Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro 2015/2016 9.º ano! E AGORA? E AGORA?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Serviço de Psicologia e Orientação
Advertisements

Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines
Estrutura Curricular do Ensino Secundário
Escola Secundária da Cidadela – –
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
Externato Marista de Lisboa
Agrupamento de Escolas de Arganil
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro
Oferta Formativa 2009/2010 Cursos Científico-Humanísticos
Estudar no Algarve? Área Projeto | Daniela Leote | Helyana Moitalta | Lília Pontes | 12E.
Escola Secundária com 3ºCiclo Dr. Jaime Magalhães Lima
Agrupamento Vertical de Escolas do Búzio
DISCIPLINAS DE OPÇÃO DO 12º ANO 2014/2015
Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2013/ º ano.
CURSO DE ARTES VISUAIS.
Serviço de Psicologia e Orientação 2007/2008 OFERTA FORMATIVA Ensino Secundário Ano Lectivo 2007/2008 Serviço de Psicologia e Orientação Escola Secundária.
Cursos científico- humaníticos. Ciências e Tecnologias 10º11º12º Português * ** Língua Estrangeira I ou II ou III (1) * * Filosofia * * Educação Física.
Informações Gerais  Coordenadores: profº Bruno Ceppi:  Mestre em Ciências do Comportamento (UnB); profº Carlos Eduardo:  Mestre em Farmacologia (UFC);
Apresentação das alternativas de ensino a partir do 10º ano de escolaridade Serviço de Psicologia e Orientação Ano letivo de 2015/2016.
PLANO DE EXPANSÃO DA UFGD 2011/2020 Plano Nacional de Educação Projeto de Lei nº 8035/2010.
Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO de BARROS SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO 2015/2016.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão.
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2014/ º ano.
Escola Secundária Olavo Moniz Formação Pessoal e Social Engenharia Informática Wagner Do Rosário Ricardo Salvador Nuno Barros Edson Évora Heitor Silva.
Ação de formação para secretariados diocesanos de Educação Moral e Religiosa Católica Liderança em EMRC e relações interpessoais: Perspetivas e desafios.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
POLITICAS ACTIVAS DE EMPREGO “FORMAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS” CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO? Seminário - ”Formação e Novas Tecnologias”, Cabo Verde:
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Ano Letivo QUIZ 9º ANO QUIZ 9º ANO Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Isa Silvestre.
SiSUTEC 2014/2 (3ª edição) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília, julho de 2014.
O Lar Dom Bosco é uma obra social da Inspetoria Salesiana São Pio X, criado em 1990 para atender meninos e meninas em situação de moradia na rua; Desenvolve.
Fonte: Pesquisa Nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração O PERFIL, A ATUAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR PROFISSIONAL.
Centro Novas Oportunidades Escola Secundária de Loulé.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
DIMENSÕES OPERACIONAIS DO TURISMO - ELEMENTOS: # Setor Público ( Turismo Receptivo ) # Setor Privado ( Turismo Emissivo /Receptivo ) # 3o. Setor ( Turismo.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
Departmento de Química Licenciatura em Química Aplicada Para quem gosta de Ciência e Investigação.
Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos da torre - Câmara de Lobos Serviço de Psicologia e Orientação Escolar.
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
CALENDÁRIO DE PEDIDOS DE TURMA – Compatibilização com o SiSU
Instituto Nacional Politécnico de Lorraine. O conjunto da Universidade de Lorraine: estudantes com mais de 500 diplomas em: 150 menção nível L;
A educação e O ensino Médio no Brasil Prática em ensino de química I Profa. Joana Andrade 2016.
CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS, TECNOLÓGICOS E PROFISSIONAIS ‒Decreto-Lei 74/2004 ‒Decreto-Lei 24/2006 ‒Decreto-Lei 272/2007 ‒Portarias 550 – B, C e D.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Turismo Senac Promoção do Turismo Sustentável e Ética.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Psicologia aplicada ao trabalho
MINISTÉRIOS Na Escola. Principais Objetivos 1 - Criar Pequenos Grupos ou Classes Bíblicas 2 - Explorar as potencialidades dos educandos dando-lhes a oportunidade.
Fundamentos da Administração
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Secretaria do Esporte e do Turismo A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo faz no seu portfólio a: Gestão do Esporte Gestão do Turismo Centro de.
Professor de Matemática… E Agora? Saídas Profissionais.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
Formação Acadêmica do Profissional de Secretariado Profa. Ivone Maria Bruno.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
CURSO SECUNDÁRIO DESPORTO. Objeto e Âmbito experiência-piloto, no quadro da diversificação da oferta formativa, no âmbito das ofertas de cursos de educação.
Amarante, J 1. Maia, A 1. Moreira, J 1. Ferreira, A 1. Serra, N 1 1 Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto.
CAICÓ/RN Falta de confiança no profissional; Falta de segurança física no ambiente de trabalho; Falta de apoio da gestão; Falta de recursos humanos;
ESCOLA SECUNDÁRIA DR. MANUEL CANDEIAS GONÇALVES ODEMIRA Oferta formativa.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro
Transcrição da apresentação:

Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro 2015/ º ano! E AGORA? E AGORA?

“Antes de fazer uma escolha é fundamental saber o que se quer e para isso há que recordar e avaliar tudo o que se fez, pensar no que se gosta, no que se sabe fazer bem, no que é importante, no que se aprende com facilidade, nas tarefas que se realizam com entusiasmo.” (Manual de Exploração Vocacional, ANQ, Maio 2009)

« Orientar é guiar, esse é o papel dos pais e encarregados de educação… Orientar não significa escolher pelo seu filho… É estar presente, é motivar, é realçar os aspectos positivos, é apoiar as suas opções, para que este tenha mais condições de tomar uma decisão ponderada, coerente e reflectida.»

O Que é a Orientação Vocacional?

Sistema Educativo Português TESP Ensino Pós-Secundário Não Superior Cursos Técnicos Superiores Profissionais

Ensino Secundário Escola Secundária Inês de Castro CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS CURSOS PROFISSIONAIS

Cursos científico-humanístico Cursos profissionais Ensino Superior Mercado de trabalho Valorizam o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais para o exercício de uma profissão Procuram dar uma preparação sólida em determinadas disciplinas, específicas de cada curso, que permitam uma boa base de conhecimentos para depois continuar a aprofundar e a investigar no ensino superior. Procuram dar uma preparação sólida em determinadas disciplinas, específicas de cada curso, que permitam uma boa base de conhecimentos para depois continuar a aprofundar e a investigar no ensino superior. 3 anos A conclusão dos cursos depende da aprovação em todas as disciplinas e da realização de exames nacionais A conclusão dos cursos depende da aprovação em todas as disciplinas e da realização de Estágio e Prova de Aptidão Profissional Conferem um diploma de conclusão do nível secundário de educação Conferem dupla certificação: diploma de conclusão do nível secundário e certificado de qualificação profissional nível 4 Conferem dupla certificação: diploma de conclusão do nível secundário e certificado de qualificação profissional nível 4

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

Ciências e Tecnologias Orientado para o acesso aos cursos superiores de: Medicina, Medicina Dent á ria, Fisioterapia, Farm á cia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Inform á tica, Biologia, Qu í mica, Matem á tica, Energia e Ambiente, Educa ç ão F í sica e Desporto, etc... Componentes de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x 50 minutos) 10.º11.º12.º Geral Português445 Língua Estrangeira I, II ou III (a) 44- Filosofia34- Educação Física443 Específica Matemática A556 Opções (b) Física e Química A Biologia e Geologia Geometria Descritiva Opções (c) Biologia Física Química Geologia --3 Opções (d) Antropologia (e) Aplicações Informáticas B (e) Ciência Política (e) Clássicos da Literatura (e) Direito (e) Filosofia A (e) Geografia C Grego (e) Língua Estrangeira I, II ou III (e) Psicologia B (e) --3 Educação Moral e Religiosa (g) 222

Ciências Socioeconómicas Orientado para o acesso aos cursos superiores de: Economia, Gestão de empresas, Turismo, Contabilidade, Administração, Informática de gestão, etc... Componentes de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x 50 minutos) 10.º11.º12.º Geral Português445 Língua Estrangeira I, II ou III44- Filosofia34- Educação Física443 Específica Matemática A556 Opções (b) Economia A Geografia A História B Opções (c) Economia C Geografia C Sociologia --3 Opções Antropologia Aplicações Informáticas B Ciência Política Clássicos da Literatura Direito (e) Filosofia A (e) Grego (e) Língua Estrangeira I, II ou III (e) * Psicologia B (e) --3 Educação Moral e Religiosa (g) 222

ArtesVisuaisArtesVisuais Orientado para o acesso aos cursos superiores de: Arquitectura, Design, Belas Artes, Design Gráfico, Design de Moda, Multimédia, Publicidade, etc... Componentes de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x 50 minutos) 10.º11.º12.º Geral Português445 Língua Estrangeira I, II ou III (a) 44- Filosofia34- Educação Física443 Específica Desenho A556 Opções (b) Geometria Descritiva A Matemática B História da Cultura e das Artes Opções (c) Oficina de Artes Oficina Multimédia B Materiais e Tecnologias --3 Opções (d) Antropologia (e) Aplicações Informáticas B (e) Ciência Política (e) Clássicos da Literatura (e) Direito (e) Economia C (e) Filosofia A (e) Geografia C (e) Grego (e) Língua Estrangeira I, II ou III (e) * Psicologia B (e) --3 Educação Moral e Religiosa (g) 222

Línguas e Humanidades Orientado para o acesso aos cursos superiores de: Sociologia, Filosofia, História, Geografia, Ciências Sociais, Turismo e Desenvolvimento, Direito, Antropologia, Arqueologia, etc... Componentes de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x 50 minutos) 10.º11.º12.º Geral Português445 Língua Estrangeira I, II ou III (a) 44- Filosofia34- Educação Física443 Específica História A556 Opções (b) Geografia A Latim A Língua Estrangeira I, II ou III Literatura Portuguesa Matemática Aplicada às Ciências Sociais Opções (c) Filosofia A Geografia C Latim B Língua Estrangeira I, II ou III (*) Literaturas de Língua Portuguesa Psicologia B Sociologia --3 Opções (d) Antropologia (e) Aplicações Informáticas B (e) Ciência Política (e) Clássicos da Literatura (e) Direito (e) Economia C (e) Grego (e) --3 Educação Moral e Religiosa (g)222

CURSOS PROFISSIONAIS (Oferta Formativa existente na ESIC)   Técnico de Restauração – Restaurante e Bar (10.º/11.º/12.º)   Técnico de Multimédia (10.º/11.º)   Técnico de Turismo (10.º/11.º)   Técnico de Apoio à Gestão Desportiva (10.º/11.º)   Técnico de Proteção Civil (12.º)   Técnico de Equipamentos Informáticos (12.º)

CURSOS PROFISSIONAIS (Oferta formativa proposta para 2015/1016 na ESIC)   Técnico de Restauração – Restaurante e Bar   Técnico de Multimédia   Técnico de Turismo   Técnico de Apoio à Gestão Desportiva

Técnico de Restauração O Técnico de Restaurante/Bar, de acordo com as normas de higiene e segurança alimentar, planifica, dirige e efetua o serviço de alimentos e bebidas à mesa e ao balcão. Pode desenvolver a atividade profissional em cantinas e bares de instituições públicas e privadas, empresas de catering, restaurantes, bares e estabelecimentos do sector hoteleiro.

Técnico Multimédia O Técnico de Multimédia concebe e desenvolve sistemas e produtos multimédia através da criação de ecrãs em 2D e 3D e da captação, digitalização, tratamento e integração de sons e imagens, tendo em vista soluções de informação e comunicação. Pode desenvolver as suas funções em empresas de design, publicidade e produtoras de audiovisuais.

Técnico de Turismo O Técnico de Turismo executa serviços de informação, animação e organização de eventos em empresas de turismo, em agências de viagens e de receção e acolhimento em unidades turísticas. Pode desempenhar as suas funções em empresas e empreendimentos turísticos e hoteleiros, câmaras municipais, museus, companhias aéreas, operadores turísticos e agências de viagens.

Técnico de Apoio à Gestão Desportiva O Técnico de Gestão Desportiva efetua ou colabora no planeamento, na organização e no desenvolvimento de atividades e eventos desportivos, de modo a garantir um serviço de qualidade e a satisfação dos clientes. Pode desenvolver a atividade profissional em clubes e associações desportivas, ginásios e academias de fitness, autarquias, escolas de formação desportiva, instituições sociais com atividades desportivas e de lazer para idosos, jovens e crianças.

Orientação Escolar e Profissional Guia de Profissões Guia de Profissões Design de Futuro Design de Futuro Serviços Técnico-Pedagógicos

Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro 2015/ º ano! E AGORA? E AGORA?