alison Pereira Batista
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO O FUNDAMENTO DA FILOSOFIA CARTESIANA – René Descartes, o pai da Filosofia Moderna Direito 5º Ano Professor:
Professor– Alison Pereira Batista
Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.
Psicologia Jurídica 2ª aula PSICOLOGIA – CONCEITOS INTRODUTÓRIOS.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DO ENSINO DA GEOGRAFIA P/ ED.NFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO.
RESUMO DO TEXTO DE TECA ALENCAR DE BRITO LUCIENE LEME OLIVEIRA NºUSP O ser humano como o objetivo de educação musical.
Transcrição da apresentação:

Professor– Alison Pereira Batista “Conhecimento sobre o Corpo”

Compreender os diferentes sentidos e significados atribuídos ao corpo pela ciência e pela sociedade. Refletir sobre aspectos biológicos, históricos, culturais e sociais do corpo. Identificar diferentes concepções sobre o corpo que influenciaram a Educação Física. Compreender o corpo e o movimento, como possibilidades de apreender e vivenciar os saberes advindos da cultura de movimento. Objetivos da aula de hoje...

Conversa Inicial O que é corpo? Atividade Diagnóstica (2º A – Informática) Estrutura física/instrumento/máquina5 É o responsável por nossa locomoção e realização de tarefas cotidianas 4 Conjunto de elementos biológicos (órgãos/sistemas/membros/ossos) 12 Massa/matéria que ocupa lugar no espaço3 Algo essencial para a vida3

Conversa Inicial O que é corpo? Atividade Diagnóstica (2º B – Informática) Estrutura física/instrumento/máquina5 É o responsável por nossa locomoção e realização de tarefas cotidianas 7 Conjunto de elementos biológicos (órgãos/sistemas/membros/ossos) 7 Massa/matéria que ocupa lugar no espaço4 Veículo de interação do homem com o mundo3 Subordinado do cérebro 2 Não respondeu 7

Conversa Inicial O que é corpo? Atividade Diagnóstica (2º A – Mecatrônica) Estrutura física/instrumento/máquina6 É o responsável por nossa locomoção e realização de tarefas cotidianas 4 Conjunto de elementos biológicos (órgãos/sistemas/membros/ossos) 16 Massa/matéria que ocupa lugar no espaço6 Algo essencial para a vida2 Subordinado do cérebro 1 Local de morada do espírito 1 Conjunto de átomos 1 Não respondeu 2

Conversa Inicial O que é corpo? Atividade Diagnóstica (2ºB – Mecatrônica) Estrutura física/instrumento/máquina15 É o responsável por nossa locomoção e realização de tarefas cotidianas 3 Conjunto de elementos biológicos (órgãos/sistemas/membros/ossos) 10 Massa/matéria que ocupa lugar no espaço4 Não respondeu 8

É necessário compreendermos É necessário compreendermos sentidossignificados Os diferentes sentidos e significados atribuídos ao corpo na história da humanidade, em diferentes épocas, culturas, sociedades (LE BRETON, 2007). Para avançarmos nessa discussão...

Diversos campos de conhecimento abordam o corpo em diferentes perspectivas: Filosofia. Religião. Ciência. Sociologia. Arte. História corposociedademundo Em conjunto, essas áreas construíram diversas compreensões de corpo, de sociedade, de mundo (LE BRETON, 2007).

- Modelo cartesiano – influencia o desenvolvimento da ciência (século XVII) e da EF (século XIX). fragmentadopartes isoladas. corpo máquina visão biológica - Corpo fragmentado, conjunto de partes isoladas. Entende o corpo a partir das leis da mecânica (corpo máquina). Restringe o corpo a uma visão apenas biológica. Conhecendo os órgãos se conheceria melhor as funções do corpo. corpo objetosujeito “O corpo é focalizado como objeto separado do sujeito pensante”. movimento princípios mecanicistas exercícios mecanizados significado na simples exercitação física “O movimento não possui intencionalidade e é explicado por princípios mecanicistas” (NÓBREGA, 2005). O que irá repercutir nas aulas de EF padronizadas por exercícios mecanizados, nos quais os alunos não encontravam significado na simples exercitação física. O corpo no campo científico...

O corpo no campo de algumas ciências - Na física – o corpo é também chamado de objeto, sendo tudo aquilo que ocupa lugar no espaço. - Na biologia - é um organismo vivo, composto de pequenas unidades denominadas células. organismo - Na química - é uma porção de matéria. - Na astronomia - qualquer objeto natural perceptível no céu.

Filosofia ocidental dualismos Filosofia ocidental: construção de uma visão dicotômica do corpo (dualismos).  Platão  Platão (antiguidade grega) - corpo inferior a alma.  René Descartes razão  René Descartes (filósofo francês - século XVII) – Corpo separado da mente. “Penso, logo existo” (privilegia a razão desprovida do elemento sensível – emoções, vontades do corpo). O corpo no campo da filosofia

“Eu não estou diante do meu corpo, estou em meu corpo, ou antes, sou meu corpo” “Eu não estou diante do meu corpo, estou em meu corpo, ou antes, sou meu corpo” (MERLEAU-PONTY, 1994). corpoem movimento (historicidade e as experiências do sujeito) - Percebo o mundo pelo corpo em movimento (historicidade e as experiências do sujeito) - mundo e criar a cultura - Corpo vivo – dotado de intencionalidade, que permite lançá- lo ao mundo e criar a cultura. O corpo no campo da filosofia

Temos um corpo uno Temos um corpo uno Biológico Histórico Social Cultural

Combinados para a próxima aula A próxima aula será em sala. Formem grupos de 5 a 6 pessoas. Cada grupo deverá trazer 15 imagens impressas destinadas ao público jovem que sugiram os padrões de beleza predominantes em nossa sociedade e que revelem os diversos artifícios que se tem buscado para conseguir este estereótipo. Trazer devidamente preenchida autorização de uso de imagem até a próxima aula. Já começaram a fazer os portfólios?