MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC CONSELHO NACIONAL DAS ZONAS DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO - CZPE Secretaria Executiva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
Advertisements

Quem somos O SINAVAL é a instituição que representa os estaleiros brasileiros instalados em diversas regiões do país. A missão do SINAVAL é fomentar a.
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Organização Territorial da Indústria no Brasil
As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência.
Estrutura organizacional Comércio Exterior
ZONAS DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO (ZPE)
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
Movimento Brasil Competitivo
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO - ZPE

COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
A contribuição das exportações para o crescimento econômico do Brasil
Conselho Permanente de Exportação de Mato Grosso
ATO 1 Nove meses de pesquisas. Trinta oito entrevistas. Quatro painéis temáticos. Dezenas de estudos revistos.
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Zonas de Processamento de Exportação - ZPE
24 de agosto de 2009 Câmara Americana de Comércio - AMCHAM, São Paulo - SP Facilitação de Comércio e Perspectivas do Pós-Crise LYTHA SPÍNDOLA Secretária-Executiva.
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Perspectivas da Indústria Brasileira
Benefícios da participação em CGV
O REGIME BRASILEIRO DAS ZONAS DE PROCESSAMENTO
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior 31 de Março de 2004 Construindo o Brasil do Futuro.
INOVAÇÃO NA POLÍTICA INDUSTRIAL
Teresina, 10/12/2009 Esta informação é para uso exclusivo da ABRAZPE. Nenhuma parte da mesma pode ser enviada ou copiada sem a devida autorização. HELSON.
ZONA FRANCA DE MANAUS Prof. Joel Brogio
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS Prof. Msc. Romina Paradizo Prof. Msc. Francisco Prancacio Carvalho.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
InOVAÇÃO e competitividade
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro Balanço 2009 e Perspectivas 2010 Apresentação: Haroldo Silva Economista Chefe - ABIT São Paulo, 05 de março de 2010.
ENTIDADES INTERVENIENTES
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
Inovação Tecnológica, Exportação e Emprego no Brasil Março de 2006 IEA-USP Glauco Arbix Professor da USP Presidente do IPEA.
6.9 – TRATAMENTO TRIBUTÁRIO NA IMPORTAÇÃO
República Federativa do República Federativa do BRASIL BRASIL ‘ FÓRUM DE COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA DE CARNES MDIC/SDP/DEORN.
Setor de Serviços no Brasil
O BRASIL PASSA POR UMA CRISE QUE AFETA QUASE TODOS OS SETORES DA ECONOMIA
Secretaria de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais Fundos Regionais e Incentivos Fiscais no Nordeste.
INSTITUIÇÕES INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR
INTCEX 7 – ESTRUTURA DO COMEX.
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
Um retrato do abandono da aduana brasileira. De acordo com a legislação a Receita Federal do Brasil tem a precedência nas ações de vigilância, repressão.
A ECONOMIA GLOBALIZADA
SISCOMEX O Siscomex começou a operar em 1993, para as exportações e, em 1997, para as importações. É administrado pelos chamados órgãos gestores, que são:
Escola Politécnica Projeto Extensão Industrial Exportadora O que é o PEIEX? Convênio entre a Apex-Brasil e instituições de consultoria, pesquisa, ensino.
CONTROLE DE FRONTEIRAS Uma análise do abandono da Aduana brasileira.
ZPEs: “DESTAQUE” DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO.
A APEX-BRASIL A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos é um Serviço Social Autônomo vinculado ao Ministério de Desenvolvimento,
O REGIME BRASILEIRO DAS ZONAS DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO – ZPE MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC CONSELHO NACIONAL.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
1. Por que a ZPE PARNAÍBA? 2 Porque é a ZPE do PIAUÍ ! 3.
SUBSECRETARIA DE ADUANA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS.
“A Cosntituição das Empresas Administradoras de ZPE sob Controle Privado: Aspectos Legais.
A Zona Franca de Manaus – modelo de desenvolvimento e integração nacional MDIC/SDP/DESIT Manaus, Outubro de 2015.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
ZONAS DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO (ZPE). Base Legal do Regime Lei n° /07 (alterada pela Lei n° /08); Decretos nº 6.634/08 e 6.814/09; Resoluções.
03/08/2009 Esta informação é para uso exclusivo da ABRAZPE. Nenhuma parte da mesma pode ser enviada ou copiada sem a devida autorização. HELSON BRAGA –
PERSPECTIVAS E OS GARGALOS DAS EXPORTAÇÕES DE MANUFATURADOS 29 de Abril de 2011.
Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs): As Lições de Experiência Internacional por William Tyler I Fórum Brasileiro de ZPEs 3 de agosto de 2009
ÁREAS DE LIVRE COMÉRCIO E ZONAS DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO.
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS E O CONTEXTO DAS MPE. Presença das MPE Industriais nas Exportações  As micro e pequenas empresas industriais brasileiras exportaram,
A AGÊNCIA PARANÁ DE DESENVOLVIMENTO Desenvolver, coordenar e liderar ações para promover o desenvolvimento sustentável do Paraná. MISSÃO.
1 BRASIL AGENDA PARA O SAIR DA CRISE APRESENTAÇÃO Brasília, 2016 Este documento foi desenvolvido tendo como referência a publicação Regulação.
Transcrição da apresentação:

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC CONSELHO NACIONAL DAS ZONAS DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO - CZPE Secretaria Executiva - SE THAISE PEREIRA PESSOA DUTRA Secretária-Executiva do CZPE SEMINÁRIO: EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS PRODUZIDOS NAS ZPE (Parnaíba/PI - 06/11/2015) A IMPORTÂNCIA DAS ZONAS DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO (ZPE) NA ECONOMIA BRASILEIRA

CZPE & SE/CZPE – Apresentação Institucional Membros: Atuação: Principal Instância Decisória da Política Nacional de ZPE. Exemplos Análise das propostas de criação de ZPE. (Decisão Final = PR) Análise das propostas de criação de ZPE. (Decisão Final = PR) MDIC (Presidente) MDIC (Presidente) MF CC/PR MMA MI MP Aprovação de projetos industriais a serem implantados em ZPE. Outros Órgão de apoio técnico e administrativo ao CZPE. Análises técnicas, Pareceres, etc. Acompanhamento do cumprimento das deliberações. Apoio administrativo. Secretaria-Executiva do CZPE (SE/CZPE) Secretaria-Executiva do CZPE (SE/CZPE) CONSELHO NACIONAL DAS ZONAS DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO - CZPE

Importância das ZPE – Desafio Estrutural da Economia Brasileira 7º Economia Mundial (Fonte: FMI) 7º Economia Mundial (Fonte: FMI) 25º Exportador Mundial de Bens (Fonte: MDIC) 25º Exportador Mundial de Bens (Fonte: MDIC) 31º Exportador Mundial de Serviços (Fonte: MIDC) Aproveitamento do potencial da Economia Integração com a Economia Mundial ZPE Dados 2014 Desafio CADEIAS GLOBAIS DE VALOR

4 Potencial de Contribuição das ZPE EDUCAÇÃO AMBIENTE  Macroeconômico  Eficiência do Estado;  Segurança Jurídica e Burocracia; e  Desenvolvimento de Mercado. CUSTOS  Tributação;  Financiamento;  Relações de Trabalho;  Infraestrutura. INOVAÇÃO & PRODUTIVIDADE Fatores Chave de Competitividade da Indústria (Fonte: CNI) Radiografia do Comércio Exterior Brasileiro (Fonte: AEB) Dependência da Exportação de Commodities. Precificação Exógena desses produtos. Redução do Número de Empresas Exportadoras e Aumento das Importadoras Elevado Custo Brasil Regime Brasileiro de ZPE INCENTIVOS TRIBUTÁRIOS MEDIDAS DE FACILITAÇÃO P/ OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR SEGURANÇA JURÍDICA DE LONGO PRAZO (20 ANOS) COMPETITIVIDADE

ZPE – Experiência Internacional Modelos Diversificados (Exemplos) Modelos Diversificados (Exemplos)  Áreas específicas e segregadas sobre controle do Estado.  Exportação de produtos de menor valor agregado. Comlla EPZ (Bangladesh)  Áreas específicas e segregadas sobre controle do Estado.  Exportação de produtos de menor valor agregado. Comlla EPZ (Bangladesh)  Áreas especiais designadas para recepção de investimentos.  Atividades econômicas variadas. Shenzen/ China Shenzen/China – Hoje  Áreas especiais designadas para recepção de investimentos.  Atividades econômicas variadas. Shenzen/ China Shenzen/China – Hoje  Centros de atividade econômica diversificada;  Operações de logísitica e apoio às ao comércio e aos investimentos internacionais. Dubai Cingapura  Centros de atividade econômica diversificada;  Operações de logísitica e apoio às ao comércio e aos investimentos internacionais. Dubai Cingapura FTZ/EUAZF -Bogotá ChinaUruguai Dubai Ampla Utilização Ampla Utilização Características Comuns Áreas geográficas específicas no interior das fronteiras nacionais dos países. Regras de negócios diferentes daquelas vigentes para as demais partes do território nacional. Atração/ facilitação de investimentos (regras de investimento, comércio, controle alfadengário, etc). Existem no mundo cerca de 3 mil ZPE e recintos congêneres, que geram 3 milhões de empregos. (Organização Internacional do Trabalho – OIT)

Experiência Internacional - Tendências SERVIÇOS PRODUTIVIDADE COMPETITIVIDADE SERVITIZAÇÃO ZPE SERVIÇOS GERAÇÃO DE EMPREGO + RENDA GERAÇÃO DE EMPREGO + RENDA PROCESSO PRODUTIVO INDUSTRIAL SERVIÇOS U INTEGRAÇÃO CRESCENTE

7 Agregação de Valor na Produção Primária voltada para Exportação (Foco) Início da Efetiva Operação do Regime nas ZPE de Pecém/CE, Parnaíba/PI, e Acre/AC. Maior nível de interesse do regime por parte do setor privado. Situação Atual ZPE do Pecém/CE CSP - ZPE do Pecém/CE ZPE da Parnaíba/PI ZPE do Acre/AC Situação Atual e Perspectivas Plano Nacional de Exportações - PNE Comércio Exterior como indutor de Competitividade Modernização/ aprimoramento do regime brasileiro de ZPE. Perspectivas

LOCALIZAÇÃO DAS ZPE NO PAÍS ■ As ZPE se encontram em diferentes estágios. As ZPE do Acre, do Ceará, e da Parnaíba/PI encontram-se em estágio avançado de implantação. ■ As ZPE do Acre e do Ceará foram alfandegadas pela Receita Federal do Brasil. A ZPE da Parnaíba/PI encontra- se com processo de alfandegamento em fase de conclusão. ■ As seguintes ZPE possuem projetos industriais aprovados: Acre (4); Parnaíba/PI (3); Ceará (3). ■ O Brasil possui 23 ZPE criadas, distribuídas em 19 Estados. RR: RONDÔNIA

ZPE DA PARNAÍBA/PI – INFORMAÇÕES GERAIS ■ Proponente: Governo do Estado do Piauí ■ Criação: 30/06/2010 ■ Tamanho (ha): 348,80 ■ Perfil Industrial Proposto: Indústria farmoquímica, produção de ceras e fibras, e processamento de alimentos (frutas, mel e leite). ■ Projetos Industriais Aprovados: DK Frutas e Concentrados do Nordeste Ltda. (Sucos de Fruta) KTAFarma Indústria e Comércio Ltda. (Sais de Pilocarpina) Agrocera Piauí Ind. Com. E Exp. de Cera Vegetal Ltda. (carnaúba) Aproveitamento das matérias-primas disponíveis na região Logística Portuária Efetiva + Projetada Logística Portuária Efetiva + Projetada Empresas Regionais c/ Operações de Exportação Regulares Porto de Itaqui/MA (500km) Porto de Pecém/CE (450km) Porto de Luis Correia/PI (Projetado)

Entrada Instalações da Administradora Visão Aérea (Antes da Eletrificação) Eletrificação ZPE DA PARNAÍBA/PI – INFORMAÇÕES GERAIS

Instalações da Aduana Galpões p/ Projetos Industriais Instalações da Administradora (Visão Interna) Galpões p/ Projetos Industriais (Visão Interna) Galpões p/ Projetos Industriais (Visão Externa) Obras do Depósito de Mercadorias (Em Curso) ZPE DA PARNAÍBA/PI – INFORMAÇÕES GERAIS

Contatos Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação - CZPE Secretaria Executiva - SE ■ Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco "J“, Sala 100-C Brasília-DF, CEP: , Brasil ■ Telefone: (61) /7499/7528/8396 ■ Fax: (61) ■ ■ Homepage: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação - CZPE Secretaria Executiva - SE ■ Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco "J“, Sala 100-C Brasília-DF, CEP: , Brasil ■ Telefone: (61) /7499/7528/8396 ■ Fax: (61) ■ ■ Homepage: