FALÁCIAS FALÁCIAS Nomes: Guilherme Stocco, Rodrigo Brauwers e Vinicius Oliveira.

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Transcrição da apresentação:

FALÁCIAS FALÁCIAS Nomes: Guilherme Stocco, Rodrigo Brauwers e Vinicius Oliveira.

O que são?  Falácias são erros que ocorrem nos argumentos e afetam sua irrefutabilidade;  São chamados de falaciosos, os argumentos enganosos e que aparentemente parecem ser bons;  As falácias estão muito presentes no nosso cotidiano, pois é comum raciocinarmos de forma inválida ou aceitarmos argumentos sem relevância.  Em latim, o verbo fallere siginifica “falir”.

Classificação:  1. Falácias de Relevância;  2. Falácias de Raciocínio Circular;  3. Falácias Semânticas;  4. Falácias Indutivas; e  5. Argumentos com premissas falsas.

1. Falácias de Relevância:  As premissas não têm relação com a conclusão, e freqüentemente incluem um elemento para desviar a atenção do real problema.  Argumentos chamados de non sequiturs (não se segue).  São divididas em: Ad hominem, Homem de Palha, Ad baculum, Ad verecundiam, Ad Populum, Ad Misericordiam, Ad Ignorantiam, Ignoratio Elenchi, e Pista falsa.

1.1 Argumentos Ad Hominem (contra a pessoa)  Tentativa de refutar uma afirmação atacando seu proponente.  Possui as seguintes variedades: Ad hominem ofensivo, Culpa por associação, Tu quoque, Falácias de interesse, Ad Hominem Circunstancial.

1.1.1 Ad Hominem Ofensivo  Ataca a pessoa tendo como argumento sua idade, sexo, moral, posição social ou econômica, personalidade, aparência, roupa, religião, profissão...  Ex: “João defende a adição de flúor na água potável para o abastecimento da cidade.” “João defende a adição de flúor na água potável para o abastecimento da cidade.” “João é um raptor condenado.” “João é um raptor condenado.” Conclusão: “Não devemos adicionar flúor na água.”

1.1.2 Culpa por associação:  Tentativa de recusar uma afirmação atacando as pessoas que se relacionam com o proponente.  Ex: “João defende a adição de flúor na água potável para o abastecimento da cidade.” “João defende a adição de flúor na água potável para o abastecimento da cidade.” “João é gasta boa parte do seu tempo vagabundeando com criminosos.” “João é gasta boa parte do seu tempo vagabundeando com criminosos.” Conclusão: “Não devemos adicionar flúor na água.”

1.1.3 Argumentos tu quoque (você também)  Tentativa de refutar uma afirmação atacando seu proponente, alegando que ele é hipócrita ou com conduta dupla, sem consistência para impor um princípio.  Ex: “Carlos acredita que nos deveríamos abster de licor.” “Carlos acredita que nos deveríamos abster de licor.” “Carlos é um bêbado inveterado.” “Carlos é um bêbado inveterado.” Conclusão: “Não vamos nos abster de licor.” Conclusão: “Não vamos nos abster de licor.”

1.1.4 Argumentos do tipo Interesse revestido:  Tentativa de refutar uma afirmação alegando que seu proponente deseja obter alguma coisa (ou não perder).  Ex: “ Paulo apóia o projeto de lei da adição do flúor à água, pendente no Congresso.” “ Ele apóia porque possui uma empresa de adição de flúor.” Concl.: “Não devemos apoiar esse projeto de lei.”

1.1.5 Ad Hominem Circunstancial  Tentativa de refutar uma afirmação alegando que seu proponente apóia duas ou mais proposições conflitantes.  Ex: “ Paulo diz que detesta superstição.” “ Paulo possui um pé-de-coelho.” Concl.: “Deve haver alguma superstição.”

1.2 Homem de Palha:  Tentativa de refutar uma afirmação confundindo-a com outra menos plausível e atacando-a, em vez de se dirigir à questão original.  Ex: “ Não pode existir verdade se qualquer coisa é relativa.” Concl.: “ A teoria da relatividade de Einstein não pode ser verdadeira.”

1.3 Ad Baculum (recurso à força)  Tentativa de estabelecer uma conclusão através de ameaça ou intimidação.  Ex: “Quem não aceitar as idéias do patrão será despedido.” “Quem não aceitar as idéias do patrão será despedido.”

1.4 Ad Verecundiam (apelo à autoridade)  Apela ao apoio de uma autoridade reconhecida para provar uma premissa. Baseia-se na credibilidade da autoridade, e não no argumento.  Ex: “A gravidade existe, pois Isaac Newton disse isso.”

1.5 Ad populum (apelo ao povo)  Tentativa de provar algo por apelar para um grande número de pessoas.  Ex: “Lula vai ganhar as eleições por que todo mundo diz isso.”

1.6 Ad misericordiam (apelo à piedade)  Tentativa de justificar seu erro apelando para pena e simpatia dos outros.  Ex: “Por favor seu guarda, não me multe! Olhe meu filho, estava morrendo de fome e tive que levá-lo na lanchonete antes de voltar para o carro.”

1.7 Ad Ignorantiam (apelo à ignorância)  Ocorre quando algo é considerado verdadeiro só por que ninguém provou que é falso ou vice-versa. Note que é diferente do princípio matemático de considerar falso até que se prove que é verdadeiro.  Ex: “João diz a verdade, pois ninguém pode provar o contrário.”

1.8 Ignoratio elechi (conclusão irrelevante)  Consiste em utilizar argumentos válidos para chegar a uma conclusão que não tem relação alguma com os argumentos utilizados.  Ex: “Eu acho que é muito bom ser mais rigoroso na avaliação dos estudantes. Contudo, nós estamos numa crise financeira e não queremos que nossos salários sejam afetados.”

1.9 Pista falsa:  Essa falácia é cometida quando alguém introduz material irrelevante ao assunto sendo discutido, e então a atenção de todos é divergida dos pontos feitos, para uma conclusão diferente.  Ex: “O Grêmio foi campeão gaúcho vencendo o Inter que foi campeão da Libertadores, logo o Grêmio será o campeão da Libertadores.”

2. Raciocínio Circular:  Ocorre quando um argumento assume a sua própria conclusão.  Ex: “Suponha que Paulo fala a verdade. Paulo está falando. Logo, Paulo está falando a verdade.”  Ex: “Nudez em público é imoral porque é uma ofensa evidente.”

3. Falácias Semânticas:  Ocorrem quando a linguagem na qual se expressa um argumento tem múltiplos significados ou é excessivamente vaga no modo em que interfere na avaliação do argumento.  Possui 4 tipos: Ambigüidade, Anfibologia, Imprecisão e Acento.

3.1 Ambigüidade:  Multiplicidade de significado.  Ex: “É idiota lutar por certas palavras. Discriminação é uma palavra. É idiota lutar pela discriminação.”

3.2 Anfibologia  Ambigüidade na estrutura da sentença.  “Meu pai foi à casa de João em seu carro.” (Carro do pai ou do João?)

3.3 Imprecisão  Não possui um sentido claro.  Ex: “Paladares apurados preferem vinho. Eu tenho um paladar apurado, logo devo preferir beber vinho.”

3.4 Acento  Refere-se às ênfases diferentes que geram múltiplas interpretações.  Ex: “Nós não vamos falar mal de nossos amigos.” “Nós não vamos falar mal de nossos amigos.”

4. Falácias Indutivas:  Ocorrem quando a probabilidade indutiva de um argumento é baixa ou menor do que a pessoa pensa que é.  Dividida em: Generalização Apressada, Analogia Estendida, Falácia do Jogador e Falsa Causa.

4.1 Generalização Apressada  Significa inferir falaciosamente uma conclusão sobre uma classe toda (com base em conhecimentos inadequados), a partir de poucos elementos.  Ex: “ Na terça passada fui assaltado e nesta terça bati o carro. Só acontecem coisas ruins comigo nas terças.” “ Na terça passada fui assaltado e nesta terça bati o carro. Só acontecem coisas ruins comigo nas terças.”

4.2 Analogia Estendida  Essa analogia implica que se um objeto tem propriedades similares com outro e, esse outro, tem n propriedades, então, concluímos que o objeto inicial também tem n propriedades.  Ex: “Ratos têm muitas semelhanças fisiológicas com humanos. Certo produto químico causa câncer em ratos. Esse mesmo produto provavelmente irá causar câncer em humanos.”

4.3 Falácia do Jogador:  Diz que se um evento não ocorre há tempos, deve acontecer em breve.  Ex: “ Ainda não tirei nenhum 3 no dado. Devo conseguir isso logo.”

4.4 Falsa Causa  É uma expressão que abrange uma variedade de erros lógicos. Significa confundir a causa com o seu efeito e pode ser também oferecer uma explicação causal para um evento sem considerar alternativas.  Ex: “Todo profeta ou messias é um líder carismático. O exercício de liderança é o caminho para a inspiração religiosa.”

5. Falácias de Premissas Falsas:  Falsa dicotomia: quando supomos erroneamente que uma alternativa possui limitado número de opções.  Ex: “Ou você está do nosso lado ou está contra nós. Você não está conosco, então deve estar contra.”

 Declive ardiloso: Ocorre quando a conclusão de um argumento se da através de uma corrente, sugerindo que um passo na direção errada resulta num desastroso ou indesejado final.  Ex: “Se você der uma pancada em sua mãe, você quebra o nariz dela. Se quebrar o nariz dela, comete um ultraje moral. Você não pode cometer um ultraje moral, portanto não deve dar uma pancada na sua mãe.”