Escolas Clássicas da Administração Lousa, Nome, prtga, falar de
Estrutura da Aula Introdução: Contexto e Antecedentes Históricos Teorias Clássicas de Administração Administração Científica Escola de Processos
Introdução: Contexto e Antecedentes Históricos
Contexto e Antecedentes Históricos Revolução Industrial: Administração como ciência autônoma; Positivismo como contexto do pensamento preponderante (Comte) sec. 19; Descobertas e desenvolvimentos científicos; Busca por princípios e regras absolutas. Ética Protestante: prosperidade no presente e não salvação futura; Nesse momento ciência e técnica tornam-se aliados para permitir o desenvolvimento industrial e dar cabo ao sonho da burguesia de desenvolvimento. O positivismo coloca a primazia do conhecimento científico. O estado positivo (após o teológico e metafísico), busca-se o conhecimento das relações invariáveis dos fatos, por meio das observações e raciocínio que buscam alcançar as leis efetivas. O termo positivo indica o real em relação ao quimero, o preciso em relação ao vago, certeza em relação á indecisão. Progresso dentro da ordem. Conhecer as leis invariáveis para dominar a natureza e o mundo e conquistar a liberdade É do final do seculo a maior parte das descobertas com nomes como Dalton, LaPlace, Lavosier, descobrindo regras e leis físicas e biológicas
Perspectivas da Administração ao Longo do Tempo 1903 1909 1916 1932 1947 1951 1953 1954 1957 1962 1972 Escola de Administração Científica – Taylor e Gilbreth Teoria da Burocracia – Weber Escola dos Princípios de Administração Fayol Escola das Relações Humanas – Mayo e Lewin Teoria das Decisões – Simon Teoria dos Sistemas – Bertalanffy Kast e Rosenzweig Teoria dos Sistemas Sociotécnicos – Emery e Trist Teoria Neoclássica da Administração – Koontz e O’Donnell, Newman, Drucker Escola Comportamental da Administração – McGregor, Likert e Argyris Escola do Desenvolvimento Organizacional – Bennis, Beckhard, Schein Teoria da Contigência – Woodward, Lawrence e Lorsch Atenção porque vou fazer referencia AS PRINCIPAIS ESCOLAS E TEORIAS QUE INFLUENCIAM O ATUAL PENSAMENTO ADMINISTRATIVO Fonte: CHIAVENATO (1983)
Administração Científica
Teorias Clássicas em Administração: Administração Científica Contexto Norte Americano Passagem do sec. 19 para o 20 Revolução Industrial nos EUA Crescimento econômico e consumo Crescimento do emprego industrial: 1880: 2.700.000 1900: 4.500.000 1920: 8.400.000 Necessidade de desenvolvimento de novos métodos de produção para ganho de produtividade
Fábrica da Ford em River Rouge, 1920 Em River Rouge, a Ford, possuia 70.000 empregados, do tamanho de uma cidade como “simbolo e estereótipo da grande planta manufatureira”
Quem foi Taylor? Frederick Winslow Taylor (1856-1915) Abastada Família “Quaker” Torneiro mecânico em empresa de bombas hidráulicas Começou como operário em 1878 Midvale Steel Co. (12 anos) e chegou a engenheiro chefe Engenheiro em 1885, quando formou pelo Stevens Institute Primeiras visões de “problemas” da administração 1889 – Muda para a Bethlehem Steel Works Registrou cerca de 50 patentes sobre máquinas, ferramentas e processos de trabalho 1903 – Shop Management 1911 - Princípios de Administração Científica
Problemas de Operações Fabris da Época Ausência de noção sobre divisão de responsabilidades Não havia incentivos para melhora do desempenho Trabalhadores faziam “corpo-mole” Uso de intuição e palpite pelos administradores Trabalhadores com tarefas sem aptidão Conflitos entre capatazes e operários sobre a quantidade de produção
Movimento da Administração Científica Primeira Fase Segunda Fase Terceira Fase Ataque ao “problema dos salários” Estudo sistemático do tempo Definição de tempos padrão:velocidade máxima Sistema de administração de tarefas: seleção e incentivos Ampliação de escopo, da tarefa para a administração (métodos de trabalho) Definição de princípios de administração do trabalho Consolidação dos Princípios Proposição de divisão de autoridade e responsabilidades dentro da empresa Distinção entre Técnicas e princípios Primeira fase: acerta o sistema de incentivos para que o trabalhador trabalhasse de forma eficiente e dedicada, assegurando a sua remuneração Segunda fase dos Fonte: Maximiano (2008)
Movimento da Administração Científica: Primeira Fase
Movimento da Administração Científica Primeira Fase Segunda Fase Terceira Fase Ataque ao “problema dos salários” Estudo sistemático do tempo Definição de tempos padrão:velocidade máxima Sistema de administração de tarefas: seleção e incentivos Ampliação de escopo, da tarefa para a administração (métodos de trabalho) Definição de princípios de administração do trabalho Consolidação dos Princípios Proposição de divisão de autoridade e responsabilidades dentro da empresa Distinção entre Técnicas e princípios Primeira fase: acerta o sistema de incentivos para que o trabalhador trabalhasse de forma eficiente e dedicada, assegurando a sua remuneração Segunda fase dos Fonte: Maximiano (2008)
Movimento da Administração Científica: Segunda Fase Princípios da Administração Científica Seleção e treinamento de pessoal Salários altos e custos baixos de produção Identificação da melhor maneira de executar tarefas Cooperação entre administração e trabalhadores
Movimento da Administração Científica Primeira Fase Segunda Fase Terceira Fase Ataque ao “problema dos salários” Estudo sistemático do tempo Definição de tempos padrão:velocidade máxima Sistema de administração de tarefas: seleção e incentivos Ampliação de escopo, da tarefa para a administração (métodos de trabalho) Definição de princípios de administração do trabalho Consolidação dos Princípios Proposição de divisão de autoridade e responsabilidades dentro da empresa Distinção entre Técnicas e princípios Primeira fase: acerta o sistema de incentivos para que o trabalhador trabalhasse de forma eficiente e dedicada, assegurando a sua remuneração Segunda fase dos Fonte: Maximiano (2008)
Movimento da Administração Científica: Terceira Fase Consolidação dos Princípios da Administração Científica Desenvolver uma ciência para cada método do trabalho Selecionar cientificamente e depois treinar, instruir e desenvolver Cooperar com o trabalhador Divisão de trabalho e responsabilidades entre administração e trabalhadores
Movimento da Administração Científica: Terceira Fase Mecanismos de Administração Estudos dos tempos e movimentos Padronização de ferramentas e instrumentos Padronização de movimentos Conveniência de uma área de planejamento Cartões de Instrução Pagamento por desempenho Cálculo de custos
Em que Taylor acreditava? Ganho material levará ao estímulo ao crescimento pessoal; Desenvolvimento de cada homem a sua condição de excelência máxima; Homem médio e homem de primeira classe; Trabalhar de forma inteligente ao invés de duro, nem depressa, nem bastante...
Produção em Massa e Linha de Montagem Taylorismo formou parceria com a notável expansão da indústria e com a inovação da linha de montagem Henry Ford utiliza dos conceitos de Taylor para repensar a forma de produzir automóveis;
O Raciocínio de Henry Ford... 1908 Artesanal 514 min/ ciclo Partes importantes 12,5 h por chassi Redução da tarefa Peças ao Ponto Trabalhador vai de carro em carro 3 min/ciclo 1914 Linha de montagem mecanizada Maior Redução da tarefa Trabalhador parado 1,19 min /ciclo 1,33 h chassi
Princípios da Produção em Massa Trabalhador Especializado Peças Padronizadas Máquinas especializadas Sistema universal de fabricação e calibragem Controle de qualidade Simplificação das peças Simplificação do Processo Produtivo Uma única tarefa ou pequeno número de tarefas Posição fixa dentro de uma seqüência de tarefas O trabalho vem até o trabalhador As peças e máquinas ficam no posto de trabalho Primeira fase: acerta o sistema de incentivos para que o trabalhador trabalhasse de forma eficiente e dedicada, assegurando a sua remuneração 4 cilindros Fonte: Maximiano (2008)
A Visão de Henry Ford … construir um carro a motor para toda a população... Será de preço tão baixo que nenhum homem com um bom salário não seja capaz de adquirir um deles e aproveitar com sua família a benção das horas de prazer nos amplos espaços de Deus... Quando eu tiver terminado, todos poderão adquirir um carro e todos o possuirão. Adquirir um carro – prazer em dirigir, liberdade, todos vão comprar! Etica protestante, trabalho duro produtividae e carros disponíveis
As críticas à administração científica Críticas da época: Críticas conforme a evolução do pensamento administrativo (Morgan, 2007): A empresa vista como máquina O homem visto como continuação da máquina Não relacionamento com ambiente externo A idéia do salário como motivador soberano Aumentar a eficiência levaria ao desemprego Uma técnica para fazer o operário trabalhar mais e ganhar menos
Princípios da Administração Científica Presentes
Princípios da Administração Científica Presentes
Princípios da Administração Científica Presentes
Seleção científica
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