Governança e Gestão das Aquisições - Encontro com o Controle Externo - 2ª edição Rio de Janeiro, 27/10/2015 Brasília, 23/11/2015 Manaus, 24/11/2015 Recife,

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Transcrição da apresentação:

Governança e Gestão das Aquisições - Encontro com o Controle Externo - 2ª edição Rio de Janeiro, 27/10/2015 Brasília, 23/11/2015 Manaus, 24/11/2015 Recife, 28/10/2015 Fortaleza, 24/11/2015 Belém, 26/11/2015

FOC Governança e Gestão das Aquisições – Ciclo 2014 Serviços de limpeza e vigilância Rio de Janeiro, 27/10/2015 Brasília, 23/11/2015 Manaus, 24/11/2015 Recife, 28/10/2015 Fortaleza, 24/11/2015 Belém, 26/11/2015

Objetivo Geral Avaliar se as práticas de governança e de gestão de aquisições públicas adotadas por órgãos e entidades da Administração Pública Federal (APF) estavam de acordo com a legislação pertinente e aderentes às boas práticas.

Objetivos específicos Avaliar a existência de deficiências nas práticas de governança e gestão das aquisições, utilizando a legislação aplicável e as boas práticas como parâmetro; Ratificar (ou retificar) as informações apresentadas pelas organizações em resposta ao levantamento do perfil de governança das aquisições realizado em 2013;

Objetivos específicos Avaliar a existência de deficiências nos controles internos em nível de atividade no processo de aquisição; Avaliar aspectos de conformidade das contratações de serviços terceirizados de limpeza, vigilância e transporte de pessoas; Avaliar a possível contribuição das deficiências nos controles para a ocorrência de desconformidades detectadas.

Escopo 20 organizações públicas federais; 5 UF; 12 questões de auditoria; 50 possíveis achados; Contratos de limpeza, vigilância e transporte*; VRF: R$ 520 milhões

Seleção das organizações Cobertura de três segmentos de atuação da APF (Sisg, Dest e Jud); Orçamento empenhado em 2013 x iGovAquisicoes; Localização geográfica; Contratos de vigilância, limpeza e transporte;

Seleção das organizações Exclusão de organizações já incluídas em outros trabalhos simultâneos; Exclusão da Justiça Eleitoral; Informações complementares prestadas por cada Secex participante do trabalho (AM, CE, PA, PE, RJ, SefidEnergia).

Governança e gestão das aquisições Verificar adequação das práticas de governança e gestão das aquisições; Identificar possíveis causas das deficiências; Confirmar informações prestadas no levantamento do perfil iGovAquisicoes; Aprimorar próximo questionário; Sem proposta de encaminhamento para OGS (Já tratado no Acórdão 2622/ Plenário).

Possíveis causas das deficiências em governança das aquisições 1.Impossibilidade legal*; 2.Falta de orientação; 3.Desconhecimento sobre o tema; 4.Pouca cultura com respeito a riscos e controles; 5.Relação custo/benefício desfavorável*; 6.Falta de pessoal; 7.Falta de capacitação adequada; 8.Outras.

Possíveis causas das divergências nas respostas do questionário 1.Interpretação diversa da apresentada pela equipe de auditoria*; 2.Desconhecimento sobre o assunto tratado na pergunta; 3.Erro material; 4.Resposta fornecida com base em informação que veio de área imprópria.

Resultados obtidos Cenário de governança das aquisições pior do que o diagnosticado no levantamento; Compilação das possíveis causas das deficiências para envio aos respectivos OGS; Aprimoramento do questionário do perfil GovAquisições.

Controles internos em nível de atividade Modelo baseado no documento RCA - Riscos e Controles nas Aquisições

Controles internos em nível de atividade Seleção dos riscos considerados mais relevantes; Adequação de controles para mitigar os riscos; 5 questões de auditoria; 28 possíveis achados.

Controles compensatórios Listas de verificação; 1 questão de auditoria; 4 possíveis achados.

Controles internos em nível de atividade e conformidade no processo de aquisições (limpeza, vigilância e transporte)

Q7 – Estudos técnicos preliminares

Q7 – Possíveis achados A19 Deficiências no levantamento de mercado (transporte); – Definir necessidade; alternativas de solução. A20 Deficiências na estimativa das quantidades de materiais; – Método ; documentos; controle gerencial;

Q7 – Possíveis achados A21 Deficiências na definição dos postos de trabalho; – L: Método; produtividade; controle gerencial; tamanho da área; – V: Localização; quantidade; tipo; turno A22 Deficiências na estimativa de preços: – Método; documentos; – Diretrizes da IN-SLTI 5/2014;

Q7 – Possíveis achados A23 Deficiências na justificativa para o parcelamento ou não da solução: – Levar em conta o mercado; – Responder 4 perguntas: É tecnicamente viável dividir a solução? É economicamente viável dividir a solução? Não há perda de escala ao dividir a solução? Há o melhor aproveitamento do mercado e ampliação da competitividade ao dividir a solução?

Q7 – Resultados POSSÍVEIS ACHADOS A19. Deficiências no levantamento de mercado XX XXXXXXXXX XXXXXXX A20. Deficiências na estimativa das quantidades de materiais XXXXX X XXX XXXXXXXX A21. Deficiências na definição dos postos de trabalhos XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX A22. Deficiências na estimativa de preços XXXXXXXXX XXXXXXXXXX A23. Deficiências na justificativa para o parcelamento ou não da solução XXXXXX XX XXXXX XX

Q8 – Plano de trabalho da contratação (SISG)

Q8 – Possíveis achados A24 Inexistência de plano de trabalho: – Justificativa; quantidade; resultados. A25 Deficiências no plano de trabalho; – Aprovado pela mais alta autoridade (documento de governança).

Q8 – Resultados POSSÍVEIS ACHADOS A24. Inexistência do plano de trabalho XX XXX X X A25. Deficiências no plano de trabalho X

Q9 – Edital, incluindo o termo de referência e a minuta de contrato

Q9 – Possíveis achados A26 Deficiências nos requisitos de qualidade; – Níveis mínimos de serviço; condição para pagamento; A27 Deficiências nos requisitos de sustentabilidade; – Obrigações da contratada x IN-SLTI 1/2010; A28 Ausência de segregação dos recebimentos provisório e definitivo; – Fiscalização técnica x administrativa.

Q9 – Possíveis achados A29 Deficiências nas cláusulas de penalidade: – Clareza; objetividade; especificidade; proporcionalidade; processo de aferição; A30 Ausência de avaliação quanto às alternativas de fiscalização: – Conta vinculada; custo/benefício favorável; A31 Ausência de avaliação quanto aos critérios de habilitação econômico-financeira: – Justificativa dos critérios adotados; restrição à competitividade; inexecução contratual.

Q9 – Possíveis achados A32 Deficiências nos critérios de aceitabilidade de preços: – Preços máximos global e unitário; exequibilidade das propostas;

Q9 – Possíveis achados A33 Utilização de pregão presencial em detrimento do eletrônico: – Inviabilidade técnica; A34 Deficiências em cláusulas editalícias: – Vistoria prévia; soma de atestados; remuneração dos empregados; pagamento de aviso prévio trabalhado;

Q9 – Resultados POSSÍVEIS ACHADOS A26. Deficiências nos requisitos de qualidade XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX A27. Deficiências nos requisitos de sustentabilidade X X XXXXXX X XX A28. Ausência de segregação dos recebimentos provisório e definitivo XXXXXXXXXXXXXX X XXX A29. Deficiências nas cláusulas de penalidades X XX X XXXXXXXXXX A30. Ausência de avaliação das alternativas de fiscalização administrativa XXXX X XXXX X X XXXX A31. Ausência de avaliação quanto aos critérios de habilitação econômico- financeira. XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX A32. Deficiência nos critérios de aceitabilidade de preços XX XXXX XX XXXXXXX A33. Utilização de pregão presencial em detrimento do eletrônico XX X XX A34. Deficiências em cláusulas editalícias XXX XX XX X X XXXX

Q10 – Seleção do fornecedor

Q10 – Possíveis achados A35 Parcelas indevidas na planilha de custos e formação de preços (PCFP): – IRPJ; CSLL; FGTS; treinamento; reserva técnica; supervisão; A36 Deficiências na definição de penalidades para fase de julgamento da licitação: – Clareza; tipicidade; proporcionalidade;

Q10 – Resultados POSSÍVEIS ACHADOS A35. Parcelas indevidas na planilha de custos e formação de preços (PCFP) X XX X XXXXX XXX A36. Deficiências na definição de penalidades para a fase de julgamento da licitação XXX XX X XXXXXX XX

Q11 – Gestão do contrato

Q11 – Possíveis achados A37 Ausência de designação formal dos atores da fiscalização: – Fiscais; prepostos; A38 Não aplicação de penalidades por falhas na execução contratual: – Registro de ocorrências; A39 Ausência de mecanismo para rastrear os serviços realizados/materiais utilizados: – Relação dos terceirizados; registro de ponto; rondas periódicas.

Q11 – Possíveis achados A40 Pagamento de serviços/produtos não realizados/utilizados: – Quantidade de postos contratados x quantidade registrada; A41 Deficiências na garantia contratual: – Data da assinatura; valor; multas; encargos trabalhistas e previdenciários.

Q11 – Possíveis achados A42 Não comprovação da manutenção das condições de habilitação: – Regularidade fiscal; trabalhista; órgãos de segurança. A43 Fiscalização administrativa executada sem avaliação de riscos: – Conferência exaustiva x amostra; A44 Descumprimento das regras de pagamento previstas no contrato: – Ateste; tributação; GFIP;

Q11 – Possíveis achados A45 Falhas na repactuação: – Intervalo mínimo; demonstração analítica; benefícios indevidos; aviso prévio trabalhado; informações gerenciais. A46 Não desoneração dos contratos em decorrência do Plano Brasil Maior (decisão suspensa): – Todos os contratos; medidas adotadas; economia alcançada; prazo para conclusão;

Q11 – Resultados POSSÍVEIS ACHADOS A37. Ausência de designação formal dos atores da fiscalização XXX XXXXXXX XXXX XXX A38. Não aplicação de penalidades por falhas na execução contratual XX XXX A39. Ausência de mecanismo para rastrear os serviços realizados /materiais utilizados XXX XXXX XXX A40. Pagamento de serviços/ produtos não realizados/ utilizados X XX A41. Deficiências na garantia contratual X XX XX XXXX XXXX A42. Não comprovação da manutenção das condições de habilitação XX XX XX X XXX A43. Fiscalização administrativa executada sem avaliação de riscos XXXX XX XXXXXX A44. Descumprimento das regras de pagamento previstas no contrato X XXXX XX A45. Falhas na repactuação XXXX X XXXXXX XX A46. Não desoneração dos contratos em decorrência do Plano Brasil Maior XXXX XX XXX XX XXX

Q12 – Controles internos compensatórios

Q12 – Possíveis achados A47 Deficiências nos controles compensatórios do planejamento da contratação: – Assessoria jurídica A48 Deficiências nos controles compensatórios da seleção do fornecedor: – Pregoeiro/comissão de licitação

Q12 – Possíveis achados A49 Deficiências nos controles compensatórios dos recebimentos provisório e definitivo: – Fiscais de contratos A50 Deficiências nos controles compensatórios dos ajustes contratuais: – Assessoria jurídica

Q12 – Resultados POSSÍVEIS ACHADOS A47. Deficiências nos controles compensatórios do planejamento da contratação XX X XXX X X XXXXX A48. Deficiências nos controles compensatórios da seleção do fornecedor XXXXXXXX XX XXXX A49. Deficiências nos controles compensatórios dos recebimentos provisório e definitivo X XXXXXXXX XXXXX A50. Deficiências nos controles compensatórios dos ajustes contratuais XX X XXXXX X XXXXX

Conclusões Relação entre a governança e as deficiências nas contratações de limpeza e vigilância; Recorrência das deficiências nos contratos de limpeza e vigilância; Deficiências possíveis em outros tipos de terceirização.

Órgão Governante Superior (OGS) Órgão Governante Superior (OGS) É uma organização pública com atribuições normativas para orientar e fiscalizar outras organizações na sua esfera de atuação. AGU CGU SLTI/MP SOF/MP CGPAR... CNJ CJF... CNMP... AGU CGU SLTI/MP SOF/MP CGPAR... CNJ CJF... CNMP Encaminhamentos

Sociedade Adm. Pub. Ações de controle Situação de Governança e Gestão Recomendações Boas práticas OGS TCU Critérios de auditoria Normatização, orientações, fiscalizações (1) (2) (4) (6) (3) (5) Mais e melhores serviços Ratifica legitimidade 46 (7) (8)

Recomendação à SLTI Elabore modelo de contratação de bens e serviços pela Administração Pública, abrangendo as fases de planejamento, seleção do fornecedor e gestão dos respectivos contratos, bem como promova a respectiva implementação mediante orientação normativa, utilizando como parâmetro básico os procedimentos contidos no Apêndice 4 do relatório de fiscalização (item 9.1.1).

Apêndice 4 Atividades de controle

Recomendação à SLTI Elabore estudo de avaliação de custo- benefício e de riscos relacionados à utilização da conta vinculada e, com base nos resultados obtidos, verifique as possibilidades de manter, ou não, o procedimento e de prever a adoção de outras formas de controle, como, por exemplo, aquelas suscitadas no Acórdão 1.214/2013-Plenário (item 9.1.2);

Recomendação à SLTI Estabeleça listas de verificação para atuação do pregoeiro ou da comissão de licitação durante a fase de seleção do fornecedor e promova, mediante orientação normativa, a obrigatoriedade de sua utilização por parte das organizações incluídas na sua esfera de atuação (item 9.1.3).

Recomendação à AGU Adote medidas para estimular a utilização, por parte das organizações incluídas na sua esfera de atuação, das listas de verificação disponibilizadas no seu sítio na internet, orientando-as ainda para que as acostem aos autos dos processos licitatórios (item 9.2.1);

Recomendação à AGU Avalie os aspectos constantes do Apêndice 4 para o aperfeiçoamento de suas listas de verificação para emissão de parecer jurídico, bem como dos seus modelos de editais e de minutas de contratos (item 9.2.2).

Recomendação ao CNJ Elabore listas de verificações para atuação das consultorias jurídicas na fase interna da licitação, orientando-as ainda para que as acostem aos autos dos processos licitatórios (item 9.3.1);

Recomendação ao CNJ Promova, mediante orientação normativa, a obrigatoriedade da utilização das listas elaboradas por parte das organizações incluídas na sua esfera de atuação (item 9.3.2).

Recomendação ao CNMP Avalie os aspectos constantes do Apêndice 4 para o aperfeiçoamento de suas listas de verificação para emissão de parecer jurídico, bem como dos seus modelos de editais e de minutas de contratos (item 9.4.1);

Recomendação ao CNMP Promova, mediante orientação normativa, a obrigatoriedade da utilização das listas elaboradas por parte das organizações incluídas na sua esfera de atuação (item 9.4.2).

Obrigado! Selog SAF Sul, Quadra 4 - lote 1, Anexo II, sala 437 Cep: Tel: Fax: