O estudo da Cultura Aulas 19, 20, 21 e 22 O estudo da Cultura  Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ser humano é um ser social
Advertisements

Serão os valores morais universais?
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
A atitude e a experiência filosófica
A CULTURA.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
A verdadeira moral Zomba da Moral (Pascal)
Nome: Thamires e Maria Eduarda Turma: 611 Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Chiele.
Universidade Federal do Pará Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Faculdade de Ciências Sociais Curso de Direito Disciplina: Sociologia Jurídica Aula.
Lev S. Vygotsky Desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-histórica.
Definição de Comportamento no Behaviorismo Radical  Compromissos filosóficos, dinâmica do comportamento, eventos- estados-processos: relação organismo.
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Talcott Parsons | Teoria sistêmica
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
Filosofia. Os valores  Juízos de realidade (fato) X Juízos de valor;  Teoria dos valores = axiologia;  Valor  afetividade  não- indiferença;  Os.
A Igreja e os desafios da pós- modernidade Professores Daniel e Nabarrete.
SAÚDE - conceitos algo difícil de definir não é concreto uma construção mental um artefacto ou construção lógica* “ uma palavra que expressa uma abstração.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
O ser humano natureza ou cultura?
O estudo da Cultura Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior de uma sociedade. A cultura é um processo.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Do que tratam os mitos? Surgimento do mundo e dos homens. Origem dos deuses e seres sobrenaturais. Formação social e como os homens devem se comportar.
ÉTICA E MORAL. O QUE É ÉTICA? Tradicionalmente é entendida como um estudo ou uma reflexão sobre os costumes ou sobre as ações humanas.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Gêneros textuais – Gêneros do discurso Professor: Marcel Matias.
Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu
ÉTICA E MORAL
Prof. Ricardo Lima Filosofia
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Aula 4: Escola e Trabalho.  Retomar aula anterior  Educação no campo político pedagógico  Proposições de Marx sobre educação  Modelos de instituições.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
L ITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS Pontos para debate sobre a obra Teoria literária: uma introdução, de Jonathan Culler. Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Piaget (1896 – 1980) Vygotsky ( – 1934) Psicologia da Educação.
Conceitos fundamentais em genética.
Currículo, Diferença Cultural e Diálogo Disciplina: Multiculturalismo e Educação Faculdade Adventista da Bahia.
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Somos todos seres sociais
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Preconceito linguístico: o que é, como se faz.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA
Individualismo e Coletividade
OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA
SIGNIFICADO DO TRABALHO UMA PERSPECTIVA PSICOSSOCIAL
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
Elaboração de Projeto de Pesquisa
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA DEZEMBRO DE 2014 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Dinâmicas de grupo nos processos seletivos Recrutamento e Seleção Profa. Marta Ajej.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

O estudo da Cultura Aulas 19, 20, 21 e 22 O estudo da Cultura  Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior de uma sociedade. A cultura é um processo acumulativo, resultante de toda a experiência histórica das gerações anteriores. Os homens são, ao mesmo tempo, construídos pela sua cultura e construtores dela. Cultura é o que diferencia os humanos dos demais animais. A cultura é o que diferencia os homens entre si.

Cultura A cultura, portanto, pode ser analisada, ao mesmo tempo, sob vários enfoques: Ideias Ideias (conhecimento e filosofia); Crenças Crenças (religião e superstição); Valores Valores (ideologia e moral); Normas Normas (costumes e leis); Padrões de conduta Padrões de conduta (monogamia, tabu); Atitudes Atitudes (preconceito e respeito ao próximo); Instituições Instituições (família e sistemas econômicos); Técnicas Técnicas (artes e habilidades); Abstração do comportamento Abstração do comportamento (símbolos e compromissos); Artefatos Artefatos (machado de pedra, telefone).

Cultura determinismo biológico determinismo geográfico Tanto o determinismo biológico quanto o determinismo geográfico não são suficientes para explicar o dilema da pluralidade cultural. Adquirindo cultura, o homem passou a depender muito mais do aprendizado do que a agir através de atitudes geneticamente determinadas (instintos). Para alguns pensadores, é tudo o que o ser humano produz, tudo o que não é natureza. Para alguns pensadores, é tudo o que o ser humano produz, tudo o que não é natureza.

Natureza X É tudo o que existe no Universo sem a intervenção da ação humana. A natureza é a ordem e a conexão universal e necessária entre as coisas, expressas em leis naturais. Na natureza o tempo é o da repetição (o dia sempre sucede a noite,, as espécies vegetais e animais se reproduzem sempre da mesma maneira, os astros realizam sempre os mesmos movimentos, etc.) Cultura É o campo instituído pela ação dos homens, que agem escolhendo livremente seus atos, dando a eles sentido, finalidade e valor. O tempo da cultura, o da transformação (isto é, das mudanças nos costumes, nas leis, nas emoções, nas técnicas, no vestuário, na alimentação, na linguagem, nas instituições sociais e políticas, etc.)

Características da cultura – Não estático – Não é algo de estático, fixo, mas é… Dinâmica, construída universal – É universal, porque todas as sociedades têm uma cultura. aprendida – É aprendida; é transmitida de geração em geração: o homem é um ser biológico, é a aprendizagem da cultura, a formação do seu carácter sócio-cultural que o torna realmente humano. partilhada – É partilhada pelos membros de uma mesma sociedade. geral – É geral, porque todos os homens pertencem a uma sociedade, aprendem a viver conforme os padões dessa cultura.

Características da cultura É relativa - Varia no tempo e no espaço. Assim, dizemos que existem culturas. DIVERSIDADE CULTURAL

Diversidade Cultural Diversidade Cultural Não são apenas as crenças culturais que diferem através das culturas. A diversidade das práticas e do comportamento humano é também notável! Formas aceitáveis de comportamento variam amplamente de cultura para cultura e, com frequência, contrastam drasticamente com o que as pessoas das sociedades ocidentais consideram “normal”.

Curiosidades! Por exemplo, no Ocidente moderno consideramos crianças com idades entre 12 ou 13 anos como sendo muito novas para o casamento. Mas, em algumas culturas, casamentos são arranjados entre crianças dessa idade como algo natural. Os ocidentais consideram beijar como uma parte normal do comportamento sexual, mas em muitas outras culturas essa prática é tanto desconhecida como considerada repulsiva! No Ocidente, comemos ostras, mas não comemos gatinhos ou cães de estimação, sendo que ambos são considerados especiarias em algumas partes do mundo. Os judeus não comem porco, enquanto os indianos comem porco, mas evitam carne de gado.

Etnocentrismo Corresponde a ideia ou sentimento de considerar os elementos da própria sociedade ou cultura como superiores ou melhores que as outras.  Corresponde a ideia ou sentimento de considerar os elementos da própria sociedade ou cultura como superiores ou melhores que as outras. Os demais grupos sociais tendem as ser classificados, avaliados e hierarquizados em relação aos padrões e realidade de nossa própria cultura. O etnocentrismo é uma avaliação pautada em juízos de valor daquilo que é considerado diferente.

Quando surge a Cultura? O Trabalho Para vários filósofos e historiadores, a cultura surge quando os homens produzem as primeiras transformações na natureza pela ação do trabalho. A proibição (o universo da regra) Para muitos antropólogos a cultura foi instituída quando os humanos marcaram simbolicamente sua diferença com relação à natureza, decretando uma lei que não poderia ser transgredida. A diferença entre homem e natureza, que dá origem à cultura, surge com a lei da proibição do incesto, lei inexistente entre os animais.

Cultura É a vida total de um povo, a herança social que o indivíduo recebe de seu grupo, ou pode ser considerada a parte do ambiente que o próprio homem criou. É por meio dela que os membros de uma mesma coletividade interpretam o mundo de modo mais ou menos parecido, uma vez que a cultura também remete a formas abstratas de pensamento, aos símbolos pelos quais compreendemos e avaliamos o que ocorre a nossa volta.

Quando surge a Cultura? Transmissão da Cultura Sociedades tribais (antes da escrita) Memória (coletiva x individual) Linguagem Sociedades modernas (capitalistas) Desenvolvimento da cultura material A transmissão das informações e do conhecimento tornou-se cada vez mais impessoal (exterior ao indivíduo). Ex: escrita, alfabetização, imprensa, literatura, obras de arte, informática, etc.

Cultura Herança Social Cultura Material A cultura material consiste em todo tipo de utensílios produzidos em uma sociedade - ferramentas, instrumentos, construções, habitações, obras de arte, escrita (livros e textos), etc. Tem uma relação direta com o estilo de vida dessa sociedade. Tem uma relação direta com o estilo de vida dessa sociedade. Cultura não-material A cultura não-material, em contrapartida, abrange todos os aspectos morais e intelectuais da sociedade, tais como: língua, normas sociais, religião, mitos, costumes, ideologia, manifestações artísticas, folclore, entre outros aspectos. Na verdade, a interdependência entre esses dois aspectos é intrínseca a qualquer cultura, pois um grupo só pode realizar sua cultura não- material apoiado em meios concretos de expressão que fazem parte de sua cultura material.