TEMA-PROBLEMA 1.3. A comunicação e a construção do indivíduo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os sentidos sociais Os meios utilizados para analisar o sentido social não se limita a uma única disciplina.
Advertisements

Letramento: um tema em três gêneros
Técnicas de Comunicação Escrita
PRODUÇÃO RESENHA.
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
INTRODUÇÃO A lógica faz parte do nosso cotidiano.
ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B
O que é Argumentar? Argumentar é apresentar argumentos, razões no sentido de suportar uma determinada tese subjacente a um determinado discurso. A argumentação.
Argumentação e Comunicação
Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti
Conceitos Básicos.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Linguagem É uma forma de interação, uma expressão do pensamento, sendo um instrumento de comunicação.
Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira
DISSERTAÇÃO.
Intencionalidade discursiva
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Teoria da Informação Profa. Lillian Alvares
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
COMUNICAçÃO.
3. TEXTO: “A questão da verdade é do domínio da teoria do conhecimento, ou da filosofia da ciência. A questão da validade é do domínio da lógica. [...]
Escola Secundária Francisco de Holanda
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
Comunicação & Expressão Professora Louise Lage Módulo 3
Estudo do comportamento verbal
Teoria e prática da argumentação
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
“A lógica é uma ciência do raciocínio”
Redação Publicitária III
Aspectos Psicológicos Inerentes às Relações de Trabalho aula 5
Acto de transmitir e receber mensagens pela utilização de sinais ou de símbolos Homem = ser social Língua oral e escrita = instrumento fundamental da comunicação.
A lógica UNIDADE 4.
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
MARKETING CONTÁBIL CONSTRUINDO E VALORIZANDO A MARCA CONTABILIDADE
COMUNICAÇÃO GERENCIAL.
Comunicação & Expressão Profª Drª Louise Lage Módulo 4
Educação Visual e Tecnológica
Adequação discursiva.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Linguagem “A linguagem está em todo o lado, como o ar que respiramos, ao serviço de um milhão de objectivos humanos” (Miller, 1981)
ELEMENTOS E TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO COM O MERCADO
1.3 Comunicação e indivíduo
DA INFORMAÇÃO À ARGUMENTAÇÃO Richard Déry
O Comportamento Humano Psicologia do Consumidor
Comunicação.
Inferir: é o ato ou processo de derivar conclusões lógicas de premissas conhecida ou decididamente verdadeiras. A dedução é uma inferência.
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Comunicação.
Aprendizado por Indução
Professora: Janine Fernandes
Conceitos Introdutórios
Gestão de Marketing de Moda Consumo Simbólico.. A comunicação esta diretamente ligada com o Consumo. Podemos dizer que o consumo é a adoção de algo que.
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
A distinção validade-verdade
Espécies de argumentação dedutiva
Comunicação e Linguagem
Edmund Husserl A REJEIÇÃO DO PSICOLOGISM0 Defende Husserl: –“ As leis lógicas são rigorosamente universais e necessárias e precisamente por.
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
Capítulo 4 – Filosofar é conhecer
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
O modo de organização do discurso argumentativo
A COMUNICAÇÃO FRENTE AOS DESAFIOS DA NEGOCIAÇÃO. MODELO UNIDIRECIONAL CONSIDERA QUE O PAPEL PRINCIPAL DA COMUNICAÇÃO É A TRANSMISSÃO DE MENSAGENS GERA.
John Lyons.   Os principais sistemas de sinais empregues pelo ser humano para a transmissão de informação, se bem que não são os únicos, são as línguas.
Somos todos seres sociais
O desejo de filosofia contém uma “revolta lógica”
PRODUÇÃO E CRÍTICA DO TEXTO ACADÊMICO ARTES VISUAIS 2016.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

TEMA-PROBLEMA 1.3. A comunicação e a construção do indivíduo Condição necessária da vida humana e da ordem social (impossibilidade de não comunicar) COMUNICAÇÃO O ser humano, desde o início da sua vida, adquire as regras da comunicação que irão influenciar o seu processo de interacção DIFERENÇAS ENTRE OS INDIVÍDUOS - CULTURAIS - PSICOLÓGICAS E SOCIAIS CÓDIGOS DE COMUNICAÇÃO DIFERENTES – COMUNICAÇÃO VERBAL (LÍNGUA) E NÃO VERBAL OBSTÁCULOS Indivíduos estão integrados em grupos sociais diferentes (classes sociais, famílias, etc.)

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO - CARACTERÍSTICAS EMISSOR CODIFICAÇÃO CANAL DESCODIFICAÇÃO RECEPTOR FEEDBACK EMISSOR - emite a informação, codificando-a. MENSAGEM – verbal (oral ou escrita) ou não verbal (imagens, sinais, etc.). RECEPTOR – recebe e descodifica a mensagem. CANAL DE TRANSMISSÃO – meio que põe em contacto o emissor e o receptor. CONTEXTO – relações entre os indivíduos que estabelecem a comunicação, as suas características pessoais e as condições em que esta se processa (espaço e tempo). ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

CODIFICAÇÃO DAS MENSAGENS MENSAGENS são codificadas SÍMBOLOS Significado Significante Conjunto de signos e de regras da sua utilização - CÓDIGO SIGNO Pode assumir duas formas: - VERBAL (linguagem) NÃO VERBAL (mímica, etc.)

Comunicação – sistema de estímulos e respostas - INTENCIONAL - NÃO INTENCIONAL - não depende, muitas vezes, da intenção do sujeito que comunica - NÃO É UNIDIRECCIONAL (não é de sentido único, ou seja, tem uma retroacção do receptor para o emissor) COMUNICAÇÃO - NÃO É LINEAR (troca e interacção entre o emissor e o receptor)

LÓGICA Ciência que se ocupa da estrutura formal do pensamento - pensamento discursivo Poderá contribuir para os indivíduos melhorarem as suas competências nos domínios do pensamento e da comunicação ESTUDO DA ARGUMENTAÇÃO ARGUMENTOS As premissas, quando o argumento está correcto, são as razões que apoiam a conclusão. Afirmações misturadas e relacionadas umas com as outras, em que uma delas é a CONCLUSÃO e as outras são as PREMISSAS.

Não se pode afirmar que são verdadeiros ou falsos. VERDADE E VALIDADE Conjunto de PROPOSIÇÕES que estabelecem uma relação, afirmativa ou negativa, entre conceitos ARGUMENTOS Verdadeiras ou Falsas Não se pode afirmar que são verdadeiros ou falsos. Podem ser VÁLIDOS OU INVÁLIDOS, mas não podem ser verdadeiros nem falsos. Lógica não se interessa pelo problema da verdade, mas sim pela correcção da argumentação e pela construção de argumentos bons e sólidos.

SILOGISMO Forma padronizada de apresentar um argumento DUAS PREMISSAS (maior e menor) TRÊS PROPOSIÇÕES UMA CONCLUSÃO Universal afirmativa ou negativa Particular afirmativa ou negativa TRÊS TERMOS: maior, médio e menor Surge na premissa maior e é predicado da conclusão. Surge na premissa menor e é sujeito da conclusão. Só surge nas premissas.

ARGUMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO Depende do público e desenvolve-se em torno de temas polémicos Não exige um público para ser concretizada e é utilizada em temas de natureza científica. Discurso argumentativo é utilizado para persuadir alguém que, à partida, não partilha os mesmos pontos de vista. Desenvolve-se em função de um destinatário (auditório) Tendo de ter-se em atenção: . A pessoa enquanto orador (inspirar confiança na audiência) . O conteúdo e a forma do discurso

ASPECTOS FORMAIS DO DISCURSO FORMA E CONTEÚDO DO DISCURSO ASPECTOS FORMAIS DO DISCURSO ESTRUTURA DO DISCURSO Encadeamento lógico - Prever possíveis objecções à tese Duração e/ou extensão do discurso Forma de apresentação CONTEÚDO DO DISCURSO LÓGICOS ARGUMENTOS FACTUAIS Quase-lógicos, baseados na estrutura do real ou que fundam a estrutura do real.

DISCURSO ARGUMENTATIVO E PERSUASÃO PERSUASIVO Impõe-se através da razão, da imaginação ou da emoção, influencia as pessoas, alterando pontos de vista e opiniões e produzindo as mudanças desejadas. Novas técnicas de persuasão Actualmente, a arte de persuadir tornou-se mais complexa e sofisticada. Novos agentes (marketing, relações públicas, técnicas de mercado, etc.).