ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO de BARROS SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO 2015/2016.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Acesso ao ensino superior
Advertisements

Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines
2013/2014 SPO- Serviços de Psicologia e Orientação
2013/14 SPO - Serviços de Psicologia e Orientação SPO-Escola Secundária de Estarreja - março de 2014.
DISCIPLINAS DE OPÇÃO DO 12º ANO 2014/2015
Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2013/ º ano.
Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2013/ º ano.
Serviço de Psicologia e Orientação
ESCLARECENDO ALGUNS CONCEITOS E PROCEDIMENTOS REFERENTES À MATRÍCULA Autores: Énery Melo (CPE/PREG), Profa. Vera Ramalho (DRCA), Ana Cristina Lemos (DRCA)
Contributos para uma Caracterização Os Estudantes Estrangeiros Nacionais de Países da CPLP no Ensino Superior em Portugal: Isabel Pedreira Cláudia Roriz.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
PROGRAMAS E BOLSAS NA UFAC DIRETORIA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO Prof. José de Ribamar T. da Silva Diretor.
Organização e Gestão dos Currículos Autonomia Pedagógica e Organizativa Em diálogo, vamos elevar a qualidade do Ensino.
Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2014/ º ano.
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro 2015/ º ano! E AGORA? E AGORA?
Escola Secundária Olavo Moniz Formação Pessoal e Social Engenharia Informática Wagner Do Rosário Ricardo Salvador Nuno Barros Edson Évora Heitor Silva.
Processo que ocorre logo após o ingresso da pessoa no serviço público onde são avaliadas sua aptidão, eficiência e capacidade para o desempenho das atribuições.
Seminário Caminhos para a Inovação 2013 Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática Senado Federal EDUCAÇÃO BÁSICA & FORMAÇÃO.
PROGRAMA CREAjr-PR Membro Dirigente Curso Instituição de Ensino
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016 SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento CIMA.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
E STÁGIO : LEGISLAÇÃO CBD Estágio Supervisionado em Unidades de Informação 2. semestre 2014 Profa Dra. Vânia Mara Alves Lima 1.
Ano Letivo QUIZ 9º ANO QUIZ 9º ANO Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Isa Silvestre.
Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2014/ º ano.
SiSUTEC 2014/2 (3ª edição) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília, julho de 2014.
Passaportes Emprego 3i. AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro – Entidade Promotora: Responsável pela coordenação e acompanhamento do projecto.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
- Contribuir para a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio, visando à melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Glossário Autor: Skyup Informática. Atividade - Glossário A atividade glossário permite que o administrador crie páginas de definições, um dicionário.
Centro Novas Oportunidades Escola Secundária de Loulé.
Conselho de Diretores de Turma Cursos Científico – Humanísticos e Cursos Profissionais 14 de março de 2012 Coordenadora de DT de Ensino Secundário Ofélia.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MURÇA (152778) Escola Básica e Secundária de Murça (346305)
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Administração Recursos Humanos Necessidade de um quadro de funcionários adequado (quanti e qualitativamente) para atender os objetivos da UAN (e da própria.
Inscrição na Plataforma Plataforma Moodle. A facilidade de utilização, a versatilidade e interactividade fazem da plataforma um espaço de trabalho privilegiado,
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
SESSÃO DE SENSIBILIZAÇÃO E INFORMAÇÃO AOS ENC. DE EDUCAÇÃO 6º ANO ANO TERMINAL DE CICLO PROVAS FINAIS DE PORTUGUÊS E DE MATEMÁTICA PROVAS DE EQUIVALÊNCIA.
Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos da torre - Câmara de Lobos Serviço de Psicologia e Orientação Escolar.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
1 Censo da Educação Básica no Estado de São Paulo No Estado de São Paulo, o Sistema de Cadastro de Alunos é a base de dados para o Censo/MEC das escolas.
I NGLÊS IV- MARKETING TURÍSTICO 2011/2012 Enquadramento : A UC de Inglês IV surge inserida no curso de Marketing Turístico com o intuito de desenvolver.
BEM – VINDOS AO CUCA. O que é o Cuca? O Curso Unificado Campus de Araraquara( CUCA) surge em 1994, como Programa de Extensão Universitária, para atender.
Instituto Nacional Politécnico de Lorraine. O conjunto da Universidade de Lorraine: estudantes com mais de 500 diplomas em: 150 menção nível L;
COMITÊ DE CULTURA E ESPORTE - COCESP - Eliana de Mattos Carvalho Chefe do COCESP.
A educação e O ensino Médio no Brasil Prática em ensino de química I Profa. Joana Andrade 2016.
Exames Nacionais 2015 Ensino Secundário. A inscrição nos exames é sempre OBRIGATÓRIA Ensino Secundário.
CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS, TECNOLÓGICOS E PROFISSIONAIS ‒Decreto-Lei 74/2004 ‒Decreto-Lei 24/2006 ‒Decreto-Lei 272/2007 ‒Portarias 550 – B, C e D.
Aula 11: Avaliação e educação.  Retomar aula anterior  Avaliação na e da educação  Conceito de avaliação: medida e juízo  Sistemas de avaliação: 
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Conselho Universitário – CONSUN Promoção e Acesso à classe E e à classe de Titular Promoção à Classe E (Titular): Ensino Superior Acesso à Classe de Titular:
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Professor de Matemática… E Agora? Saídas Profissionais.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Campus Capão do Leão Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos Curso de Licenciatura em Química Recepção.
CURSO SECUNDÁRIO DESPORTO. Objeto e Âmbito experiência-piloto, no quadro da diversificação da oferta formativa, no âmbito das ofertas de cursos de educação.
(Resolução SEE/1.506/10) O que é um Colegiado Escolar? - Recomposição do Colegiado. Competências do Colegiado Escolar. COLEGIADO ESCOLAR (Resolução SEE/1.506/10)
Instruções SIMADE – Maio / 2012
PRIMEIRA PÁGINA DO ALUNO ONLINE. ABRIRÁ ESSA PÁGINA ONDE IRÁS MUDAR A SUA SENHA, DEPOIS CLICAR EM CONCLUIR (SENHA PADRÃO) DE PREFERENCIA DO ALUNO.
1 Gestão de Recursos Humanos (5) Separação UNIDADE CURRICULAR: Gestão de Recursos Humanos CURSOS Contabilidade e Finanças, Contabilidade e Finanças noturno,
Conselho Estadual de Educação (CEE) Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino de Mato Grosso do Sul EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
 É o sistema que gerencia todas as informações do curso (cadastros, notas, certificados, numero de turmas e módulos por município, etc)  Numa tradução.
Serviço de Psicologia e Orientação
Serviço de Psicologia e Orientação ACESSO EO ENSINO SUPERIOR
Serviço de Psicologia e Orientação
Transcrição da apresentação:

ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO de BARROS SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO 2015/2016

Tomada de decisão Estabelecer objetivos Recolher informação Avaliar alternativas Escolher uma alternativa Avaliar a escolha

Média do ensino secundário(MES) Média de ensino secundário para efeitos de acesso ao ensino superior : fazer a média aritmética simples, sem arredondamento, até às décimas do somatório da CFD de todas as disciplinas que integram o plano de estudos (excepto Educação Fisica e EMR). Caso pretenda concorrer a cursos na área do Desporto a CFD de Educação Fisica passa a integrar a MES para efeitos de acesso.

12º ano completo, Exames nacionais às disciplinas que são exigidas como provas de ingresso (podem ser ou não disciplinas do curso realizado), Notas mínimas maiores ou iguais a 9,5 v. às provas de ingresso e na nota de candidatura (resulta da ponderação entre a MES e as notas dos exames disciplinas que sejam provas de ingresso).

Existem provas de ingresso obrigatórias consoante a área profissional dos cursos superiores a que se pretenda candidatar. Matemática (A em regra; B, excecionalmente por opção do estabelecimento de ensino) : cursos de Economia, Matemática e Estatística,Informática (incluindo Engenharia Informática). Matemática e Física e Química : cursos de Ciências Físicas (exceto Ciências da Terra),Engenharias (exceto Engenharia Informática que é só a prova de Matemática; Engenharia do Ambiente, Geológica e de Minas, em que é obrigatório Matemática, e em vez de Física e Química, poderá ser Biologia e Geologia). Biologia : cursos de Agricultura, Silvicultura e Pescas, Ciências Veterinárias, Saúde (sem prejuízo das condições de acesso a Medicina).

Pedido de senha online Uma vez que a candidatura será feita online o candidato vai necessitar de uma senha; deverá realizar o pedido com antecedência (de preferência aquando da realização da inscrição para exames). O pedido é feito no site da DGES.

Inscrições para exames (internos) CIF – classificação interna final (média das notas do 3º período do 10º,11º e 12º anos) das disciplinas com exame obrigatório, terá que ser maior ou igual a 10 valores, sendo que no ano terminal a nota do 3º período terá que ser maior ou igual a 8 valores. Ficam vinculados a essa opção até final do ano letivo (alunos internos). MUITO IMPORTANTE - verifiquem os códigos dos exames nacionais a que se inscrevem que constam das instruções/guias.

Pré - requisitos Pré-requisitos são condições que os estabelecimentos de ensino superior colocam, e que devem ser satisfeitos no decorrer do ano letivo que precede a candidatura; Podem ser de dois tipos : – Funcionais : destinam-se a avaliar aptidões funcionais ou físicas, têm em geral caráter de seleção, sendo eliminatórios. Terão o seu resultado expresso em “Apto” ou “Não Apto” ; no caso do resultado ser “Não Apto” o candidato não deverá concorrer a esse curso, pois será excluído; – Vocacionais : não são eliminatórios, assumindo o seu resultado um caráter de seriação; a sua classificação será expressa numa escala de 0 a 200, e o seu peso será menor ou igual a 15% no cálculo da nota de candidatura.

Preferências Preferência Regional Utilizada pelos estabelecimentos de ensino superior politécnico. Consiste na reserva de uma percentagem das vagas atribuídas a cada curso para os candidatos oriundos de uma determinada região que considerem à partida como a sua área de influência, podendo atingir 50% das vagas. O candidato só beneficiará destas vagas se : colocar essa opção em primeiro lugar, ou primeiro e seguintes, sem interrupção; residir há pelo menos dois anos na área de influência, e tiver concluído o ensino secundário num estabelecimento de ensino dessa área (comprovado pela ficha ENES).

Preferência habilitacional Na 1ª fase do concurso podem beneficiar de preferência no acesso a pares estabelecimento/curso do ensino superior politécnico, até um máximo de 30% do total das respectivas vagas, os candidatos oriundos dos cursos profissionais.

Propinas Na pesquisa sobre as opções a considerar em termos de ensino superior, convém dar atenção ao facto de o curso ser uma licenciatura, ou um mestrado integrado. Se fôr uma licenciatura (3 anos), e se se quiser continuar para um mestrado, o valor da propina pode variar consideravelmente; Se o curso fôr mestrado integrado/5 anos, então o valor da propina será o mesmo ao longo desse tempo.

TESP – Cursos Técnicos Superiores Profissionais – Nível QP 5 Surgem a partir da necessidade do mercado de trabalho; têm a duração de 2 anos – formação científica 30%, 70% laboratorial/técnica e prática; o concurso é feito localmente (concurso local); as propinas serão no máximo o valor das pagas nas licenciaturas; os estágios realizam-se a partir de protocolos estabelecidos com as empresas da zona; Possibilidade de acesso ao ensino superior através de concursos especiais.

27 de maio (manhã) Alunos do 12º ano estão dispensados das aulas, MAS para usufruir da dispensa, terão que comprovar a sua presença nas sessões; Sessão sobre o Acesso ao Ensino Superior; Sessões Temáticas : Saúde, Gestão e Economia, Ciências e Engenharias, Ciências Sociais e Humanas, Artes. Workshops (mediante inscrição)– Mercado de Trabalho, Tomada de Decisão, Empreendedorismo.

Sites Sites sobre o acesso ao ensino superior : Site da escola

Estudar no estrangeiro Sites com interesse : OK estudante, On the Move, Ploteus, Euroguidance Entre outros…

Ano sabático… Gap Year (explorar e amadurecer opções), Serviço de Voluntariado Europeu – Associação RATO; Voluntariado nas instituições de ensino superior (contactar com Gabinete de Comunicação)…

Trabalhar no estrangeiro Na eventualidade de pretenderem procurar emprego no estrangeiro existe um site europeu a que devem recorrer : &acro=job&lang=pt

Contactos do SPO Tel : – extensão 44 (por favor deixar recado caso não possa atender) Mail :