Universidade Mogi das Cruzes – UMC Prof. Alexandre.

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Transcrição da apresentação:

Universidade Mogi das Cruzes – UMC Prof. Alexandre

Considerações Iniciais A teoria econômica sempre levou em consideração que qualquer sacrifício financeiro deve ser considerado como um custo. Porém, esta é visão própria da Economia. Entretanto, a contabilidade, ao focar os estudos das atividades econômicas, oferece aspectos bem específicos para cada um dos termos que lhe são próprios e que serão abrangidos nesta disciplina.

Considerações Iniciais É comum observar as confusões com os termos Custos, Gastos, Despesas,, Investimentos e Desembolsos. Por outro lado, qualquer empreendimento econômico apresenta dois objetivos fundamentais: o crescimento do seu patrimônio liquido e a manutenção de sua capacidade de arcar com as obrigações e responsabilidades assumidas

CONTABILIDADE FINANCEIRA X CONTABILIDADE GERENCIAL Qualquer informação oriunda da contabilidade deve ser específica para um determinado usuário, não sendo válido e nem viável aplicar em uma instituição os procedimentos idealizados para outra. De qualquer forma, e em qualquer circunstância, existem dois ramos em questão que deverão ser levados em consideração: A CONTABILIDADE FINANCEIRA e a CONTABILIDADE GERENCIAL.

CONTABILIDADE FINANCEIRA X CONTABILIDADE GERENCIAL Até a Revolução Industrial (século XVIII), quase só existia a Contabilidade Financeira, que desenvolvida na Era Mercantilista, estava bem estruturada para servir as empresas comerciais. Para apuração do resultado de cada período, bem como o levantamento do balanço em seu final, bastava o levantamento do estoque físico, já que sua medida em valores monetários era extremamente simples.

CONTABILIDADE FINANCEIRA X CONTABILIDADE GERENCIAL ESTOQUES INICIAIS (+) COMPRAS (-) ESTOQUES FINAIS (=) CUSTO DA MERCADORIA VENDIDA

CONTABILIDADE FINANCEIRA X CONTABILIDADE GERENCIAL Depois disto a primeira preocupação dos Contadores foi a de fazer a Contabilidade de Custos uma forma de resolver seus problemas de mensuração monetária dos estoques e do resultado, e não de fazer dela um instrumento de administração. Devido aos crescimento das empresas, e com o conseqüente aumento do tamanho das empresas e do aumento da distancia do administrador e das pessoas administradas, a Contabilidade de Custos passa a ser encarada com uma missão: A DE CONTABILIDADE GERENCIAL

CONTABILIDADE FINANCEIRA X CONTABILIDADE GERENCIAL ElementoContabilidade FinanceiraContabilidade Gerencial UsuáriosExternos e InternosBasicamente os internos RelatóriosBP, DRE, DFC, DLPA, DMPLOrçamentos, Relatórios de desempenho, informações dos custos Objetivos dos RelatóriosAnálise da Situação Patrimonial e acompanhamento dos investimentos na entidade Tomada de decisões, acompanhamento do desempenho. Aplicação de Normas (restrições e fundamentação teórica) Sob a observância dos princípios e normas de contabilidade Utilização de Matemática, Estatística, Contabilidade e principalmente BOM SENSO TemporalidadeCustos Históricos (mostram como aconteceram os resultados) Custos Futuros (mostram como são esperados os resultados)

CONTABILIDADE FINANCEIRA X CONTABILIDADE GERENCIAL ElementosContabilidade Financeira Contabilidade Gerencial Freqüência dos RelatóriosQuando forem convenientes ou obrigatórios por dispositivos legais Devem ser contínuos, devem ser rotineiros para tomada de decisão em casos especiais Base de Mensuração de Dados Monetária sob a moeda corrente Mensuração monetária em moedas fortes, correntes e apuração física das quantidades

CONTABILIDADE FINANCEIRA X CONTABILIDADE GERENCIAL Podemos então deduzir que: 1 – A contabilidade financeira visa a empresa como um todo, ou seja seu desempenho e evolução, já a gerencial concentra-se em determinadas partes. 2 – A contabilidade financeira é obrigatória por força de lei, já a gerencial é facultativa e deve ser feita quando a relação custo/beneficio for favorável. 3 – A contabilidade financeira sofre imposições internas e externas, pois deve seguir princípios, normas e dispositivos legais, que podem dificultar sua utilização em prazo rápido.

CONTABILIDADE FINANCEIRA X CONTABILIDADE GERENCIAL Já a contabilidade gerencial tem condições de oferecer informações melhores e mais rapidamente por não estar atrelada a nenhuma imposição ou princípio. 4 – A Contabilidade financeira enfatiza a precisão em elevado grau, na gerencial uma informação aproximada é tão ou mais útil que um informe preciso. 5 – A contabilidade financeira é basicamente um registro histórico do que aconteceu, já a gerencial se utilizando das informações históricas pode dar suporte ao que poderá acontecer.

Terminologia em Custos Afinal o que vêm a ser GASTO, CUSTO, DESPESA, INVESTIMENTO, DESEMBOLSO, PERDA E DESPERDICIO? MUITAS VEZES ESTES TERMOS SÃO USADOS COMO SINÔNIMOS. Porém quando tratamos de gerenciamento empresarial, devemos fazer uma distinção criteriosa entre estas palavras.

Terminologia em Custos DESEMBOLSO Em uma situação pessoal, desembolso significa tirar dinheiro do bolso. Porém, na linguagem empresarial, a palavra desembolso significa: “ EXTRAIR UM MONTANTE DO CAIXA PARA PAGAR ALGO QUE A EMPRESA ADQUIRIU, SEJA UM BEM OU SERVIÇO.” O desembolso pode ocorrer antes, no ato ou posteriormente a aquisição de um produto ou serviço.

A FAMILIA GASTOS GASTO: É a aquisição de um bem ou serviço que vai originar um desembolso da empresa. Importante lembrar que o gasto somente se concretiza quando os bens adquiridos passam a ser de propriedade da empresa.

A FAMILIA GASTOS GASTO InvestimentoCusto Despesa PerdaDesperdicio

INVESTIMENTO É todo gasto incorrido na aquisição de bens que serão estocados pela empresa até o momento da sua utilização, isto é, do seu consumo. Também são considerados investimentos os valores que empresa gasta na aquisição de bens patrimoniais. Uma característica natural do ponto de vista da empresa que efetua investimentos é a esperança de que eles proporcionem retorno.

CUSTO É todo gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. São insumos de bens de capitais ou serviços efetuados para execução de determinados objetos (Eliseu Martins). Exemplos de Custos: Matéria prima utilizada no processo produtivo; Aluguel da fábrica.

DESPESA É um gasto que a empresa incorre para manter sua estrutura organizacional e, também, visando a obtenção de receita. Uma característica da despesa é que ela é reconhecida apenas no momento do seu uso, ou seja, na ocorrência do fato gerador. Exemplos de despesa Aluguel do escritório central; Comissões sobre vendas.

PERDA É todo gasto no qual a empresa incorre quando um certo bem ou serviço é consumido de maneira anormal às suas atividades, como inundações, incêndios.

DESPERDÍCIO É um gasto que a empresa apresenta pelo fato de não ocorrer o aproveitamento normal de todos os seus recursos. Exemplo: Produtividade menor que o normal Vendedor com tempo ocioso após cumprir meta de vendas.

ESQUEMAS Almoxarifado Fábrica Escritório Central Filiais / Loja Fábrica

ESQUEMAS Almoxarifado Fábrica Escritório Central Filiais / Loja Fábrica

ESQUEMAS Almoxarifado Fábrica Escritório Central Filiais / Loja Fábrica

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EXERCICIO Classificar em custo, despesa, perda,desperdício ou investimento Aluguel da FabricaEnergia Fábrica Comissão VendasIncêndios Depreciação das Máquinas FabricaGreves Produtividade abaixo normalÁgua produção Salário Pessoal AdministrativoManutenção Máquinas Salário Pessoal da produçãoMáquina desregulada, provocando lentidão na produção Alimentação Pessoal FabricaCompra computador para vendas Aluguel AdministraçãoFretes e carretos matéria prima Tempo ocioso de vendedoresBonificações (leve 3 pague 2) Multas de transito caminhões fabricaCompra de material de escritório EmbalagensCompra de matéria prima Publicidade e PropagandaUniformes da Fábrica JurosJornais e revistas Diretoria Administrativa InundaçõesTreinamentos Pessoal Fábrica