Coordenação: Yuri Wanderley Nosso contato: (71) 3116-9038.

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Coordenação: Yuri Wanderley Nosso contato: (71)

"Se a biblioteca, de certo modo, já fizera do mestre um condutor dos estudos do aluno e não propriamente o transmissor da cultura, os novos recursos tecnológicos e os meios audiovisuais irão transformar o mestre no estimulador e assessor do estudante, cuja atividade de aprendizagem deve guiar, orientando-o em meio às dificuldades da aquisição das estruturas e modos de pensar fundamentais da cultura contemporânea de base científica em seus aspectos físicos e humanos."

“A sua escola de amanhã lembrará muito mais um laboratório, uma oficina, uma estação de televisão do que a escola de ontem e ainda de hoje. [...]E, como intelectual, o mestre de amanhã, nesse aspecto, lembrará muito mais [...], no sentido mais moderno, o escritor de rádio, de cinema ou de televisão apaixonado pelos seus assuntos, o planejador de exposições científicas, do que o antigo mestre-escola a repetir nas cIasses um saber já superado. "

Anísio Teixeira TEIXEIRA, A. Mestres de amanhã. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro,v. 40, n. 92, p.10-19, out./dez

Tecnologia e sociedade O avanço e a disseminação das Tecnologias da Informação e da Comunicação(TIC) ocorridas no final do sec. XX e início do sec. XXI contribuem para o aumento da liberdade, do conhecimento e da colaboração !? Filme: Freenet ? -

Rede retira do ar texto de Patrick Cockburn, que aponta responsabilidade dos EUA na origem da onda de Refugiados que chega à Europa. Questionado, Facebook silencia. Fonte:

Outros olhares ● Ministério da Cultura aciona Facebook por censurar foto de casal indígena ● A onipresente publicidade infantil na internet ● Controle social, do Grande Irmão ao Big Data ● Internet brasileira reage ao plano do Facebook de oferecer acesso à web ● Texto modifica Marco Civil da Internet para legalizar a espionagem generalizada, sem autorização da Justiça, dos dados pessoais dos usuários

Liberdade de Expressão Compartilhamento Respeito Homogeneidade Intromissão Diversidade Colaboração Restrição Censura Privacidade Sustentabilidade Competição Intolerância Acessibilidade Continuidades Rupturas Consumismo Potencialidades Autonomia Dependência Acesso Acessibilidade Contexto

Sociedades e Tecnologias ● Convite para olhar não apenas como as TIC influenciam os aspectos políticos, jurídicos, econômicos, culturais e educacionais da nossa sociedade, mas também como elas são influenciadas por estes aspectos, de forma global e local. ● Como as nossas decisões, práticas pedagógicas e atuações docentes podem influenciar nas formas como as tecnologias são apropriadas nos processos de ensino aprendizagem ?

Desafio Como garantir a privacidade, a liberdade de acesso aos conhecimentos, aos meios de produção e de compartilhamento superando: - as restrições de acesso ao conhecimento impostas pela Lei do Direto autoral; - as restrições de acesso aos meios de produção e de compartilhamento impostos pelas Licenças de Uso de Software; - o desrespeito a privacidade e a liberdade de expressão provenientes dos aplicativos ditos “gratuitos” na internet; - o excesso de publicidade presente nos softwares mais populares de compartilhamento de conteúdo

As ações da Rede Anísio Teixeira são realizadas por meio de três projetos: Ambiente Educacional Web Ambiente Educacional Web TV Anísio Teixeira TV Anísio Teixeira Professor Web (e Professora Online) Professor Web (e Professora Online) TV Anísio Teixeira

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