Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

PROJETO DE PESQUISA Alexandre Godoy Dotta
Prof. Dr. Marco Antonio Pereira
Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
Pedagogia da pesquisa-ação
PROJETO DE PESQUISA.
Metodologia Científica
Trabalho de Graduação
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Desenvolvimento de PROJETOS.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Este material é parte integrante da disciplina
Projeto de Intervenção
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
Profª. Cejana M. Borges Fonte: Profª. Dra Adriana Leonidas
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Metodologia para Elaboração de Problema.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
Fundamentos de Metodologia
PUC - CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Orientações para a elaboração do anteprojeto de monografia
BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
Pesquisa Científica – Partes constituintes
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração de relatório
PROJETO DE PESQUISA.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Programa de Pesquisa ao Alcance de Todos. Oficina 3: Pensares e Reflexões sobre referencial teórico. Coordenadoras: Patrícia Moura, Jonelle Niemann, Luana.
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
REFERENCIAL TEÓRICO (BOAVENTURA, E. Metodologia da pesquisa, 3)
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
TRABALHO FINAL I CEAP – Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.
ROTEIRO DA AULA * proximidades e diferenças entre o trabalho do professor e do pesquisador. * apresentação do programa da disciplina; * o que é Pós-graduação.
Metodologia de Pesquisa
É um Concurso que proporciona aos alunos da Educação Superior do SENAC em Minas a integração dos saberes, o trabalho em equipe, a aprendizagem partilhada.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
TEXTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E TÉCNICOS
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Como elaborar um projeto de pesquisa?
O ARTIGO.
CEEL – Centro Educacional Eliã Polo: Concórdia - PA Curso de Pedagogia
Trabalho de Conclusão de Curso
Etapas da Pesquisa Científica
Orientações para escrever um Artigo Científico
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
TCC.
Projeto de Pesquisa 5o. ADM
ENTENDENDO O PROJETO DE PESQUISA
Trabalho de Conclusão de Curso
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
1/19 Professora: Silvia Pereira de Castro Casa Nova Monitora: Suilise Berwanger Wille Estrutura de trabalhos e projetos científicos Metodologia da Pesquisa.
Metodologia de Pesquisa Prof. Wolley W. Silva. Agenda Metodologia e Método científico Classificação do Método científico – Indutivo – Dedutivo Técnica.
Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso
Conclusões. O que são conclusões? Afirmativas teóricas, com caráter de generalização, obtidas a partir de base empírica; A conclusão é a novidade de um.
O PROJETO DE PESQUISA Uma pesquisa é um todo integrado e suas partes devem estar intrinsecamente correlacionadas formando uma unidade em que cada uma delas.
COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia. TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho.
Transcrição da apresentação:

Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.

Objetivos específicos Desenvolver a atitude científica e investigativa Aperfeiçoar a capacidade de aplicação das técnicas de pesquisas e produção de trabalhos acadêmicos; Conhecer os procedimentos para utilização de fontes de informação, citação, referências; Orientar os alunos na elaboração de um projeto de pesquisa

Conteúdo Programático Unidade 1 – Projetos de pesquisa: Tipos de trabalhos científicos, estrutura de projeto de pesquisa, redação e apresentação de trabalhos científicos (modelo). Unidade 3 - Fontes de Informação, bases de dados. Unidade 4 – Metodologia, fundamentação teórica, citação e referência. Unidade 5 – Apresentação do Projeto

Avaliação de Aprendizagem Elaboração e entrega da Introdução, tema e problema:1,0 Elaboração e entrega da Objetivo geral e específicos e Justificativa:1,0 Elaboração e entrega da Metodologia, delimitação da pesquisa e organização da pesquisa:1,0 Atividades de Aprendizagem : 1,0 Versão final do projeto de pesquisa ( incluindo etapas anteriores e fundamentação teórica): 6,0

Monografia: Por que fazer? Para o aluno É parte de seu aprimoramento profissional Para o orientador Pode dar origem a novos trabalhos ou pesquisas Publicações Para a academia/ciência Permite partilha do conhecimento sistematizado Contribui para resolução de um problema

Fatores para o sucesso 1. BOA PERGUNTA DE PESQUISA 2. ASSUNTO CONHECIDO 3. GOSTAR DO ASSUNTO 4. EMPATIA PELO ORIENTADOR

Fatores para o fracasso Pensar e não escrever. Esperar que “alguém” faça seu trabalho. Acreditar que o seu orientador tem a solução do seu problema e que ele deve resolvê-lo. Não acreditar na visão geral do seu orientador.

A Arte da Pesquisa Iniciando o encontro com a minha monografia Fonte: “A Arte da Pesquisa” – Cap. 3 – De tópicos a perguntas. BOOTH, W.C.; COLOMB, G.G.; WILLIAMS, J.M. São Paulo: Martins Fontes, (aula utilizada pelo prof. Marco Antonio Pereira, POLI, USP)

Metodologia da Pesquisa – Por que fazer uma pesquisa? PROJETO DE MONOGRAFIA Projeto de monografia Orientador Aprova? Execução Sim Não

Metodologia da Pesquisa – Partes da estrutura de uma monografia Idéia Proposta Coleta e análise dos dados Apresentação dos resultados Discussão e análise Estudo da literatura Definição dos objetivos Conclusões Iniciação: (Qual o tema geral?) Formulação da oportunidade de trabalho Revisão Finalização (o que se extrai de importante?) (Cauchick Miguel)

Iniciando o processo Interesse Tópico Geral Tópico específico Pergunta Problema de pesquisa 1.Encontrar um interesse numa área temática ampla; 2.Restringir para tópico plausível; 3.Questioná-lo sob pontos de vista diversos; 4.Definir fundamento lógico para o projeto.

Definindo o INTERESSE PRINCIPAL Parte-se de um interesse para um tópico geral – amplo, onde “tópico é um interesse específico o bastante para servir de base a uma pesquisa que possa ser relatada de maneira plausível em um livro ou artigo que ajudem outros a evoluir em compreensão e maneira de pensar”. Exercício: Relacione pelo menos 3 tópicos nos quais gostaria de investir mais, dentre aqueles de seu interesse geral.

Definindo os TÓPICOS PRINCIPAIS De um tópico amplo a tópicos específicos... Torne o seu tópico amplo em um mais específico com acréscimo de palavras e frases: Tópico amplo: Economia Agrícola e Agricultura familiar Tópico específico: Influência da agricultura familiar na economia do estado de Santa Catarina

De um tópico específico a perguntas de pesquisa Encontrou um tópico específico que pareça tanto interessante quanto promissor? Procure identificar perguntas relacionadas a ele; Faça perguntas padrão: Quem? Que? Quando? Onde?

De uma Pergunta de pesquisa a avaliação da sua importância E então??? Até que ponto a sua pesquisa é importante? Lembre-se: ela deve ser importante não apenas para você, mas para outras pessoas!

As 3 etapas anteriores Especifique seu tópico; Formule a pergunta: Avalie a pergunta Pretendo estudar XXXXXXXXXX Porque quero descobrir (quem/ o que/ quando/ onde/ se/ por que/ como) YYYYYYYY a fim de entender (como/ por que / o que) VVVVVVV

As 3 etapas anteriores Retomando Pretendo estudar o processo de nacionalização de material da Força Aérea Brasileira na contabilidade gerencial. Porque quero descobrir os fatores relevantes para a tomada de decisão envolvida na atividade. a fim de entender os motivos principais para os gestores iniciarem a atividade de nacionalização.

Método Condição necessária, mas não suficiente - o método não tem força por si mesmo de produzir aquilo que almeja (conhecimento científico). Conhecimento científico passa a existir no momento que começa o processo de conhecer, é um construir contínuo e descontínuo.

Quando se pensa em método? R: Quando se tem um problema a enfrentar, um objetivo a alcançar. Como se aprende a produzir conhecimento? A fazer um trabalho científico? R: Produzindo. Fazendo. Para que servem guias para fazer trabalhos científicos? R: Servem para dar diretrizes, caminhos mais econômicos e seguros, fornecer instrumentos e técnicas operacionais mais indicadas.

Pesquisa Cientifica Estrutura de um trabalho científico Etapas de elaboração de um trabalho científico Apresentação e publicação de um trabalho científico Redação de um trabalho científico Métodos gerais de pesquisa científica Metodologia do trabalho científico

Metodologia da Pesquisa Também denominada Métodos e Técnicas de Pesquisa. Constitui-se de uma disciplina acadêmica construída a partir do princípio aceito de que não há produção de conhecimento científico, de ciência, a não ser através da pesquisa. Obrigação de um curso superior: formar metodologicamente o pesquisador

Constitui-se um dos principais objetivos da Universidade de nossos dias a produção da ciência = avaliação da Universidade. O aluno precisa produzir conhecimento, por mais especializado, técnico ou prático que seja seu curso, cabe ao aluno, também, a produção de seu conhecimento. Metodologia da Pesquisa

método científico não há de ser considerado como algo pertinente ao curso de pós-graduação, como se este, pelo simples fato de ter-se institucionalizado para formar cientista, extinguisse, as finalidades dos curso de graduação. A atividade do aluno, enquanto sujeito ativo de sua formação, manifesta-se de duas formas, no que se refere a sua relação com as ciências que deve dominar: extrair e produzir

Metodologia da Pesquisa – Fases do processo 1. Problematização 2. Coleta de dados e informações 3. Referencial teórico 4. Mensuração 5. -Análise de dados 6. Considerações finais Cada tipo de pesquisa terá métodos próprios