Aula III - Ligações Químicas Tutora: Marcia Pintos Rio Grande, 13 setembro de 2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos.
Advertisements

Distribuição dos elétrons
Ligação Química Ligação química: é a força atrativa que mantém dois ou mais átomos unidos. Ligação covalente: resulta do compartilhamento de elétrons entre.
QUIMICANDO com a Ducha Ligações Químicas.
Revisão 9º ano Ligações química.
Ligações Químicas Profº Diego C. Abreu
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
REGRA DO OCTETO.
Ligações Químicas I A visão clássica.
Professora Rafaela Ferreira dos Santos
Conceitos básicos de ligação química
Ligações Químicas. Professora Magna.
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos.
CAPÍTULO 8 CONCEITOS BÁSICOS DE LIGAÇÃO QUÍMICA
Revisão - Ligações químicas
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligações Químicas O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu.
Conceitos Básicos de Ligação Química
Revisão - Ligações químicas
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Aula de Química – Perito Criminal Maio de 2015
Ligações Químicas cicloexeno AAS acetona cicloexanona nitrobenzeno
1. Ligações Químicas Prof. Marcel Piovezan
Ligações Químicas cicloexeno AAS acetona cicloexanona nitrobenzeno
Professora Cláudia Bacchi 6C6C. Química Orgânica Química Orgânica é um ramo da química que estuda os compostos que contém carbono, chamados de compostos.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ÁREA DE CONHECIMENTO: QUÍMICA Professor: Marcélio.
Ligações Químicas. Page 01 Luciana Melo Almeida Teoria do Octeto -Formulada por G. Lewis e W. Kossel (1916) -Apenas os gases nobres são estáveis, apresentando.
TUTOR: Dr. Ribamar Silva PETIANA: Lya Beiruth Silva.
PROFESSORA PATRÍCIA C. LIMA  Dimitri Ivanovich Mendeleyev ( ) nasceu na St. Petersburg e posteriormente na França e Alemanha. Conseguiu o cargo.
Prof. Beto Química TabelaPeriódica Prof. Beto. Química Tríades Dohereiner Parafuso Telúrico de De Chancourtois Lei das Oitavas de.
Físico-Química / 9.º ano A Tabela Periódica Organização da Tabela Periódica Localização na Tabela Periódica.
ÁGUAAMÔNIA Professor Christopher Souza. Se dois átomos combinarem entre si, dizemos que foi estabelecida entre eles uma LIGAÇÃO QUÍMICA Se dois átomos.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Tiago Quick.
CURSO DE QUÍMICA BÁSICA - Prof.: João Miranda
Equilíbrio Heterogéneo Aulas 6  Equilíbrio Heterogéneo:  Produto de Solubilidade  Efeito do ião comum, pH e iões complexos  Titulações de precipitação.
Classificação periódica do elementos. A organização dos elementos Até o final do século XVII apenas 33 elementos haviam sidos descobertos. Entretanto,
Pilhas comerciais Pilha seca (pilha de Leclanché)
Lembre – se de olhar a tabela de geometria molecular
Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Tópico 2: massa atómica, massa molar.
CONCEITOS BÁSICOS DE LIGAÇÃO QUÍMICA
NIL Tabela Periódica.
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. FILÓSOFOS GREGOS Leucipo (450 a. C.)  pensamento filosófico Viveu por volta de 450 a. C. (à de anos atrás) e dizia.
Cláudia Bacchi SUBSTÂNCIA PURAS MISTURAS OU Cláudia Bacchi Substâncias Puras Substância que não contém impurezas. A temperatura permanece constante durante.
RADIOATIVIDADE. Radioatividade Histórico: Em 1896, acidentalmente, Becquerel descobriu a radioatividade natural, ao observar que o sulfato duplo de potássio.
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos 1. Composição química de uma bactéria 2.
INTRODUÇÃO À ATOMÍSTICA: Modelos atômicos, número atômico (z) e número de massa (A) 2012 COLÉGIO NOVO ANGLO DE JABOTICABAL (QUÍMICA) PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS.
Distribuição eletrônica Linus Pauling. Quem foi Linus Pauling?????? Linus Carl Pauling ( ) foi um químico quântico e bioquímico dos Estados Unidos.
LIGAÇÃO QUÍMICA.
Cláudia Bacchi LIGAÇÕES QUÍMICAS. Cláudia Bacchi LIGAÇÕES QUÍMICAS A grande diversidade de substâncias existentes indica que os diferentes átomos podem.
Cláudia Bacchi LIGAÇÕES QUÍMICAS. Cláudia Bacchi LIGAÇÕES QUÍMICAS A grande diversidade de substâncias existentes indica que os diferentes átomos podem.
Ligação Covalente Curva de energia do H 2 Trabalho de: Rita Duarte.
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2013/2014 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
SISTEMAS ESTRUTURA DA MAT É RIA O termo matéria refere-se a todos os materiais ou coisas que compõem o universo. A matéria é formada por moléculas, que.
Estrutura Atômica e Ligações Interatômicas Prof. Wesdney Melo.
SOLUÇÕES Misturas: É considerada mistura quando dois ou mais componentes entram em contato uns com os outros, mantendo as suas propriedades químicas na.
Exercícios.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Tiago Quick.
Eletrodo: condutor eletrônico ou condutor misto Interface: condutor eletrônico – condutor eletrônico Condutor eletrônico ou misto/condutor iônico QFL-2636.
QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF.: SILVIO.
Professora Cláudia Bacchi
Eletroquímica.
Propriedades Periódicas
PROPRIEDADES PERIÓDICAS.
Estrutura dos átomos e tendências periódicas Aula 4.
Há muitos anos atrás surgiu a expressão COMPOSTOS ORGÂNICOS para indicar as substâncias produzidas por ORGANISMOS VIVOS Era a TEORIA DA FORÇA VITAL Há.
BIO-QUIMICA Aulas gratuitas da Professora Dra Rosi Bio-quimica.blogspot.com MATÉRIA E MEDIDAS Dra. Rosilene Linhares Dutra.
Ligação Iônica Prof. GERSON.
Colégio MV – 9º ano Profª Adriana Amorim Ciências – Cap. 5
Ligações químicas Matéria é formada por átomos que
Ligações Químicas Arranjos Atômicos.
Ligações Químicas Módulo 06 página 251 Prof. Callegaro.
Transcrição da apresentação:

Aula III - Ligações Químicas Tutora: Marcia Pintos Rio Grande, 13 setembro de 2014.

Sumário 1.Introdução (Camada valência, Gases Nobres e octeto) - pg Ligações químicas pg Regra do Octeto pg Símbolos de Lewis pg Ligação Iônica pg Ligação Covalente pg. 25 2

Camada de Valência Última Camada do átomo = Camada de Valência Camada mais externa, ocupada pelos elétrons de valência. A camada de valência de um átomo terá no máximo 2 ou 8 elétrons. Camada em que ocorre a perda ou ganho de elétrons com a formação dos íons. É nesta camada que ocorrerá as ligações entre os átomos formando as moléculas. Introdução 3

Octeto = camada de valência completa (2 ou 8 elétrons). Gases Nobres : Possuem octeto completo Demais elementos: buscam a configuração de valência dos gases nobres por meio de ligações químicas, isto é, buscam o Octeto. 4 Introdução

Baixa reatividade = alta estabilidade Geralmente encontrados na natureza como átomos isolados. Em geral não necessitam buscar a associação com outros átomos para alcançar a estabilidade (octeto completo). 5 Gases Nobres - Camada de valência completa Porem: Apesar da dificuldade dos Gases Nobres em formar compostos com outros metais. À medida que os átomos dos Gases Nobres crescem em período, tornam-se ligeiramente mais reativos. Introdução

Moléculas com gases Nobres Embora sejam de baixa reatividade e não se combinem com facilidade aos demais elementos conhecidos, em casos raros formam moléculas. Alguns Compostos de Xenônio (Xe): Ordem de reatividade dos gases nobres: 6. Estrutura do XeF 4, um dos primeiros compostos de gás nobre a ser descoberto. Introdução

2. Ligações Químicas 7

Ligações Químicas 8 Ligações que ocorrem entre os átomos para formar as moléculas. As ligações químicas ocorrem porque os átomos buscam a estabilidade, isto é, buscam alcançar a situação de octeto completo (2 ou 8 elétrons na sua camada de valência). Desta forma, trata-se da força atrativa que mantém dois ou mais átomos unidos.

Octeto Regra Geral na formação das ligações químicas 9

2.1. A regra do octeto Refere-se a busca dos átomos por possuir configuração eletrônica na camada de valência semelhante aos gases nobres. A regra do octeto: os átomos tendem a ganhar, perder ou compartilhar elétrons até que eles estejam rodeados por 2 ou 8 elétrons de valência (4 pares de elétrons). OBS: existem várias exceções à regra do octeto. 10

Exceções a Regra do Octeto Ocorre quando determinados átomos fazem ligações com outros, de modo a exceder os 2 ou 8 elétrons, previstos pela regra do octeto. Exemplo: 11 Observa-se que cada Cloro possui octeto completo com 8 elétrons. Mas o Fosforo fez ligações com 5 cloros ficando com 10 elétrons compartilhados em lugar dos 8 elétrons esperados pela regra do octeto.

12 Símbolos de Lewis Uma forma universal de representar os elétrons envolvidos nas ligações químicas.

2.2. Símbolos de Lewis Símbolos utilizados para representar a localização dos elétrons de valência de um átomo. Nos símbolos de Lewis, os elétrons são representados como pontos ao redor do símbolo do elemento. Geralmente colocamos os elétrons nos quatro lados de um quadrado ao redor do símbolo do elemento. 13 O número de elétrons disponíveis para a ligação é indicado por pontos desemparelhados.

A. Alguns símbolos de Lewis para os elementos Químicos 14

B. Símbolos de Lewis para demonstrar as ligações Químicas 15 Compartilhamento de elétrons Doação e recebimento de elétrons

Tipos de Ligações Químicas As ligações ocorrem a partir do compartilhamento ou doação e recebimentos de elétrons de valência dos átomos. Exemplo: 16 Cada átomo de Cloro tem 7 elétrons de valência (família 7A). Ambos buscam a estabilidade (octeto completo = 8 elétrons)

Ligações Químicas envolvidas na formação das moléculas A. Ligação Iônica Doação e recebimento de elétrons. Resulta da transferência de elétrons de um metal para um não-metal. B. Ligação Covalente Compartilhamento de elétrons entre dois átomos. Normalmente encontrada entre elementos não-metálicos. A. Ligação Iônica Doação e recebimento de elétrons. Resulta da transferência de elétrons de um metal para um não-metal. B. Ligação Covalente Compartilhamento de elétrons entre dois átomos. Normalmente encontrada entre elementos não-metálicos. 17

3. Ligação Iônica 18

Ligação Iônica Ligação que ocorre entre íons opostos (cátions e ânions) por meio de atração eletrostática. Na ligação Iônica as forças eletrostáticas atraem os íons de cargas opostas (+, -) Forma os compostos iônicos. 19

Características dos compostos iônicos 20 -Arranjo cristalino ordenado -Formam sólidos cristalinos = sólidos iônicos -Pelo arranjo ordenado dos átomos na ligação iônica, necessitam de alta energia para serem quebrados (altas temperaturas para a ebulição e fusão). -Os compostos iônicos são condutores de eletricidade, tanto os dissolvidos em água, como também os puros no estado líquido. -O melhor solvente para os compostos iônicos sólidos é a água. Ligação Iônica

Formação da Ligação Iônica Na Cl (Família 1A) + (Família 7A) = NaCl 21 Não Metais Metais (1A, 2A, Metais de Transição) + = Ligação Iônica Ligação Iônica

Ocorre entre metais (cátions) e ânions (não metais). Na + + Cl - NaCl K + + F - KF metais (cátions) ânions (não metais) metais (cátions) Mg Cl - Mg Cl 2 Ligação Iônica 22

Ligação Iônica - Exemplo 23 Cada Bromo (família 7A) necessita de apenas 1 elétron para completar o octeto. O cálcio (2A) possui 2 elétrons de valência. Por ser um metal tende a perder seus 2 elétrons. Assim, ele doa 1 elétron para cada Bromo. Ligação Iônica

Exercício: Mostre as Ligações Químicas entre : PbCl2 = Cloreto de Chumbo II CaO = óxido de cálcio K, Br Li, O Ca, F Ca, S Al, F Al, S Cloreto de Sódio (Cl, Na) Cloreto de Prata (Cl, Ag) Iodeto de Potássio (I, K) 24 Ligação Iônica Dica: Observe que para todos, a ligação será iônica porque ocorre entre um metal e um não metal.

4. Ligação Covalente 25

Ligação Covalente 26 Exemplos: 1. 2.

Quando dois átomos similares se ligam, nenhum deles quer perder ou ganhar um elétron para formar um octeto. Quando átomos similares se ligam, eles compartilham pares de elétrons a fim de que cada um atinja o octeto. Cada par de elétrons compartilhado constitui uma ligação química. Ligação Covalente 27

Formação da Ligação Covalente Cl Cl (Família 7A) + (Família 7A) = Cl 2 28 Não Metais Não Metal + = Ligação Covalente

Alguns Exemplos de Ligações Covalentes OBS: a ligação Covalente ocorre entre um não metal e um não metal.

30 Alguns Exemplos de Ligações Covalentes - Alguns ácidos H 2 SO 4 = OBS: a ligação Covalente ocorre entre um não metal e um não metal.

31 Tipos de Ligações Covalentes - Ligações Múltiplas Ligação Simples Ligação Dupla Ligação Tripla As ligações covalentes podem ser dos tipos: simples, dupla e tripla. Esta classificação refere-se ao número de pares de elétrons compartilhados por 2 átomos.

Presença de Ligações Simples e Múltiplas numa mesma molécula Ligação Covalente 32 Na formação das moléculas é comum a ocorrência simultânea de ligações simples e múltiplas (duplas e triplas). Exemplos:

Exercício: Observe as ligações covalentes abaixo e indique qual estrutura de Lewis possui exceção a regra de octeto. 33 Ligação Covalente

Compostos Moleculares - Covalentes As moléculas formadas a partir das ligações covalentes são chamadas de Compostos Moleculares. As ligações covalentes são mais fracas que as ligações iônicas. Por esta razão apresentam menores pontos de ebulição e fusão que os compostos iônicos. 34

35 LigaçãoLigação IônicaLigação Covalente Formação da Ligação Metal e não metal Não metal e não metal Força da Ligaçãofortefraca Moléculas formadas Compostos IônicosCompostos Moleculares Resumo

Referências 36