ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO A SAÚDE - SUAS SUPERINTENDÊNCIA PARA ATENÇÃO PRIMÁRIA E AÇÕES ESTRATÉGICAS GERÊNCIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conferência Enquanto Instrumento de Controle Social da Política de SAN
Advertisements

SANTANA DO IPANEMA - ALAGOAS
FLUXO DE ATENDIMENTO PARA PARTO CESÁRIO
Oficina Técnica de Registro de Produtos: Inovações da Instrução Normativa nº 15 Rede Assistencial 2008.
XXIX CONGRESSO NACIONAL DO CONASEMS BRASILIA – JULHO
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PROTEÇÃO E ATENÇÃO A SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA A SAÚDE Esta apresentação não constitui-se definitiva.
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
Estado de Alagoas Secretaria Executiva de Saúde COGPS- PROAF
Escolas Promotoras de Saúde
Taxa de Mortalidade Infantil por Macrorregião, Bahia 2006
INSTITUCIONALIZAÇÃO DA BUSCA DIRECIONADA DE NASCIMENTOS E ÓBITOS
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
REUNIÃO TÉCNICA DE MONITORAMENTO
IMPLANTAÇÃO DO PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE Oficina 10: O Sistema de Apoio Diagnóstico Laboratorial Prof. Pedro Guatimosim Vidigal.
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
REUNIÃO ORDINÁRIA CEDAFRA/AL
4ª REUNIÃO ORDINÁRIA CONSELHO ESTADUAL
ADESÃO EM ALAGOAS Dos 88 Municípios listados, 47 já são visualizados com suas respectivas vagas disponibilizadas no Sistema (SISTEC/MEC). Para 2013 foram.
Estado de Alagoas Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos Superintendência de Políticas para a Criança e o Adolescente Conselho.
PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Livro Aberto em Alagoas 2004/2007
LEVANTAMENTO DA SITUAÇÃO DE FINALIZAÇÃO DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DIGITAL E DA TRANSMISSÃO DOS SISTEMAS DE ORÇAMENTOS PÚBLICOS EM SAÚDE – SIOPS/ BIMESTRAIS.
Angelo Augusto Paula do Nascimento
S ERVIÇO DE PROTEÇÃO EM S ITUAÇÕES DE C ALAMIDADES P ÚBLICAS E DE E MERGÊNCIAS EM A LAGOAS.
As atividades desenvolvidas tiveram como base o “Plano de ação para monitoramento do Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE”. Sendo as etapas do PDE:
Plano Estadual de Emergência – Ebola e Malária. . A Comissão de Emergência Sanitária, reunida em Genebra nos dias 6 e 7 de agosto de 2014, foi, segundo.
SAÚDE MATERNO INFANTIL
REDE ESTADUAL DE SAÚDE AUDITIVA
DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Montes Claros – Sancionada lei municipal que obriga notificar casos de uso de álcool e outras drogas por crianças e adolescentes O município de Montes.
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Câncer no Brasil - Dados dos Registros de Base Populacional Volume IV
A Rede Mãe Paranaense Em 2011 a SESA iniciou o processo de implantação da Rede Mãe Paranaense com a introdução da estratificação de Risco das gestantes.
A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI
ESTRUTURA FUNCIONAL GOVERNADOR DO ESTADO Teotônio Vilela Filho
Governo do Estado da Bahia Secretaria de Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde Diretoria de Vigilância Epidemiológica.
Oficina de Planejamento 2011 Saúde Bucal Prefeitura Municipal de João Pessoa Secretaria Municipal de João Pessoa Diretoria de Atenção à Saúde.
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
DECRETO Nº /2011 – PUBLICADO EM 19/07/2011
As últimas informações da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, pessoas foram afetadas pelas enchentes. O órgão oficial confirma seis mortes neste.
PLANO OPERATIVO ANUAL – POA 2012 MACEIÓ: MARÇO/2012 PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO.
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
NOTIFICAÇÃO DAS IRAS EM MATO GROSSO Hospitais com UTI
O OLHAR DO VISITADOR NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DAS DEFICIÊNCIAS.
Situação de microcefalia em Goiás
SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE NOV/2015
Conforme prevê a Lei nº de 27 de Julho de 1993 e Lei Complementar n° 141 de 13 de Janeiro de 2012.
Microcefalia em Pernambuco
Os Caminhos do COAP em MS Abril – Advento do Decreto 7508 em PDA Macrorregionais: 1.Fevereiro a Outubro de 2011 – Dourados 2.Outubro de 2011.
CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO: DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO AEDES AEGYPTY
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
Boletim Epidemiológico No 14 – Semana Epidemiológica 07/2016 (notificações acumuladas até 20/fev/2016 a partir de 08/nov/2015) notificados
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO PARANÁ O que é a Rede Mãe Paranaense É um conjunto de ações que envolve a captação precoce da gestante, o seu acompanhamento.
Apresentação da Política Nacional e Estadual da Pessoa com deficiência Módulo I Coordenação da Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência – ATPCD/SUR.
DENGUEZIKA CHIKUNGUNYA Aedes aegypti Superintendência de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador Belo Horizonte, 29 de fevereiro de.
RAIVA DOS HERBÍVOROS NO BRASIL
Diretor Geral de Controle de Doenças e Agravos
SISPART – PLANO DE AÇÃO DAS REDES TEMÁTICAS
Saúde Mais Perto de Você – Acesso e Qualidade Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) Saúde Mais Perto de Você.
DESAFIOS DA GESTÃO NA MACRO CARIRI. MACRORREGIÃO CARIRI População = hab REGIÕESPOPULAÇÃO Número de Municípios45 Icó Iguatu Brejo.
Serviços existentes e Estruturação da Rede da Deficiência no Estado Módulo II Coordenação da Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência – ATPCD/SUR.
DENGUE CHIKUNGUNYA ZIKA
DIRETRIZES DO SERVIÇO DE SAÚDE AUDITIVA NO ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Saúde – SES Superintendência de Serviços Especializados e Regulação.
Maceió/AL, 02 de agosto de AÇÕES INICIAIS REPASSES AOS MUNICÍPIOS Os seguintes critérios foram adotados na distribuição dos repasses aos municípios:
Secretaria de Estado da Saúde
Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação Gerência de Planejamento do SUS.
Ações Necessárias Hospitais
CHUVAS EM ALAGOAS As últimas informações da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, pessoas foram afetadas pelas enchentes. O órgão oficial confirma.
Transcrição da apresentação:

ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO A SAÚDE - SUAS SUPERINTENDÊNCIA PARA ATENÇÃO PRIMÁRIA E AÇÕES ESTRATÉGICAS GERÊNCIA DE AÇÕES ESTRATÉGICAS SUPERVISÃO DE CUIDADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA Av. da Paz, n° Jaraguá - Maceió - AL Fone: (82) CNPJ.: /

Microcefalia...  Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) Portaria MS nº 1.813, de 11/11/2015  Alteração do padrão de ocorrência de microcefalias no Brasil  Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII)

PROTOCOLO DE VIGILÂNCIA DA MICROCEFALIA RELACIONADA À INFECÇÃO PELO VÍRUS ZIKA E ATENÇÃO À SAÚDE DOS CASOS NOTIFICADOS (VERSÃO: 04/01/2016) SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO À SAÚDE-SUAS E A SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE-SUVISA  Documento orientador para as ações a serem desencadeados pelas esferas de gestão estadual e municipal, bem como pela rede de serviços de saúde, para o enfrentamento da microcefalia no Estado de Alagoas.

MICROCEFALIA NOTIFICAÇÕES

Notificação... Todos os casos suspeitos de microcefalia, potencialmente relacionada à infecção pelo ZIKAV devem ser notificados imediatamente às autoridades de saúde pelos serviços públicos e privados. CENTRO DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE – CIEVS - TELEFONES DE CONTATO: / / E-Notifica: Todos os casos suspeitos de microcefalia, potencialmente relacionada à infecção pelo ZIKAV devem ser notificados imediatamente às autoridades de saúde pelos serviços públicos e privados. CENTRO DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE – CIEVS - TELEFONES DE CONTATO: / / E-Notifica: Todos os casos suspeitos de microcefalia, potencialmente relacionada ao ZIKAV, devem ser registrados no formulário Registro de Eventos de Saúde Pública (RESP – Microcefalias). O formulário está disponível on line no endereço eletrônico:

Detecção e encaminhamento  Gestante com exantema Encaminhar para a coleta de amostras clínicas nas UNIDADES SENTINELA instaladas anteriormente para monitoramento do ZIKAV (as amostras são recolhidas posteriormente pelo LACEN). Manter o pré-natal na UBS de origem com exceção de situações de risco obstétrico.  Microcefalia intra-útero Manter pré-natal na UBS de origem, exceto nas situações de risco obstétrico Encaminhar a gestante para apoio psicossocial no próprio município (equipe multiprofissional da rede municipal) Programar o parto para unidade de risco habitual  Natimorto Com microcefalia e/ou malformações do SNC sugestivas de infecção congênita. Encaminhar ao SVO para coleta de amostras

UNIDADES DE REFERÊNCIA

Encaminhamento... Microcefalia pós-natal  Tomografia Computadorizada: HGE: todas as manhãs (12 vagas/dia)  Acompanhamento Com pediatra: SAE do Hospital Escola Hélvio Auto  Acompanhamento com neuropediatra: SAE do Hospital Escola Hélvio Auto Clínica Infantil Dra. Dayse Brêda APAE AAPPE ADEFAL  Geneticista: Hospital Universitário- HU  Ecocardiograma: Hospital do Coração  Ultrassonografia abdominal: Santa Mônica Microcefalia pós-natal  Tomografia Computadorizada: HGE: todas as manhãs (12 vagas/dia)  Acompanhamento Com pediatra: SAE do Hospital Escola Hélvio Auto  Acompanhamento com neuropediatra: SAE do Hospital Escola Hélvio Auto Clínica Infantil Dra. Dayse Brêda APAE AAPPE ADEFAL  Geneticista: Hospital Universitário- HU  Ecocardiograma: Hospital do Coração  Ultrassonografia abdominal: Santa Mônica

Ocorrências de Microcefalia no Estado de Alagoas

Situação em Alagoas TC realizadas: 83 laudos normais, 44 casos de Microcefalia, 4 foram a óbito; 7 casos com outras alterações neurológicas. Última atualização em 04/03/ ª R.S (9 casos) Maceió: 6 casos de Microcefalia; Pilar: 1 caso de Microcefalia; Marechal Deodoro: 2 casos de Microcefalia. 4ª R.S (2 casos) Atalaia: 1 caso de Microcefalia. Capela: 1 caso de Microcefalia. 6ª R.S (5 casos) Piaçabuçu: 2 casos de Microcefalia; Coruripe: 2 casos de Microcefalia; Penedo: 1 caso com outras alterações neurológicas. 5ª R.S (4 casos) São M. dos Campos: 2 casos de Microcefalia; Campo Alegre: 1 caso de Microcefalia; Teotônio Vilela: 1 caso de Microcefalia.

Situação em Alagoas casos de Microcefalia, 4 foram a óbito; 7 casos com outras alterações neurológicas. Última atualização em 04/03/ ª R.S (14 casos) Arapiraca: 8 casos de Microcefalia e 1 caso com outras alterações neurológicas; São Sebastião: 1 caso de Microcefalia; Traipu: 1 caso de Microcefalia; Batalha: 1 caso de Microcefalia; Craíbas: 1 caso de Microcefalia; Major Isidoro: 1 caso com outras alterações neurológicas. 8ª R.S (3 casos) Palmeira dos Índios: 3 casos de Microcefalia.

Situação em Alagoas casos de Microcefalia, 4 foram a óbito; 7 casos com outras alterações neurológicas. Última atualização em 04/03/ ª R.S (9 casos) Santana do Ipanema: 3 casos de Microcefalia e 1 caso com outras alterações neurológicas; Pão de Açúcar: 1 caso de Microcefalia; Canapi: 1 caso com outras alterações neurológicas; São José da Tapera: 1 caso de Microcefalia e 1 caso com outras alterações neurológicas; Dois Riachos: 1 caso com outras alterações neurológicas. 10ª R.S (1 caso) Piranhas: 1 caso de Microcefalia.

ESTIMULAÇÃO PRECOCE

FLUXO para os CENTROS ESPECIALIZADOS EM REABILITAÇÃO -CER

CENTROS ESPECIALIZADOS EM REABILITAÇÃO – CER 1 ª MACRO2ª MACRO CER II - APAE FÍSICA /INTELECTUAL CER II -APAE FÍSICA /INTELECTUAL CER II – APAE VISUAL/ AUDITIVA CER II PESTALOZZI– FÍSICA /INTELECTUAL CER II I- AAPPE FÍSICA/INTELECTUAAUDITIVA CER II -CEMFRA FÍSICA /INTELECTUAL CER III ADEFAL FÍSICA /INTELECTUAL /AUDITIVA CER IV PESTALOZZI FÍSICA /INTELECTUAL /AUDITIVA / VISUAL CER III PAM SALGADINHO FÍSICA /INTELECTUAL /AUDITIVA CER III UNCISAL FÍSICA /INTELECTUAL /AUDITIVA

Obrigada! Renata Nobre Bulhões (82) /

FLUXO – POR MUNICÍPIO para os CENTROS ESPECIALIZADOS EM REABILITAÇÃO –CER

Fluxo Para os Centros Especializados em Reabilitação (CER) MacrorregiãoRegiãoMunicípioCER de ReferênciaObservação 1ª Barra de Santo Antônio AAPPE e APAE No caso de identificação de deficiências não contempladas nos CER’s de referência, deve-se entrar em contato com a SUPED ( ) para que a criança seja encaminhada/vinculada ao CER adequado. Barra de São Miguel APAE e UNCISAL Coqueiro Seco APAE, ADEFAL e UNCISAL FlexeirasAAPPE e Pestalozzi MaceióVinculação por Distrito Marechal Deodoro APAE, AAPPE, PMR/PAM Salgadinho e UNCISAL MessiasADEFAL e Pestalozzi ParirupeiraAAPPE, APAE e PMR/PAM Salgadinho

Fluxo Para os Centros Especializados em Reabilitação (CER) MacrorregiãoRegiãoMunicípioCER de ReferênciaObservação 1ª Pilar APAE, AAPPE e Pestalozzi No caso de identificação de deficiências não contempladas nos CER’s de referência, deve-se entrar em contato com a SUPED ( ) para que a criança seja encaminhada/vinculada ao CER adequado. Rio LargoADEFAL e Pestalozzi Santa Luzia do Norte ADEFAL e Pestalozzi SatubaADEFAL e Pestalozzi 2ª Jacuípe AAPPE Japaratinga Maragogi M. de Camaragibe P. de Camaragibe

Fluxo Para os Centros Especializados em Reabilitação (CER) MacrorregiãoRegiãoMunicípioCER de ReferênciaObservação 1ª 2ª Porto Calvo AAPPE No caso de identificação de deficiências não contempladas nos CER’s de referência, deve-se entrar em contato com a SUPED ( ) para que a criança seja encaminhada/vinculada ao CER adequado. Porto de Pedras São L. do Quitunde São M. dos Milagres 3ª C. Leopoldina PESTALOZZI Ibateguara Joaquim Gomes Jundiá Murici Novo Lino

Fluxo Para os Centros Especializados em Reabilitação (CER) MacrorregiãoRegiãoMunicípioCER de ReferênciaObservação 1ª 3ª S. do Mundaú PESTALOZZI No caso de identificação de deficiências não contempladas nos CER’s de referência, deve-se entrar em contato com a SUPED ( ) para que a criança seja encaminhada/vinculada ao CER adequado. São J. da Laje União dos Palmares 4ª Atalaia ADEFAL Cajueiro Capela Chã Preta Mar Vermelho Paulo Jacinto Pindoba Quebrangulo Viçosa

Fluxo Para os Centros Especializados em Reabilitação (CER) MacrorregiãoRegiãoMunicípioCER de ReferênciaObservação 1ª 5ª Anadia APAENo caso de identificação de deficiências não contempladas nos CER’s de referência, deve-se entrar em contato com a SUPED ( ) para que a criança seja encaminhada/vinculada ao CER adequado. Boca da Mata Campo Alegre Junqueiro Roteiro São M. dos Campos Teotônio Vilela 6ª Coruripe UNCISAL Feliz Deserto Igreja Nova Jequiá da Praia Penedo Piaçabuçu P. R. do Colégio São Brás

Fluxo Para os Centros Especializados em Reabilitação (CER) MacrorregiãoRegiãoMunicípioCER de ReferênciaObservação 2ª 7ª ArapiracaVinculação por Distrito No caso de identificação de deficiências não contempladas nos CER’s de referência, deve-se entrar em contato com a SUPED ( ) para que a criança seja encaminhada/vinculada ao CER adequado. BatalhaPestalozzi Arapiraca Belo MonteCEMFRA Campo GrandeCEMFRA Coité do NóiaAPAE CraíbasPestalozzi Arapiraca Feira GrandeAPAE Girau do Ponciano APAE Jacaré dos Homens CEMFRA JaramataiaCEMFRA Lagoa da Canoa APAE Limoeiro de Anadia Pestalozzi Arapiraca Major IsidoroCEMFRA

Fluxo Para os Centros Especializados em Reabilitação (CER) MacrorregiãoRegiãoMunicípioCER de ReferênciaObservação 2ª 7ª Olho D’Água Grande APAE No caso de identificação de deficiências não contempladas nos CER’s de referência, deve-se entrar em contato com a SUPED ( ) para que a criança seja encaminhada/vinculada ao CER adequado. São SebastiãoPestalozzi Arapiraca TaquaranaPestalozzi Arapiraca TraipuCEMFRA 8ª Belém APAE Cacimbinhas Estrela de Alagoas Igaci Maribondo Minador do Negrão Palmeira dos Índios Tanque d’Arca

Fluxo Para os Centros Especializados em Reabilitação (CER) MacrorregiãoRegiãoMunicípioCER de ReferênciaObservação 2ª 9ª Canapi CEMFRA No caso de identificação de deficiências não contempladas nos CER’s de referência, deve-se entrar em contato com a SUPED ( ) para que a criança seja encaminhada/vinculada ao CER adequado. Carneiros Dois Riachos Maravilha Monteirópolis Olho d’Água das Flores Olivença Ouro Branco Palestina Pão de Açúcar P. das Trincheiras S. do Ipanema São J. da Tapera S. Rui Palmeira

Fluxo Para os Centros Especializados em Reabilitação (CER) MacrorregiãoRegiãoMunicípioCER de ReferênciaObservação 2ª10ª Água Branca PESTALOZZI No caso de identificação de deficiências não contempladas nos CER’s de referência, deve-se entrar em contato com a SUPED ( ) para que a criança seja encaminhada/vinculada ao CER adequado. Delmiro Gouveia Inhapi Mata Grande Olho d’Água do Casado Pariconha Piranhas

Referência de CER’s para os Distritos Sanitários de Maceió DistritoCER de Referência 1º Distrito SanitárioAAPPE e UNCISAL 2º Distrito SanitárioAPAE, UNCISAL e Pestalozzi 3º Distrito SanitárioADEFAL e APAE 4º Distrito SanitárioADEFAL e Pestalozzi 5º Distrito SanitárioPestalozzi e AAPPE 6º Distrito SanitárioPestalozzi e ADEFAL 7º Distrito SanitárioPestalozzi e ADEFAL 8º Distrito SanitárioAAPPE, APAE e UNCISAL

Referência de CER’s para os Distritos Sanitários de Arapiraca DistritoCER de Referência 1º Distrito SanitárioAPAE Arapiraca 2º Distrito SanitárioCEMFRA 3º Distrito SanitárioPestalozzi Arapiraca