Concurso Banco do Brasil 2013 Cultura Organizacional – 2ª. aula Prof. Frederico Bittencourt.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ser humano é um ser social
Advertisements

Filosofia grega Ethos : morada do homem.
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim Ética x Moral - aula 3.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
ÉTICA.
FILOSOFIA E ÉTICA PROF. Dr. ALGACIR JOSE RIGON AULA III
Ética e Contabilidade.
ÉTICA E BIOÉTICA PROF. MAÍRA BELO.
ÉTICA.
LIÇÃO 4 RELACIONAMENTO ENTRE AMIGOS Prof. Lucas Neto.
1. Leia atentamente as frases abaixo e descreva, resumidamente, o que está inadequado ou errado: a) A Ética é o estudo do que é justo, adequado, bom e.
Definição: Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição.
Trabalho de Filosofia Tema: Os Problemas da Ética
MOTIVAÇÃO Conduzindo a equipe ao objetivo da empresa.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
Filosofia. Os valores  Juízos de realidade (fato) X Juízos de valor;  Teoria dos valores = axiologia;  Valor  afetividade  não- indiferença;  Os.
O estudo da Cultura Aulas 19, 20, 21 e 22 O estudo da Cultura  Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
ÉTICA E MORAL. O QUE É ÉTICA? Tradicionalmente é entendida como um estudo ou uma reflexão sobre os costumes ou sobre as ações humanas.
Tópicos Especiais de Administração - TEA
O SINDICATO COMO ORGANIZAÇÃO A RAZÃO DE SER. 2 A história do sindicalismo: Revolução Industrial. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO? QUAL FOI A REAÇÃO.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Gêneros textuais – Gêneros do discurso Professor: Marcel Matias.
Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu
A CULTURA ORGANIZACIONAL
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Pontos Principais da Doutrina Espírita
ÉTICA E MORAL
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
Introdução à Administração
1 CONCEITO DE ÉTICA Cida Sanches. 2 Ética: vem do grego “ethos” que significa modo de ser ou caráter. Conjunto sistemático de conhecimentos racionais.
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
Cultura Organizacional
Gestão de Pessoas II Aula 24 GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVIMENTO DE ESPELHOS.
Introdução ao pensamento de Aristóteles Evandro Albuquerque de Andrade.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS – INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO: O Estado é uma superestrutura administrativa destinada a cumprir a decisão do titular do poder,
Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III.
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Tópicos de História da Física Clássica Aula Anterior  Características da Ciência Moderna:  Matematização da Natureza;  Mecanicismo (metáfora.
Liberdade de Pensar e Liberdade de Consciência
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Instituto de Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem TEORIAS DE ENFERMAGEM PROF DAVI.
O QUE É FILOSOFIA?.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
Aula 8: Pesquisa-ação.
O HOMEM X RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Prof. Erika Bataglia Divisão disciplinar da Filosofia Metafísica : Filosofia primeira. Tematizar os princípios e as causas.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
GNOSIS GNOSIS GNOSIS Fonte: Universo Místico Universo Místico.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
CARREIRA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO Heloísa Lück CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CARREIRAS TÍPICAS DE ESTADO 10 de.
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA DEZEMBRO DE 2014 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
Ética Profissional e Relações Sociais Profª Márcia Luci.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Sócrates e o nascimento da filosofia - Sócrates foi um ateniense que viveu no séc V a.C durante a “Idade de Ouro” e não.
GESTÃO DE EQUIPAS Marta Sampaio
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO (EST ) DEPARTAMENTO: CONTABILIDADE (STC) DISCIPLINA: ÉTICA GERAL.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Sociologismo Jurídico
Transcrição da apresentação:

Concurso Banco do Brasil 2013 Cultura Organizacional – 2ª. aula Prof. Frederico Bittencourt

Edital CULTURA ORGANIZACIONAL: Conceito de Cultura Organizacional. Preceitos da Cultura Organizacional. Vantagens e desvantagens da Cultura Organizacional. Características da Cultura Organizacional. Cultura Empresarial. Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética do Banco do Brasil (disponível no sítio do BB na internet). Código de conduta da alta administração pública. Gestão da Sustentabilidade.

Características Cultura Organizacional Forma de como os valores da organização são disseminados, absorvidos e propagados pelos colaboradores para o alcance dos objetivos organizacionais. Não é estática, propensa a alterar-se devido à variáveis ambientais e/ou culturais (de forma lenta).

Características “Da mesma forma como cada país tem a sua própria cultura, as organizações se caracterizam por culturas organizacionais próprias e específicas” (CHIAVENATO, 2004, p.121).

Características Relativamente estável Compartilhamento é realizado internamente, através de inter-relações entre seus colaboradores Representação simbólica de crenças São influenciadas pelos seus membros internos e externos

Características Modo de falar, agir com o colega, modo de realizar a rotina Identificação do funcionário com o todo, mais do que com sua tarefa Colocação de ênfase no grupo Foco nas pessoas Relacionamento entre departamentos da mesma empresa

Cultura Organizacional Reflexão: – Fusão de empresas (BB x BNC x BESC) – Contratação de novos Colaboradores – Gestão de Pessoas x Gestão Clima Organizacional frente à Cultura Organizacional

Cultura Empresarial Homogêneo Espírito Comum Comunicação Integração Motivação Animação

Cultura Empresarial Conhecimentos e Experiências de seus Membros formam a Cultura Empresarial Fruto da interação de seus colaboradores Onde se posiciona a Alta Administração? Cultura Organizacional x Cultura Empresarial?

Refletindo.... Cultura Empresarial Alavancando Negócios com a Cultura Organizacional Alavancando Negócios com a Cultura Organizacional

Ética O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

Moral Moral tem a ver com os valores que regem a ação humana enquanto inserida na convivência social, tendo assim um caráter normativo. A moral diz respeito a uma consciência coletiva e a valores que são construídos por convenções, as quais são formuladas por uma consciência social, o que equivale dizer que são regras sancionadas pela sociedade, pelo grupo.

Ética x Moral No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.

Ética x Moral Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.

Ética x Moral Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

Ética x Moral No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

Valores e Normas Morais Valores Normas Morais VerdadeNão Mentirás VidaNão Matarás

Texto de Apoio Ética x Moral Video sobre Ética x Moral -Entrevista Jô Soares Apostila do Mec – Ética Ética e Moral - Circulo Cúbico

Virtudes Valores são normas ou padrões sociais geralmente aceitos ou mantidos por determinado indivíduo, classe ou sociedade, portanto, em geral, dependem basicamente da cultura relacionada com o ambiente onde estamos inseridos.

Valores x Principios Diferente dos princípios, os valores são pessoais, subjetivos e, acima de tudo, contestáveis. O que vale para você não vale necessariamente para os demais colegas de trabalho. Sua aplicação pode ou não ser ética e depende muito do caráter ou da personalidade da pessoa que os adota.

Virtudes Virtudes, segundo o Aurélio, são disposições constantes do espírito, as quais, por um esforço da vontade, inclinam à prática do bem. Aristóteles afirmava que há duas espécies de virtudes: a intelectual e a moral. A primeira deve, em grande parte, sua geração e crescimento ao ensino, e por isso requer experiência e tempo; ao passo que a virtude moral é adquirida com o resultado do hábito.

Virtudes Segundo Aristóteles, nenhuma das virtudes morais surge em nós por natureza, visto que nada que existe por natureza pode ser alterado pela força do hábito, portanto, virtudes nada mais são do que hábitos profundamente arraigados que se originam do meio onde somos criados e condicionados através de exemplos e comportamentos semelhantes.

Hitler Uma pessoa pode ter valores e não ter princípios. Hitler, por exemplo, conhecia os princípios, mas preferiu ignorá-los e adotar valores como a supremacia da raça ariana, a aniquilação da oposição e a dominação pela força. Significa que também não dispunha de virtudes, pois as virtudes são decorrentes dos princípios e o seu legado foi um dos mais nefastos da história. Sua ambição desmedida o tornou obcecado por valores que contrastam com os princípios universais.

Exemplos de principios, valores e virtudes Diferente de Hitler, Madre Teresa de Calcutá, Irmã Dulce e Mahatma Gandhi tinham princípios, valores e virtudes integralmente alinhados com a sua concepção de vida. Todos lutavam por causas nobres e tinham um ponto comum: a dignidade humana. Enquanto Hitler, Milosevic e Karadzic entraram para o rol das figuras mais odiadas da humanidade, Madre Teresa, Irmã Dulce da Bahia e Gandhi são personalidades singulares que inspiram exemplos para a humanidade.

Mundo Corporativo Embora a convivência seja, por vezes, insuportável, deparamo-nos com profissionais que atropelam os princípios, como se isso fosse algo natural, um meio de sobrevivência, e adotam valores que nada tem a ver com duas grandes necessidades corporativas: a convivência pacífica e o espírito de equipe.

Valores e Virtudes Valores e virtudes baseados em princípios universais são inegociáveis e, assim como a ética e a lealdade, ou você tem, ou não tem. Entretanto, conceitos como liberdade, felicidade ou riqueza não podem ser definidos com exatidão.

Conclusão O importante é que você não perca de vista esses conceitos e tenha em mente que a sua contribuição, no universo pessoal e profissional, depende da aplicação mais próxima possível do senso de justiça. E a justiça é uma virtude tão difícil, e tão negligenciada, que a própria justiça sente dificuldades em aplicá-la, portanto, lute pelos princípios que os valores e as virtudes fluirão naturalmente. O que vale em casa vale no trabalho. Não existe paz de espírito nem crescimento interior sem o triunfo dos princípios.